Pérolas publicadas 3: Fighting Street na Ação Games

Saudações aos manos e minas.

E lá vamos nós com mais uma pérola provinda de nossas gloriosas revistas nacionais de games.

Confiram no link.

Estava eu entre um trabalho e outro do estágio da faculdade relendo umas revistas velhas aqui, e não é que me deparo com mais uma digna de figurar aqui? A imagem abaixo pertence a dinossáurica revista Ação Games, número 07, de mil novecentos e guaraná com tampa de rolha. O chamariz dessa edição eram os jogos em CD-ROM, uma novidade e tanto para época. A matéria principal se chamava “a invasão do laser”, e pelas tantas falava dos jogos do PC Engine, o primeiro console a contar com leitor de CDs. Pois olhem a peça:

Transcrevo para o deleite da nação:

Fighting Street

O PC Engine também tem seu sucesso de luta, que lembra muito o Pit Fighter dos fliperamas. Os personagens do game praticam full contact, que tem movimentos mais bonitos e radicais. É preciso lutar em vários países, tendo como objetivo final a Tailândia -o paraíso do full contact. No jogo, o barulho do soco se mistura aos urros dos jogadores, fazendo você se sentir numa luta do Grande Dragão Branco

Como diria a molecada da internet, LOL! Eu até agora eu não entendi é a razão da fixação do escritor pelo Full Contact, modalidade de luta que não aparece em nenhum momento do jogo. Para início de conversa, o protagonista Ryu sempre foi caracterizado por lutar karate shotokan. Outra pergunta pertinente é DE ONDE DIABOS QUE ELE TIROU QUE A TAILÂNDIA É O “PARAÍSO” DO FULL CONTACT? Isso porque qualquer sacripanta sabe que é o Muay Thai que caracteriza aquele país. Aliás desde quando Street Fighter lembra Pit Fighter? Quem jogou ambos, sabe que tirando o fato de serem do mesmo gênero, são completamente diferentes em mecânica de jogo e estilo estético.

A frase final é um clássico do português lisérgico. “Urro dos jogadores” seria os sons dos personagens do jogo, ou quem jogasse precisava gritar a cada soco desferido (imaginem o constrangimento da cena)? E por que isso me faria me sentir em uma luta daquele filmeco do Van Damme? Creio que jamais encontrarei reposta para essa questão fundamental da humanidade.

E assim mais uma pérola foi resgatada, porém acreditem, ainda tem mais de onde veio essa e as anteriores. Abraços e até a próxima postagem.

André V.C Franco/AvcF – Loading Time.

18 thoughts on “Pérolas publicadas 3: Fighting Street na Ação Games

  1. Gil,

    Street Fighter sempre teve esse nome desde a primeira versão para arcades, isso em 1987 se não estou enganado. Mas de fato somente a versão PC Engine teve esse nome tosco.

  2. Realmente, LOL!!!!!!!!!!! Repotagem bem confusa mesmo. Ahh AvcF, o estilo de luta do Ryu e do Ken, não é o Shotokan. É outro estilo, bem parecido com o shotokan, mas não o mesmo. Esqueci agora o nome do estilo de luta, se eu lembrar eu posto aqui. Abraços

  3. O estilo de luta eh o karate Shotokan sim, tem inclusive um RPG (aqueles de caneta e papel e interpretação) do street fighter, q dah para ser achar bem facil os livros na internet, e eh um excelente RPG…quanto ao fighting street ou street fighter, pelo visto o rapaz da ação games não tinha a minima ideia do q tava falando, e nunca deve ter jogado o jogo…

  4. Augusto, para facilitar a procura, aqui segue um link http://www.geocities.com/Tokyo/Highrise/5954/
    eh de um site q fala sobre o rpg oficial do street fighter…se quiser eu te arranjo os livros tmb (pdf), e em todos os lugares q eu jah vi dizem q ken, ryu, dan, gouken, akuma, sean lutam o estilo karate shotokan…mas se vc ver sobre outro estilo, manda um link pq sou bastante interessado em SF…ah, soh mais uma coisa, Street fighter 4 eh mara! ahuahauhauha

  5. Ow pessoal…também não adianta meter o pau numa Ação Games dos anos 90. Foi mo início desse tipo de publicação por aqui juntamente com a revista Videogame.

    Videogame era algo que tava ressurgindo no país e se criando os padrões para o jornalismo videogamístico.

    Vamos dar um desconto pros caras!

  6. Achei aqui, o estilo de luta é o Ansatsuken, aqui tem um link do especial do site Herói sobre o Street Fighter que menciona esse estilo: http://heroi.uol.com.br/conteudo.php?id=2133 . Agora vou explicar porque esse erro sempre é cometido, algumas dessas informações eu consegui com meu antigo Sensei. No Karatê Shotokan existem diversas “bases” (posição das pernas na hora da luta), dependendo da base a posição de luta muda drasticamente, portando isso interfere na maneira de se desferir os golpes. Existe uma base no Shotokan que se assemelha muito ao estilo Ansatsuken, vejam bem, eu disse se assemelha e não é a mesma. Agora como o Shotokan é uma arte mais difundida, logo convenio-se, erroneamente, que esse era o estilo de luta de Ryu e Ken. Olhem um video do Sub-Zero no MK: Armageddon: http://www.youtube.com/watch?v=I2RQYPjvu1M&NR=1 . Reparem na altura que os braços ficam, é bem diferente do estilo Shotokan que conhecemos, tudo isso por causa de uma troca de base. Espero ter ajudado. Ahh Allan se der em envie esses arquivos pdf, meu email é [email protected]. Também gosto muito de SF. Abraços

  7. Independente do estilo de karate, o fato é que Full Contact nunca foi praticado por nenhum dos personagens de Street Fighter, a não ser algum desses recentes (SF III Third Strike e SF IV).

  8. o RPG eh excelente, não consegui achar o pdf do livro completo (com figuras), mas nesse site tem o livro sem as figuras e com varios suplementos http://br.geocities.com/shotokanrpg/menu.htm …quanto ao estilo, vc me deixou confuso agora…em todo lugar q eu jah li sobre SF eles falam do karate shotokan, inclusive no SF RPG, q foi criado pela wizard mas com permissão da capcom…alias, se olhar na wikipedia diz assim : ” Since the SNES version of Street Fighter II, Ryu’s fighting style has been referred as “Shotokan” in the English localization of the games’ instruction manuals and related literature, despite the fact that the term has not been used in the Japanese versions or in the games themselves. Capcom USA has since insisted upon Ryu’s (and by extrapolation, Ken’s and Akuma’s) fighting style be referred to as Shotokan in various media, such as UDON’s comic series.”
    e no wiki so street fighter diz:
    “Capcom USA originally referred to Ryu’s fighting style as “Shotokan” despite bearing little resemblance to the discipline. Because of this, Ryu and other characters who use similar styles (such as Ken and Akuma) are still called “Shoto clones” or “shotos” by fans. Although as the Ryu character is based on the real life events of Yoshiji Soeno, who was a practitioner of kyokushinkai karate under Mas Oyama, the traditional kyokushinkai techniques can be clearly seen in the character’s fighting style, as with Makoto, who’s fighting style and techniques are based off shotokan karate. ”
    ou seja, talvez o estilo não seja exatamente o karate shotokan, mas alguma variação, mas definitivamente a propria capcom usa o nome shotokan para falar do estilo de ryu e ken, como não entendo nada de artes marciais na pratica, provavelmente o estilo q vc falou deve ser o mais proximo do q eles lutam, mas como eh soh ficção, provavelmente o estilo deles eh uma mistura de varios, q a capcom resolveu chamar de karate shotokan para facilitar sua vida…

  9. hoje so temos 1 revista sobre jogos decente q e a egm
    e a fullgames com os jogos(resident evil 4 pra pc por 14 reais!!!)

    e por sorte eu nao lia isso quando criança,imagina o quão tongo eu poderia ter ficado por ler tanta besteira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.