The escapist: graphics vs aesthetics

Saudações aos internautas.

Segue abaixo um video bastante interessante do site The escapist, que tenta explicar de forma até didática qual é a diferença entre gráficos (no sentido técnico da palavra) e estética. Os rardecores deveriam ser os primeiros a assistir:


Se o video não abrir, clique aqui

Infelizmente não encontrei versão legendada, então é necessário boa compreensão de inglês. Caso saia uma versão legendada, eu atualizo o post.

Boa semana a todos.

AvcF – Loaidng Time

13 thoughts on “The escapist: graphics vs aesthetics

  1. Cacetada, Avcf, bom mesmo esse vídeo. Se o pessoal soubesse a diferença enbtre estética e gráficos, Okami, que apostou muito na estética, não seria injustiçado. e não haveria nego dizendo que Street Fighter IV tem gráficos ruins. E tudo indica que em parte por esse motivo, Marvel vs Capcom 3 será (se é que não foi) mais um injustiçado.

    A propósito, não é querendo ser troll, mas no título do post você escreveu “aestics” quando o certo é “aesthetics”, como no vídeo. Corrige isso aí.

  2. E eu tenho uma sugestão de post pra você, Avcf, seguindo a linha desse vídeo do The Escapist: um post falando sobre as propostas diferentes que cada jogo apresenta, em temática, gameplay, etc., e sobre o fato de muitos jogadores odiarem um game bom por não prestarem atenção no que ele propõe. Por exemplo, esse jogo mais recente da WWE (WWE All Stars). muitos tacharam esse título de ruim simplesmente porque ele não é um simulador realista como os jogos da série principal, Smackdown vs. Raw, sendo que esse mesmo WWE All Stars (que tem combos, estética cartunesca e golpes exagerados, como o Tombstone Piledriver do Undertaker com o pulo MUITO ACIMA do normal) foi concebido para isso mesmo, para NÃO SER REALISTA! O pessoal simplesmente não entendeu a idéia que o jogo quis passar e acabou o rejeitando.

    E por falar em luta livre, Avcf, você já jogou os jogos de wrestling da Capcom?Tanto o Saturday Night Slam Masters como o Ring of Destruction: Slam Masters 2?

    Comentário do AvcF: então, não joguei esse WWE All Stars, portanto nada posso falar sobre esse game. Aliás, não jogo um game de luta livre desde os tempos de Nintendo 64/Playstation. Já os dois da Capcom eu joguei bastante até no arcade, e que me lembre o Saturday Night Slam Masters era melhor a sequência.

  3. otimo video cara
    resumindo:existe graficos e existe estética,com o passar dos anos os consoles foram ganhando mais poder grafico,e com isso geralmente foram usando os graficos pra demonstrar realidade(em certos casos isso funciona).

    Jogos como okami apostaram forte na estetica,e é um jogo com apelo visual muito grande
    killzone 2 é lindo de morrer,mas voce não viu nada que outro jogo ja nao tenha feito,apenas embelezaram muito mais.

    graficos sao bonitos,mas nao adianta abusar e esquecer da estetica,GRÁFICOS SERVEM PARA MELHORAR A ESTETICA.

    golden axe pro ps3/xbox 360 é INFINITAMENTE MAIS BONITO QUE PARAPPA THE RAPPER,MAS PARAPPA THE RAPPER TEM UM ESTILO UNICO,QUE MESMO JA TENDO MAIS DE 10 ANOS DE IDADE,AINDA PARECE BONITO POR CAUSA DA ESTETICA.

    A estética serve para tornar tudo mais bonito,jogos como MASS EFFECT 2 são bonitos esteticamente porque todo o ambiente é sci-fi,tudo combina,imagina se derrepente no mass effect voce escutase um solo de guitarra…nao combinaria,nesse mesmo esquema!

    Entao,graficos não são iguais a jogos melhores,mas jogos bonitos esteticamente sim
    por isso a combinação entre ambos é importante, JÁ QUE O QUE DEFINE O QUÃO BOM O JGO É NÃO SÃO SIMPLESMENTE OS GRAFICOS,MAS O QUÃO ARTISTICAMENTE BONITO ELE É!

    mesmo o wii sendo inferior graficamente,nao quer dizer que Super Mario galaxy 2 é um jogo feio,muito pelo contrario
    justamente pelo fato estético que ele é lindo,e muito mais bonito que muito jgo full hd em 1080p!!!

    por isso que eu acho que a proxima geração pode enterrar ou destruir bastante a industria,ja que cada vez se gasta mais em graficos!

    ps:tudo em caps é principalmente direcionado aos rardecores
    ps2:resumo tão grande quanto os textos do avcf
    ps3:wii nao e um console de graficos feios,feio é o cara q pensa q jogos com tematica infantil(madden nfl 11 e fifa 11) apresenta um maior apelo visual…o q nao é verdade,na verdade isso afasta muitos jogadores do wii!

  4. A questão que os termos se confundem mais no Brasil, acredito.

    Bem resumindo, gráficos são estilos basicamente. Enquanto a estética faz parte da cola do jogo com a mecânica, a estética dá unidade ao jogo, contribui para um melhor design ou pior design do jogo é isso?

  5. Camarada Moderado,graficos nao sao estilos,mas fazem parte
    um jogo lindo com graficos perfeitos nao quer dizer que seja bonito,mas com um bom trabalho de arte,e nem sempre com graficos super top voce consegue jogos lindos!

  6. Muito depende de questão de gosto por exemplo; prefiro muito mais o estilo gráfico do Wind Waker ao gráfico do Twilight Princess, ao meu ver combina mais com a série e pode ser utilizado muitos efeitos bem legais e que de certo modo combinam mais com o cartoon.

  7. @Avcf: eu perguntei se você jogou os dois Slam Masters porque seria interessante se você fizesse um post do tipo: “Coisas que deveriam voltar 3: Games de Wrestling da Capcom” no estilo daqueles posts do Duck Tales e dos games medievais, mas aí vai da sua disponibilidade, não querendo ser chato contigo (mas já sendo), claro…

    E o que eu quis dizer sobre o WWE All Stars é que a molecada que frequenta os fóruns e sites de games meteram o pau no game sem ao menos jogá-lo. O motivo? Não foi por falta de qualidade técnica nem de jogabilidade, os malucos reclamaram simplesmente pelo fato do jogo fugir do realismo dos jogos da série Smackdown vs Raw(não que essa série seja ruim, pelo contrário), de apostar em um estilo arcade, com direito a combos, pulos enormes, golpes exagerados e estética cartunesca. Odiaram o jogo porque eles queriam mais do mesmo…

    Moral da história: a geração playstation não quer games bons nem querem propostas diferentes de estética e gameplay, querem apenas simulações realistas, mesmo que isso acabe em séries caindo na mesmice (como os games da WWE) ou games ruins.

    Eu sei que você não jogou WWE All Stars, mas usei esse exemplo só para ilustrar parte da situação da geração atual: as produtoras não querem novas idéias para suas franquias simplesmente porque os gamers não aceitam novas idéias…

  8. @rhesus: eu também não entendi o que diabos são jogos marrons. Tem a ver com merda???(sarro mode on)

    @NitroxxBR: os jogos de Wii (pelo menos os melhores) independente de gráfico, apostam muito em estética.Foi por isso que Okami foi portado pra lá depois da versão PS2.

  9. Acho que me expressei mal. Eu me refiro a quantidade excessiva de jogos da última geração que pecam por uma belezura gráfica tão impressionante que chegam a dar a impressão que esqueceram de “botar” as cores na tela. A TV poderia estar desregulada, mas não, o jogo foi produzido em escala marrom mesmo. Não manjo desses termos técnicos, mas acho que é muito por conta também dos efeitos de luminosidade que tentam imprimir a sensação de realismo.

    Alguns jogos FPS que peguei no PS3 mesmo, chegam a agoniar por isso.

    E o vídeo aí expressa muito bem o quão importante é o equilíbrio estético, não somente primando pelos gráficos mas também todo o conjunto visual. Eu falo da composição de cores, dos efeitos visuais, da ambientação etc.

  10. Ao ver esse vídeo eu talvez tenha entendido um pouco mais sobre as razões que me levaram a não ver com bons olhos bastante coisa que foi lançada à partir de 1996. Digo… os games antigos se valiam mais da estética (como disse o malandro aí), logo quando vi aquela tentativa de fazerem gráficos ultra-mega-tera-maxi-realistas acabei “esfriando” bastante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.