Nintendo anuncia o Nintendo “2”DS e corte de preço do Wii U: agora vai?

Saudações aos leitores.

Como vocês já sabem a essa altura, na última semana a Nintendo resolveu anunciar simplesmente do nada (como tem sido ultimamente, por sinal) o novo modelo do Nintendo 3DS, o “2”DS:

Bizarro? Inexplicável? Etílico?

Por “increça que parível”, dessa vez parece que a Nintendo finalmente tomou uma decisão lógica e racional, e explico porquê. Após uma estréia desastrosa e um início de ciclo complicado, o 3DS foi estabilizado, recebeu jogos decentes e agora goza de boa expectativa futura com jogos como Pokemon X e Y, Mario Golf e Zelda ALTTP 2, por exemplo, no horizonte. Portanto, uma vez que a plataforma esteja no trilho, nada mais lógico do que tratar de expandí-la sobretudo para o público – e parece até mentira escrever isso – que até agora foi negligenciado pela Nintendo: as crianças. E elas foram negligenciadas por dois motivos simples: o preço e o desnecessário efeito 3D estereoscópico. Lembremos que o 3DS foi o portátil mais caro já lançado pela Nintendo (mesmo contando com a inflação, os Game Boys e o DS eram mais baratos), e esse público conta com o dinheiro dos pais para comprar seu console. Agora imaginem quantas vezes esses pais pensaram antes de gastar uma “bala” com o novo brinquedo do pimpolho. Pois é, vocês viram no que isso deu.

Por outro lado, a ausência do 3D estereoscópico curiosamente também acaba soando como uma “feature” devido ao fato desse efeito ter um péssimo custo-benefício: afinal, em troca de bobos efeitos de profundidade e de aproximação, tem-se dores de cabeça, cansaço visual e, a depender da pessoa, até certa desorientação. Além disso tudo ainda há as limitações técnicas impostas por esse efeito como o gasto extra de bateria e perda de desempenho em alguns jogos (a taxa de quadros por segundo diminui e efeitos como anti-aliasing podem ser cortados).O 3D estereoscópico é tão complicado que mesmo a Nintendo recomenda a sua não-utilização por crianças com 7 anos ou menos e vários de seus jogos exibem mensagens incentivando o jogador a fazer intervalos durante a sessão de jogo.

Ainda sobre o novo modelo “2”DS, vocês já devem estar se perguntando o porquê das aspas,certo? Então, a razão é que a despeito do nome, o 2DS tecnicamente é “1S”, ou seja, tem apenas uma tela. Isso mesmo, o aparelho tem apenas uma grande tela de toque dividida pela carcaça de plástico – vejam mais aqui. Sim, sei que na prática isso é um detalhe irrelevante, pois os jogos funcionam da mesma maneira que os demais modelos, mas não deixa de ser curioso saber que o 2DS não só não tem duas telas como também é o primeiro aparelho desde o Game Boy Advance Micro a contar com apenas uma tela.

Para não dizer que não falei das flores, é impossível não reparar a feiura do aparelho, cuja aparência lembra aquelas falsificações chinesas do tipo Polystation. Nem acho um problema o fato de não dobrar, pois muitos smartphones e tablets são assim (e ninguém reclama deles por isso), mas o design do 2DS não deixa de ser não apenas feio como meio esquisito também. Além disso, ele tem cara de barato, de brinquedo chinês mesmo, até mesmo por ter o mesmo tamanho do modelo normal do 3DS. Por outro lado, o 2DS curiosamente parece ser bastante ergonômico e ter boa pegada, ao menos os videos demonstrativos indicam isso.

Por fim…

A Nintendo finalmente anunciou um corte de US$50 no preço do Wii U, além de um bundle com Wind Waker HD. Ok, é um console com uma versão com filtro HD de um jogo assaz fraquíssimo, porém já é alguma coisa nova que somada aos lançamentos de fim de ano (DKC, Mario etc) ajuda a movimentar e tentar criar um momento positivo para um console que até agora não disse a que veio. e Considerando que Sony e Microsoft estão prontos para lançar seus consoles no final do ano ao mesmo tempo que o Wii U continua patinando, essa era a hora mesmo de se fazer alguma coisa. Tal qual um time de futebol que está fugindo da zona do rebaixamento, a Nintendo ao menos está tratando de reforçar seu time ao invés de apenas demitir o técnico.

Enfim, o fato é que ao menos tais medidas mostram indícios de que a Nintendo comecou a cair na real, ao menos aparentemente (em se tratando da Nintendo atual e sua fase bizarra, nunca se sabe). Com o 2DS, a Nintendo mostra que a despeito de declarações de seus PRs, a insanidade do 3D pode estar chegando ao fim, e além disso, agora os consumidores têm três opções distintas para adquirir um video game portátil, indo desde a opção econômica até a mais robusta (o modelo XL). No caso do Wii U, a Nintendo finalmente parece se importar com o destino do console e tenta a seu modo torná-lo mais viável e atraente ao consumidor (embora ache que um bundle com New Super Mario Bros.U seria zilhões de vezes mekhor que o “Enganação Waker HD”, por exemplo).

Será que agora vai? Bem isso o tempo dirá.

Até o próximo post.

AvcF – Loading Time.

5 thoughts on “Nintendo anuncia o Nintendo “2”DS e corte de preço do Wii U: agora vai?

  1. Compraria o 2DS de boa, mesmo sendo feio pra caramba. Tem bom preço, e eu não uso portateis na rua mesmo…
    Agora, sobre o Wii U, nem com o Wind Waker ele vai vir, caso tu não saiba, e se souber, desculpe, vem com um voucher pra tu baixar o jogo no eshop. Pois é. E também acho que um bundle com New Mario fosse bom, mas sei la porque a Nintendo não quer mais isso.

    Agora o Mario 3D deve ter um bundle pra chamar de seu, pode apostar. Ao menos, espero eu! Que DKC tenha um bundle também….

  2. O 2DS me gerou um espanto inicial, mas depois eu fui acostumando com o bicho até o ponto que não me incomodei mais, mas ainda sim preferia o modelo normal.

    Sobre Wind Waker (não o acho tão ruim, mas não é o meu Zelda favorito), acho o bundle uma boa sacada, só não o compro por falta de grana… mas Wii U é compra garantida para mim, o corte de preço só ajudou o meu bolso.

  3. Estranhei o 2Ds, e com o tempo fui acostumando. Foi uma decisão acertada, e claro, traz mais opções pro público.

    Quanto ao Wii U, a Nintendo tem mesmo que mostrar ao público que o console vale a pena. É o melhor console Nintendo que já tive, Zombi U mostras as possibilidades do console, que são incriveis. E quanto ao Bundle, fiquei com pena por não ter esperado um pouco mais pra comprar o console e ter pego ele. Não acho Wind Waker HD uma enganação, em vista que muitas pessoas nunca jogaram o game no Cube. Eu sou um por exemplo, pra mim será como um novo Zelda. E não tem somente um filtro HD no game, os gráficos parecem ter sido refeitos de tão bonitos que estão. Vendo os videos em 1080p no eShop da uma noção disso. Enfim, estou mega ansioso, aguardando o lançamento. Ficarei o resto do ano jogando hehe!!!

  4. Com todo o respeito, “odeio” pessoas que odeiam 3D, sério, vocês reclamam tanto que prejudicam quem gosta! Não gosta? Não use! Simples!
    Não influenciem as empresas a desistir dessa feature q pode sim ser opcional sem prejudicar ninguem.

    Sobre a materia, sim foi acertado por parte da nintendo, em questão de preço, mesmo eu gostando de 3D, reconheço isso! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.