Star Fox: a estrela que a Nintendo apagou

Saudações aos leitores.

Um dos games que mais gostaria de ouvir um anúncio na E3 desse ano é Star Fox. Desde 1997, ano em que foi lançada a clássica versão Nintendo 64, eu aguardo por uma nova versão que me divirta tanto quanto esse título. Falarei um pouco da breve saga dessa série que a Nintendo inventou e ela própria matou. Sigamos.

Data estelar: 1993. A humanidade vivia uma era de sangrentas batalhas entre os dois gigantes que então dominavam o mundo. De um lado o gigante vermelho: experiente, poderoso, ciente de suas forças; do outro lado o gigante azul: surpreendente, rápido e destemido. A cada vez que um fazia um movimento, o outro tentava revidar com outro movimento mais possante. Era uma batalha de movimentos marcados, passos estudados, como um balé violento (ui). Porém, em determinado momento surge a oportunidade do piloto Fox Macloud dirigir a novíssima Air Wing e partir em missão rumo ao desconhecido…

Ok, essa sinopse sem vergonha foi apenas uma desculpa para começar a falar da importância que foi o lançamento de Star Fox para o SNES, naqueles tempos. Tratava-se de um tipo de game que a Nintendo ainda não tinha feito, com um universo novo e aquele esquemão space opera que sempre é epic win. O game foi lançado também para vender a idéia do chip Super FX, que nada mais era do que o mesmo processador do console rodando a um clock maior e imbutido no cartucho, cortesia da já extinta Argonault. Hoje Star Fox parece algo completamente primitivo e desajeitado, mas em 93 mover 100 polígonos por segundo era um feito e tanto para uma máquina que rodava a 3,68mhz. De qualquer forma, era um game muito bom, com fases movimentadas, ótimo desafio, caminhos secretos e trilha sonora muito boa:

O game fez sucesso, sempre aparece na maioria das listas dos melhores do SNES, mas sua continuação agendada para 1995 foi cancelada pela Big N. Mas ninguém ficou desanimado, pois todos sabiam que o Nintendo 64 receberia sua versão, cedo ou tarde. E foi o que aconteceu mesmo.

O clássico, a lenda, o mito

Em 1997 é lançado o clássico Star Fox 64, um game maior, melhor e mais bem produzido que a versão anterior. Ao contrário do primeiro game que lutava antes de mais nada contra as limitações técnicas do console ao qual foi projetado para rodar, SF 64 vôou em céu de brigadeiro graças aos poderes do Nintendo 64:

A estrutura de jogo era a mesma, com três caminhos intercambiáveis, atráves do cumprimento de requerimentos para achar passagens secretas. Mas o direcional analógico melhorava em muito as respostas dos movimentos e manobras (DO A BARREL ROLL eterno), o ritmo era mais intenso, assim como a cadência também era melhor que a versão SNES. Mas as melhores novidades foram as fases em modo full 3d (chamadas de all range mode), e as fases com o tanque e o submarino, bons respiros diante de tantas fases com naves. Mas o maior diferencial mesmo na imersão do game foi sua dublagem, até hoje lembrada e parodiada devido ao seu caráter propositalmente canastrão.


Me senti meio esquisito ao perceber que ainda lembrava de TODAS as falas de cor e salteado

Perdi as contas de quantas vezes eu terminei esse game, fora as vezes que jogava para melhorar o score e ganhar as medalhas. O aspecto arcade garantia um replay quase infinito a Star Fox 64, apenas o modo multiplayer que eu não gostava, por considerar limitado e pouco divertido.

A decadência

Tenho certeza que na era GameCube muitos aguardavam com ansiedade a próxima aventura de Fox, Peppy, Slippy e Falco. E já logo no começo da geração foi lançado Star Fox Adventures, game produzido pela Rare e que nada tinha a ver com o estilo consagrado pela série. Adventures tratava-se de uma grande picaretagem, pois originalmente era para se chamar Dinosaur Planet, não tendo nenhuma relação com o universo de Lylat System. Talvez para chamar mais atenção, a marca de Star Fox fsubstituiu a de Dinosaur Planet, e Fox foi jogado naquela gororoba que nada mais era do que uma tentativa de Zelda. As batalhas espaciais foram para o brejo, dando lugar a lutinhas e exploração a pé. Não por acaso o game foi um fracasso comercial. Afinal, se é para jogar algo como Zelda, os jogadores preferem jogar…Zelda. Ninguém queria ver Fox salvando bichinhos e entrando em templos. O lugar dele era dentro da Air Wing explodindo tudo pelo espaço.

Mas os jogadores não perderam a esperança. Creio que muita gente encarou Adventures como um lapso apenas, mas que não demoraria para a verdadeira sequência surgir no horizonte. Até que para a alegria da molecada, Star Fox Assault foi anunciado. Tenho algumas revistas daquele período e praticamente todas davam destaque ao fato de que o game estava sendo desenvolvido pela Namco, e especificamente a equipe responsável pela série Ace Combat. Lembro que essa informação foi motivo de celebração, mas na época eu fiquei desconfiado. Afinal, por que a Nintendo entregaria uma série sua para outra empresa desenvolver? Sim, deu certo com F-Zero GX, mas eu não gostava desse tipo de atitude por parte da empresa. No fim das contas, entre idas e vindas, o game foi lançado…e foi uma enorme decepção. Para começar, era menor e mais curto que a versão Nintendo 64, ou seja, com menos fases e sem passagens secretas. Mas para piorar tudo, conseguiram a proeza de projetar fases com batalhas a pé, para desespero dos jogadores. As fases com nave por sua vez eram a menor porção do jogo, que como já disse, era curto.

Após o lançamento do DS, Star Fox Command foi anunciado. Lançado em 2006, foi mais uma decepção. E mais uma picaretagem também. Sim, porque Command nada mais é do que um reaproveitamento do projeto de Star Fox 2 do SNES:

O esquema de jogo era idêntico, as únicas diferenças existentes (além do óbvio avanço técnico) eram nos ajustes e no tipo de algumas missões. Eu não joguei Command, mas li muitos comentários pela internet reclamando da jogabilidade imprecisa em alguns momentos, e também da frustração que era passar por algumas missões. Comercialmente não chegou nem perto dos maiores sucessos do DS, hoje deve ser daqueles jogos fáceis de se encontrar nas seções de liquidação das lojas de games no exterior. Por tudo que vi e li, não tenho a menor vontade de um uma jogar Star Fox Command.

Os erros e maus tratos por parte da Nintendo jogaram uma série sua no limbo da irrelevância. Falco e Fox se viram relegados a coadjuvantes em Smash Bros Brawl, que além de game de luta é praticamente um “Retiro dos Artistas” para muitos personagens secundários e terciários da Nintendo. Mas nem sempre foi assim, e nem precisa ser. A E3 desse ano pode ser uma ótima oportunidade para um retorno triunfal da raposa do espaço, embora ache que esse seja apenas um desejo meu que não será cumprido. Mas quem sabe seja diferente, potencial o game já mostrou de sobra em seus melhores dias. Star Fox é uma estrela que a Nintendo apagou. Mas pode voltar a brilhar. Só depende dela.

André V.C Franco/AvcF – Loading Time.

59 thoughts on “Star Fox: a estrela que a Nintendo apagou

  1. Star Fox do Snes eu virei do avesso, lembro que tinha conseguido um cartucho original sem carcaça que ficava jogando o dia inteiro.

    O Star Fox 2 do Snes eu joguei no emulador uma versão beta que rola na net, muita coisa ali foi aproveitada no Star Fox 64, inclusive as fases abertas. Aliás o “tanque com pernas” dele era até bem divertido.

    Star Fox 64 eu já não joguei tanto, mas nunca me esqueço daquela fase que faz clara referência a “Independence Day”, muito boa.

    Agora do Cubo tá realmente me decepcionando. A primeira fase até empolga, apesar de eu ter achado um absurdo ela ainda ser no esquema de “trilhos” (que na verdade era um artifício da Nintendo para as limitações dos consoles anteriores), mas até agora eu joguei mais a pé e no tanque do que na Air Wing.

  2. Debulhei o do N64. Virei, zerei o game umas 3 vezes. Um dos melhores da serie! era incrivel, tinha uma jogabilidade boa, bem fluida, ação, aventura, tudo na medida certa!

    tambem lembro das falas até hoje! com certeza, se a serie voltar ao que era, nas suas raizes, sem invencionismos, tem tudo pra ser um grande lançamento!

    Como voce disse, depende apenas da BIG N.

  3. Ganhei o primeiro SF aos 4 anos(acredite) e o SF 64 aos 6.
    sei todos os caminhos, todas as falas e a única proeza que até hoje não consegui, é ter as medalhas de todas as fases.

    Fora também que starfox tem as melhores musicas que eu ja vi! O final do SF 64 é lindo! dá aquela sensaçao de missao comprida! E pra um garoto de 6 anos era uma proeza enorme!

    Tomara que a serie volte com tudo num starfox wii e que a nintendo nao cague mais uma vez com a serie

    Depende apenas da BIG N [2]

  4. cara…eu quase chorei vendo o video da primeira fase do starfox 64!!!! UM DOS JGOS MAIS LEGAIS Q JA JOGUEI NA VIDA…pena q joguei no emulador…mas mesmo assim foi um baita jgo bom!!!
    e eu assim como o Myamoto temos uma ideia em comum:que é uma pena que quase ninguem goste de starfox, se comparado a mario,link,samus,starfox e cia quase nao tem fãs!

    mas o myamoto q e culpado!!!
    pq ele nao reviveu a serie no wii? ¬¬

  5. sério mesmo?

    nem a versão do snes nem a do 64 eu gostei…. talvez é o tipo de jogo que eu não goste, mas meu amigo levou a do 64 uma vez em casa e eu falei “ah, é isso?” pensando ser algo ultra-especial pelas coisas das revistas….. mas não achei nada muito especial…..

    64 pra mim é basicamente perfect dark/007, super smash bros, mario party e mario kart 😀

  6. pra mim star fox 64 eh o unico jogo do n64 que não fui superado ainda em uma geração posterior (minha opnião irrelevante) confesso que ignorei todas as criticas e fikei empolgado com as duas primeiras fases do star fox assault (apesar da mira “falhona” as vezes) até que tentei controlar o link a pé (e entender aquela maldita fase, que droga star fox tem q ser simples e objetivo! sou mais um dos orfãos do star fox 64…

  7. Lembro que na época do SF Adventures eu li um review da Nintendo World…. deram um 9,7 pro jogo. Fiquei entusiasmado, não tinha um GC e tava louco (doido mesmo) pra jogar logo aquela máquina, sendo um dos jogos favoritos, o da raposa.
    Fiquei decepcionado, joguei uns 15 minutos e falei “é isso aí?”
    Não era nem de perto o jogão que muitos pintavam por aí, não tinha nada a ver com a essência de um jogo Star Fox..

    O SF Assault é outro saco. Aquelas lutas a pé, que depois podiam se misturar a naves e tal eram muito chatas…

    O melhor, disparadíssimo, é o 64. Tudo naquele jogo é épico, desde a primeira enrascada do SLippy até o Andross em sua fase final. Zerei o jogo até no nível fodão, batendo uns recordes escabrosos….. bons tempos.

  8. “Star Fox” vive o mesmo momento de “Donkey Kong”, “Kirby” e “F-Zero”, séries consagradas da Nintendo que nas suas últimas apostas se tornaram verdadeiros fracassos. Acredito que, nesta geração, eles não voltem a surgir, pois é uma geração fadada numa forte concorrência e nos jogos casuais. Por isso, prefiro muito mais uma grande preparação dos jogos para 2012 do que um lançamento fútil no final deste ano.

  9. Discordo totalmente da abordagem acerca do SF Adventures. Trata-se do último game da Rare para um console Nintendo, antes de ter sido comprada pela Microsoft, e tem todos os ingredientes que os jogadores esperam de um jogo DA RARE : exploração terrestre, enigmas épicos, chefes enormes e cenários igualmente grandiosos, além de personagens marcantes.

    Não basta adotar o rótulo “Star Fox” e torcer o nariz pelo fato de ser um jogo de aventura, e não de nave. Muita gente que criticou nem jogou até o final. O game está totalmente dentro da cronologia Star Fox, tem uma história suficientemente competente, e não apenas tiroteios espaciais impensados e descerebrados, tal qual nos outros, os quais também adoro, vale lembrar.

    É óbvio que Star Fox ou Star Fox 64 são games consagradíssimos que condizem com o universo de Star Fox; no entanto, rotular SF Adventures como a ovelha negra da série é um erro enorme, pois o ponto de vista sobre este jogo deve ser muito mais disperso do que uma mera lástima. A Nintendo apostou em algo diferente, e nenhum lugar, nenhuuuum, disse que o game foi um fracasso comercial. Li isso aqui e agora, e apurei uma informação simplesmente inventada.

    Aliás, pelo contrário : ele foi recebido de braços abertos pela mídia, como o próprio golts informou no post acima. A Nintendo World deu 9,7, e a rainha das avaliações mundiais, a Famitsu, deu um 36/40, entre milhares de outras boas avaliações afora.

    O jogo é uma experiência diferente em relação aos outros da série, mas nunca, nuuuuunca que é uma ovelha negra. É grande, longevo, com ENREDO, trilha sonora marcante, dublagem sincronizada e todos os aspectos que os jogadores SENSATOS vão analisar e elogiar.

    Críticas pra ele existem, é claro, mas tachar um game da Rare desse jeito, que por acaso é o último produzido por ela para a Nintendo e é um game propositadamente com uma abordagem diferente, é coisa de inexperiente.

    Comentário do AvcF: Bruno, não disse no texto que Adventures foi mal avaliado, e sim que foi um fracasso comercial. Ah sim, experimentei e não gostei. Mas por que fracasso comercial? Em primeiro lugar, porque vendeu menos que Star Fox 64. Ok, não é uma informação precisa, mas se você verificar por outras fontes, verá que o resultado será parecido. Além disso, compare Adventures com outros games da própria Rare, e verá que o desempenho desse jogo foi fraco sim, comparado aos maiores sucessos da companhia inglesa. Além do mais, o próprio SHIGERU MIYAMOTO admite que a série declinou com o tempo:

    “I tend to forget those games [laughs]. I’m a big fan of the ‘Star Fox’ games. Every time we make a ‘Star Fox’ game I’m hoping people will enjoy it as much as I do. Of course the goal every time is to try and make it more and more fun but, at least in Japan, the people that purchase the ‘Star Fox’ games has decreased over the years. But we still try to make them more fun and hopefully people will see the appeal in those games.”

    Ele especifica o Japão, mas não precisa ir muito longe para saber que isso aconteceu em outros mercados também. Com o tempo a Nintendo foi matando Star Fox, mas isso não é irreversível. Como disse no fechamento do artigo, depende apenas dela.

  10. Putz o Star Fox Adventure e muito bom mesmo!
    E aproveitado do Dinossaur Planet porém um jogo totalmente reestruturado como o Devil may cry e do Resident 4!
    Ambos são ótimos jogos que devido a inovações e melhoria viraram outros jogos!

  11. Bem por aí mesmo, Henrique. Foi essa a abrangência que eu quis apresentar, exatamente nessa linha de raciocínio.

    A postagem daqui jogou esse game na lama pura e simplesmente, sendo que, à época, ele foi super elogiado e bem recebido. Games da Rare costumam ecoar na existência, e SF Adventures não foi diferente. Foi o último dela para um console Nintendo, e ela não fez feio, fez um game exatamente com a sua cara.

    Tem que haver o bom senso de entender o contexto do game e relevar seus excelentes pontos altos.

  12. Cara Starfox 64 ruleia demais. Eu tmbm sei as falas de cor huahua!!!! Emocionante, não dava vontade de parar. Como não tive alcance ao Gamcube na geração passada, eu não joguei esses outros titulos, mas lembro das revistas falando muito bem de Adventures hehe!!! Tenho curiosidade em ver como é. Inte mais, vlw por essa boa lembrança!!!!

  13. No final das contas a culpa e da própria Nintendo que não sabe o q quer com suas franquias.
    Tenho certeza que o Andre não jogou o Star Fox Adventure he he he

  14. Hehe, exatamente, e não é que “enterraram” a franquia. O que eu acho é que a Nintendo está com a mente ocupada em outras coisas, e vale lembrar que Fox e sua trupe estão sempre presentes nos games first-party da Nintendo, smash bros e companhia.

    As críticas ao SF Adventures na postagem em questão estão meio inconsistentes. É óbvio que muitos games pegam o motor de Zelda, e qual seria o problema se SF Adventures tivesse tido tal inspiração ? Até porque é um game da própria Nintendo, desenvolvido pela Rare, queridíssima pelos aventureiros nintendistas.

    Não há só “lutinhas” e uma mera exploração a pé. Há batalhas contra chefes de dungeons enormes; um vasto universo com diversos mundos para serem destrinchados; itens a serem coletados; golpes a serem aprendidos e habilidades a serem dominadas.

    Tudo isso envolto em uma trilha sonora marcante o suficiente para a época, e não há nada de decepcionante no game, analisando os quesitos técnicos – principalmente o enredo, aqui detalhado e profundo, e não um tiroteio desenfreado de pouco elo emocional com o jogador.

    Esse elo emocional a Rare sabe criar, e, para marinheiros de primeira viagem, SF Adventures reserva umas boas 25 horas de jogo, no mínimo. Ah, e diga-se de passagem : pra colocar a cereja no bolo, há uma batalha espacial épica no final, contra o dito cujo do mal, o Andross. Tal qual um clássico Star Fox, mas aqui mesclado a outros elementos igualmente memoráveis.

    Deve ser provado com louvor, nunca rechaçado.

  15. Mas o seu ponto de vista, André, é válido, e realmente a série caiu no esquecimento de anos pra cá, o que levou, subsequentemente, à decadência dela.

    Tudo contribuiu para isso, é claro, e, como vc bem disse, cabe à Nintendo resolver o que vai fazer dela.

    Sua postagem está super bem escrita, ótimo retrô.

  16. QUOTE:
    “Por tudo que vi e li, não tenho a menor vontade de um uma jogar Star Fox Command.”

    Olha amigo… Vou te falar uma coisa q costumo falar pra meus amigos… Não confie em tudo q vê e lê. As vezes vc pode se surpreender.

    Sério… Eu peguei Star Fox Command pra jogar emprestado no DS e achei excelente!!! Viciante!!! Claro q não tem muito a ver com SF64…
    Mas eu cheguei pra jogar com a mente aberta e não me decepcionei, Só achei um pouco repetitivo, e apesar disso eu fechei QUATRO VEZES no mesmo dia… (foi a unica vez q fiz isso na vida com algum jogo).

    Depois de um tempo resolvi ler a crítica do jogo e pensei “hein? o_O’ ” !

    Vai por mim, jogue sem preconceito, talvez vc goste! 😉

  17. @Cláudio Maia Paixão

    Ultima versao de F-zero um fracasso? Meo, GX chuta a bunda bonito do X, as pessoas so reclamaram da dificuldade… mas é um jogo excelente!!!

    PS.: Meu Ultimo comentario ta mal escrito… desculpem, to com sono XD

  18. Eu, como grande fã de Star Fox, também estou incomodado com o rumo que a série tomou. Ela podia estar ali em cima com as principais franquias da Nintendo (leia-se: Mario, Zelda e Metroid) se a Nintendo tivesse tido alguma preocupação em manter a qualidade de Star Fox 64 nos jogos subsquentes.

    Mas não. Do nada, ela joga SF para os outros desenvolverem e fazerem a merda que quiserem, como se não fosse grande coisa. Resultado: temos Adventures, que é extremamente linear e com o combate mais raso do mundo; Assault, com combates fora da nave porcos, número de missões reduzido e esquema de rotas anulado, além de eu achar as partes de Arwing inferiores as do 64; Command, que apesar de, na minha opinião, ser superior aos outros dois, é extremamente repetitivo.

    Star Fox agora é sinônimo de potencial desperdiçado. Imagino o jogo FODA que Assault poderia ter sido se tivessem tido algum capricho com ele. Nem precisa tirar as partes a pé – elas podem cair muito bem na franquia se bem feitas e executadas de uma maneira diferente.

    Até na história eu vejo um certo potencial. Já temos personagens legais, por que não uma história que mexa mais com eles, ao invés de “Nova ameaça no Lylat System. Vai logo e acaba com ela”. De certa forma, Command cutuca um pouco mais a parte dos personagens, fazendo-os interagir mais e até criando uma intriguinha entre Fox e Krystal (finalmente fazendo ela prestar para alguma coisa). Não exagerando nisso tudo, claro. Eu sei que SF não é o melhor jogo para desenvolver história.

    Apesar de todas essas críticas, os últimos três jogos têm lá seus pontos fortes e não chegam a ser ruins, mas também não chegam nem aos pés de SF 64 (isso principalmente para Adventures e Assault). A Nintendo negligenciou e muito SF ao longo dos anos, e provavelmente ainda o faz. Eu diria que nós, fãs, vamos continuar a chupar o dedo por algum tempo. Talvez fiquemos assim mesmo depois de um novo lançamento. Espero estar errado quanto a isso…

    E uma observação: quem diz que a jogabilidade de Command é imprecisa está MENTINDO – estou me referindo aos controles aqui. Apesar de você não se acostumar com eles de cara, dá pra confiar que funcionam bem depois de pegar o jeito.

  19. Como eu disse antes, Star Fox Assault está me decepcionando justamente por não ter o tiroteio desenfreado que eu tanto esperava, e aquele tanto de fase a pé e no tanque. O que eu queria (e creio que muitos também) seriam que todas as fases fossem abertas, entupidas de inimigos (de preferência inimigos mais inteligentes, tipo Star Wolf) e no fim com aqueles chefes imensos característicos da série. Aliás, quando eu vi no começo do jogo aquele tanto de histórinha, diálogo, etc, já vi que não ia ser boa coisa.

    Quanto ao Adventures ainda não joguei, embora devo demorar joga-lo já que não me despertou nenhum interesse.

  20. Vejo StarFox como franquia com pouco apelo comercial. A qualidade, principalmente dos dois jogos, ninguém pode negar, mas é uma série mais saudosista do que qualquer outra coisa.

    Não venderia hoje.

  21. Eu também concordo que a série deveria ganhar um episódio de qualidade no Wii… mesmo porque a quantidade de jogos realmente bons lançados para o console nos ultimos tempos está muito pequena…

    Quanto ao Star Fox Adventures devo lembrar ao avcf que o GC foi um dos videogames de pior vendagem da história e por consequencia as vendas de títulos para o console também foram muito baixas (não é a toa que a Rare foi produzir para a microsoft, ela viu que naquela geração o barco tava totalmente furado para a nintendo), como principal exemplo cito Zelda: Twilight Princess que acabou sendo lançado para Wii para salvar as vendagens do jogo (anteriormente previsto somente para GC)

    Joguei apenas o início de Adventures e me lembrou Beyond the Good and Evil que foi um jogo que eu achei muito foda! Mas concordo que fugiu do estilo padrão de star fox!

    O Assault joguei pouco também e acho que foi por isso que achei bem legal porque a primeira fase é de nave, então devo ter sido enganado! huahuahuahuhuahua =DDD

  22. O Star Fox 64 foi uma das melhores obras primas da Nintendo, Star Fox Assault chegou mais perto das suas origens, eu particulamente gostei dele, pena que seja muito pequeno, eu dei final nele no mesmo dia em que comprei, a abertura dele é muito linda, as fases com as nave ficou bem feitas lembrando a epoca de ouro do 64, tenho certeza que a Nintendo vai trazer um Star Fox tão bom quanto o do Nintendo 64.

  23. Só podemos esperar q o mesmo “iluminado” que teve a ideia de revitalizar o Mario veja com carinho Fox & Cia. Se conseguissem fazer um jogo do Star Fox como fizeram o NSMBW vai ser outro estouro de vendas para o console

  24. Sempre foi e sempre será um dos melhores títulos da Nintendo e, principalmente do N64 (Chamado aqui em SP de Meia-Quatro).

    “DO A BARREL ROLL!”

  25. Star Fox tem fãs sim!! @Matheusinho, esse jogo é realmente muito difícil de se coletar todas as medalhas,peguei todas mas dá muito trabalho mesmo,é só questão de tentar muito mesmo ok?! Afinal, como disse o pai do Fox:”Never give up my son” Bons tempos aquele. @Bruno D’Ambrosio
    ”(não é a toa que a Rare foi produzir para a microsoft, ela viu que naquela geração o barco tava totalmente furado para a nintendo)”, A Rare não ”deixou” a Nintendo, a Nintendo vendeu suas ações para a Microsoft porque ela não estava mais dando lucro para a Big N em seu último ano fiscal ela representou apenas 1% dos lucros. Tenho Star Fox adventures e considero o pior game da série também, sou fã dos games da Rare, tenho desde Banjo até Perfect Dark que considero a obra-prima da Rare e esse adventures para os padrões da empresa é muito fraco não empolga nem um pouco, a história é tão profunda quanto uma poça d’agua, e até mesmo as músicas que foram compostas por David Wise não foram tão inspiradas quanto as dos games da série DK. Já o Assault se comparado com a tragédia que é o Adventures pelo menos é aceitável, tá certo que ele é curto, mas pelo menos tem aparência e músicas dignas de um 128-bit. Espero que a Nintendo faça um Star Fox para o Wii, mas nos moldes do N64 com batalhas espaciais contra centenas de inimigos e com tudo mais que temos direito num jogo de ”NAVE” (é o novo!) e não um mix de um monte de bobagens sem graça como andar a pé e usar um bastão mágico num game que pra mim é até uma ofensa comparar com Zelda.

  26. Edwazah…o link pro blog ta na pagina principal do uol jogos…e falando de nintendo…claro q teria varias respostas!!!

    ps:cade vc na psn? XD

  27. to jogando pouco… hahaha pessoal (finalmente, dps de muitos pedidos) voltaram a jogar star o/ ontem foi uma partidinha hehehehe

    e to com problemas na família e tals então tenho entrado pouco 🙁

  28. Nunca gostei. Reconheço certa qualidade, porém (aparentemente) a Nintendo sente menos falta dele do que os demais gamers do mundo. O Wii é uma verdadeira saga de abandono às marcas famosas da empresa. Veja só e pense bem: o Zelda do Wii somente é produzido agora em 2010 e (aparentemente) só veremos ele no ano seguinte. O Zelda anterior não conta, pois se trata de uma versão cubística com “aquele jeitinho” de Wii.

    F-Zero, DK e Star Fox foram oficialmente ignorados. Metroid recebeu aquela “fechadinha” e agora é prometido como grande obra junto à outra empresa. Verdade seja dita, a Nintendo só está usando sua marca mais poderosa para poder atingir aqueles que possuem o console, mas entendem porra alguma das outras franquias (basicamente metade da população consumidora do Wii).

    Não é possível querer agradar aos gamers antigos e ao bando casual que possue o console pelo fator “família” dele. Minha irmã e meu avó pouco estão de fudendo pra essas franquias e, pelo visto, a Nintendo também.

    Minha sincera opinião? Nintendo parece esfregar a bunda deles na caras dos “Nintendistas” e dizer: Ei, pau no teu cu, vocês não são mais maioria… e a maioria quer joguinhos de mini games e Mario.

    Bem… eu espero estar errado. Pois apesar de nunca ter sido seguidor da marca, respeito muito todas essas franquias que foram abandonadas. E não aguento mais um só Mario nessa porra de console.

  29. Sou velho… de uma era dos games muito distante. Star Fox do SNES e do N64 são obras de arte, games de qualidade e para um vôo simulador ótimos…
    As versões do Game Cube são horríveis, fugiram da tradição dos bons games da Big N.
    Star Fox Command do DS seria um bom jogo, sem a parte de turnos e alguns chefes quase impossíveis de vencer… Poderia ser a redenção, mas…

  30. @Bruno D’Ambrosio

    Uma correção no teu comentario:
    A Quantidade de jogos bons pro wii ultimamente (pelo menos vindo de thirds) não é pequena… tem mto jogo bom q chegou nos ultimos meses…

    o problema é q os wiiistas simplesmente ignoram esses jogos… absurdo!

  31. Apesar de não gostar muito dos jogos da série StarFox, tbm torço por seu retorno triunfal no Wii!!!! O Fox é, indiscutivelmente, uma estrela de primeira grandeza no universo Nintendo e merece ser tratado como tal!!!

  32. Otimo texto do autor Parabéns!!!

    Ha como doi ver oque a nintendo fez com um dos melhores jogos que joguei pra snes, tenho 27 anos naquela época o nintendo era tudo pra mim, inclusive star fox. A que saudades daquele tempo………………..

  33. Meu star fox é d+, a versão do 64 é quase perfeita so falto o modo multiplayer bem acabado, os de GC so joguei o adventure é bacaninha e tal, mais não é star fox, a versão de ds é boa tambem mais é um dos jogos mais dificies da plataforma com inumeros caminhos e finais diferentes (tenhu 16:52:00 de jogo e não terminei) quem reclama da jogabilidade dele é pk é noob e dessistio na primeira tentativa.

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