Pérolas publicadas 5: Nintendo UK trocando as bolas

Saudação aos insistentes.

Mais uma pérola para a coleção, mas desta vez vinda da internet. Uma publicação oficial da Nintendo errando com jogos lançados para um console da própria companhia-mãe? Acompanhem.

Na primeira pérola publicada aqui no Loading Time, eu avisei que pegaria as bobagens de todas as fontes que fosse, nem na internet estão a salvo do meu olho de Thundera. A pérola da vez partiu do site da Official Nintendo Magazine da Inglaterra, cuja idéinha genial da vez é fazer (provavelmente pela enésima vez na história da internet mundial) uma lista dos cem melhores jogos para consoles Nintendo. Até aí nada de anormal. Porém, já na primeira parte da lista rolou um escorregão bonito na jaca:

O que vemos a princípio é uma descriçãozinha falando um pouco sobre o International Superstar Soccer 64, certamente um clássico. Mas aí vão dois erros crassos. O primeiro: desde quando ISSS 64 foi lançado em 199…1???? A ONMK conseguiu a proeza de alterar o tempo e o espaço para mostrar um game que foi lançado cinco anos que seu próprio console! Nem Einstein conseguiu tanto em suas pesquisas. O pior que em 91 nem ao menos a franquia Winning Eleven (nome japonês do International) havia sido inventada, coisa que só ocorreu em 1995 no Super Nes. Aliás, em se tratando de futebol o NES foi bem medíocre, quer tenha sido em 90, 91, 92 ou até o final de seu ciclo.

Agora, tirando a distorção fisíco-temporal, olhem a foto novamente. Bonitinha né? Mas tem um problema grave nela, pois se trata de uma imagem do International Superstar Soccer 2000 e não do 64 que estava na lista. Percebam a diferença entre o HUD das duas versões:


O verdadeiro International Superstar Soccer 64

Que papelão hein, Nintendo UK? Esse deve ter sido o típico caso do “jornalista google” que no momento mais épico de sua preguiça vespertina arrumou uma imagem qualquer para colocar na lista e aprontou essa confusão do barulho. Profissionalismo é isso aí.

Vou ficando por aqui. Se vocês acharem alguma pérola por aí digna de sair momentaneamente de sua insignificância e obscuridade. Abraços e até o próximo post.

Edit: o leitor Allan percebeu mais uma mancada do site da Nintendo UK. Reparem que tiveram a titânica capacidade mental de escrever INTERANATIONAL Superstar soccer 64. Nem o nome conseguiram acertar, que vexame.

André V.C Franco./AvcF – Loading Time.

17 thoughts on “Pérolas publicadas 5: Nintendo UK trocando as bolas

  1. pô, os caras saum mto folgados…eles ganham dinheiro para fazer isso e nem fazem direito…se a fotinha for um print screen do site, repare q ateh o nome os caras escreveram errado, tah escrito interanational e naum international…eh um erro bobo, mas vai juntando com varios outros e mostra o desleixo do jornalista na criação e escrita das materias…
    obs: não sabia q o winnning eleven era o descendente do ISS, achei q fossem franquias bem separadas, pq tinha winning eleven no play 1 e o ISS no 64…
    obs2: international super star soccer DELUXE…campeonato brasileiro 96!…ronaldinhos soccer! hehehe, era moh engraçado o cara falando isso no comecinho do jogo e depois a torcida gritando XD

  2. É print screen do site, sim. Putz, pior que de cara eu não me liguei no erro de grafia do nome do jogo XD

    Não são descendentes, e sim são a mesma coisa. WE é o nome japonês, ISSS é o americano e há ainda o Pro Evolution Soccer europeu, que se não me engano, agora virou padrão universal. Resumidamente é isso.

    E escreva direito…é (prenda as narinas com o indicador e o dedão) CAMPEONATO BRASILEÑO NOVIENTA SIEIS!!!

    Aquilo era o portunhol mais safado que já vi. “Cartão amarillo!” “Fuerte Bomba!” “Saque do golero!” Haja pérolas…

    E Nitroxx, pode postar a vontade, o blog tem comentário pra isso. Vale o mesmo pro Good Times.

  3. Cara, esse Good Times vai ficar para a história!!! Ahh , AvcF, não sei se você tem o exemplar do livros dos recordes dos games, esse ano saiu a primeira edição, só de games. É um ótimo livro, mas tem algumas pérolas, como algumas datas erradas. Exemplo: No livro diz que Mortal Kombat foi lançado em 1991, até ai beleza, mas diz que a inspiração para o jogo foi do filme ” O Grande Dragão Branco” ( olha ele ai de novo ), então eles datam o filme como sendo de 1998. Agora eu pergunto: Como a inspiração de um game que foi lançado em 1991 vem de um filme de 1998? Uma pérola mesmo, nessa caso a data do filme é que está errada, se não me engano ele é de 1988, acho. Qualquer coisa eu tenho o livro aqui. Abraços

  4. Acho que International superstar soccer e Winning eleven apesar de serem da mesma produtora são franquias diferentes, não?Até pouco tempo atrás os dois jogos eram produzidos por divisões diferentes dentro da konami.
    Mas existe mesmo uma confusão em relação a isso,vejo WE como uma… evolução de ISS.

  5. Na verdade a primeira versão do jogo (lançada no japão) se chama Jikkyou World Soccer – Perfect Eleven, quando foi lançada nos EUA virou International Superstar Soccer, a segunda versão foi Jikkyou World Soccer 2 – Fighting Eleven no Japão e International Superstar Soccer Deluxe nos EUA. Só quando passou para o playstation é que a série virou Winning Eleven, ganhando uma nova jogabilidade, bem diferente das dos jogos do Snes (e dos que foram posteriormente lançados no N64)

  6. Olha, na época até que eram jogáveis, mas futebol nunca foi grandes coisas no NES. Infelizmente esses jogos envelheceram muito mal, tanto que pouca gente se lembra deles, diferentemente do ISSS para frente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.