Por que a Nintendo ainda ama o GameCube?

Saudações aos leitores.

A essa altura vocês já devem ter lido alguma reportagem ou postagem de fórum dando conta do alarmante desempenho do Wii U em seus três primeiros meses. A depender da fonte da informação, mesmo que o enfoque possa ir desde a linha “omg! Nintendo is doomed” até “mas se olhar bem, o Wii U vendeu mais que o Wii em uma segunda-feira que choveu canivete”, a realidade é a mesma: o Wii U está mal das pernas e não encanta quase ninguém. Para mim, o principal motivo para isso é que a Nintendo ainda ama o Game Cube, e é aí que vem minha pergunta: por quê? Resposta para esse e outros questionamentos após o link.

Após clicar no link, talvez alguns leitores possam se perguntar “mas o que o Wii U e Game Cube tem em comum?” Pois eu digo que do que pude ver até agora do console, minha impressão é que a Nintendo quer mesmo resgatar o Game Cube. Antes de perguntar o porquê disso, minha primeira pergunta é por quê a Nintendo ama o Game Cube?

Símbolo do fracasso

Na minha opinião, o GameCube é fácil o pior console de mesa da Nintendo, e os argumentos para defender essa opnião são muitos. O primeiro e o mais óbvio e básico, é que o console foi rejeitado pelo mercado, amargando a lanterna da geração a qual fez parte e tendo os piores números de vendas que um console Nintendo já teve. E a causa desse fenômeno se deveu a vários fatores:

Design horrível: não foi à toa que o Gamecube recebeu diversos apelidos como “fogãozinho”, “forninho roxo”,”lunchbox” “LameCube” e por aí vai. Nennhum outro console da Nintendo jamais passou por isso, e justamente o design do GameCube foi o responsável por sacramentar a imagem de que consoles Nintendo são apenas para crianças.

Má fase criativa: a era Gamecube foi marcada por uma espécie de recessão criativa da Nintendo, cujo resultado foram alguns dos games mais fracos de suas principais séries. Super Mario Sunshine é o pior Mario 3D, os Mario Party pioravam a cada edição, Zelda Wind Waker foi uma brutal decepção, Mario Kart Double Dash era apenas razoável, Donkey Kong protagonizou toscos jogos com bongôs, os games Pokemon de mesa eram péssimos e por aí vai. Só Super Smash Bros.Melee que realmente foi um clássico (justamente é o jogo mais vendido do GameCube). E antes que perguntem por Metroid Prime, esse game foi feito interamente pela Retro, não pela Nintendo.

Biblioteca reduzida: apesar do número de jogos lançados para GameCube ser maior que o de Nintendo 64, a sensação é que há ainda menos games realmente bons para se jogar. O GameCube cansou de perder jogos para Xbox e PS2, sendo tão ruim quanto o Nintendo 64 nesse aspecto.

Apesar disso tudo, a Nintendo não só nunca admitiu publicamente o fracasso do GameCube como ainda por cima parece ainda hoje amar o console – e há algumas evidências que suportam essa hipótese. A primeira é o abandono do layout de Wii das caixas dos jogos para retornar à usada no GameCube. Vejam:

Além disso, o GameCube está sendo usado como base tanto o Wii U quanto para o 3DS, como mostram declarações de Miyamoto e Iwata. Segundo o presidente da Nintendo, a tecnologia de 3D estereoscópico presente no 3DS estava originalmente presente no GameCube – apenas não foi utilizada por questão de custo:

“GameCube also had circuitry for 3D compatibility, revealed Iwata. If attached to a special LCD screen, the system could display 3D images. Nintendo even had a functional 3D version of Luigi’s mansion. Due to the cost for the LCD screens, though, Nintendo decided that there was no market for the tech at the time.”

Embora o grande diferencial do Wii U, o Wii U Pad, pareça uma novidade para muitos e seja mostrado como um tablet, na realidade é uma nova versão disso:

Apesar do retumbante fracasso que foi na época, Miyamoto declarou que quer reviver a conectividade GC-GBA:

“I think it is very likely. I cannot tell specifically what ideas I used to have at the time which might be realized this time around. But as you might recall, at one of the E3 shows several years ago we showcased a game of Pac-Man Versus, which was a really interesting game. Unfortunately however it was rather hard for everyone to own four GBAs at the same time.”

“But at that time still it was not very easy or accepted. [Now, with Wii U], it’s not just creators outside the company are finding fascinating possibilities to be able to realize a game dream come true.”

Como se não bastasse isso tudo, Miyamoto ainda está trabalhando em Pikmin 3, cujos jogos anteriores de GameCube ninguém (além dos nintendistas mais fanáticos) se importou. E claro que não poderia deixar de notar o mais claro dos indícios da “gamecubização” do Wii U, o inútil remake do pior Zelda 3D lançado até hoje: Wind Waker:

Alguém pode me explicar qual o sentido em gastar dinheiro, tempo e recursos com um remake cuja demanda é próxima a zero? Quando vi o video desse remake pela primeira vez eu imadiatamente me lembrei daquela fatídica Nintendo Space World 2001 e da péssima reação ocorrida quando Wind Waker foi mostrado pela primeira vez. Doze anos depois, após vermos aquele trailer HD incrível do que seria um Zelda para Wii U, novamente recebemos o Link “Menina Super Poderosa” de Wind Waker.

Por fim…

Vejamos…Pikmin, Wind Waker, console de mesa com acessório com tela extra, box art com borda arredondada central…esse console é o GameCube, certo? Pois essa descrição na realidade é infelizmente a do Wii U. Embora não haja nenhum motivo plausível para tal, o fato é que a Nintendo jogou fora todo sucesso conquistado com o Wii e resolveu retroceder à infeliz fase do GameCube. Portanto, a ausência de um motivo lógico para tal me força a crer que a Nintendo simplesmente ama o GameCube, afinal não é preciso lógica para amar alguém ou algo, certo? Dessa forma fico a imaginar que caso o GameCube tivesse um desempenho alguma coisa superior ao que teve de fato, jamais veríamos o Wii, e que alguma coisa presente naquele aparelho impede Miyamoto, Iwata e cia de deixar de gostar daquela máquina. Consigo até imaginar a cena: “então pessoal, ganhamos uma grana legal, viramos líder e está tudo beleza. Que tal então a gente tentar fazer o GameCube dar certo de novo? A gente mantém a marca Wii, só pra pegar uns bobinhos e mostraremos ao mundo o que eles perderam por desprezar nosso querido Cube!”

O resultado não poderia ser outro, e o Wii U afunda nos gráficos de vendas e faz a Nintendo perder dinheiro como há muito não se via. Aliás, até jogos está perdendo, vide o caso recente envolvendo Rayman Origins. Em resumo, até o presente momento, o Wii U é um enorme fracasso, logo colocará a Nintendo em uma crise, caso alguma coisa seja feita. O duro é enquanto isso a Nintendo perde tempo com tolices do tipo “year of Luigi”:


Apenas um recado, Iwata: Luigi começa com L de loser.

AvcF – Loading Time.

85 thoughts on “Por que a Nintendo ainda ama o GameCube?

  1. Se a sony lanca remote play para o ps3 é uma sacada genial , se a nintendo faz ela ta voltando a uma epoca tosca ?

    Se a microsoft lanca um app para tablet e genial mas se a nintendo faz e tosca ?

    Eu realmente não consigo entender essas coisas.Tudo que a nintendo faz e tosco e decadente (ta o virtual boy realmente era) se a concorrencia imita e genial , mas o da nintendo continua decadentee tosco.Eu realmente tento entender as crusadas que algumas pessoas levam . Mas a nintendo vendeo 60000 wiiu em janeiro e caminhar para a falencia , mas nao vejo esse tipo de comentario para a sony que vendeu nem a metade de vitas nesse periodo de tempo , mesmo caminhando para a concordata . E dificil entender essas coisas

    1. Já faz um tempo que eu não lia um texto tão sem noção como esse, baseado em opiniões próprias e sem fundamento. Veja um trecho entre vários absurdos desse texto ” Zelda Wind Waker foi uma brutal decepção” agora vejam vcs mesmos a analise do game no site METACRITIC ( onde se faz uma media juntando todas as notas do game nos mais diversos sites conceituados) http://www.metacritic.com/game/gamecube/the-legend-of-zelda-the-wind-waker/critic-reviews dai vc percebe o nível de credibilidade desse texto.

    2. Pois bem a Nintendo só faz para crianças,não para adolecente ok? que nem eu gosto do NGC e N64 alem dos gráficos antigos pra min vale apena gastar dinhero para jogar com 4 pessoas. Agora se vocês não gostam dela fale das outras marcas, JÁ MAIS GOSTAREI DA SONY E DA SEGA, alem de ser para mim jogos super chatos .Nintendo só para jogos divertido , eu me divirtor muito com ela.

  2. Felizmente isso sobre Wind Waker não é mais que opinião, porque eu adorei e depois de zerar Twilight Princess(no Wii!) posso dizer que é meu Zelda favorito até aqui. Este último, penso que gostaria até mais se tivesse jogado no Cube, que acho melhor que o N64.

    Mesmo achando WW um ótimo jogo, preferiria que ele fosse lançado no formato original, num Game Cube VC. Não gostei dessa repaginada. Agora sobre esse lance do “Ano do Luigi”, também achei muito estranho.

    A Nintendo fez umas belas cagadas nesse começo de vida do WiiU, mas prefiro esperar pra ver.

  3. Já falei em um texto anterior que o GameCube teve um azar daqueles mesmo, e poderia muito bem ter vingado. Mas não costumo agregar vendas de um console como método para classificá-lo como “o pior” ou não – se fosse assim, o Grupo É o Tchan em meados de 1996 seria um clássico! E eu que pensava que o pior console da Nintendo era o Virtual Boy, vejam vocês…

    O curioso é que hoje em dia eu vejo uns “falso troo” (de idade inferior á 20 anos de idade) que defende o GameCube à ferro e fogo, e malha o Wii por não ser exatamente o que eles querem.

  4. Discordo do texto, DS, Wii e 3DS começaram com sérias duvidas de muita gente, inclusive vendendo pouco e após alguns meses e lançamentos viraram fenomenos. É necessário aguardar no minimo os grandes lançamentos do console como Mario Kart pra falar alguma coisa. E outra, pode se apontar vários motivos para o GameCube não ter sido um sucesso, menos a qualidade dos seus jogos.

  5. O Wii estorou por 3 anos seguidos nos EUA, ficou quase possível encontrar o mesmo em solo estadunidense. O DS estorou com 2d Mario, Brain Age e Nintendogs, em 2006. o 3DS só vende bem no Japão, ainda no resto do mundo tem vendas meh. E só vende bem no Japão por capturar um público diferente, com Animal Crossing. As mulheres entre 19-35 anos.

    O Wiiu infelizmente é uma homenagem ao Gamecube. A nintendo quer fazer o que ela quer, não o que o público precisa.

  6. Realmente, de tudo o que foi colocado nesse post, a única coisa que eu concordo 100% é o título. A Nintendo realmente ama o GameCube de paixão. Já vi comentários de Reggie, Miyamoto e Iwata sobre a qualidade superior do hardware em relação a concorrência da época, em outros posts já li comentários sobre o sonho da Nintendo em reduzir o GameCube para lança-lo como portátil (3DS?) mas não concordo com a forma tão critica como o artigo foi conduzido. Igualar o Wii U Pad a conectividade do Game Boy com o GameCube foi golpe baixo. Conectividade sempre foi explorada de uma forma ou de outra por várias empresas.
    Como disse o Bandoni, tudo o que a concorrência faz é uma grande sacada, é genial (não que seja a opinião desse site que eu tanto respeito e admiro) mas pera-la, não é assim também.

    Concordo: Pikimin só jogou quem era Nintendista; o design do console era horrível; a insistência em lançar acessórios inúteis (caso dos bongos de DK), a falta de criatividade imensa (Sunshine e Double Dash eram horríveis) e o Link do WW realmente tem cara de menina superpoderosa!

    Discordo: Design de console nunca foi o forte da Nintendo, SuperNES e Nintendo64 também eram horríveis, mas e daí? O primeiro XBOX era ridículo (e o 360 não é lá aquelas coisas), o PS2 só ficou aceitável na versão Slim e o PS3 nem na versão Slim e Super Slim(!) deixou de ter cara de George Foreman Grill. Então Design é gosto é subjetivo e não tem relação ao sucesso ou fracasso de uma plataforma.

    Mas vamos conversar francamente, como diria Chacrinha, nada se cria tudo se copia… O DS por si só já é uma ideia que foi utilizada décadas atrás e que foi repaginada, reimaginada e turbinada tecnologicamente para uma geração touch.
    O GameCube sucumbiu pelo mesmo problema que sucumbiu o N64, falta de apoio das thrird-parties (Alguém se lembra do último Street Fighter lançado para um console de mesa da Nintendo?).
    Mas não foi por falta de tentativa da Nintendo que as parcerias não aconteceram, já que ela deixou Star Fox Assault a cargo da Nanco, F-Zero a cargo da Sega e Zelda para a Capcom. Ela tentou, ela correu atrás, e tenho certeza que nesse caminho ficou mais picaretagem dos parceiros em quem ela confiou do que falta de apoio dela com os parceiros.
    A série Resident Evil ser toda relançada para o GameCube, RE como remake e RE4 com exclusividade e tempos depois a Sony receber um port para o PS2. Lembro das reportagens da época que a Capcom jurava de pés juntos que RE4 só sairia para GameCube. E a Nintendo fez um bom trabalho, conseguiu fazer com que a Capcom mantivesse essa promessa por mais de 1 ano!
    Num post nesse mesmo site li que a Nintendo seria a única salvação para a SEGA. Muito justo e esclarecidos os argumentos naquele post, com uma boa dose de ironia sobre o destino. Mas eu me pergunto, será que isso não aconteceu? Será que a SEGA (ou seus funcionários) não perceberam isso? Será que a Nintendo não gostaria de ter a SEGA como uma thrid-party nos moldes da Retro? Mas quanta picaretagem não deve ter rolado nas parcerias anteriores, quantos disse-me-disse que nunca foram concretizados? Não só por parte da SEGA pode ser da Nintendo também, mas eu tenho convicção que do lado da Nintendo tenha sido bem menor.
    Porque? Porque é um negócio, e esse tipo de coisa acontece.

    Eu não sei se os leitores percebem (coisa que nosso querido blogueiro sagaz percebe muito bem) a Nintendo não compete mais com a SEGA, com a joint-venture que originou o 3DO, com a SNK e o seu NEO-GEO, ela compete sozinha, com a SONY e a MICROSOFT. Duas empresas que simplesmente ditam tendências no mercado global de tecnologia, com ramificações no mercado de eletrônicos, entretenimento, tecnologia em geral. Uma tem estúdio de Cinema, a outra só domina 90% dos Sistemas Operacionais de desktops do planeta.

    Então vamos ser justos, se a Nintendo ama o GameCube é porque ela sabia o potencial do aparelho, tanto é que ela nunca fez questão de esconder que o Wii nada mais era do que um GameCube melhorado (e nem tão melhorado assim) mas ela remodelou toda a interface do aparelho, e isso fez dele um sucesso.

    Gente, “vídeo-game” é apenas uma “divisão” de negócios dessas empresas, enquanto que para a Nintendo é a vida dela. Ser diferente é a sua única salvação. É como ser uma ilha, é motivo de maior segurança e também sua maior fragilidade.
    O Wii U tem agora a missão de resolver os problemas (deficiências) do Wii (conectividade, HD, memória) e agregar valor ao produto (Wii U Game Pad). Ela como software-house vai ser a única a tirar proveito do potencial desse novo acessório, assim como aconteceu com o Wii. Mas eu repito novamente, e daí? Poucos estúdios e jogos faram algum uso desse acessório, mas isso também aconteceu no Wii, e mesmo assim ele liderou uma geração.

    Eu acredito, e isso eu digo sem base, sem fundamento nenhum, apenas por percepção, sentimento. A Nintendo deve estar apostando mais nos problemas internos dessas empresas, do que nos seus próprios recursos. A Sony vem de um período duro com a divisão Playstation, o PS3 (PS Move é uma vergonha sem precedentes) não obteve sucesso (nem lucro) para justificar os investimentos e o PS Vita dispensa qualquer comentário, sem contar a guerra para definir o Blue-Ray como nova mídia padrão de mercado custou muito caro, deixou antigos parceiros amargurados e a adoção é mais lenta que a do DVD que ainda vive firme e forte.

    Já a Microsoft com o seu Kinect fez algo realmente diferente, e que não obteve lucro nenhum com isso na divisão XBOX. Acionistas aliás pedem a cabeça de Steve Ballmer (de quem eu sou fã assim como Bill Gates) por conta dos gastos com pesquisa e retorno desproporcional, afinal, quantos jogos tem o Kinect, ou alguma compatibilidade com ele? Eu acredito que o Kinect e o seu conceito são muito bons, mas a Microsoft ainda não descobriu como ganhar dinheiro com ele.

    Quanto de dinheiro rola para que uma Eletronic Arts lance uma versão exclusiva ou com antecedência para a plataforma X ou Y, uma Konami que hoje vive só de Pro Evolution Soccer (de vez em quando um Metal Gear), uma Square-Enix que lança um Final Fantasy pior que o outro? Sério, a Capcom lançar Street Fighter 4 no 3DS logo no lançamento e não no Wii? Porque? Porque o Wii não é Full-HD, porque não tem conectivade? E o 3DS por um acaso é Full-HD? Tem uma super conectividade? Gente, pra mim é obvio que o não lançamento de uma franquia desse porte para o Wii é por conta de acordos milionários com a Sony e Microsoft, e não por conta de uma “politica de qualidade” da Capcom. Aí vocês me dizem, ah mas a Sony tem o PS Vita…. Sério? Vocês acham que a Capcom iria renegar o 3DS por conta do Vita? Uma coisa é console de mesa, outra é portátil.
    Criou-se um mercado de exclusividade, por conta do dinheiro gasto pela Sony e Microsoft para terem em seus consoles jogos exclusivos ou lançamentos exclusivos. Criar custa caro, criar uma nova franquia então custa mais caro ainda. Quem andou pagando a conta nessa geração? Não foi a Nintendo! Que sobreviveu muito bem apenas com os seus lançamentos.
    Mas ela sabe que não pode viver somente assim, ela precisa que as atuais franquias aportem na sua plataforma, mas a que custo? A Nintendo não tem o mesmo “poder de fogo” das suas concorrentes, resta a ela oferecer um produto que atenda a essas software-houses e esperar que elas trabalhem em cima da plataforma. Mas até lá, a Nintendo vai ter que se virar sozinha.
    Como eu disse, são percepções minhas sobre como eu vejo o mercado como um todo, não tem nada cientifico nisso.
    A verdade pra mim é, a Sony como um todo precisa sair do vermelho, quando você vê um executivo-chefe do porte do Kaz Hirai dizer que só mostra o novo Playstation depois que a Microsoft mostrar a nova plataforma dela, é porque o cara não anda batendo bem da cabeça.
    A Microsoft lançou um sistema operacional totalmente novo que está sendo posto em xeque pelo mercado (a interface Metro, ou Modern, não tem nada haver com o mundo desktop, e as plataformas móveis de tablets e smartphones não sabem o que é Microsoft há muito tempo e principal pensador do novo sistema pediu as contas e foi embora (mesmo sendo cotadíssimo para ser o novo presidente da companhia).

    Ou seja, elas tem muito mais preocupações e menos dinheiro para gastar nas suas divisões de “vídeo-game” nessa geração do que na geração passada. Então as produtoras vão ter que se virar para manter os lucros, e essa é a oportunidade da Nintendo.

    Bom, é isso, acho que já me delonguei demais e joguei muita informação para ser digerida.
    Só queira deixar claro mais uma coisa, o design do GameCube pode ter sido um lixo, mas o seu controle é o melhor que eu já tive oportunidade de usar!

    Abraços.

    1. Concordo com a maioria das coisas que disse. Ainda acrescento:

      – Um Street Fighter EX 3 ficaria bacaninha em um GameCube (enquanto o EX1 e/ou o EX2 – acho que mais o EX 1 mesmo, em versões Plus ou Plus α) cairiam no N64 como uma luva.

      – Os designs do NES, do Famicom e do Super Famicom (ou do Super NES europeu) me agradam, em especial o do Super Famicom, que dá uma tunda generosa no do Super NES estadunidense.

      – Devo ser o único que discorda que a Sega nas mãos da Nintendo seria algo plausível (sequer seria garantia de sobrevida à Sega, ao ver a Nintendo levando gostoso na boleia como na atualidade). Seria como se a Nintendo quisesse adquirir a SNK. A Sega, a meu ver, teria mais “cara” pra ser da Microsoft.

      – Esse lance de o Wii não ter tido Full HD deu uma matada boa na Nintendo. Quando ele saiu foi sim uma sensação, mas… sei não, acho que a coisa toda passou e Wii U não deverá ter o “rabo” que o Wii teve perante o público (já não está tendo, na verdade).

      – Quanto ao Blu-Ray ter encarecido as coisas, um pequeno “flood”: a essas horas, o HD-DVD deve estar gargalhando do túmulo. 😛

      1. Trouble Man, pra você ver como a coisa é tão feia com a Nintendo pro lado das suas “parceiras” que nem os spin-offs das séries principais aportaram nas plataformas de mesa dela. O design dos consoles Japonês era bem diferente do americano que era considerado uma caixa de sapatos!!! Particularmente eu sempre gostei mais do formato americano que do japonês, mas gosto é gosto!
        Também concordo com o lance da Sega e o seu exemplo com a SNK encaixa certinho nisso. Mas o post aqui do site foi bem interessante com uma boa lógica, ainda mais que a Sega possui uma quantidade de títulos muito mais popular e diversificada do que a SNK, mas também acho que não é perfil da Nintendo adquirir franquias e sim cria-las.
        Sobre a questão do Full HD no Wii, foi mais uma questão de filosofia (e necessidade) do que visão de mercado. A Nintendo pegou o seu produto que considerava bom (e realmente era) remodelou e lançou com uma nova cara. Para a Nintendo, ter tecnologia de ponta em seus consoles nunca foi uma premissa, e o Full HD na época estava apenas começando, infelizmente para a Nintendo essa tecnologia pegou muito rápido, e serviu de “bode-expiatório” para que algumas software-houses justificassem o não-lançamento de seus títulos para o console.
        Concordo em grau, número e gênero! Se pudesse ouvir o HD-DVD falando eu ouviria: “aqui se faz, aqui se paga!!!”

        1. Mas o grande vacilo da Nintendo foi esse: não olhou pra frente. Porra, qualquer um sabia que essa paradinha de Full HD seria o formato do futuro, que depois de um tempo as resoluções antigas seriam enterradas. Mas o ponto da Nintendo foi conseguir uns bons trocados às custas dos jogadores casuais. Não acho que isso se repita depois que, digamos, a moda tenha passado. Sim, pois acho que esse pessoal que comprou o Wii de “momento” (donas de casa, velhinhos, e tal) nem deve lembrar mais de videogame.

    2. Ninguém comentou sobre a mídia usada, que certamente também foi um divisor de águas. Xbox e PS2 com disponibilidade de 4.3GB enquanto o Game Cube tinha meros 1.48GB. O Game Cube sofreu do mesmo mal que o Nintendo 64.

      1. Não sei ao certo. Esses disquinhos, até onde sei, tem a mesma capacidade de armazenamento daquele tal GD-Rom do Dreamcast (ou seja, cerca de 1.5 GB). Me pergunto se não era possível fazer uns desses MiniDVDs (ou mesmo no GD-Rom) uns discos Dual Layer (“camada dupla”), o que daria uns 3GB pra cada um e minimizaria essa desvantagem.

        Pra mim se o jogo (ou a concepção do mesmo) não for boa, podem pôr a mídia que for (até Blu-Ray) que absolutamentenada o salvará! Porém contradizendo isso ainda insisto que se o GameCube saísse na época do Nintendo 64 (digo, não com absolutamente todas as características, pois em 1996 isso seria pra lá de impossível), o panorama atual certamente seria outro.

        1. Trouble Man e Sérgio, eu particularmente acredito que a escolha da mídia pela Nintendo também tenha sido errada, ou fora de timing. Assim como foi com a não adoção do Full HD e serviu também como justificativa para as produtoras recusarem a plataforma.
          Trouble Man não tem muita lógica você escolher uma mídia de 1,5GB pra utilizar dupla camada em seus jogos, além de tornar o processo mais caro, fica totalmente sem noção, sendo que você tem a disposição uma mídia com a mesma tecnologia com mais que o dobro da capacidade.

  7. O Everton Felix acabou escrevendo um texto bem mais lúcido que o autor do blog, que parece não saber mais onde buscar motivos pra reclamar e reclamar. Repito, é cedo demais pra tudo isso.

    1. Olá Will, fico lisonjeado pelo elogio… Eu acredito muito nesse blog, que sempre vem com informações muito interessantes e esclarecedoras, mas fiquei muito chateado com o tom pesadamente pessimista com relação ao novo console, por isso me senti com uma grande vontade de postar o meu comentário.
      Acho saudável olhar os erros do passado e evitar que eles sejam cometidos no futuro. Eu tenho um Wii U do pacote Deluxe e realmente, Nintendoland não vai ser o Wii Sports dessa geração, mas gosto muito do conceito do console (acessar a internet pelo Wii U Game Pad é sensacional!) e ele tem todas as características de que um console de mesa precisa ter, e o suporte ao Português do Brasil é completo.
      Enfim, concordo com você quando diz que é muito, mas muito cedo mesmo pra jogar tão pesado contra assim.
      Lembro até hoje da minha cara feia quando vi o DS. Pra mim era impossível a Nintendo matar o produto, conceito e até o nome do único produto (GameBoy) que pagava as contas (eu não conto Pokémon). Eu seguia a linha tradicionalista de que um novo GameBoy deveria surgir mais turbinado, mais tecnológico (tipo um PS Vita) e bom, não preciso nem dizer o quanto eu estava errado.
      A escolha do nome Wii pra mim também era absurdo, quando Revolution já era praticamente utilizado e aceito por todas as publicações. Mas também vejo hoje que o nome não poderia ter se encaixado tão bem no conceito do console (mas sou contra Wii U, pra mim foi medo+falta de criatividade).

  8. Será que a Nintendo acha que o gamecube é um console a frente de seu tempo e esta tentando provar isso? Eu ia comprar o Wii U, mas desisti, comprarei apenas o 3DS pra suprir minhas necessidades nintedistas hehe!!!!

    1. Se você realmente gostar de Nintendo, na hora que mostrarem o novo Mario do time do Galaxy, um Zelda, ou mais um Metroid Prime você saíra correndo pra comprar. Não tem coração que não amoleça.

    2. Olá Flávio… não, não acho que a Nintendo ache isso do GameCube, pra mim, ela juntou criatividade com falta de verba :-)!!! Mas sério agora, o conceito deveria ser inovador e ela sabia que era. Ela lançou um conceito e não um console. O hardware não fazia diferença pra ela, que apenas corrigiu e melhorou aquilo que precisava.
      A época a Nintendo sabia que o risco era tão grande, que o objetivo era não vender menos que o GameCube. Conseguir isso já seria considerado um grande sucesso para ela. Mas, e agora? Existe uma “vibe” muito grande em torno do Wii U, e a Nintendo precisa ter um console com o mesmo impacto do Wii, com os requisitos dos concorrentes e ainda por cima trazer uma grande inovação. Não vai ser fácil manter o nível do Wii, aliás eu acho impossível. Mas acredito com grande certeza que ela vai enfrentar muito bem os seus concorrentes.

      1. Realmente, a Nintendo precisava com o Wii U, mostrar aquele ar de inovação, algo que já ficou marcado pra empresa, atender essa expectativa. O conceito do Wii U é muito legal, mas só o hardware bacana não vende console, e os ports mostrados deixaram no ar um tom de algo ultrapassado, poucas coisas novas foram mostradas pra justificar a compra de uma plataforma diferente. E sim Renato, não,tem como não amolecer diante de novos games de Mário e Zelda hehe. Por isso providenciei meu 3DS pra jogar Nintendo ate decidir se compro o Wii U, ou ficarei como na geração atual, que Nintendo pra mim foi só DS hehe!!!

  9. É inegável a semelhança entre os dois consoles, mas a diferença está no ponto da jogabilidade assimétrica. No GameCube, utilizar duas telas pra jogar era apenas uma boa ideia mas mal executada, não vingou, já no WiiU a jogabilidade é padrão. A proposta do Gamecube acabava sendo a mesma do PS2 onde ele foi massacrado. No WiiU, apenas se os consoles da Sony e Microsoft resolverem imitar também seria padrão ter jogabilidade em duas telas, o problema é que isso encarece muito o console além dos já esperados robustos e caros aparelhos nextgen.
    A Nintendo desde o DS e o Wii mudou sua ideia para implementar novas formas de jogar a cada geração de modo padrão, somente assim eles podem criar jogos realmente únicos para a sua plataforma, o sucesso ou não do WiiU vai depender é da boa vontade das thirds em produzirem jogos pensados na plataforma e não apenas ports com suporte a off TV.

    1. Olá Renato Pedreira… eu concordo com você, o fracasso do GameCube foi realmente o de competir com o PS2, bem depois do seu lançamento, nos modelos que já estavam impostos no mercado por ele.
      Outra coisa que você disse as outras produtoras com certeza vão querer investir em poder de hardware uma contra a outra e acho que vão se arriscar bem menos com novidades. Apesar que eu acredito que a Microsoft tenha grande vantagem sobre a Sony nesse quesito, pois já possui o Kinect que com certeza agora virá embutido e também está trabalhando num dispositivo de tela adicional, o smartglass… Mas só o futuro pra dizer qual o caminho vai dar certo.

  10. Eu poderia retrucar vários pontos do texto, mas além de já o terem feito de forma excelente nos comentários acima, vou seguir o exemplo do outrora divertido escritor e dizer algo baseado totalmente no meu gosto pessoal: meu forninho da Nintendo é de longe uma das melhores coisas que tenho em minha coleção! Aliás, acabei de comprar um joguinho tosco pra ele, coisa de uma empresa fulera lá de Kyoto.

    1. Olá Rafa Punk… Eu deixei esse negócio de “ista” há um bom tempo, ou mais ou menos, sou profissional Certificado Microsoft e não tenho um Xbox, até gostaria de tê-lo, até acho ele interessante, agora um Playstation eu não teria nem se fosse o último vídeo-game da terra!!!! (olha o “ísta” aí). Mas o cubinho roxo (o meu é prata) realmente é engraçadinho! Como é que podem falar mal daquele negocinho tão bunitinho!!! 🙂

      1. Ih cara, na minha coleção tem Nintendo, Sega e Sony. Microsoft não tem porque nenhum dos dois consoles dela tem algum jogo que realmente me interessa. Na minha opnião o GameCube tem dois grandes defeitos: ele não teve nenhuma inovação e segue a mesma linha da Sony, investimento em hardware, e não teve apoio massivo das terceiras, o que resultou em menos jogos, o único grande motivo de um console não funcionar. Se um console tem jogos bons, pode ter o formato de um patinho de borracha que vai vender horrores do mesmo jeito. Aliás, se tem duas coisas que não podem se repetir no Wii U e que me preocupam um pouco são essas, investimento somente em hardware (gráfico principalmente), que não é a praia da Nintendo e falta de apoio dos estúdios, de resto que lancem outro Double Dash!! (melhor Mario Kart na minha opnião), outro Wind Waker (que não é o meu favorito, mas longe de ser uma merda) e outro Metroid Prime (F O D A !), que foi feito por um excelente estúdio secundário da Nintendo, a Retro Studios.

        E não é roxo, é indigo, hwa hwa hwa… o meu é o modelo preto, que aliás tem aquele material fosco que eu adoraria que tivesse no Wii também.

        1. kkkk patinho de borracha foi foda! E realmente a cor é Indigo!!!
          pois é, um console tão legal e que não foi pra frente, mais por falta de apoio das terceiras, porque se tivesse tido um apoio legal, eu acredito que ele teria dado bem mais trabalho ao PS2. Mas enfim, águas passadas… Mas a geração do Wii foi difícil pois foi lançado junto ao X360, e quando eu digo eu acho que foi no mesmo dia ou pouca coisa de diferença. Agora a Nintendo deu a largada nessa geração, e com uma proposta novamente diferente. Eu não acredito no poder de reação da Sony, acho que no quesito inovação, o novo Xbox vai dar bem mais trabalho e se encarregar de enterrar a marca Playstation.

          1. Já pensou se enterra? Hmm, vou sentir que minha adolescência foi vingada pelo que ocorreu entre 1995 e 1999 (o PlayStation 1 como líder; sempre achei esse console de uma ruindade ímpar, apesar de sensacionais jogos/franquias terem nascido nele e feito bonito, como Resident Evil, Metal Gear Solid, Gran Turismo, Final Fantasy VII, Silent Hill, etc.), hehehe! E quanto à isso de “um Playstation eu não teria nem se fosse o último vídeo-game da terra!!!!” eu fui simpatizar só com o 3, vejam vocês! Apesar de ser mais pesado que uma scooter ( 😛 ), pra mim ele remete o Sega Saturn (era fanzaço dele na época, mas hoje devo reconhecer que o Saturn não me cai bem; sei lá, parece ser meio “no tranco”, não rola legal…), só que atolado de jogos e vendendo bem pra caralho, heheheh! 😀

            E o GameCube foi sim mal aproveitado;. Como havia dito antes, mais franquias consagradas deveriam existir no console. E pensar que era pra eu ter tido um Xbox (o primeirão) no lugar do GameCube pois meu tio não conseguiu trazer um dos EUA dado o tamanho descomunal do bicho, com medo de a alfândega confiscar (ah tá, viu!). E eu nunca fui contra a Microsoft, embora reconheça que talvez devesse ter jogado bem mais o primeiro Xbox e o 360 pra concluir isso.

            Mas de boa, Everton: cê acha mesmo que nessa geração enterram de vez a marca PlayStation? Sei não…

          2. Trouble Man, eu acho que enterra sim… vendo a conferência da Sony para o Playstation 4 comecei a achar mais ainda! A Microsoft com certeza vai vir com uma plataforma matadora também, mas a inovação dela é mais consistente do que a da Sony que está apostando mais em poder de hardware (mesmo porque ela só sabe fazer isso).
            A Microsoft além da inovação do Kinect, que com certezaa vai ser melhor aproveitada, vem matando a pau com a integração do Xbox com o Windows 8 e Windows Phone, tanto que vários serviços de música, entretenimento vem com a marca e o logo do Xbox.
            É que as gerações e console estão mais esticadas que antigamente e eu também acredito que a Sony tem bala na agulha pra manter o seu aparelho vivo…. mas eu definitivamente acredito que essa seja a ultima plataforma de mesa que ela lançará.

  11. Hmmm… vamos lá…
    Sobre o Game Cube:
    1 – Gamecube foi sim o “pior” console da nintendo. Embora eu goste muito mais dele do que gosto do N64, acho sim que o número de vendas diz muito sobre a qualidade geral de um produto. Se o mercado o rejeitou, é porque ele não estava adequado à expectativa do público da sua época, e o que uma empresa precisa para existir é ganhar dinheiro, não ser “artística e espirituosa”.
    2 – O N64 e o SNES eram máquinas fisicamente mais “sérias” que o fogãozinho. Tinham uma aparência mais robusta, e pareciam muito menos com um “brinquedo” que o gamecube.
    3 – A falta de grandes jogos do gamecube foi de amargar mesmo! Mario sunshine foi o pior jogo “mario” que já comprei. Não havia jogos de thirds (nessa a culpa não é bem da nintendo), e pra piorar, Star fox, Zelda, Mario, e até Donkey Kong, foi tudo uma droga… Só salvou mesmo o metroid.

    O que tudo isso tem a ver com o Wii U? Bom… Depois do desempenho decepcionante com o N64 e o GC, a resposta do público à nintendo “old school” foi massiva no wii, e no DS (este, apenas depois de abandonarem os ports de N64 e retomarem a filosofia “gameboy”). Então… porque ignorar isso, lançando um gamecube portátil capaz de renderizar shaders, e um “gamecube 2” com gba embutido?
    Nâo se enganem, gosto da ídeia do controle na verdade, mas quero jogos. Jogos de verdade, não um port preguiçoso de new mario bros ou um remake do terceiro pior zelda já feito (só perde pra spirit tracks e phantom hourglass). Aqueles jogos que faziam as pessoas dizerem “gasto uma nota preta se precisar, mas quero jogar isto!”.
    Os últimos jogos nintendo que provocaram isso foram new mario bros wii, e… (me apedrejem) wii sports!

  12. O autor do texto quis mostrar que a estratégia que a Nintendo está utilizando com o WiiU se assemelha muito com a do Gamecube, e isso é claro para todos eu acho. Ele não está alardeando o apocalipse para o WiiU, está mostrando o que deu errado até agora se baseando em fatos e números. É claro que ele expressou algumas de suas opiniões pessoais porque é isso que devemos fazer não é?
    Eu amo meu Gamecube, adoro Wind Waker, Mario Sunshine, Mario Kart Double Dash, Baten Kaitos entre outros clássicos, mas não da pra negar que a Nintendo errou na estratégia e a atual do WiiU se parece muito, a diferença entre eles eu expus a minha opinião em outro comentário acima.

    1. Sim, você está certo sobre a semelhança na estratégia usada no GC e no Wii U. E é exatamente isso que me preocupa.
      O GC teve seus clássicos. Passei muito tempo com F-zero GX (que, se não é melhor que F-Zero X, ao menos matava a saudade), Tales of Symphonia, e (pasmem) Final Fantasy Cristal Chronicles, além de Twilight Princess, que comprei para o GC porque não tinha um wii na época. Isso, e alguns multi muito bons (mesmo que as vezes inferiores às versões concorrentes) que ele recebeu no começo do seu ciclo, como bauldur’s gate, soul calibur, e uma meia dúzia de outros.

      O que deu errado no gamecube? Simples, a nintendo não foi capaz de produzir grandes títulos de forma constante, e o volume da base instalada não justificava o investimento das thirds. Então, os novos títulos simplesmente desapareceram Do console.
      E é exatamente esse o ponto que me preocupa sobre o Wii U: a matriz japonesa continua incapaz de prover seus consoles de exclusivos realmente bons de forma constante, a filial americana continua ignorando títulos de franquias menores, e continuamos sem grandes jogos, que nos façam gastar uma fortuna apenas para jogá-los.
      Os multi já começaram a evaporar, e alguns exclusivos já migraram pra outras plataformas. Se esta situação continuar, o futuro não é muito promissor pro console…

      1. Concordo com tudo o que você disse, acho preocupante, mas acho que ainda é um pouco cedo para julgar tal abandono, a Nintendo terá de reagir pra ganhar um terreno sustentavel e duvido que faça o mesmo sucesso do Wii.

  13. Concordo com muita coisa, mas isso tudo é chupinhado do Malstrom (que fala coisas certas, mas também sabe ser incoerente).

    Preferia um texto seu do que um eco do velho Sean.

  14. É sério esse post? Na boa, tenho os dois aqui, e tomara, mas tomara mesmo, que seja um Gamecube em termos de qualidade dos jogos. Porque se for pra rebolar que nem no Wii, compro o console pela 2 vez na minha vida.

  15. Descordo que é chupinhado do Malstrom. Não se pode concordar com ninguém e apresentar argumentos lógicos que já está copiando tal pessoa.

    Não falam isso quando se pronunciam os lugares-comum como: mercado casual, que os smartphones estão roubando mercado de portáteis ou que jogos de wii não são jogos de videogame. Não se procura saber da onde veio esses preconceitos e visão de análise erradas, não se procura corrigi-los ou, ao menos, argumentar para ver se tem algum fundamento( e normalmente, não tem, como sabemos).

    Mas é mais fácil desmerecer um argumento do que contra-argumentar. Dessa forma prefere dizer que veio de alguém e essa pessoa não sabe nada. Ou que é copiado, portanto não tem valor. Mesmo que avcf tenha opinião semelhante ao referido autor. Ele demonstrou como chegou a esse ponto. Não copiou e colou a opinião de outra pessoa.

  16. Ha, é engraçado ver esses posts.

    Quando os “rardecore” ,ou os que acham que são, elogiam DEMAIS um console com graves problemas para atingir seu público, é sinal de as coisas vão mal.

    Quando o console é sucesso, como o Wii, esses mesmos “rardecore” malham o console até.

    Esses sim são os reis da incoerência. Gosto dos textos do André, mas deve ser duro pra ele ser tão incompreendido assim.

    Carambola, se o Wii U é essa maravilha toda como dizem o pessoal aqui, por que ele não vende? Simples assim.

    E se o GameCube teve jogos “maravilhosos”, por que ficou atrás do Xbox 1 (que tinha jogos menos “maravilhosos”).

  17. O comentário do Everton Felix foi bem mais plausível e analítico que o do AVCF. Aliás, o texto é precipitado, publicitário e aposta em argumentos que, a meu ver, não podem ser constatados agora. Acompanho o Loading Time há uns 3 anos e, não me lembro de ter visto um outro texto tão fraco de argumentos factuais – e não somente baseado em questões subjetivas.

    O Gamecube teve sim o pior desempenho da história da Nintendo em consoles de mesa. Amargou a terceira posição em sua geração, pelas questões que já conhecemos. Isso já é lugar comum para quem está minimamente iniciado na história recente dos jogos.

    No entanto, querer presumir que o fracasso do Gamecube ter acontecido devido ao fato deste ter tido os piores jogos da Nintendo, eu discordo completamente. The Legend of Zelda: Wind Waker é um jogo complexo, longo e que daríamos sorte em ver algo do mesmo nível sendo lançado hoje em dia para qualquer plataforma. O design controverso do Link com cara de “menina super-poderosa” é reflexo da grande inquietação artística da Nintendo frente à tendência norte-americana que dita o rumo da indústria dos jogos. Ao contrário, Wind Waker choca os gamers com ”complexo de homem-grande”, que reclamaram de seu visual supostamente infantil. Ora, usar este argumento é o mesmo que dizer que jogos de videogame são coisa para criança. Link em cell shaded foi uma bela ideia da Nintendo, o clima do jogo é perfeito para tal visual. O Zelda seguinte, Twilight Princess, embora seja um jogo também controverso – por tentar ser uma releitura de Ocarina of Time -, é um dos melhores Zeldas em 3D já feitos, mesmo com tantas falhas que eu poderia passar horas numerando. Metroid Prime (desenvolvido pela Retro Studios) é o melhor jogo do Gamecube na minha opinião, o mais épico e solitário.

    O fato de Super Mario Sunshine ser o pior Mario em 3D, isso eu concordo. Mas, nem de longe isso torna o jogo ruim. Muito pelo contrário, dá para fazer muita coisa despretensiosa no jogo apenas usando aquelas bombinhas de água… É o pior Mario em 3D, repito, mas não dá para esperar que cada novo jogo do bigodudo seja do patamar de um Galaxy. Já Mario Kart: Double Dash!! é o que mais tenta inovar na mecânica de jogo, e consegue. Mas, é um jogo simples, com músicas e visual simples e poucas pistas (16). Tem seus defeitos, mas me diverti centenas de horas com este jogo e com os amigos, afinal, é um Mario Kart.

  18. Caro Frank Campos, a questão discutida aqui. E em muitos lugares, é que a os jogos não são bem sucedidos, logo são ruins. A questão é se a nintendo vendeu e lucrou. E com o Gamecube ela teve o seu pior desempenho de consoles e foi sustentada, como sabemos, pelo seu saudável mercado de portáteis. Essa a questão, o ponto.

    Os jogos são ruins pq não venderam, não movimentaram vendas de consoles suficiente para que o Gamecube e sua filosofia, por tabela, fosse um sucesso que pudesse ser repetido a exaustão.

    Essa a questão. E é o ponto principal: os jogos deram grana? Se não, são ruins. Se deram, são bons.

    A nintendo afirmou aos quatro ventos que investiria na camada mais aficionada, mas ela esqueceu de avisar que repetiria a fórmula do gamecube: e só há duas formulas a se seguir de sucesso: NES e Wii e nenhuma delas se assemelha com a política de jogos do Gamecube. Logo, qual a chance de sucesso do console? Baixa. Aí é outro ponto, estamos discutindo a potencialidade do console. E, se, o console é parecido com Cube, como ele pode ter sucesso?

  19. A Nintendo tem um publico especifico, quase que um mercado diferente das concorrentes, se o Wii U realmente emplacar, não tem problema nenhum ele dividir o espaço da estante com um PS e Xbox. O GameCube competia diretamente com os concorrentes, e era uma época de istas. Perdeu pelos vários motivos já citados aqui, mas não quer dizer que foi console ruim, muito pelo contrario, era divertido, simples e com um hardware consistente, digno da empresa, principalmente no fator durabilidade.

    Fico triste em ver o Wii U sendo lançado da forma que foi, com ports de games já lançados há bastante tempo pra outras plataformas, deixando no ar aquele velho cheiro de console ultrapassado que permeia a marca desde o Wii.

  20. Muito se falou e muito se prometeu, e realmente a nintendo vai pro ralo!
    A marca vende sozinha, confiaram demais nisso, esqueceram das raizes, de quando o videogame mudava de geração, ele mudava os bits e era sempre uma disputa pra ver qual maquina é mais forte.
    Simplesmente pegaram algo um pouco melhor e lançaram, não se preocuparam com o que poderia vir, esqueceram a força bruta!
    Se for um caso de não termos mais pra onde ir, onde o preço e performance não se encontram, porque não partir pra uma aproximação tipo PS4? com coisas da atualidade? pensamento muito tradicional desses que coloca a empresa na lama.
    Foi aquele tal negocio que foi sucesso no wii, fizeram um hardware que pudesse custar o minimo pra fabricar e o maximo no lucro. Vamos acordar gente, não precisava ser assim.

    Como diz um amigo meu Iwata na CADEIA! Só o Carlos Ghosn pra salvar a nintendo.

  21. Realmente falar que a Nintendo ama o GameCube é a mais pura verdade!!
    Na época eu estava louco em ter um Game Cube por causa dos jogos exclusivos, principalmente o jogos da Nintendo e a série Resident Evil! Dizer que foi um mal console eu discordo totalmente, hardware do CUBO era superior ao do PS2, falar mal do console é uma hipocrisia! O que ocorreu foram problemas como citados aqui como o design horrível, falta parcerias que possuíam séries consagradas e o principal a mídia de 1.5 GB atrapalhou muito! Pois muitos que compraram o PS2 foi por causa da possibilidade de assistir filmes em DVD no console! Isso ajudou o PS2 ter uma ótima venda! Eu quando comprei meu PS2 eu não tinha DVD Player, caiu como uma luva!

    Mas tem uma coisa, que eu não sei se foi citado aqui!
    O Nintendo Wii que foi lider de mercado durante um bom tempo na Sétima geração de console nada mais é do que um GameCube Slim, tanto que o console além de rodar todos os jogos do CUBO, vem com as entradas de controles e Memory Card! E se vocês comparar os gráficos do CUBO e do Wii é a mesma coisa! Pois praticamente é o mesmo Hardware! Tanto é que é por isso que o Wii não é Full HD, nem possui saída HDMI!
    Quando o Wii Remote foi mostrado pela primeira vez na E3 de 2005 ou 2006 (não me lembro), o console não foi mostrado, somente demos de jogos e a possibilidade de testar os controles, mas jornalista que ali estavam cobrindo o evento, afirmam que os jogos estava sendo rodados em um GameCube camuflado no estande!
    Na verdade o Wii Remote ia ser um acessório do GameCube para ajudar aumentar as vendas e emplacar o console, mas como os concorrentes já haviam anunciado a próxima geração com o PS3 e o XBox 360, a Nintendo praticamente redesenhou o Cubo fez algumas pequenas melhorias no hardware e relançou com outro nome e com os controles Wii Remote que foram muito bem recebidos, foi como a PEPSI fez com a Seven’UP aqui no Brasil, que relançou como H2O e vendeu muito mais!! Por isso o Wii possuia gráficos da geração passada!!

    Eu ia comprar um CUBO usado este ano, possuo um XBox 360, PS2 e o Dreamcast ligados na TV! Mas eu sempre quis jogar os Zeldas da vida, Mario Kart, Resident Evil Rebirth, Zero, etc, e no momento que eu soube desta história, eu acabei comprando um Nintendo Wii! E não me arrependo pois além de jogar os jogos exclusivos do próprio console, tbm posso jogar todos os jogos do CUBO que eu sempre sonhei em botar as mãos!

    Agora sobre o Resident Evil 4, realmente ele seria exclusivo do Game Cube na geração passada, já que o CUBO possuia o RE Rebirth, RE Zero com exclusividade, fora as versões do RE 2, RE 3 Nemesis e RE Code Veronica, a Capcom só lançou para o PS2 e o Xbox devido que as vendas do GameCube não foram o suficiente para pagar os gastos com a produção do game a Capcom acabou quebrando a promessa!!

  22. Na moral! isso não eh jornalismo é puramente a opinião de alguém.
    Acho que o site deve ser restrito a noticia e informações, não a opiniõe, para isso amigo acho melhor tu criar um blog.

  23. aehuhaeuae os nintendista piram! aheuhaeuhe oq estraga a nintendo é essa carrada de fanboy q acha q nintendi inventou tudo e nunca fracassa e blablabla… se eles e seus amiguinhos de 16 anos tem nintendo em casa, eles não conseguem enchergar o fracaso de vendas no resto do mundo… e quando vende muito no japão, acham q vendem brutalmente no resto do mundo… sem contar q comparam preços de portateis com consoles de mesa super potentes e bem mais caros…

    curto a nintendo, comecei em 88… mas queria ver ela ficar na lama durante uma geração só pra ver esses faboys espernearem mimimi

  24. Amigo, não faz muito sentido criticar os jogos da nintendo, seria o mesmo que eu criticasse os jogos do PS2 por sua qualidade gráfica inferior e frame rate baixa. Eu não argumentaria nesse sentido. a Nintendo realmente ainda está com o espírito do Gamecube porque a CPU dos 3(GC, Wii, WiiU) ainda é baseada no PowerPC(Ex Broadway, Gekko). Também afinal ressucitando o Wind Waker e o Pikmin, mas aí, paciência.

  25. Do psvita ninguem escreve materia falando mau, o materiazinha de fanboy, a unica coisa que esse fanboy que escreveu isso vai ganhar, é mais admiracao pelo console, pq quem odeia ama, é a lei da vida, ta mais do que comprovado pela ciencia kkkk

    1. ps vita é simplesmente um lixo tenho um e me arrependo de ter comprado não tem nem um residente porra e um gta decente mais pelomenos tem need isso que salva

  26. é mais o residente evil remake isso sim qui é o verdadeiro residente não essas merda do xbox 360 e ps3 eu tenho os dois consoles e me divirto mais no bom residente game cube

  27. Não concordo com quase nada desse texto: Wind Waker não é um jogo ruim, é um dos melhores Zeldas até hoje. O visual cel-shading combinou perfeitamente com o jogo. Super Mario Sunshine pode não ser o melhor jogo do bigodudo, mas nem de longe é ruim. O design do console pode ser horrível, mas aquele joystick é incrível.

  28. parei de ler em ”Super Mario Sunshine é o pior Mario 3D, Zelda Wind Waker foi uma brutal decepção,”
    Esse não reconhece um jogo bom. dizer isso com certeza ele não experimento nem um jogo ,
    pq Zelda wind waker e um dos melhores da serie, Dizer q super mario sunshine e o pior jogo, sinal que e péssimo jogador, pois esse jogo e otimo,e sim é um dos jogos mais difícil da serie Mario, o q não o torna o pior.

  29. nunca li tanta besteira na vida . nunca devia ter aberto essa pagina , estragou o meu dia com tanta besteira nesse texto .
    Nunca que o gamecube é um videogame ruim ou jogos ruins , o fato de não ter sido bem sucedido no mercado foi a questão da facilidade de piratear jogos do ps2 e o suporte pra dvd o suporte do mesmo ,ou seja , como a pirataria veio a tona com o ps1 isso ajudou muito a divulgar o ps2 , que podia ter jogos pirateados e ainda contava com esse dvd player , para maioria das pessoas é um bom negócio .
    E outra , dizer que mario sunshine é o pior jogo do mario 3D ja lançado e zelda WW é um dos piores jogo da série é sinônimo que você não sabe o que é um jogo bom , essa é a realidade.

  30. amigo, veja números de mercado antes de falar de algum console, você só provou que não entende mais nada de games, esse seu zelda horrivel chamado wind waker, elevou a venda do console em 800% no reino unido e 200% nos usa, o wii u atingiu 1 milhão de consoles vendidos, no mesmo tempo do ps3, nintendo falindo e sony se elevando, essa é sua logica? ps vitta um lixo de vendas, 3ds destruindo em vendas, sony marca mais um ponto, gostaria de reportagens neutras, com informações relevantes, por favor trocar o ser humano que escreve isso.
    grato

  31. E ainda precisa falar alguma coisa? Todo mundo já percebeu que esse texto não passa de uma opinião particular sem qualquer embasamento.

    GameCube pode não ter vendido muito, mas foi lucrativo pra Nintendo e trouxe jogos maravilhosos.

    Zelda WW é excelente e seu remake é simplesmente fantástico.

    Pikmin 1 e 2 foram relançados para Wii e o 3 quase saiu para o Wii. Não é apenas um jogo de GameCube.

    Retro Studios só faz o que a Nintendo manda, sob os olhares da Nintendo. É praticamente como se fosse a própria Nintendo.

    Mario Sunshine é um jogo ÓTIMO e milhares de jogadores estão esperando ansiosos por uma continuação.

    Resumindo: texto de quem nunca pegou um Wii U na mão. Se bobear, nem o GameCube pegou, e quer ficar falando como se fosse o manjador dos videogames.

  32. aehaeuhaeuheauhue tapa na cara de nintendistas… pior raça de fanboy q existe aheuahuhe
    o choro é livre, pessoal aheuhaeuhae sempre os mesmos argumento de sempre
    “pinkmin não é ruim, pois eu gostei” HAHAHAHA não é a toa q a nintendo aposta na infantilidade pra pegar esses trouxas aheeuahue

  33. A Nintendo é uma empresa de respeito ainda, mas erra muito desde o lançamento da era Game Cube:

    *Pikmin é um anonimato, e experimental, porém maquiado de maravilha. e já ganho continuação;
    *Star Fox já era “rasgado e no limite” isso no N64, deveriam investir 10 vezes mais para ressuscitar a saga;
    *Metroid ficou bom no SNES e ponto final. Não tem como reviver uma saga baseada no 2D.
    *Pokemon sempre será aceito, é um fato! alavanca de venda então;
    *Bowser é mau e era para ser isso. Mas a Nintendo esquece disso as vezes. Era para ser durão sabe Boss mesmo. E não é o que acontece perdeu a graça mesmo.

  34. Olha amigo , vc está um pouco equivocado pra caralho , o GC nao teve logicamente aquela febre igual a do ps2 , por falta de divulgaçao e por ser levemente mais caro e ruim de rodar jogos piratas , segundo acho que vc teve uma infancia castrada , pq seus pais nao te compraram um console da nintendo , conheço pelo menos 80 pessoas que compraram o wii u pelo wind waker , lamentavelmente vc nao deve ter jogado , pois o jogo é estremamente foda , o grafico e desenhado e talz , mas pra quem gosta de um bom jogo , nao liga se ele é 8 bit ou full hd contanto que te divirta , antes que vc fale que sou FANBOY , e essas 80 pessoas que compraram o wiiu pelo zelda , 50 dessas pessoas nao gostam nenhum pouco do wii , eu comprei um wii sómenta para jogar gc , star fox foi um jogo exelente , luigi mansion . e pra vc ficar pianinho , vc nunca jogou super mario sunshine , ele é considerado o 3º melhor jogo do mario , só perde para o galaxy 1 e 2 . entre outros jogos que vc disse ser uma merda que sao mto bons , mtos dos que compraram o wii foi pra rodar gc , o wii apesar de ter alguns 12 titulos que salvam o console apenas , eu concordo que o wii foi ruim pakas , mas meu amigo , procure se informar entes de dar uma de BOYHATER da ninendo pela sua infancia castrada .
    ano que vem com o lançamento de novos remakes do gc entre outras coisas , a estatistica mostra que a luta dessa geraçao vai ser ps4 vs wii u . ( porem o wii u vai ser o barato da vez kkkk)

  35. Sim, o wii U é um fracasso de vendas.
    Mas me questiono, se vc teve um GC e jogou seus jogos?
    Se o wii U tiver metade dos grandes jogos que o GC teve, estarei mais do que feliz.

    Todos reclamam que a nintendo nunca inova, é sempre a mesma coisa. Mas veio o GC com novas franquias(luigis mansion, pikmin, animal crossing), ótimos jogos entre os principais (zelda wind waker, TP, mario sunshine, f-zero, etc), temas mais adultos(resident evil, metal gear, rogue squadron, fatal frame), valhas franquias, mas com um novo gameplay(star fox, que saiu das naves e foi pro adventure, metroid, que virou fps), o mario kart era o mais incrível, precisava de habilidade pro miniturbo. Po, smash bros!
    Reclamam que a nintendo nao lança console pontente. Mas o GC era bem mais potente que o ps2, chagando no patamar do xbox. Além de ser mais barato que ambos.

    Tudo que os fans mais criticam na nintendo esteve no Gamecube.

    Me pergunto se vc terminou todos os jogos que citei. Se o wii U tiver metade dos jogos que o GC, 2 grandes star fox, f-zero, 2 zeldas impactantes, 2 metroids, e etc, os fas vao ao delírio.

    GC foi sim um grande sucesso. Mas só pra quem teve ele.

  36. Na minha humilde opinião o game cube é um verdadeiro clássico. eu tenho o meu até hoje, e sou colecionador de consoles das antigas. E acredito que vc não curtiu o console pq deve ser aquelo tipo de gamer “ista”, q curte um console e só ele presta pra vc.. Na boa colega, não crie um texto e o exponha só por ser sua opinião, estude um pouco antes e conheça melhor sobre oq vc esta falando…

  37. O que tem de errado com Super Mario Sunshine e o ano do Luigi? O Luigi é um dos meus personagens favoritos da franquia Mario, talvez até melhor do que o Mario(Mas não no smash bros. pra mim). E Super Mario Sunshine não parece tão ruim assim, e digo “parece” pq eu nunca joguei. Wii U pode ser um fracasso nas vendas, mas isso não impede a vontade de qualquer pessoa comprar um.

  38. Realmente poucas vezes vi um texto tão ruim. De fato, parece papo de bêbado ….
    Nota zero para o texto contra nota 1000 para a maioria dos comentários! Só teve uma razão importante para o Gamecube não ter sido tão vendido (e, portanto, não tão famoso): isto começou com o nintendo 64, que optou pelo cartucho que era bem caro!. Na época nós tínhamos que alugar as fitas. Em contrapartida, a sony optou pelo CD, que todo mundo pirateava. Era possível comprar um jogo por 10 reais ou menos dependendo da época! Consequentemente a maioria migrou para a família playstation. Fato: os gráficos do Gamecube são muito melhores do que os do playstation 2 (concorrente da época). Sem falar do controle, que é um dos melhores de todos os tempos!!! Só quem experimentou sabe o que estou falando! Quanto ao desing do GC, também acho lindo!
    Um abraço!

  39. Nossa cara vai ser fanboy no inferno preconceituoso eu tenho ps3 x box 360 e game cube e Nintendo wii, e gosto de jogas os consoles da Nintendo também você é sonysta só pode ou pcista graças a pessoa igual a você que só existe hoje em dia fps fps fps fps fps e fps e na próxima vês explica por que sou fan boy o que acha.

  40. Puta…. que…. pariu! O fracasso do Wii-U acima de qualquer coisa se dá ao preço, maior que o do PS3 e do X-BOX 360. O lançamento do Wii-U foi uma idiotice, reconheço, não por causa do Game Cube que alias tem jogos Fodas, mais sim pelo fato que a promessa e a demonstração do PS4 e do X-BOX one já estavam a toda. Ou seja, a nintendo lançou um console com atraso de geração. Este sim foi o Erro. Infeliz colocação a sua.

  41. nossa… PIOR COISA que já li na internet.

    Mario Sunshine o pior ?!?! hahaha…
    tá na cara que o jogo era muito difícil pra você.

    Wind Waker decepção ?!
    nossa… perdoai-ó, pai, ele não sabe o que diz.

    ps. nem li o resto do texto pq depois do ‘fato’ sobre Zelda, fala sério.

  42. MEU NÃO TEM NADA AVE O QUE VOCE DISSE VEI O GAMECUBE FOI E PARA MIM E PARA OUTROS FAZ DEFERENTE DE VOCE O MELHOR CONSOLE DA FRANQUIA NITENDO CARA ESSE VIDEO GAME TE MORDEU,EXPLODI NA SUA CARA OU TE TRAUMATIZOU PARA DE ENVENTA O GAMECUBE VENDEU PACARAMBA DEU ORIGEM E A VOLTA DA FRANQUIA RESIDENTE EVIL 5;6, OPERATION RECONCITY ENTRE VARIOS JOGOS DA “NOVA GERAÇÃO” APOSTO QUE VOCE TIROU ESSAS ENFORMASOIS DA WIKIPEDIA .RESUMINDO VA SE FUUUUUUUUUUDE PORRA

  43. Muitos comentários ilegíveis, e uma coisa a se dizer: O texto foi de mal a pior, e foi mais infantil do que o Melocoton… (lembram dele?).
    Só levantar aspectos aparentemente negativos de algo realmente fará com que seja ruim. Mas, e os bons? Aposto que o autor nem pensou nisso. Tudo na vida tem aspectos bons e ruins. É bom as pessoas aprenderem a enxergar isso.
    Vou enumerar alguns, pra não ficar chato e extenso:
    0-Contrariando o argumento vazio, o design do Cube é sensacional. Ele é prático, cabe em qualquer lugar e destoa da mesmice dos consoles atuais. Nunca havia ouvido falar em nenhum, daqueles apelidos… aposto que eram inventados e proferidos entre os amigos de lan house do autor dessa abominação textual.
    1-O controle de Gamecube é um dos melhores de todos os tempos. Sim, é. Não há como negar. Todos os botões estão milimetricamente colocados nos lugares certos, onde a mão alcança sem dificuldades para qualquer função necessária nos jogos.
    2-Zelda Twilight Princess é o melhor Zelda de todos os tempos (divide opiniões com Ocarina of Time e A Link to the Past, mas está entre eles). Mas, como foi pouco jogado quando saiu, e saiu no final da vida útil do Cube, vai virar cult em poucos anos. Se já não for. A versão de Cube, que não usa o motion plus.
    3-Ele tem versões e remakes de vários Resident Evil exclusivos. E eles são realmente muito, muito, muito bons.
    4-Só valem jogos produzidos exclusivamente pela Nintendo? Então devemos avaliar os jogos produzidos exclusivamente pela Sony… é… não vai dar. A Microsoft tem bastante, mas não chegam nem perto dos feitos pela Nitentu. Portanto, Metroid Prime e Metroid Prime 2 Echoes são os jogos FPS mais desafiadores e completos que essa geração de consoles viu. Não apenas pelos gráficos sensacionais, mas principalmente pela jogabilidade e pela história deles. Quem jogou Metroid no SNES viu como a evolução do 2D para o 3D foi mais que perfeita, e criou uma nova escola.
    5-Multiplayer sem estar online (na época isso ainda era um desafio no qual que os outros consoles pecavam vergonhosamente, tendo poucos jogos gostosos de jogar em galera – com exceção obviamente de futebór, pois Counter Strike era de PC). A Nintendo SEMPRE fez isso com maestria, e no Gamecube não era diferente. Checa lá. Vai. Fica com medinho, não.
    O ponto realmente negativo foi a Nintendo preferir usar uma mídia sem base estabelecida no mercado. Diferentemente do 64 que preferiu continuar em um modo que se mostraria ultrapassado em pouco tempo… No Gamecube os MDs não foram uma boa escolha, e acabaram encarecendo e dificultando a produção e a programação de jogos.
    Mas, pra mim, é o segundo melhor console da Nintendo até hoje, só perde pro SNES. E o WiiU é muito bom, é uma experiência muito boa. Assim que sair o Zelda de WiiU, comprarei o meu (e uma TV nova).
    Nas outras plataformas os FPS parece que viraram o ápice da perfeição gamer. Enquanto acho esse tipo de jogo uma chatice sem tamanho. Okay, eu adoro os Half Life, 007 Goldeneye, Perfect Dark, DOOM, Quake, Duke Nukem e mais alguns clássicos, mas parece que hoje se o jogo não for de guerra ou tiver o enredo cretino de um filme de ação, não pode ser lançado. E isso faz a cabeça de mentes que querem somente testosterona e pouco cérebro.
    Eu prefiro cérebro e menos testosterona.

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