Outra fantástica anedota de Kaz Hirai

Saudações aos banhistas.

Confesso que já estava até com saudades. Após algum tempo de bico calado, Kaz Hirai – o Ari Toledo da indústria dos videogames, o Didi Mocó dos executivos da Sony – ataca novamente. Se quiserem saber do que se trata, clique na continuação do link.

Realmente Kaz Hirai é um humorista de talento. Logo que o Loading Time voltou do ataque nuclear que tranformou a versão antiga do blog em cinzas, logo dediquei um post a mais uma de suas verborragias sobre a Sony e a indústria dos jogos. Para quem quiser ler, o post está aqui.

Após algum tempo longe dos holofotes, nosso Tom Cavalcante nipônico deu mais uma de suas engraçadíssimas declarações em uma entrevista para o site Eurogamer. Ao ler aquela barbaridade, eu já corri para traduzir, mas o pessoal do Wii Brasil fez o serviço mais rápido e preciso do que um mafioso russo:

Não digo isso me baseando em números, ou quem possui a maior base instalada ou quem está vendendo mais em uma semana ou mês em particular, mas eu gosto de pensar que nós continuamos a liderar oficialmente esta indústria. É difícil falar sobre a Nintendo, porque nós não vemos o console dela como nosso competidor. Eles estão em um mundo diferente, e nós operamos em nosso mundo – é assim que eu olho as coisas. E com o Xbox – novamente, eu não consigo descrevê-lo com uma palavra. Você precisa de uma palavra que descreva algo como falta de longevidade” – Kaz Hirai.

Não fez nenhum sentido, mas dei umas boas risadas. Sério, vocês entenderam? Nem eu. Ao contrário do que disse o delirante Hirai, em qualquer geração sempre o vencedor foi o console que vendeu mais unidades. Simples assim. Ou se é lider ou não é, não importa se alguém gosta de pensar que é. Imaginem um figurão da Nintendo na época do N64 dizendo que se sentia líder, mesmo com o Playstation a léguas de distância na frente.

Mas o melhor, sem dúvida, foi essa frase: “É difícil falar sobre a Nintendo, porque nós não vemos o console dela como nosso competidor. Eles estão em um mundo diferente, e nós operamos em nosso mundo”.Como é que é? Que mundo seria esse em que Nintendo está? Seria Thundera? Eternia?Ou uma província de Mordor? Ou quem sabe no planeta Flash ou na zona além da imaginação? Até poderia citar a Terra do Nunca, mas o Michael Jackson morou lá um tempão e todos sabem que ele é seguista.

Kaz Hirai ainda não consegue definir o Xbox 360 em uma palavra. Eu consigo. O Xbox 360 é um console. Fácil né? Não só nosso estimado japoneta falhou nesse teste psicotécnico, como ainda arrumou uma desculpa relacionando o 360 com seu antecessor, como se ambos fossem ter o mesmo destino e tivessem o mesmo desemprenho no mercado. Porém, a realidade é que o 360 dá uma surra no PS3 em qualquer lugar que não seja o Japão.

Enfim, exatamente como disse no texto anterior sobre o nosso piadista, a Nintendo e a Microsoft trabalham sério em suas plataformas. A Sony por sua vez prefere escalar executivos humoristas e dar explicações esotéricas e místicas sobre seus atuais fracassos.

Até a próxima postagem.

André V.C Franco/AvcF – Loading Time

11 thoughts on “Outra fantástica anedota de Kaz Hirai

  1. ” ‘Não digo isso me baseando em números, ou quem possui a maior base instalada ou quem está vendendo mais em uma semana ou mês em particular, mas eu gosto de pensar que nós continuamos a liderar oficialmente esta indústria.”
    “É difícil falar sobre a Nintendo, porque nós não vemos o console dela como nosso competidor.”
    É fácil se declarar ganhador quando você desconsidera a presença de seus rivais… Cara, você TEM que fazer um especial com essas declarações de Kaz Hirai, esse cara é o rei da comédia. Parece que ele não chega a perceber o que está acontecendo ao redor dele, como o mercado tá indo. E eu achei essa notícia vagando pelo fórum da uol jogos(http://forum.jogos.uol.com.br/STEAM-NEWS–SONY–Dificuldade-de-programacao-do-PS3-foi-PROPOSITAL_t_34507) e não posso confirmar se é verdade, mas se for… Você TEM que fazer um especial com essas pérolas do Hirai, deve dar umas 10 páginas e seria a coisa mais cômica que eu iria ler em toda minha vida.

  2. Ah, mas não é possível… Mal termino um post e ele já dá uma declaração brilhante dessas? 😆

    Desse jeito vira stand up comedy, com direito a deixar Rafinha Bastos e Danilo Gentili no chinelo.

    Desse jeito serei obrigado a fazer um especial mesmo.

  3. É óbvio que o resultado geral da Sony não é o mesmo da divisão de entretenimento dela, mas não deixei de achar irônico essa declaração do Kaz Hirai em comparação com a notícia que saiu hoje no “Globo Online”:

    “Um exemplo de como a crise tem afetado as economias asiáticas extremamente dependentes das exportações veio da Sony Corp, que estimou um prejuízo operacional de aproximadamente US$ 3 bilhões para o ano fiscal de 2008/2009.”

    http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/01/22/crescimento-do-pib-na-china-o-menor-em-sete-anos-754088525.asp

    Sobre a declaração do Hirai, eu acho que seja apenas uma bravata para não ter que falar o óbvio em público: que a Nintendo é a lider incontestável do mercado atual (apesar de possuir um console com hardware inferior à menina dos “raios azuis” da Sony).

    Mas não deixa de ser engraçada essa declaração.

  4. Um ano atrás,se me perguntassem que videgame ganharia essa geração,eu apostaria minhas fichas no Plastation3.Hoje acho que só um milagre,iria fazer com que a liderança caisse nas mãos da sony.Em relação as declarações de Kaz Hirai,elas não são muito diferentes do que os executivos da nintendo e microsoft diziam quando o Plastation 2 fazia o Xbox e o Gamecube comerem poeira.Claro que não era tão cômica quanto as do Kaz Hirai,mas eles nunca admitiam diretamente a vitoria da sony e da superioridade do seu console.A grande verdade, é que esses caras precisam aprender um pouco de humildade com o discursso dos executivos da sega,na ocasião do fim do DREAMCAST e no “até breve” da sega no ramo do Hardware.

  5. É, não adianta, tem um monte de gente querendo salvar o PS3………………. Esse já era. O PS3 só vendeu até agora por que os que tinham um PS2 acreditaram nas promessas da Sony. Ohh mundo cruél……. Abraços

  6. Mario,na europa a familia playstation vende bastante,POREM,ta mudando pq la ta muito caro(como em todo mundo ¬¬) o ps3,mas la o ps1/2 devem ter vendido horrores ^^

  7. Concordo com o que foi dito mas Kas Hirai não deve ser julgado apenas pelas suas declarações e estratégia de mercados equivocadas que fizeram o PS-3 o lanterna da geração.

    Não se esqueçam que em 1992 com o surgimento do Sega-CD a Nintendo acreditava precisar de um periférico similar para seu S.NES e tratou de criar um projeto com a Sony até então desconhecida no mundo dos consoles.

    Quando o projeto estava quase acabado a Nintendo decidiu não prosseguir por acreditar que “midias como CD-ROM” não teriam futuro promissor à curto prazo em consoles…Ledo engano!!!.

    Kaz Hirai então foi o responsável por cria a SCE – Divisão da Sony que viria a criar o Playstation e o resto da história todos sabem o que aconteceu. É uma pena que este sucesso com PSone / PS-2 o tenha cegado à ponto de não enxergar o abismo em que entrou.

    Foi retirado da cargo de presidente da SCE e ocupa apenas uma posição de “honra” pelo que já foi.

  8. Senhores;

    MINHAS SINCERAS DESCULPAS !!!
    Ao fazer o comentário acima tentei mostrar meu ponto de vista mas confundi as pessoas:

    KEN KURATAG: Foi o presidente da SCE e responsável pelo sucesso dos Playstations 1 e 2. Foi responsável pela derrocada do PS-3 e foi substituido ai sim pelo Sr. KAZ HIRAI. que parece não ter noção do que fala.

    MINHAS HUMILDES DESCULPAS SENHORES… estava tentando salvar o japa da fogueira mas pode queimar os 2 inclusive eu que cometi este erro!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.