Mitos do Wii número 84574857435: o console está sempre condenado

Saudações aos transeuntes.

Ao dar uma olhada em diversos textos referentes às vendas de jogos e consoles de 2010, chego e solene conclusão que mais uma vez o Wii está condenado. Isso pelo menos é o que diz alguns amiguinhos do jornalismo gamístico. Mas nada poderia ser mais repetitivo e errado, como sempre aliás. Falarei sobre esse assunto durante o post de hoje. Sigamos.

Algo que me deixa sempre curioso é porque alguns amiguinhos do jornalismo de games não conseguem aceitar o Wii. Desde seu lançamento em 2006, o console sempre esteve condenado ao fracasso, segundo alguns desses gênios. Se acham que isso é coisa da minha cabeça, vejam aqui, aqui, aqui e aqui. E esses são apenas alguns exemplos, se vocês digitarem no buscador coisas como “Nintendo is doomed”, “Wii is a fad” ou “casual bubble”, vocês terão semenas de leitura pela frente. Estamos em 2011, todos as torcidas travestidas de análises falharam, os jornaIstas descarregaram sua raiva a vontade, piadas foram feitas. Todavia, o fato é que o Wii continua a ser o líder incontestável de sua geração.

É engraçado como a linguagem não muda e a linha de raciocínio é sempre a mesma. Quando a Nintendo mostrou o Wiimote pela primeira vez, o controle baseado em movimentos foi alvo de muito preconceito e incompreensão, vocês se lembram bem. Nessa época, o Wii estaria condenado porque a novidade do controle passaria após algum tempo, e enquanto os tais casuais logo cansariam dessa bobagem, os “reais” e sofisticados jogadores rardecores voltariam aos controles tradicionais. Os anos passaram, e após a Sony e Microsoft lançarem suas versões do Wiimote (o Move e Kinect, respectivamente), qual é linha que alguns jornalistas adotam? Que o Wii está condenado novamente. No final do ano passado os tradicionais tópicos com os dados da NPD pipocaram nos sites e fóruns de games mundo afora. Entre as conclusões que os dados divulgados levam, é o de que o Wii foi o console mais vendido de 2010. Mas advinhem só qual foi a conclusão de alguns amiguinhos jornalistas? Exatamente o que vocês estão pensando.

Vejamos: em 2010 o Xbox 360 teve um corte de preço, lançamento do modelo slim, lançamento do Kinect com uma linha de marketing de US$ 500.000.000 (isso mesmo, quinhentos milhões), muito carnaval da midia e…ainda sim vendeu menos consoles que o Wii. Perdeu do console da Nintendo na soma do ano e perdeu nas vendas de dezembro. O Playstation 3 então ficou ainda mais longe do desempenho do Wii. Por outro lado, entre os dez jogos mais vendidos de dezembro, três foram exclusivos do Wii. Para completar a “crise”, Epic Mickey, outro exclusivo do console (ué, mas o Wii não vende jogos de thirds…) vendeu mais que hypado, ultra rardecore Gran Turismo 5. Entretanto, como o Wii vendeu menos em 2010 do que vendeu 2009, então a brilhante conclusão dos links do último parágrafo, é que o Wii se encontra em grande crise. Curioso que o próprio texto do Kotaku que que coloca o Wii em crise, mostra que o console da Nintendo vende mais do que o Playstation 2 vendia na mesma época:

O jornalista prossegue:

So, for example, the Wii is simultaneously selling better than the PS2 did in its fourth calendar year on the market (7.1 million vs. 4.7 million) but also experiencing a sharp 26% decrease from the previous year that is at least suggestive of a much weaker year in 2011.

Sugere em quê? Mesmo com todo esforço dos concorrentes, o Wii se manteve em primeiro. O Kinect, embora tenha números de vendas muito bons, não vendeu bem seus jogos. Por sinal, à exceção de Dance Central, os demais jogos foram na melhor hipótese avaliados como medíocres. Ah sim, Dance Central tomou um pau de vendas de Just Dance 2. Por outro lado, há um detalhe que sempre é ignorado por todos: o fênomeno New Super Mario Bros. Embora seja um jogo de 2009, NSMB Wii foi um dos games mais vendidos de 2010. Além disso, o jogo deu um boost monstro quando o Wii estava mal das pernas em 2009. Donkey Kong Country Returns por sua vez, embora esteja indo muito bem, não tem o mesmo potencial de vendedor de consoles que Mario sempre teve. Já para esse ano, se a Nintendo fez a lição de casa e aprendeu com os erros das edições anteriores, talvez Zelda seja um grande system seller também. Veremos o que acontecerá.

O fato é que 2011 mal começou, mas o anti-nintendismo já está saindo pelos poros de alguns “jornalistas” por aí. Aí é aquela coisa genial de dizer que a Nintendo está errada independente do que ela fizer. Se ela errou, seus adversários fizeram certo; se ela acertou, seus adversários em seguida farão melhor. E portanto, estará em uma enrascada. E assim a eterna lenga-lenga prossegue. Não sei o que acontecerá esse ano, nem que surpresas serão reveladas na próxima E3. Tampouco tenho bola de cristal feito analistas de araque como Pachter. Porém é importante analisar o passado para não distorcer o presente. Gostando ou não do console, uma queda ou ascensão do Wii esse ano dependerá exclusivamente de seus jogos, e consequentemente da atuação da Nintendo. Não da torcida disfarçada de alguns por aí. Ainda bem.

Abraços e e até o próximo post.

André V.C Franco/AvcF – Loading Time.

18 thoughts on “Mitos do Wii número 84574857435: o console está sempre condenado

  1. Não adianta choro e nem vela, enquanto esses pseudoanalistas falam essas asneiras o Wii vende que nem água no deserto! Estou muito curioso para saber a lista de lançamentos para esse ano da Nintendo, será que só Zelda é suficiente para o ano inteiro? Boas opções como The last story e Xenoblade teriam que vir para o ocidente para pelo menos engrossar um pouco mais essa lista.

  2. @Marlon li o post do lunático e morri de rir, meu Deus quanto amadorismo certamente ele fumou grama cara, dizer que o 3-DS já mostrou que não é essas coisas todas?! Fala sério! ”Wii em declínio e agora Nintendo?!” WTF KKKKKK Se o declínio dela está sendo maior que as vendas do console mais vendido do mundo (PS2) então ela está no caminho certo! Deletaram suas tabelas pq o pior cego é aquele que não quer enxergar a verdade! Wii vende e está bem obrigado e 3-DS vai vir para destruir tudo e quebrar + recordes que o Ds, anote o que te digo! =P

  3. Cara, a Nintendo não tem o console mais poderoso,mas quem disse q isso e um defeito,eu acho super mario galaxy 2 um dos jgos mais bonitos q ja vi, e nao adianta,a nintendo é a apple dos consoles,pode demorar um tempo,mas ela sempre esta inovando,e essa de ela fez algo bom,e depois os outros melhoraram…é sacanagem!

  4. Em termos de jogos, o Wii é o console mais completo de todos, sem dúvida. Tem muitos excelentes jogos, é só procurar. Wii merece estar onde tá.

  5. Hummmm, a boneca se stressa toda quando falam mau do Wii dela…

    nossa cara, larga de mao os retardados e vai jogar. Esses caras ai querem exatamente isso: Atençao. E é o que tu mais faz pra eles.

  6. Bem, sem falar no efeito Slim de ambos os consoles, o Wii não saiu um console novo. E se 2010 foi o melhor ano dos consoles Hd? Eles acreditam que vão ganhar mercado ad eternum? Se o auge for esse ano de 2010 eles estão realmente encrecados e, com toda a certeza, condenados pois, se não me engano, só a Microsoft teve um lucro irrisório enquanto que a Sony ainda amarga prejuízos com seus dois consoles.

  7. É a mesma coisa quando se fala em fim do mundo. Pode ser provado que não vai acontecer, mas sempre um bando de idiotas que fecham os olhos para a verdade e continuam a acreditar em suas idéias e extremismos. O Wii jamais irá estar condenado, a não ser que a Nintendo tome uma direção que acabe por afundar de vez com o Wii. E somente um macaco acéfalo diria que o hardware inferior faria com que o Wii fosse condenado. E também vão dizer que o 3DS vai estar condenado diante do PSP2 (ou NGP, como preferir).

  8. O wii pode até vender muito, mas isso não quer dizer que ele seja bom!!!!
    Se seguirmos a sua linha de raciocínio Restart é a melhor banda do brasil, a tekpix a melhor câmera digital…..
    Fadado ao fracasso o Wii nunca esteve, mas falar que ele é um bom console é outra coisa.

  9. @Edu Realmente ele não é um console bom, se fosse estaria em segundo ou terceiro como os irmãos HD. Ele na verdade é um console ótimo e por isso ocupa a posição que merece, se bem me lembro o PS2 foi o console de mesa mais vendido até hoje, seria ele ruim mesmo tendo sido o mais fraco de sua geração em processamento?

  10. Apesar de algumas falhas, o Wii é um bom console. 360 e PS3 são melhores, mas isso não quer dizer que o Wii é necessariamente um console ruim.

  11. @George Sadat cara eu não falo que o Wii é um mal console devido aos seus gráficos mais sim devido a sua biblioteca de jogos que convenhamos é ridícula ( eu sei que tem mario, zelda e a porra toda da nintendo que são bons, mas na minha opinião não são suficientes para afirmar que o wii é o melhor da geração) de fato o que determina qual console é o melhor são os jogos que ele possui e não o numero de consoles vendidos é claro que geralmente um segue o outro, mas não acho que seja o caso do wii.

  12. muito bom post…. olha o que li numa revista hoje sobre as vendas em 2010:

    “Nintendo foi a campeã de vendas como console Wii [..] Mesmo em primeiro, Nintendo vem apresentando queda crescente […]”

    Realmente é uma queda enorme, cair do primeiro para o primeiro lugar :O

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.