Bad Trip especial: jogos de luta do Nintendo 64

Nintendo 64

Saudações aos acrobáticos.

Todos aqueles que jogaram videogame entre 1996 a 2001 sabem que o Nintendo 64 foi pavoroso em relação a jogos de luta, exceção solene feita a Super Smash Bros 64. Nesse post destacarei algumas das atrocidades que foram impressas naqueles pequenos e caros cartuchos. Façam aquela feirinha básica, não se esqueçam de passar pela xepa. Ovos podres e tomates amassados preparados, vamos à execração pública. Aproveitem.

Mortal Kombat Trilogy

Mortal Kombat Trilogy

Somente a menção desse jogo por si só já me deixa constrangido. Mortal Kombat Trilogy para Nintendo 64 conseguiu a façanha de ser o pior port de um jogo que já era péssimo. A impressão que tenho até hoje desse título é que a equipe de produção desistiu de levar o projeto e a série a sério, estragando-a de vez depois dos já horríveis Mortal Kombat 3 e Ultimate Mortal Kombat 3. Com MK Trilogy, acho que devem ter pensado: “Já que a franquia é uma gororoba de mal gosto mesmo, por que a gente não f%* com ela de vez?” E os demais membros presentes responderam com retidão e eloquência: “Fuck Yeah!!! Owned!!”

A versão Nintendo 64 ainda conseguiu reunir toda a ruindade possível dentro do cartucho. Os gráficos eram borrados e sem definição, sprites mal tratadas, som de má qualidade e menos conteúdo que as demais versões. A cereja do bolo da incompetência técnica foi a proeza de haver loadings nas lutas de dois contra dois ou mais lutadores. Pior que tudo isso era o gameplay terrívelmente ruim, desequilibrado e mal planejado. Quem não se lembra da maldita corridinha necessária para desencadear aqueles combos forçados e mentirosos? Ou aquelas combinações escalafobéticas que tínhamos de executar em MENOS DE DOIS SEGUNDOS só para fazer aquelas porcarias de fatalities?

Por falar neles, os fatalities eram uma atração à parte no que tange a má qualidade geral do jogo. Eram a prova cabal da preguiça, falta de capricho e desdenho com que foi tratado pelos produtores. As animações (ou falta dela) eram as piores possíveis, com personagens imóveis mesmo após dilacerados, decapitados ou cortados no meio. Após terminados, era um festival de mãos e braços pindurados no nada, gritos genéricos intermináveis, além de uma quantidade de ossos e membros que daria para formar um time de futebol. Como diabos era possível um sujeito ser explodido e voar três caixas toráxicas, quatro braços e uns quatrorze ou quinze fêmures? Será que ninguém na Midway estudou biologia ou tinha qualquer noção que fosse de medicina? Vocês já sabem a resposta.

Não sei se o Nintendo 64 tem algum jogo pior, mas certamente Mortal Kombat Trilogy merece brigar fortemente por esse título. Se bem que acho que merecia mesmo era ser banido do planeta.

War Gods

War Gods

Mais um da Midway. Definitivamente cada console tem a LJN que merece. War Gods é sem sombra de dúvidas um dos jogos de luta tridimensional mais safados do Nintendo 64. Puxando pela memória, não me lembro de outro jogo de luta estéticamente tão grotesco e mal gosto. A idéinha de juntar uns deuses de segunda ou terceira divisão para se porrarem por uma porcaria qualquer, deu a licença poética para a criação de personagens tão ruins que mais pareciam ter saído de um editor de criação de lutadores de luta livre. Só assim para explicar os idiotas que fazem parte daquele universo.

O gameplay era medonho. O jogo ensaiou uma movimentação tridimensional que o tornou quase injogável, as respostas dos comandos não funcionavam direito, os golpes especiais eram rídiculos. A mecânica era uma imitação do que havia de pior de Mortal Kombat (tentei achar o que havia de melhor, mas não encontrei), mas se Mortal Kombat já não funcionava direito em 2d, imagem em 3d. Os infames fatalities também estavam presentes, mas eram ainda mais longos e tediosos. As animações eram verdadeiras sagas só para matar o oponente, um verdadeiro concurso do assassinato mais esdrúxulo e carnavalesco possível.

Junte a isso gráficos ruins, design pior do que bater na mãe e um narrador infame, e temos o conjunto do que forma War Gods. Nunca percam tempo com essa porcaria, e se perderam (como eu) sejam fortes e procurem superar essa falha em suas vidas.

Deadly Arts

Deadly Arts

Paro por um momento. Respiro. Encho meus pulmões de ar e pergunto: O QUE DIABOS FOI ISSO, KONAMI? Como conseguiu fazer algo tão ruim? Ou melhor, como conseguiu fazer algo pior que Castlevania 64? Essas perguntas me assombraram por anos.

O jogo é simplesmente horrível. Junte uma engine 3d sofrível, uma dúzia de polígonos e um sistema que mal e porcamente tentou imitar Tekken 3. Bingo! Aí temos o resumo de Deadly Arts (que no Japão teve o rídiculo nome “G.A.S.P”). O plantel de lutadores reune os tipos mais genéricos e sem graça que já vi, um bando de bocós que nem faço questão de lembrar o nome. Idem para seus golpes nada especiais e os cenários onde ocorrem aquilo que por algum momento se parece com uma luta. É muito claro que apenas se tratou de um projeto de baixo orçamento, rápido e cujo propósito era o de rechear as prateleiras das locadoras. Embora creio que pouca gente se interessou em perder tempo com essa porcaria de jogo.

Em uma tentativa canhestra de dar alguma profundidade à experiência, o jogo obriga o jogador a passar por chatíssimas seções de treinos e lutinhas para poderem ganhar os golpes que deveriam estar lá desde o começo. Agora imaginem-se jogando Street Fighter II e ter de fazer lutinhas de treinos para liberar o Shoryuken do Ryu e Ken ou para poder usar uma rasteira média. Melhor ainda, tentem imaginar essa idiotice em qualquer jogo de luta que se leve a sério. Pois é, né? Simplesmente não dá. Sem sombra de dúvidas foi uma das decisões de design mais estúpidas que já vi em um jogo. Enquanto isso a molecada do Playstation se divertia a beça com Tekken 3, ao invés de perder tempo com tutoriais e firulas para golpes sem graça de personagens idem.

Deadly Arts foi o fundo do poço da Konami no Nintendo 64. Até o recente Castlevania Judgement deve ser melhor.

Tom And Jerry: Fists Of Furry

Tom & Jerry

Se me pedirem para resumir em um conceito o que Fists of Furry é, eu digo que é um crime contra um dos melhores cartoons de todos os tempos. A equipe de produção deveria ir em cana depois dessa atrocidade ter sido lançada, ou passado o resto da vida em um campo de trabalhos forçados na Coréia do Norte ouvindo ad infinitum uma versão “Enseñame e Fuego” do RBD cantado pelo Dado Dolabela.

Fists of Furry foi um cruzamento tremendamente mal sucedido entre Super Smash Bros 64 e Power Stone, uma aberração bastarda provinda desses dois títulos. O game reune alguns personagens do desenho animado para se degladiarem em toscas arenas tridimensionais, vagamente inspiradas em cenários dos episódios do cartoon. A ambientação primária falhou em tentar replicar o estilo artístico dos espisódios clássicos produzidos por Fred Quimby dos anos 1940/50. Paralelamente a trilha sonora e os efeitos foram pelo mesmo caminho errado.

Tecnicamente é uma “tosquidão” sem limites. Tudo é simplório, mal modelado e animado. Os personagens são lentos e se movimentam de modo truncado, as vezes parecem até meio mongolóides. A ação é completamente desconexa. Era uma experiência um tanto perturbadora controlar aqueles personagens esquisitos e completamente perdidos naqueles cenários ao meio a “Daars!” e “Urghs!” proferidos pelos bonecos. Um joguinho que vai do nada para o lugar nenhum e não tem propósito algum de existência gamística. Sinceramente, não sei nem porque fizeram, já que nem como caça níqueis serve.

Esse é seguramente o pior game com a marca Tom & Jerry que vi até hoje, e olhem que a carreira deles nos games é muito longe de ser brilhante. Assistam os capítulos clássicos do desenho que é muito mais negócio.

Xena: Warrior Princess – Talisman Of Fate

Xena

Pensando bem, creio que deva fazer uma correção aqui. Talvez o título de “LJN do Nintendo 64” deva ser para a Titus, produtora desse lixo vergonhoso. É impressionante como essa empresa não fez NADA que prestasse. Qualidade zero mesmo. Sorry Midway mas acho que nem entre os piores você merece destaque. Se você estiver tentando lembrar de que outro jogo a Titus fez parte, basta saber que ela foi responsável por Superman 64.

Xena é tão ruim que é até difícil saber por onde começar. Parafraseando o Angry Videogame Nerd, “NO QUE ELES ESTAVAM PENSANDO???” Imaginem o seguinte: peguem Soul Edge, piore umas cem vezes e coloque no lugar os personagens boçais do seriado da tevê. O resultado é esse aqui:

Percebam o carinho e a consideração com que o autor do video trata o jogo. Não vejo outra finalidade para Xena além de auxiliar para tratamento de prisão de ventre ou programa de tortura contra terroristas da CIA. Um dia gostaria de entender que fenômeno foi esse que impediu o Nintendo 64 ter um um mísero game de luta prestável (além do SMS 64 que falei no comecinho). Mas enquanto não uma uma explicação científica ou luz divina que nos dê uma resposta, só nos resta rir.

Claro que há ainda outras porcarias vergonhosas, mas não tive fôlego para encarar essa tranqueira toda. No primeiro Bad Trip que escrevi, relacionei o ato de jogar games ruins a pegar mulher feia em festas. Agora imaginem pegar uma fileira de mocréias e dragões. Jogar os games de luta do Nintendo 64 é mais ou menos a mesma coisa, ou até pior.

O especial fica por aqui. Abraços e até o próximo post.

André V.C Franco/AvcF – Loading Time

99 thoughts on “Bad Trip especial: jogos de luta do Nintendo 64

  1. Uma coisa que eu nunca entendi é a idolatria que certas pessoas tem a serie Mortal Kombat.
    Joguinho sem vergonha, tinha uma jogabilidade medonha.
    Mas o impressionante é que tinha gente que te batia se tu falasse que o jogo era uma merda.

  2. pow kra… esse deadly arts eh de longe o pior desses q vc citou… claro q muitos deles eu nem joguei… mas um q eh bem “popular” eh q vc naum citou eh o fighters destiny PQP! q jogo ruim! pow… com mortal kombat eu at me diverti um pouco… mas pensando bem ele eh beeeeeem tosco msm… igual muitos jogos ai q soh fazem sucesso pq são polemicos…

  3. war gods ganha….
    eu particularmente gosto de mortal kombat… realmente (já falei em outros comentários)… a jogabilidade dele é incomparavelmente superior aos outros jogos…

    😀 mas é opnião de cada um…

  4. quando eu disse aos outors, me referia aos desse post… afinal, vc apertava pra cima, ele pulava, pra direita, andava, pra esquerda também…. já os outros…… era uma coisa horrível e lenta, tipo aquele street fighter movie tosco que fizeram baseados no filme…

  5. Então maximuscesar,

    não citei o Fighter’s Destiny porque não o joguei. Até poderia er citado o Mace: Dark Age, mas nem deu graça lembrar dessa joça.

  6. Cara.. um jogo de “luta” que foi clássico no 64 é “WCW vs. NWO: World Tour”
    Pirava pegando as cadeiras e descendo a lenha nos outros lutadores.. .esse até era legalzinho

  7. Bom, eu pelo menos gostava de mortal kombat 4, embora fosse meio estranho.
    Me lembro de uma opção que acionava os fatalitys com o presionar de 1 botão, em vez de ficar se matando arrebentando 37 botoes em 2 segundos.

    De fato, não me lembro de muitos jogos de luta bons para o N64, talvez apenas killer instinct.
    Aliás, não me lembro de muitos jogos bons no N64, seja lá qual for o estilo. Eu até vendi o meu na época para recomprar meu snes (que tenho até hoje).

  8. Nintendo 64 foi um videogame que curti bastante, tinha muita coisa boa. Mas os jogos de luta eram um piada de mal gosto. Só mesmo o Super Smash Bros 64 que era realmente divertido, nesse gênero.

  9. Nunca entendi a ausência de jogo de luta em 2D no Nintendo 64.Isso em uma época em que o gênero vivia seu auge.

    O Mortal Kombat 4 do n64 eu só conheci recentemente,via emulador,e achei bacana como a versão do Playstation.Mas no geral o N64,me parece,que deixou a desejar mesmo no quesito “jogos de luta”,ao contrário do Playstation e Saturno que receberam os melhores da época.

  10. N64 teve sim muito jogo bom, mas quase sempre de plataforma. Sobre RPGs, corridas e principalmente lutas, o console deixou muitos na mão.

    Ei avcf, que tal algo sobre algumas pérolas esquecidas do console?
    Ainda me lembro de ogre battle 64, starcraft e alguns outros jogos muito bons que acabaram no limbo.

  11. Os Fighter´s Destiny e Mace eu joguei e eram insuportáveis, e foram os unicos dessa lista que joguei, esses outros nem perdi meu tempo. Só pela capa a gente sacava que não prestava hehe. Lembro que foi expeculado por um tempo na época o Tekken para 64, mas foi cancelado. Seria a salvação dos games de luta do 64. E cara Mortal Kombat esta longe de ser uma maravilha, realmente é fraco, mas ve-lo ofendendo o jogo que me iniciou no mundo dos games é triste. Eu alugava o Trilogy ao menos uma vez no mes pra detonar meus amigos hehe, e uma coisa vc tem de concordar, o Trilogy do 64 consegue ser melhor que versão de PS1, que trazia Loadings intermináveis na luta dois contra dois, coisa que não acontecia no 64 como vc falou.

  12. Cara, do 64 eu gostava do WCW Vs NWO e depois do WWF No Mercy, este que é o melhor game de luta livre até hoje feito. Nem os do PS3 e 2 superam este. Agora de resto, estou também tentando lembrar algo bom, tá dificil. Tinha o Biofreaks pra vc destruir neste post tb… E tinha outra da Konami na mesma linha do Deadly Arts, acho que era o Dual Heroes ou o tal Flying Dragons, de toda forma, games que sao duas porcarias sem tamanho tb… E claro, o Clayfighter… como que vc esqueceu!!!… kkkk… O 64 teve games muito bons, mas teve MUITA porcaria….

  13. Nossa bem lembrado, adorava jogos de luta e me decepcionei bastante com eles no N64, um pior que o outro, mas os de luta livre eram divertidos até ^^

    No PSX saia um jogo melhor que o outro, me lembro que quando anunciaram SF EX PLUS Alpha apenas pro PSX me deu uma raiva de ter comprado o N64 logo de cara quando lançou =(

    Porra o jogo era feio para caramba, mas tinha um game-play impecável, adorava o modo training onde o jogo ensinava os combos de todos os personagens.

  14. nossa, acho a jogabilidade do killer instinct péssima…. combos no mortal kombat é mais fácil e dói menos a mão oO’

    mas a jogabilidade do sfex é boa… pena que fizeram em poligonal, o que estragou tudo….

    mas jogo de luta bom é o marvel vs capcom 2 (um dos jogos bons do dreamcast)

  15. ….o mortal kombat do 64 pode até ser ruim…mais se alguem vier falar que o da versão do playstation 1 mortal trilogy é ruim é pq não entende ou não conhece jogos de luta….

  16. já na hora q vc falou q a série mortal kombat era péssima deu pra ver q a tua mãe só pode ter te parido pela rosca só q esqueceu de sentar na privada antes e te pegou pra criar assim mesmo.

  17. De Luta no N64, eu só joguei MK Trilogy, MK 4, SSB e KIG. O resto que teve nem conheci (sorte). Curto muito o MK4 e SSB. Ponto (e ainda tenho os cartuchos). O MK Trilogy tem muitos defeitos mas é um MK também (o defeito maior dele é ser oriundo do MK 3 que foi um MK bem inferior ao 1 e 2). Já o KIG não gostei. A versão arcade era 2D e no N64 tentaram fazer 3D, aí só os cenários giravam mas os personagens não (eles pareciam papel no meio do cenário). Enfim, ficou estranho. E no fim, eu não era tão fã da série KI mesmo, então deixei pra lá. Fiquei só com o MK4 e SSB.

  18. E apesar das diferenças a versão de Mk Trilogy do N64 e Play se equiparavam. Difícil ver alguém falar que um prestava e o outro não… Aí, já é demais.

  19. não é por nada não mas mortal kombat do 64 era o melhor mortal que tinha na epoca, dava dez a zero na versão do playstation, a jogabilidade dele era a melhor que tinha, ainda mais com o controle do n64 que era perfeito para o jogo, quem sabe jogar sabe do que eu to falando.

  20. Cara, não cheguei a jogar o MK do N64, só joguei o de PS1, mas vc dizer q “foi um porte horrivel do q já era uma porcaria” com certeza vc está equivocado pois o jogo fez bastante sucesso na época e na minha opnião foi o melhor MK já feito até hj.

  21. Discordo olyverkan,

    a melhor versão em minha opinião é o Mortal Kombat 2, a única que presta da franquia para dizer a verdade. Fazer sucesso não significa atestar qualidade para um jogo.

    Para os demais leitores, aviso que hoje de madrugada tem post novo.

  22. Na epoca os melhores rachas que rolavam aqui com os amigos eram entre a Trilogy e o WCW revenge, portanto é obvio que nao concordo com a gracinha de matéria.

  23. po tenho o Mortal Kombat Trilogy e fighter’s destiny e gostava muito deles, principalmente o MK pois ficava horas jogando ele com meus amigos e nao é atoa q até hj eu lembro do brutality do Noob Saibot

    outro jogo q eu gostava muito era o Killer Intinct Gold, era muito bom! adorava jogar com fulgore e Spinal

  24. nossa.. vc SÓ pode estar de brincadeira…
    1º War Gods e Deadly Arts, tb têm versões (MUITO piores) para PS1
    2º falar mal de MK Trilogy, ainda mais a versão do N64, só pode ser sacanagem das boas.

    o jogo é divertido pra caralho, os combos são fáceis de execultarem, e a jogabilidade é INFINITAMENTE superior à da versão de PS1.
    os gráficos são piores sim por algum motivo, mas a velocidade de jogo, e o replay são muiiiito melhores que a versão de PS1, que era CHEIA de bugs, slowndows e defeitos inaceitáveis…

    War Gods, era um jogo divertido tb, pra quem sabia jogar.
    pra quem não sabia, realmente, era chato.

    fala sério.

  25. Sinceramente, vc nao gosta de Mortal Kombat e está fazendo desforra aqui. MK Trilogy é um ótimo jogo. Não acho que a melhor adaptação foi a do N64, prefiro a do PSX/CPU. MK4 para N64 era bom tb, nao achava bizonha a jogabilidade. Na realidade, jogva mortal kombat muito bem. Wargods era um jogo que eu gostava muito, mas nao tinha em N64; apenas para computador. E meu computador nao rodava bem ele.. hehehe… aí aconteceu que me roubaram o CD!

    Mas nao compare por favor com esse jogo da Xena.. esse é horrorosoooo.. pior que Virtua Fighter pra mega drive!

  26. PELO AMOR DE DEUS AVCF,COMO VOCE PODE ACHAR QUE O MK2 E MELHOR QUE A MK TRILOGY??OQUE VOCE ENTENDI DE JOGOS DE LUTA??PRA MIM VC E UM M#%$¨Q NAO SABE O QUE ESTA ESCREVENDO.
    MK TRILOGY N64 FOI E AINDA E UM DOS MELHORES JOGOS DE LUTA ENTRE POUCOS.
    JOGABILIDADE 10
    GRAFICOS 10
    DIVERÇÃO 10
    REPLAY 10
    FORA A VARIEDADE DE GOLPES E COMBOS QUE ATÉ HOJE E DIFICIL VC ENCONTRAR EM QUALQUER JOGO DE LUTA.
    RESUMINDO,MKT FOI UM DOS JOGOS QUE LEVANTOU O N64 NA EPOCA,IMPERDIVEL P/ OS AMANTES DE UM BOM JOGO DE LUTA NO ESTILO 2D.
    AVCF UM CONSELHO,PARA DE LER MATERIAS FALANDO A RESPEITO MKT E VAI JOGAR UM POUCO OK`S…!!

    FUI…(+___+)

  27. Killer Instict Gold foi esquecido?
    Era um bom game de luta, ótimo para dar combos.
    Em 96 foi muito elogiado por revistas. Algumas o consideravam o melhor game de luta até 96.

  28. War Gods voce precisava decorar um combo grande e repetir ate o final .Nas duas versoes . Um dos jogos mais trouxas que ja foram feitos. Lembrando que esse jogo foi o primeiro da novissima (na epoca) placa Zeus da midway que tinha poder equivalente a 5 playstations 1 para gerar poligonos e 64 MB de memoria so para texturas (na epoca os pcs tipicos tinhas 8, 16 mb de memoria total , a efeito de comparação).O arcade era bonito (na sua epoca) os dois ports do jogo eram terriveis de ruins pq não tinham o poder da placa original

    Quanto a MKT a maioria dos combos infinitos surgiram nos dois ports (combo com gancho ,espera o cara cair , combo com gancho , espera o cara cair -> win ). O N64 tinha personagens a menos e o PSX tinha texturas inferiores. o resto é reclamação .

    Infelizmente o melhor porte MK3 wannabe foi o Ultimate Mortal Kombat do … Mega Drive que foi a unica versão que corrigiram o problema dos combos infinitos (é claro que ela tinha seus proprios bugs como a possibilidade de continuar a lutar depois de derrotar o shao khan e de travar o jogo com certos combos e o pior,os animalities estavam dentro do cartucho e o computador podia usa-las mas o jogador não)

  29. Velho, gostei mais do MK Trilogy do KI Gold e olha q sou fã do 1º KI e gosto muito da série MK, reconheço q o MK 2 é o melhor, mas o MK Trilogy é divertido tb, o q não dá é fazer fatalites no meio da luta em KI Gold, aquilo acabava com a diversão da partida !!!!

  30. Olha é verdade o N64 teve muitos clássicos, eu tive um e num trocava por nenhum psx!! mais jogos de luta pra min foram soh Smash Bros, e Clay Fighter!!. e Smash Bros continua fodastico ainda, no varsão Wii, o Browl.
    um otimo jogo!.
    mais o N64 num teve algo como um Tkof 97.

    Nintendo Forever!!

  31. Cara, MKT me marcou uma época, certo que não era dos melhores e tinha coisas boas e ruins tanto na de ps1 como no n64 e concordo em um post teu que tu diz que o melhor é o MK2, mas chamar o jogo de ridículo acho que não é pra tanto.
    Aquele lance dos caras que fizeram o jogo não saberem nada de medicina por causa da quantidade de ossos que saia dos personagens, mas era essa a ideia, exagerar e muito, aí que tava a graça.
    Mas eu concordo na animação eles foram muito porcos, principalmente a da Sheeva na posição de vitória dela (quem jogou pelo menos uma vez com ela sabe do que eu to falando), mas mesmo assim eu me diverti muito pricipalmente no 2v2, 3v3 e no campeonato de 8 contra os amigos.
    War Gods eu joguei uma vez só e achei uma grande porcaria então nem tem o que falar, o Super Smash Bros era um baita jogo, e na minha opinião outro que era bom era Killer Instinct Gold que apesar de ser um port meio porco do Killer Instinct 2 do arcade era muito bom foi outro que eu joguei bastante.

  32. War Gods é mto, mto tosco!! Lembro ainda das reviostas de games da época que faziam o preview do jogo; a maioria dizia q a Midway estava preparando um megajogo e q usava tal fodástica engine gráfica…ptz. Mace eu até gostei, por toa falta de opção melhor. Killer Gold seguiu Cruis’n Usa, ou seja, apenas um rescunho do arcade. Definitivamente o 64, que gosto mto (ainda tenho um), passa longe de ter jogos de luta decentes, com raríssimas exceções (acho q só WWF: no Mercy presta).

  33. Eu me diverti pra caramba jogando tanto Trilogy quanto o MK4, o unico que não prestava era o do Sub-Zero.
    Sou um grande fã da franquia, e tenho todos os jogos de SNES e PS2.
    Deception é o melhor MK.
    Mas Trilogy não é ma merda, já que videogame é algo para entretenimento, Mk Trilogy rendeu muitas horas de diversão.

  34. Cara, em pensar que eu gastei dinheiro alugando algumas dessas porcarias.
    Acho que o menos pior dos que foram citados é o classíco Mortal Kombat mesmo. Apesar de Tryologi não ter sido bom, pegou carona no sucesso da franquia. O que salvou o Nintendo 64 foram os jogos da Nintendo mesmo. Não sei pq as outras produtoras ou distribuídoras permitiram isso com esse console que foi tão querido por mim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *