Quanto ganha um profissional da indústria de games no exterior?

O post de hoje mostra um resumo de um excelente levantamento que o site Game Career Guide fez com mais de 3000 desenvolvedores dos Estados Unidos, Canadá e Europa. Os dados dispostos após o link podem ajudar ou ao menos dar uma idéia dos rendimentos médios dos profissionais da área de games, ao menos fora do Brasil.

O Game carreer guide começou o levantamento pelos programadores:

Salário médio – até 3 anos de experiência – $55,426 ao ano


Infos adicionais:

A profissão de programador continua a ser uma das mais bem pagas da indústria dos games.

O salário médio para programadores de até três anos de experiência aumentou por volta de $1500 esse ano, um aumento modesto. Por outro lado, as médias salariais para programadores cairam.

Artistas e animadores:

Salário médio – até 3 anos de experiência – $45,714 ao ano


Infos adicionais:

A média do salário incial para artistas aumentou apenas um pouco em relação ao ano passado, e de fato a maior queda em 2010 foi encontrada entre os lead artists e os tech artists com mais de seis anos de experiência, com seus salários médios caindo de $97,206 para $89,519 ao ano em 2009.

Houve aumento de salario dos artistas canadenses em média de $3,877, chegando a US$63,277 ao ano. O aumento foi encontrado principalmente entre artistas e animadores, cujos salários aumentaram de $50,565 para $56,630 ao ano em 2010. Artistas europeus também ganharam mais, com aumento de $3,459 em 2009, fazendo a média salarial atingir US$ 41,611 ao ano.

Game Designers

Salário médio – até 3 anos de experiência – $46,214 ao ano


Infos adicionais

Game designers, diretores criativos e escritores receberam pequeno aumento em relação ao ano passado. Essa é uma área que muitos desenvolvedores aspirantes querem ir, mas não é tão fácil quando você tenta na primeira vez. Fazer alguns jogos por conta própria pode ajudar, mas designers estão entre os piores salários entre as disciplinas do lado criativo.

De modo geral, designers de todas as faixas de experiência viram pequeno movimento, e design tem sido uma das mais estáveis posições em relação a salário pelo nosso levantamento. 66% dos entrevistados reportaram ao menos um pequeno aumento em relação ao ano passado.

Designers trabalhando no Canadá passaram por queda no pagamento, com o salário médio caindo de $61,520 em 2009 para US$58,319 in 2010. Designers europeus também receberam menos, mas se saíram um pouco melhor com o salário médio de US$41,250, queda de $1,173 em relação a 2009.

Produtores

Salário médio – até 3 anos de experiência – $51,324 ao ano


Infos adicionais:

Após queda na média salarial em 2009, produtores se recuperaram com aumento de $13,462. 73% dos entrevistados reportaram aumentos em seus salários. Isso pode ter ocorrido devido ao fato de que mais da metade de nossos entrevistados terem informado mais de seis anos de experiência, mas também pode indicar uma mudamça em direção aos games sociais, que podem salários de produtores para web 2.0. Produtores com três anos ou menos de experiência viram sua média salarial aumentar em $9000 em 2010, o que é um número impressionante para um grupo inexperiente.

Produção também teve a segunda maior percentagem de pagamento adicional, em 83%, atrás apenasd dos 85% da área de negócios.

Produtores canadenses reportaram significante queda de salário, com a média caindo de $87,130 em 2009 para US$ 72,500 em 2010. Produtores na Europa tiveram pequeno aumento em 2010, com média de US$ 52,884, com aumento declarado de 56%.

Profissionais de audio

Salário médio – até 3 anos de experiência – $39,375 ao ano



http://www.gamecareerguide.com/features/980/game_developer_salary_survey_.php?page=1

Infos adicionais:

Dos profissionais de audio entrevistados, 15% reportaram ganhar menos do que ganharam no ano anterior, a maior percentagem de todas as disciplinas. Houve um pequeno aumento no número de entrevistados esse ano, em uma categoria que normalmente tem baixa quantidade de respostas devido a ainda pouca quantidade de profissionais de audio trabalhando em “full time” com games. Mas os números ainda são baixos, então é difícil aferir com certeza absoluta.

Desenvovedores de audio continuam ser menos propensos a receber benefícios adicionais, como seguro de saúde. Entretanto, eles são menos propensos a receber royalties por seu trabalho, com 25% mais ocorrencias do que outras disciplinas, com game design em segundo lugar com 17%.

Desenvolvedores de audio canadenses reportaram ganhar mais em 2010, com salário médio aumentando de $61,250 para US$68,571 ao ano. Desenvovedores de audio europeus reportaram aumento no salário médio, de $6,111, para $46,944, com 50% de aumento em 2010.

QA Testers

Salário médio – até 3 anos de experiência – $36,136 ao ano



http://www.gamecareerguide.com/features/980/game_developer_salary_survey_.php?page=1

Infos adicionais:

Início para muitos cargos de entrada, controle de qualidade permanece como uma das disciplinas com ganhos mais baixos. Todavia, testadores ganharam em 2010 um aumento modesto no salário e benefícios. Muitos desenvolvedores ainda começam suas carreiras como QA.

Muitos QAs profissionais trabalham sob contrato (equivalente ao serviço terceirizado aqui no Brasil), então a disciplina não está inteiramente representada aqui, e fato de que líderes de QA são os mais comuns entre os assalariados pode potencialmente explicar o aumento. Tal qual os produtores, o aumento pode ter vindo daqueles que trabalham em indústrias liagas à web, com companhias como a Zynga, que requer longas horas de controle de qualidade. Desenvolvedores de web em geral tendem a ser um pouco melhor pagos que seus pares dos video games tradicionais.

Testadores canadenses não têm tantos benefícios como os do Estados Unidos, com o salário médio indicando queda de US$39,375 to $37,857 em 2010. Testadores europeus se beneficiaram de um aumento de $7,722, levando a média salarial para US$ 37,222 por ano.

Negócios e área legal

Salário médio – até 3 anos de experiência – $57,778 ao ano

Infos adicionais:

Aqueles pesquisados nas disciplinas legais incluindo chefes executivos e gerentes executivos, gerentes de comunidade, marketing, legal, recursos humanos, TI, aquisição de conteúdo e licenciamento e administração de staff.

Aqueles da área de negócios são mais propensos a receber qualquer compensação adicional (85%). A área de negócios não apenas teve a maior média salarial, como também lideral a média por todas a faixas de experiência. Das disciplinas pesquisadas, negócios também teve a maior percentagem daqueles com seis ou mais anos de experiência, com 55,6%. Como estud ante, encontrar um bom parceiro de negócios que você possa confiar é crucial, então pessoas iniciantes de negócios possuem demanda igual.

A arena de negócios, marketing e legal é também a segunda onde mais mulheres podem ser encontradas, superada apenas pela de produção, com 17%.

Pessoal de negócios no Canadá obteve aumento da média salarial para US$ 85,312 por ano. Os europeus também tiveram aumento, de US$59,231 para $63,235 em 2010.

Levantamento por região (Estados Unidos):

Média salarial nos Estados Unidos, Canadá e Europa (considerando todas as faixas de experência e valores em USD):

*Maioria dos entrevistados canadenses eram de British Columbia, Quebec, e Ontario.

** Maioria dos entrevistados europeus eram do Reino Unido (26%), França(15%), Alemanha (10%), Espanha (9%), Holanda (5%) e Itália (5%).

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Na página do Game Career Guide tem ainda mais informações sobre metodologia de pesquisa e dados suplementares. De qualquer forma as informações principais estão aí.

Até o próximo post.

AvcF – Loading Time.

18 thoughts on “Quanto ganha um profissional da indústria de games no exterior?

  1. Poxa, que legal o post.Este é para quem realmente gosta da industria.Se eu fosse seguir meus sonhos de criança de fazer games eu provavelmente tentaria como desenhista, pois passei a vida toda rabiscando.E não me importaria de fazer qualquer estágio da produção.Gosto muito de desenho mecânico, de personagens, conceitual, enfim, tudo.Mas não nego que o que eu realmente gostaria de fazer é Game Design.Mas deixa eu por meus sonhos no saco e acordar para a realidade…

    1. Isso ae, digo por experiência própria. Tudo bem que sou novo na área mas meu salário base é de 1000 reais e eu sou Game Designer, Gerente de Projetos, Gerente de Depto e Programador. Não culpo a empresa em que trabalho, mas é um mercado muito jovem aqui no Brasil e agente tem que ser um faz tudo mesmo.

      Continuo trabalhando nisso e espero ver a melhoria, lançaremos nosso primeiro jogo de iPhone ainda este mês (espero ;D) e dependendo das vendas quem sabe eu não recebo um aumento?

  2. Nossa que decepção, pensei que um programador desses ganhasse uma bela grana, uns 100 mil dólares só pra iniciar! Vou continuar na minha carreira na área de sistemas comerciais aqui no Brasil e usar os games só pra distração mesmo porque assim me esforço bem menos e ganho quase tanto quanto. Que ninharia!!!! Bahhhh!!!!!!

  3. @Nitrox 2000 è pouco no BR? Vc tem que ver que ele ganha 100k por ano e paga so de imposto 20k (no minimo), fora gastos com saude etc etc. No final das contas o dinheiro è quase o mesmo que o do Brasil, somente a qualidade de vida que è outra.
    Dinheiro por dinheiro melhor ir pra europa. Primeiro que aqui nao falta emprego pra programadores.
    Trabalho na Suiça nao diretamente com jogos (mas ja trabalhei pra empresas conhecidas), hj trabalho pra Bancos mas fazendo Database e alguns armengos de programação. Meu salario inicial eram de 3500€ (5000chf). Seguindo carreira e tempo de trabalho, vc recebe facil facil 4500€ mensais. Mas ai entra o custo de vida que è carissimo…Mas ja è outro assunto.

    btw, Otimo post.

  4. Excelente post! Explica as várias funções da indústria de jogos e os seus rendimentos. Assim podemos ter uma melhor ideia sobre como são usados os recursos financeiros para a criação de cada jogo. Quanto melhor entendemos a execução desta indústria, poderemos cada vez mais apoiá-los em suas realizações e criações.

  5. Não me preocupo tanto com esses valores exorbitantes de salários. Eu curto muito video games de todos os tipos, se eu tivesse a oportunidade de trabalhar na area e ganhando um valor que suprisse meus gastos com eles e com minha vida social eu ja estaria feliz

  6. Sou analista de Sistemas C++/Java/.NET, ganho R$14.000 e estava achando pouco. A industria de games paga muito mal. Tenho amigos que trabalham na area e a curva de aprendizado é muito longa, além do talento natural ( dificil de encontrar) que é quase um requisito. Durante um tempo pensei em ir para esse lado, mas quando vi a remuneração desisti, faço algumas peripécias só como passatempo mesmo.

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