Cool Vibrations: Waku Waku 7 (Arcade/Neo Geo/Saturn)

Cool Vibrations: Waku Waku 7 (Arcade/Neo Geo/Saturn)

Saudações aos visionários.

Revirando uns emuladores antigos que tinha aqui no meu PC, acabei trombando com um joguete meio obscuro, mas que é para lá de divertido: Waku Waku 7. Cliquem no link e vamo que vamo!

Lançado em 1996 pela Sunsoft, Waku Waku 7 foi um dos últimos bons games dela antes da falência da empresa (que retornou recentemente). Trata-se de um game de luta bastante heterodoxo, pois o sentido do projeto foi ser uma grande sátira com os jogos desse gênero da época. É engraçado porque todos os elementos ali são de alguma fazem piada com alguma coisa, seja um jogo ou mesmo os animes em geral. A começar pelos personagens, cujo plantel é formado por idiotas deliciosamente engraçados. Rai, é o óbvio clone do Ryu, com aquele jeitão de moleque-empolgado-herói de animes genéricos; Tesse, a tipica empregadinha submissa de animes ou Mauru, uma versão bizarra do Totoro (se você não conhece esse anime do Hayao Miyazaki, você tem algum problema). Mas o melhor de todos é sem dúvidas Bonus Kun, um saco de pancadas que luta como se fosse o Ryo Sakazaki (que por si só já era um clone vagabundo do Ryu).

O único elemento tradicional do jogo era seu gameplay, cuja mecânica seguia o esquemão dos games da SNK, em seus golpes, dashes, combos e especiais. Era tranquilão de jogar, tanto contra outro jogador quanto contra a máquina. Nesse aspecto só era problema enfrentar o bizarro chefe Fernandez(Fernandeath na versão japonesa), uma bolota gigante sorridente – e provavelmente criada sob o efeito de algum barbitúrico ou substância alucinógena.

Enfim, não é um jogo épico, mas é um bom título de luta. Fez pouco sucesso, chegando no máximo a ter um port para Saturn lançado apenas no Japão, além de fazer parte de uma coletânea da Sunsoft lançada para Playstation 2 em 2008. Mas gostei de Waku Waku 7, pelo seu jeito sem noção, além de ser uma espécie de meta linguagem com os jogos de luta. Até o título é uma paródia, pois como em Dragon Ball, sete esferas precisam ser reunidas por algum motivo retardado qualquer. A Sunsoft ainda fez outros dois games de luta, Galaxy Fight e Astra Superstars, mas Waku Waku é o mais legal mesmo.

Quem quiser experimentar alguma coisa diferente em termos de games de luta, experimentem Waku Waku 7. Se não é tão bom, pelo menos é engraçado.

André V.C Franco/AvcF – Loading Time.

9 thoughts on “Cool Vibrations: Waku Waku 7 (Arcade/Neo Geo/Saturn)

  1. Joguei o Galaxy Fight no Sega Saturn. Até era legal, mas injustamente (e “desreguladamente” ) cabuloso de difícil, o que podia acarretar em decréscimo de diversão.

    Já esse Waku Waku 7 eu me lembro de tê-lo visto em algumas fotos publicadas pela finada Super GamePower. Até deve ser OK, ao menos não é mais um Clayfighter da vida. Ao menos esse Waku Waku 7 parece simpático. 🙂

    E é interessante como eles colocam coisas esquisitas em forma de personagens bônus para você escolher ou lutar contra por meio de requisitos a se cumprir no jogo ou códigos. É vaca, juiz, “personagens engraçadinhos”, o carro de Daytona USA, e até o alfabeto (em Virtua Fighter). Mas nesse caso aí foi um saco de pancada mesmo.

  2. Jogava no fliperama perto de casa, inclusive era um arcade oficial da SNK com o jogo em “português”. Vinha com todos os movimentos dos personagens, menos os secretos quando estava com pouca vida estampados na própria máquina.

    Alguém lembra daquela máquina da SNK vermelha com os quatro botões coloridos e um dos melhores joysticks que já vi em arcades? Era nessa e pagava só 0,25 centavos a ficha. Bons tempos.

  3. Waku Waku 7 não tinha idioma português , só japonês , Ingles e Espanhol. Eu tinha ele no Neo Geo , nenhum jogo da sunsoft teve tradução em “português” pelo que eu me lembre , só os da SNK.

    Particularmente eu adorava esse jogo , uma das coisas que eu mais gostava era acertar os hara hara . Um adendo sobre o bonus kun ( o saco de areia) . Ele já apareceu no jogo Galaxy Fight (o jogo impossivel da sunsoft), numa versão mais fraca (deve ser por isso que ele vem do espaço) e ele é uma sátira ao próprio Ryu do street fighter e não do Ryo .Veja ele tem um hadouken , um sho ryu ken e um tatsumaki senpem kya ku

  4. Será que era espanhol e eu confundi? Mas tenho que dar uma olhada na versão arcade, alguns jogos só tinha em português a versão arcade, mexendo direto na bios do sistema.

    Como eu falo espanhol desde pequeno, pode ser que fosse mesmo em espanhol. Ainda assim, era bem entedível, se me lembro.

  5. Eu amava esse jogo! E ainda amo… É realmente divertido de jogar e muito interessante. Pena que no Saturn era necessário ter o cartucho de expansão de RAM para joga-lo e no NeoGeo não saiu para CD, apenas cartucho. Uma pena. Para quem curte luta 2D como eu é um prato cheio.

    Asuka 120% não cheguei a conhecer (também era necessário o cartucho de RAM no Saturn…) e o Galaxy Fight joguei muito no NeoGeo CD, mas como já foi comentado pelo TroubleMan, realmente é muito difícil de vence-lo, apesar de ser um bom jogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.