Project Needlemouse: o New Sonic the Hedgehog da Sega?

Saudações aos maratonistas.

No post em que analisei New Super Mario Bros Wii, entre outras coisas eu avaliei que o jogo salvou o ano de 2009 da Nintendo. Agora, ao menos ao que tudo indica (e se a Sega não estragar tudo como sempre), Sonic Salvará a Sega. Acompanhem.

Como todos sabem, quando se fala de suas franquias clássicas, a Sega tem sido praticamente apenas fracasso sobre fracasso. Com Sonic então, nem se fala. Nem preciso citar os vexames protagonizados pelo mascote, que vocês sabem todos. Mas o fato é que agora que o project needlemouse foi de fato revelado, a esperança (sobretudo dos seguistas) reascendeu dentro de muita gente. Como disse na abertura do post, tal qual NSMB que salvou o ano do Wii, Sonic the Hedgehog 4 vem com a expectativa de salvar a Sega, uma empresa em constante crise. Sim, porque além da crise econômica da qual a Sega não se recuperou nem mesmo após a compra pela Sammy (fora que os balanços financeiros recentes foram negativos), ela também vive uma crise de credibilidade. Isso acontece principalmente cos jogos produzidos pela Sega, que tem se dado mal nas avaliações (Nights Wii, os jogos Sonic e Golden Axe Beast Rider são alguns exemplos). Por óbvio, Sonic é a maior vítima dessa falta de credibilidade, a ponto de surgir brincadeiras na internet, como essa:


E não é que faz sentido?

New Sonic the Hedgehog

Tal qual aconteceu com Mario, depois de tantos anos finalmente a Sega decidiu produzir um jogo apostando nos valores que fizeram Sonic um dia ser um fenômeno dos games. O trailer do jogo deixa isso bastante claro:


Clique na imagem para acessar o video

Diferente de Mega Man que é absolutamente retrô, Sonic se baseia em uma estética 16-bits com artifícios contemporâneos. Não dá para saber ainda como funcionará de fato em termos de gameplay, mas deixa a entender que será jogado mais como era no Genesis do que as versões Rush e Rush Adventure, que têm fases com muitas corridas, longos saltos e ritmo mais frenético (mas os games são bons, vale destacar). Um dos motivos que fizeram com que os games Sonic se perdessem ao longo do tempo foi a obsessão dos desenvolvedores com a velocidade desenfreada, paradoxalmente o que fez que com os gameplays dos games mais recentes fossem arruinados. Nos games do Genesis, Sonic não era pura correria, e sim um balanceamento entre os pontos de corrida com setores de ação mais cadenciada.

Ah claro, teve também a constante adição de amiguinhos idiotas, além de o Sonic ser um tremendo chatolino quando resolve abrir a boca. Mas o que realmente feriu a fantasia de Sonic foi o desprezo dos próprios desenvolvedores com o universo do personagem, transformando-o em um ser do mundo “real” ou colocando-o em situações furry-eróticas com princesas humanóides. Sonic the Hedgehog 4 enterra toda essa bobagem em prol de se preocupar apenas com o gameplay, sem ter que perder tempo com histórias constrangedoras e motivações débeis de personagens mais débeis ainda. Mas há algo que me incomodou bastante do que pude ver até agora: o subtítulo “Episode 1”. Em primeiro lugar, assim como falei de Mega Man 10, ao colocar Sonic como um jogo baixável de (prováveis) 10 dólares, a Sega sinaliza que seu principal mascote não tem valor suficiente para figurar um jogo “full” de caixa. Cacetada, considerando Sonic & Kuckles são 16 anos sem um novo Sonic em 2D; e a Sega não teve a coragem e a ousadia que a Nintendo teve com New Super Mario Bros Wii. Outro ponto é que o subtítulo dá a entender que Sonic será vendido em retalhos, como partes de um todo maior. Pombas, em se tratando de Sonic eu pagaria feliz e contente por um jogo completo e com uma caixa para ficar na minha estante de jogos. Isso sem contar que a própria Sega vende Sonic 4 como a sequência direta daquilo que era a série principal de seu principal mascote. E agora Sonic 4 será vendido como um joguete barato.

No mais, só resta aguardar para saber se a Sega fará a lição de casa, freando o furor uterino de alguns designers que sempre acabavam estragando os jogos Sonic. Se der certo, Sonic the Hedgehog 4: Episode 1 terá tudo para ser o New Super Mario Bros da Sega, um jogo que busca a herança do passado para criar um novo valor, adaptando-o para o presente. Um game que não é feito para agradar fãs, mas sim feito para todos. É com vocês, Sonic Team. Por favor, não estraguem tudo de novo.

André V.C Franco/AvcF – Loading Time

26 thoughts on “Project Needlemouse: o New Sonic the Hedgehog da Sega?

  1. Uma coisa eu aprendi ao longo dos anos quando se trata da SEGA: só comentar quando eles lançarem a bomba. Tenho sérias dúvidas quando vejo o logo da empresa atualmente… o que me impediu de me deixar levar pela empolgação do Alien Vs. Predador, por exemplo.

  2. Sou da mesma opinião que o Tchulanguero.
    Só vou acreditar depois que tiver jogado e também saber como foi a recepção do jogo.

    Para mim a Sega já começou errando não lançando o jogo inteiro, em uma mídia e sendo vendido em caixinhas como qualquer outro jogo.
    Esse lance de ficar pagando por episódios é uma porcaria.

    Bem, veremos…
    E esse Sonic também será decisivo: se for um fiasco o jogo, ou as vendas forem ruins, a Sega pode decretar sua morte que ninguém mais vai ligar (com exceção das viúvas doentes uahauh).

  3. Quando eu penso que ela vai fazer algo certo, ela vem com essa marmota de lançar em episódios…. ¬¬ fala sério eu quero um game com caixa e que valha a pena ser jogado, ou seja, nos moldes dos antigos, mas com uma repaginada nos gráficos em 2-d e muita ação mas sem esse monte de amiguinhos flu-flu e humanóides que não tem nada haver com Sonic. Não é tão difícil fazer um game bom do sonic, é só seguir o excelente exemplo do 1 e do 2.

  4. O pessoal esqueceu (talvez) do Sonic CD que embora fosse meio repetitivo mesmo com as viagens no tempo…era ótimo…agora supremo na minha humilde opinião de trintão é o Sonic 2…você sabe quando um jogo é bom pelo tempo que ele consome de sua vida…posso dizer que joguei muito esse título…

  5. Sabe o que é mais foda galerinha? Como um bom nerd que passou a infância jogando Sonic… eu provavelmente vou comprar às cegas (ahá) assim como fiz com o Mega Man 10. Nessa ou eu me fodo com a bomba, ou me dou bem com uma grata surpresa.

    Eu ainda sou parceiro da idéia da Sega desencanar de fazer Sonic e entregar o projeto pra galera que desenvolve os jogos da série Mario Galaxy. Não sou nintendista (o André sabe muito bem disso)… mas reconheço que a Nintendo só soube administrar bem seu mascote. Muito bem, por sinal.

  6. I know that I’m speaking English here so I do apologise for that in advance. I wouldn’t trust ‘The Cycle’ diagram it’s an interesting theory, but I know the guy who made that diagram (it’s not from this site) and I wouldn’t trust him with a hotdog let alone his opinion.

  7. Eddy… Bayoneta no PS3 é uma vergonha sem condições humanas para a Sega se explicar. Semplesmente o jogo está uns 30% mais feio em um console que já se monstrou tão bom quanto ou até superior que seu concorrente (vide Uncharted 2 e Killzone 2 que em 720p dão de goleada em muito 1080p do concorrente).

    Bayoneta é um bom jogo? Apesar de todo o Hype crítico e do gênero que agrada uma seleta camada dos gamers, é um bom game. Mas com um problema vergonhoso da Sega para com os donos do PS3.

  8. Parece ser bom sim, nostalgico e talz, mas se ele não rodar o pé pra correr e continuar com quele pulo estranho, a Sega pode estragar tudo. São pequenos detalhes que fazem a diferença.

  9. Ei, pega nada Eddy. Pra isso que serve esse espaço: para compartilharmos informações e idéias. Na verdade faz anos que eu fico esperto com as notas que saem pelas diversas mídias. Ainda mais a Famitsu que representa tudo o que é hype da cultura defensiva nipônica.

    Uma boa alternativa é procurar por blogs (como esse rs), podcast (como o epicbattlecry) e afins para maior credibilidade no que é falado.

    Abs

  10. Mais uma chance para a combalida Sega… Uhm, eu vou esperar para ver. Espero que as esperiências bem sucedidas com o GBA sejam usadas aqui.

    Eu até prefiro jogos por download, mas em partes não!!! =/

  11. Opa….calma cara…o fato da Nintendo lançar o New Mario Bros. é que o Mario é sinonimo de sucesso….mesmo os que venderam pouco foram infinitas vezes melhores inclusive financeiramente do que o Sonic.
    Com vc mesmo descreveu, a franquia Sonic vem queimando o Filme jogo após jogo, tirando os Adventure, qual jogo do Sonic teve um resultado pelo menos medio?

    A Sega não tá a fim de se ferrar mais uma vez…como o grafico/piada que vc mesmo postou prova….Ninguem mais acredita num jogo Sonic. Eles estão fazendo isso pra ver se vira, por isso por Download e em episódios.

    Mas pode ter certeza de uma coisa: Se vender bem os episodios e ganharem boas criticas, além de conseguirem ressucitar a esperança na franquia, não só deles mas tb dos players, esse jogo sairá completo e com extras em versão Full em disco pros consoles

  12. O Alex falou certo, é bem capaz q o jogo saia em disco depois.

    E sinceramente, tô pouco me lixando pras intenções! O que eu quero é poder jogar novamente um jogo foda de Sonic q eu num vejo desde Sonic & Knucles…

  13. Cara, até que me provem o contrário a Sega tá vacilando feio com esse novo Sonic. Além de esse QUESTIONÁVEL lance de episódios (e eles agora alegam uma desculpinha esfarrapada do naipe “é algo similar ao que Sonic Knuckles fazia conectando se ao Sonic 2 e ao Sonic 3…” :P), o Sonic “banhado à 3-D” não está tão fluido e natural quanto deveria (ele pulando no vídeo que eu vi mais parecia um ioiô! :S )e ainda usam esse design do Sonic “Papa Léguas”, que vem sendo usado desde 2004, mais ou menos. Por mim usariam o mesmo sprite pro Sonic que usaram no Sonic 3 – mesmo que só seja pro Sonic, e não para seus inimigos – pois ao menos ele fluiria melhor, como um jogo desse naipe necessita.

  14. Aliás, a Sega adiou a parada aí pro fim do ano. O que eles deveriam fazer era adiar ainda mais, e lançar em Junho do ano que vem – quando o primeiro Sonic completará 20 anos de existência. Daí usam esse tempo todo pra melhorar ainda mais, e remover toda e qualquer cagada/bananada que tenham em mente enquanto ainda há tempo. Ou então cancelem essa merda logo de uma vez!

    Ah, e ninguém vai comentar do novo Rocket Knight? Seqüencia direta de Rocket Knight Adventures e Sparkster do Mega Drive (digo do Mega Drive pois a versão para Super Nintendo de Sparkster era um spin-off), foi “banhado à 3-D” e pelo jeito esse sim ficou muuuito doido! Seguramente melhor que o Sonic 4 – assim espero! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.