Palestra Square-Enix Latim America Game Contest (videos adicionados)

Saudações aos leitores.

Estive na manhã de hoje em uma palestra com ninguém menos do que sr. Yasuhiro Fukushima, fundador da Enix (preciso mesmo explicar que empresa é essa?). A seguir, após o link, está publicado um resumo do que ocorreu hoje. Assim que possível, subirei videos que fiz no evento (precisarei dar uma arrumada neles, editar e tal). Vejam.

Hoje de manhã, por volta das onze e pouco, ocorreu no auditório 58 da universidade Anhembi Morumbi, uma palestra com o sr. Yasuhiro Fukushima, fundador da Enix, e um dos principais investidores da Square-Enix. O objetivo do evento foi divulgar o lançamento de um concurso de desenvolvimento de games voltado para a América Latina. Antes, porém, o próprio sr. Fukushima se apresentou, falando rapidamente sobre sua tragetória no mundo dos games, como formou a Enix e o processo de criação da lenda dos RPGs japoneses, Dragon Quest. Assim que puder, postarei video sobre essa parte.


Sr. Fukushima sendo apresentado

Voltando a falar sobre o concurso da Square-Enix, como o próprio Fukushima-san explicou, é revelar talentos para eventualmente trabalhar com parceiros da Square-Enix. Isso acontece sobretudo pela perspectiva da Square-Enix de haverá um grande crescimento no mercado de games na América Latina, isso no médio prazo (o sr. Fukushima crê que esse processo ocorrerá daqui há 3 ou cinco anos). Segundo essa perspectiva, esse processo ocorrerá principalmente pelo boom dos smartphones, que tem se popularizado com impressionante velocidade e ao mesmo tempo se mostrado como uma plataforma cada vez mais atraente para o desenvolvimento de video games.

Qualquer grupo, equipe ou organização pode se inscrever no concurso, cuja página oficial se encontra aqui. Os jogos a serem desenvolvidos são aqueles voltados para smartphones e web browsers. E sim, os melhores receberão prêmios, sendo oito finalistas no total. Outro dado interessante é que a Square-Enix espera muita criatividade por parte dos jogos que serão apresentados, realmente eles enfatizaram que esperam conteúdo e mecânica inovadores. Ou seja, nem adianta querer fazer um clone de Angry Birds e achar que chegará longe com isso.

No geral foi uma palestra mais ou menos curta, com cerca pouco mais de uma hora de duração. Todavia, foi tempo suficiente para que tudo a respeito do concurso pudesse ser explicado e até houve uma sessão posterior de perguntas e respostas. Acho que foi até bom ter sido dessa forma, pois palestras longas costumam ser chatas, e felizmente não foi o caso aqui (não mesmo).Também é bastante positivo saber que a Square-Enix vê o Brasil como um lugar onde seja possível prospectar talentos e marcar mais sua presença. Por fim, sobre o palestrante, posso dizer que é uma pessoal sucinta e direta, que não fica fazendo rodeios e na medida do possível tentou ser sintético em suas declarações – até porque longas falas dificultam o trabalho do tradutor. Por outro lado, mostrou-se afável e fez questão de tirar foto com os estudantes presentes. Ó eu aqui com o cara:

UPDATE:

O primeiro video, com Sr. Fukushima se apresentando e falando sobre sua carreira:

Continuação:


Link

Até o próximo post.

AvcF – Loading Time.

One thought on “Palestra Square-Enix Latim America Game Contest (videos adicionados)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.