Mega Man 10 e a falta da criatividade

Saudações aos contemporâneos.

Pois é, amigos, segunda vez essa semana que desço o cacete na Capcom. Assim fica até parecendo que sou “hater” da empresa, mas nem é o caso.

Mas o fato é que não estou gostando de nada do design de Mega Man 10. Agora que os oitos chefes foram revelados, pude concluir que a criatividade do pessoal envolvido foi para as cucuías, ou o restinho foi gasto em Mega Man 9. Tá tenso o negócio. Acompanhem.

Somando os prós e contras, eu gostei da experiência que tive ao jogar Mega Man 9. Não vou me ater sobre esse jogo, pois basta vocês revisitarem os posts a respeito e saberão o que penso dele. Um dos fatores que mais agradaram foi o fato de que acima de tudo Mega Man 9 simbolizou o renascimento do estilo clássico do robozinho azul, depois de tantos spin offs e games meia boca. O jogo teve sacadas interessantes como a robô mulher Splash Woman e armas com funcionamento interessante como a de Hornet Man e Galaxy Man. Eu já dediquei um post falando sobre como me senti com o anúncio de Mega Man 10, porém mais recentemente foram revelados os oitos chefes e comecei a pensar sobre eles e mais sobre o jogo. Se alguém ainda não viu, segue a imagem abaixo:

De cima para baixo, da esquerda para a direita: Sheep Man, Solar Man, Chill Man, Nitro Man, Commando Man, Pump Man, Strike Man e Blade Man

Foi aí que percebi que a criatividade passou longe da equipe de produção do jogo. Primeiro que Commando Man é um clone bombado de Napalm Man. Agora sério, como é que Nitro Man, um clone de Turbo Man de Mega Man 7 (e um dos piores chefes ever) pode ter sido aprovado? Até os nomes são iguais, pois nitro e turbo são a mesma coisa. Acho que seria o mesmo se após Quick Man alguém tivesse proposto um Speed Man. Por falar nisso, que porcaria de nome é “Chill” Man? Quer dizer que vou enfrentar o robô Calafrio ou o Resfriado Man? E realmente um robô bomba d’água deve ser bastante necessário no mundo futurista de Mega Man. Dive Man, Wave Man e até Bubble Man foram robôs aquáticos melhores. Mas os piores sem dúvida foram Solar Man e Blade Man. Por quê? Vejam isso:


Character design fail

Sério, não acreditei quando vi isso pela primeira vez. Cacetada, isso é que é ter preguiça no processo de criação. Tiveram cara de pau suficiente para MANTER O MESMO NOME E COR DE BLADE MAN. Ah não, essa merece:

Roubar idéias de crianças é o fim do mundo, além de ser indicativo da falência criativa do pessoal envolvido com o jogo. Ainda por cima idéias de mais de dez anos atrás, pois se não me engano a Capcom promoveu concursos do tipo “bole um chefe de Mega Man e seja roubado em 2010” na época do Mega Man 6, isso no distante ano de 1993. Pior de tudo é que o design de Blade Man é uma atrocidade de tão ruim, cuja sprite se pintada de amarelo poderia ser chamado de Banana Man.

Os únicos chefes que chegam perto de algo com ar de novidade são Sheep Man e Strike Man, mas ainda sim foram enormes desperdícios. No caso de Strike, o tema esportivo casa muito bem, pois esporte com robôs se encaixa na fantasia futurista, mesmo no mundo real já cansamos de ouvir falar de torneios de robôs jogando futebol nessas feiras de robótica, só para ficar em um exemplo rápido. Strike é um nome de sonoridade “catchy”, sugere um robô fodão só de ouvir. Mas o que acabamos tendo é uma figura que mais parece um inimigo comum da fase, cujo desenho é a antítese daquilo que sugere. Sim, pois no baseball o “strike” é a batida, mas a bola que é quem recebe o impacto , e é justamente o que forma o corpo do robô. Mas esquisito ainda quando vi a foto que sugere que Mega Man lutará contra uma bola que arremessa outras bolas.

Não duvido que Mega Man 10 seja um bom jogo, e quem sabe pode até superar Mega Man 9 em alguns aspectos. Mas definitivamente original e criativo não é. O plantel dos chefes é um dos piores que já vi da série. Pombas, não passa pela minha cabeça que os responsáveis pelo jogo não consigam ser melhores do que isso. Galaxy Man, Splash Woman, Tornado Man, Hornet Man foram idéias bem melhores. Pensar não dói nem arde, poxa, um pouquinho mais de esforço mental tinha resultado em coisas melhores do que Blade Man ou Nitro Man. Pelo visto ainda demorará uns anos para que os clássicos Mega Man 2 e 3 serem superados. Ou talvez nunca sejam. Não se a criatividade ficou parada em 1990. De qualquer forma, Mega Man merecia inimigos mais memoráveis e não paspalhos e reciclagens. Me refiro a inimigos do calibre de Metal Man, Flash Man, Snake Man, Shadow Man, Pharaoh Man, Magnet Man, Air Man, entre outros. Você já foi melhor, Inafune.

André V.C Franco/AvcF – Loading Time.

14 thoughts on “Mega Man 10 e a falta da criatividade

  1. Isso é normal. Os jogos sempre possuem seus pontos fortes e fracos. Basta olhar para Castlevania: Judgment que no geral é ruim, mas possui boas músicas compostas por Michiru Yamane.

  2. Pô, não só o nome “Chill Man” deixa muito a desejar como o próprio desing das sprites, parece um inimigo de fase do elemento gelo genérico, puts…

    Na minha opinião, o melhor boss dessa nova “geração” de Mega Man Classic é o Sheep Man.

    Talvez por ter sido o mais cartunesco dos robôs, ou até por seus poderes possuirem algum sentido com o seu desing, a idéia de acumular energia na sua ‘lã’ e tal.

    Ok, admito que é uma idéia bem ridícula, mas se com pokémon deu certo…

  3. Quem mandou não fazer mais os concursos de antigamente? Deu nisso!

    Lembrando que quem está por trás da criação do 10 é a Inti Creates, empresa formada por ex-funcionárioa da Capcom e que participaram da criação dos Mega Mans anteriores.

  4. Megaman ja foi bom, Assim como Castlevania², Tomb Raider, Metroid, Sonic, todos estes juntos a Megaman estão se acabando sem glamour…
    Força de novos produtos, talvez, fariam estes reviverem com força total (mais não como fizeram com Megaman Plisss)

  5. Metroid não só continua sendo ótimo, como vai voltar com tudo em Metroid other M que está sendo desenvolvido pela equipe Team Ninja (a mesma de Ninja Gaiden do Xbox) Assim pelo menos eu espero, até porque eu amo os da série Prime!!!

  6. A criação e reciclagem de chefes e temas é cara de pau mesmo, mas nem achei os designs finais do Blade e Solar Man, por exemplo, ruins. Estão ok para mim. Na minha opinião, o pior dentre esses 8 aí é o Chill Man. Dá pra ver que para chefes de gelo eles estão num beco sem saída. Nem dúvido que a arma especial dele acabe sendo mais ou menos a mesma coisa que a do Chill Penguin do MMX.

    E não acho muito dos chefes dos MMs antigos lá grande coisa. Muita gente só os venera e homenageia por que os jogos em si marcaram, ou seja, pela nostalgia.

  7. Cara…acredito que Megaman 10 será muito bom, mas que o solar man parece ser uma cópia fiel do pharaoh man(não em aparência), parece.
    Quando vi a ilustração, na hora lembrei de megaman 4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.