Curiosidade dos games: um mito de Street fighter é desfeito

Saudações aos beneméritos.

Certo, o título pode soar um pouco sensacionalista, mas a curiosidade valeu o post. Sigam-me os bons.

Entre um e outro breve e frívolo momento de ócio durante o trabalho, eu fico fuçando “nas internets” por notícias sobre video games. As vezes uma ou outra coisa acaba parando aqui (como os videos da seção Mira la película, por exemplo). Dessa forma acabei parando na seção de blogs do site OC Weekly, que vem a ser um jornal de Orange County, na California. Lá achei uma página de cultura entitulada “video games humor”, cujo texto principal era “10 Things You Didn’t Know About Street Fighter II”. O link para acessarem está aqui.

Entre as curiosidades elencadas, a maioria faz parte daquelas coisas que creio que todo mundo já saiba, como o motivo para as trocas de nomes dos chefes entre as versão japonesa e ocidental e que o Hadouken tem uma projeção das mãos do Ryu ou do Ken. Mas sem dúvida a curiosidade mais interessante e importante envolve essa tela aqui:

Para os mais novos essa tela não tem nenhum significado, mas para quem jogava video game no início dos anos noventa, foi uma confusão e tanto. Tenho certeza que todo mundo se perguntou pelo menos alguma vez quem seria o tal Sheng Long. A curiosidade era tamanha que (se não me engano) em 1992 a revista americana Game Pro espalhou um rumor que dizia que aqueles que fossem capazes de vencer todos os personagens do jogo no nível máximo de dificuldade e “de perfect” enfrentariam o temível Sheng Long após a luta final contra M.Bison. Podem rir, mas eu tentei fazer isso no SNES. E pior, EU CONSEGUI VENCER TODAS DE PERFECT (perdão), só para no final nada acontecer e eu xingar para caráleo a humanidade, o planeta e o universo. Mas pelo menos eu sei que não fui o único, embora isso não me torne menos ridículo.

Houve uma nova confusão quando a Capcom introduziu o Akuma em Super Street Fighter 2 Turbo, já que ele aparecia em uma situação parecida, embora ele entrasse e derrotasse Bison sozinho e antes de qualquer ação por parte do jogador. Além do fato que não aparecia o nome nem qualquer imagem sob a barra de energia. Os anos passaram e uma explicação plausível nunca foi dada por parte da Capcom. Mas agora a verdade finalmente veio à tona. O fato é que “Sheng Long” não passa de uma bobagem gerada por uma monstruosa falha de tradução. Na realidade as palavras “Sheng Long” se referem a grafia chinesa para “Sho Ryo”, que vem a ser “Sho Ryu Ken” – o golpe assinatura de Ryu e Ken. Ou seja, originalmente a frase deveria ter sido “You must defeat Shoryuken to stand a chance”. Resumindo, o que Ryu tentava dizer é que para derrotá-lo o oponente teria que superar a técnica do “Dragon Punch” (como o golpe ficou conhecido no ocidente).

Pois é, anos de bobagem por tão pouco. Curiosamente, o mito teve tanta força que a Capcom o personificou em Street Fighter 4, tornando “real” aquilo que começou como uma incompreensão. Isso fica como uma prova da força que o mito de Sheng Long teve no mundo dos video games.

E por enquanto é só p-p-pessoal. Até o próximo post.

André V.C Franco/AvcF – Loading Time.

23 thoughts on “Curiosidade dos games: um mito de Street fighter é desfeito

  1. na época que ganhei o snes + sf2 nunca tinha entendido aquilo. hoje em dia gostava de pensar que o sheng long que o ryu falava era o mestre do ryu e do ken, embora nao tivesse lógica “voce tem que ganhar do meu mestre pra ter uma chance”

    valeu, avc, agora posso morrer em paz

  2. Algumas versões de Street Fighter 2 e seus derivados traduziram corretamente: “You must defeat my dragon punch to stand a chance”.
    Eu achava isso incorreto, preferia Sheng Long, o mestre de Ryu e Ken, mas ao ler este post ficou tudo esclarecido. Valeu!

  3. ja sabia disso fazia uns 5 anos…
    por ae…

    PS:
    AVCF DISSE:
    “E pior, EU CONSEGUI VENCER TODAS DE PERFECT (perdão)”

    sim…nós acreditamos! XD

    Comentário do AvcF: foi no SNES, não no arcade

  4. Terminar SF II (seja lá qual for a versão/atualização) com 100% de Perfect não é totalmente impossível. Sei de um montão de pessoas que já o fizeram – e mais de uma vez. 😉

    Quanto à esse mito, fico feliz que o tempo se encarregou de desvendar toda essa balbúrdia.

  5. vencer todos os personagens de perfect sem algum tipo de apelação, EU diria ser impossível, haeuaheuae… é muito difícil terminar, imagina tudo de perfect…

  6. isso de apelação…. pra mim quem chama algo de apelação é que não sabe jogar 😉

    apelação é fácil de se desviar, afinal, o cara sempre vai fazer a mesma coisa 😉

    ps: apanhava do meu irmão pq apelava MUITO (voadora rasteira, bjomeliga!) huaehuaehuauha

  7. Sheng Long foi o primeiro “personagem secreto inexistente” dos fighting games. Se não me engano o primeiro personagem secreto “de verdade” foi o Reptile no primeiro Mortal Kombat – e depois ainda havia o Ryo Sakazaki em Fatal Fury Special.

    Porém Gouki/Akuma em Super Street Fighter II X tinha algo mais. talvez era mais carismático, sei lá.

  8. Na verdade é voces que não sabem de nada. O Sheng Long no Street Fighter II só apareceria para quem juntar as 7 Dragon Balls, vencer todos de Perfect e falar as palavras mágicas na língua do Planeta Namekusei. Saí daí Sheng Looooong …

  9. E do Fighters History, cujo chefe secreto era um boi, alguém se lembra desse? 😛

    Apesar de ter sido considerado um clone descarado de Super Street Fighter II, não era ruim não…

  10. “apelação é fácil de se desviar, afinal, o cara sempre vai fazer a mesma coisa”
    Edwazah, então mude o nome apelação para “estratégia”, como queira, e eu me referi em jogar contra o CPU no level fucking hard. É claro q é só desviar, mas o computador nao “pensa” dessa forma. Pegar um lutador qualquer e ir pra cima do oponente (Guile maldito que não segura os 2 segundos antes dos golpes) é certeza que algum dano será sofrido. vantagem monstra pro CPU.

    “E do Fighters History, cujo chefe secreto era um boi, alguém se lembra desse?”
    nossa senhora…. ja vi de tudo nos games, mas essa é nova pra mim, ehauheuae… me lembrou um filme toscao que tinha uma cena dum cara lutando contra uma vaca, e ela atira leite e o cara desvia tipo matrix… mto louco.

  11. e passous emana passada no FX 😀

    então serginho, isso de segurar 2 segundos é muito tempo… 1 segundo é mais que o suficiente 😀 dá pra apelar assim….

    agora, achei uma apelação muito boa no SF4 com o guile… só dar rasteira! hueahueahueauhae matei meu amigo assim ontem! 😀

    qdo ele começa a apelar, só desviar pq ele tem 2 movimentos básicos de apelação… o problema é qdo ele não apela! oO’

  12. Nossa… então era isso esse tal “Sheng Long” secreto?! Af… ¬¬ Que bom que eu nem me lembrava mais disso.

    De qualquer forma, acho que esse foi um dos maiores “FAIL” de tradução que eu já ví oficialmente… xD

  13. Mais uma vez parabéns pelos seus textos…sempre passo aki de vez em quando pra dar uma lida.

    outra coisa muito importante é o fato de vc não reproduzir completamente textos de outros sites, dando assim um pouco de espaço para quem publicou aparecer tb.

    Ao contrário do Final Boss que pega informação dada no Bonus Round do Game Trailers, e passa a notícia como se não tivesse outra fonte além deles. E o pior….sendo publicada pelo Uol Jogos (que diga-se de passagem, tb outro site vagabão de games no Brasil).

    Parabéns mais uma vez pelo seu comprometimento com a ética e pelos textos sempre bem escritos e bem embasados, coisa que a maioria do pessoal pela internet não tá nem ai.

    Comentário do AvcF: muito obrigado pelos elogios, Alex.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.