New Super Mario Bros bate Modern Warfare 2. E agora rardecores?

Saudações aos elementares.

Sei que essa frase parece arrogante, mas o que está sendo encarado como uma surpresa, para mim já era algo esperado. Bom, após o link vou aos fatos.

Os dados do levantamento da NPD de dezembro de 2009 são claríssimos, a ponto de gerarem páginas de discussão nos fóruns de games sem nunca serem questionados. Mas há um detalhe interessante que provavelmente (ou convenientemente) será ignorado: New Super Mario Bros Wii bateu o maior baluarte rardecor: Call of Duty Modern Warfare 2. Vejam por vocês mesmos:

NEW SUPER MARIO BROS. WII WII NINTENDO OF AMERICA Nov-09 2.82M
WII FIT PLUS* WII NINTENDO OF AMERICA Oct-09 2.41M
WII SPORTS RESORT W/ WII MOTION PLUS* WII NINTENDO OF AMERICA Jul-09 1.79M
CALL OF DUTY: MODERN WARFARE 2* 360 ACTIVISION BLIZZARD Nov-09 1.63M
CALL OF DUTY: MODERN WARFARE 2* PS3 ACTIVISION BLIZZARD Nov-09 1.12M
WII PLAY W/ REMOTE WII NINTENDO OF AMERICA Feb-07 1.01M
MARIO KART W/ WHEEL WII NINTENDO OF AMERICA Apr-08 936.1K
ASSASSIN’S CREED II 360 UBISOFT Nov-09 783.1K
LEFT 4 DEAD 2 360 ELECTRONIC ARTS Nov-09 728.5K
MARIO & LUIGI: BOWSER’S INSIDE STORY NDS NINTENDO OF AMERICA Sep-09 656.7K

Sim amiguinhos, NSMB Wii vendeu sozinho mais do que as duas versões HD de Modern Warfare 2, isso no mês de fortíssimas compras como é o caso de Dezembro. Esse é um resultado mais do que significativo, pois estamos falando de um game 2D batendo um dos games mais “hypados” e divulgados da geração, lançados para as duas plataformas HD, com amplo apoio da imprensa especializada.

Um exemplo de como os rardecores encaravam o lançamento do game de guerra:

Claro que o pessoal do Mega 64 faz tudo em tom de piada, mas como diz a frase, toda brincadeira tem um fundo de verdade. Sabemos que com NSMB foi outra abordagem, até vi gente na internet chamando o game de piada, quando foi anunciado na E3 de 2009. E por falar no Mega 64, eles também podem servir de exemplo do modo como Mario foi encarado:


Fail

Agora vemos que o Wii vendeu em um mês quase quatro milhões de unidades, enquanto que os consoles HD pouco mudaram. No caso do Wii muito desse astronômico número de vendas se deveu ao subestimado NSMB Wii. Sinceramente, não sei como teve alguém que pode duvidar desse jogo, pois Mario é aquilo que considero como a síntese do que é um videogame. Divertido, acessível porém desafiante (lembram-se do “easy to learn, hard to master”?), bem produzido e social; o game conquistou as massas assim como os games clássicos do bigode fizeram no passado. Mesmo assim teve louco que conseguiu achar que NSMB tratava-se de um “game casual” ou qualquer bobagem do tipo.

Mas agora que Mario bateu Modern Warfare 2 e é questão de tempo que passará definitivamente, o que será que sobrará aos rardecores como glória? O que dirão aqueles que decretavam os jogos 2d como coisa do passado ou restrito aos portáteis? Diante disso eu pergunto: e agora rardecores?

André V.C Franco/AvcF – Loading Time.

26 thoughts on “New Super Mario Bros bate Modern Warfare 2. E agora rardecores?

  1. CLEVELAND WINS!!!

    FACEPALM…QUANDO ELES GANHAREM O SUPERBOWL JÁ ESTAREMOS EM 2103…POR AE

    mas do resto…ri demais com os kijilions q mw2 nao vendeu…hsiAHISOHa

  2. Mas perae avcf, eu jurava que CoD tinha vendido mais de 4 milhões só no 360.

    Ta certo mesmo esse levantamento??

    Comentário do AvcF: está certo sim, Contra. Se quiser, digite no Google algo como “NPD sales data december 2009” e veja os resultados. MW2 vendeu isso que você mencionou em novembro, muito devido a pre orders e tal. Mas já no mês seguinte caiu bastante.

  3. bom, se contar o game em si, as 2 versões vendeu mais que nsmbwii 😀

    Comentário do AvcF: sim e não. Em dezembro NSMB vendeu mais do que as duas versões juntas, faça a conta e veja. No total MW2 ainda tem mais, mas o ritmo de vendas desse tipo de jogo despenca pouco tempo depois de lançado. Já no caso de Mario, veja Mario Kart e tenha uma idéia do que será com NSMB.

  4. @AvcF

    “Hardcore Gaymer” não sabe dar o braço a torcer. Aposto com você que vão usar o clássico “Desde quando vendas significam qualidade?” como desculpa, dizendo que na verdade é que o Wii tem um “monte de jogadores acéfalos” ou algo do tipo.

  5. Pois é, talvez com isso a Konami aproveite e lance um Castlevania 2D para os consoles de mesa em vez de ficar tentando fazer aquelas porcarias 3D…..

    Ah, esqueci que vão lançar o God of Shadow..err…. Lords of War….er…God of War Clone….ah, lembrei : Lords of Shadow onde você usa Krat….er algum Belmont…

    E sendo Kojima que vai ser o diretor talvez o Belmont do jogo vai ficar se escondendo para tentar pegar o Drácula desprevenido e matá-lo sufocado….=P

  6. Não entendi o problema do jogo do Mario vender muito.Pra mim parece óbvio, todo mundo adora o Mario.O que tem de esquisito nisso?Eu não fico acompanhando os números mas acho que o Wii tem uma vantagem grande no numero de consoles.Pra mim parece óbvio.Quem tem um video game quer ter os melhores jogos que sairam pra ele.Os donos de Wii compram Mario, os donos de PS3/X360 compram Warfare 2.
    Afinal, qual a anomalia nas vendas do jogo?

  7. Acontece que a Nintendo também é magistral nesse tipo de lance. Por mais que esnobem os seus jogos por sua simplicidade ou até mesmo por sua casualidade, a Nintendo sempre soube fazer ótimos jogos e tempera isso muito bem para um público cada vez mais amplo. O negócio é que também não se pode esnobar o potencial de um jogo do Mario, independente do gosto pessoal. Mario é Mario e segurem essa.

  8. @ Tchulanguero:

    Não é que “vão” dizer que vendas não significam qualidade, eles ja disseram.
    Andei lendo no fórum uol coisas assim, os haters entram no fórum nintendo só pra criar tópicos tentando ridicularizar os jogos que eles gostam, mas tem vergonha de jogar.

  9. Tô jogando o Modern Warfare 1 no meu pc (só agora pude trocar minha placa de vídeo) e ontem terminei pela primeira vez Super Mário Bros 1 e 3 no emulador. São ótimos jogos e eu adoro 2d, inclusive games de luta.
    Acho uma palhaçada essa guerrinha besta… Me lembra de pessoas que conheço que jogam o jogo mais pelo gráfico do que por qualquer outro motivo. Parabéns ao Mário (adoro!) apesar de admitir seu “uma viúva seguista…”

  10. Cara acho animal isso porém temos que ver o seguinte em dezembro foram lançados muitos jogos para ps3 e 360 enquanto o Wii aguardava um jogo AAA há quanto tempo?
    Todos que tem Wii aguardavam o nsmb enquanto 360 e ps3 vinham de batman, uncharted, mwf2, bayonetta, darksiders, gow collection, assassins creed 2, ninja gaiden sigma 2.
    E um ótimo jogo porém faz quanto tempo que não sai nada realmente relevante para o Wii?
    Estou louco para jogar porém viver de apenas jogos ruins como os que saem para o Wii não da prefiro ele ao ps3 mas já deu no saco os joguinhos que saem para ele Muramasa um dos melhores jogos foi esquecido comparo o Wii aos dynacons infelizmente, tipo filho vou Tê comprar um vg esse Wii falam que e legal e tome Wii para a criançada com os joguinhos infantis!
    E uma pena pois e o mais inovador de todos !

  11. Pior que o Nsmb e hardcore eita joguinho difícil de casual só o console viu!
    E que venha o novo zelda !!!!!!!!
    Se sair pro Wii pq vai demorar!!!!!

  12. Não sabia dessa ridicularização do Mario.Quem em pleno uso de suas faculdades mentais menospreza Miyamoto?
    Acho que o termo Hard-Core teve seu sentido muito modificado nos últimos tempos.Antigamente se referia a pessoas que realmente gostavam de jogar video game.Pessoas que gastavam seu dinheiro e seu tempo com isso.Gente que levava “esses brinquedos” muito à sério.Agora parece que o termo designa jogadores de tiro em primeira pessoa de gráficos ultra realistas onde tem a maior quantidade o possível de sangue.Qualquer jogador de CS é Hard Core.
    Por que um Hard Core não pode jogar Mario EM 2-D?
    Não sou Hard Core, nunca tive saco pra isso mas acho que eles devem ser muito infelizes jogando só FPS.
    E mais.Como podem falar que Mario não iria vender bem só por que não é Hard Core?quem disse que esses infelizes são a maioria absoluta de jogadores?Eu conheço um monte de gente que tem video game(a maioria X360) mas só um ou dois são desses Hard Core.

  13. Mario é Mario. O único que tem o jogo que pode ganhar 11 discos de platina. É o Michael Jackson dos jogos. Graças a Deus, o retorno dele não foi atrapalhado por um médico homicida.

  14. Poxa, mas vale lembrar também que algumas (muitas, talvez?) pessoas que compraram Mario já deviam ter comprado MW2 a algum tempo, né? Não sei a data de lançamento de cada um agora de cabeça, mas pelo que me lembro, MW2 saiu antes, não foi? Se eu tenho um X360 e um Wii (e grana, lógico), o que me impede de comprar os dois games?

  15. E o AVCF tem a pachorra de dizer que não é nintendista. Não consigo enxergar a lógica desses ataques ao CoD, com dados que tentam passar uma informação duvidosa ao leitor, já que esses cobrem apenas dezembro. Está provado que o atual MW vendeu muito mais que o novo Mario: 4,7 milhões de unidades do game foram vendidas no dia do lançamento – e isso só nos Estados Unidos, Canadá e na Inglaterra.

    Sem contar os ataques por previsôes de que o jogo do encanador ira superar o Cod no futuro, o que de certa forma até concordo porém só pode ser afirmado depois de se concretizar.

    Também gosto muito dos jogos do Mario só não entendo essa competição estupida que dizem que os hardcores criam, mas já não vejo tanta certeza nisto avaliando o titulo da materia que ataca os jogadores do game da actvision.

    Até entendo esse descontentamento pela não valorização adequada do novo jogo do Mario.Mas por que tanta raiva com os FPS e com o 3D com bons gráficos?

    Comentário do AvcF: sabia que logo apareceria alguém dizendo isso, achei até que demorou. Vou por partes, A-Lex. Não houve qualquer ataque a CoD, em hora alguma eu questionei a qualidade do jogo ou o comparei a Mario, o que seria absurdo dada as diferenças entre ambos. Isso foi avaliação apressada sua. Assim como não ataquei os jogadores de CoD, e sim a rardecoridade internética, ou seja, o pessoal que aparece nos fóruns, listas de comentários de sites e etc. Segundo ponto, não há qualquer dado duvidoso no post, pois a fonte é a NPD e deixei tudo claro no texto. Essa “prova” de que MW 2 vendeu muito mais que Mario só existe na sua cabeça, pois como disse no texto Mario vendeu em um único console, mais que MW2 em todas as plataformas, isso no mês de dezembro. E tem mais. Veja esses dados do site Gonintendo:

    * New Super Mario Bros. Wii – 4.21 million units sold (1.39m Nov, 2.82m Dec)
    * CoD Modern Warfare 2 Xbox 360 – 5.83 million units sold (4.2m Nov, 1.63m Dec)
    * CoD Modern Warfare 2 PS3 – 2.99 million units sold (1.87m Nov, 1.12m Dec)

    New Super Mario Bros já vendeu mais que a versão PS3 no total, vendeu mais que a versão X360 em dezembro. Mas há um detalhe que nem mesmo lá foi comentado: MW2 despencou de um mês para o outro (especialmente a versão X360 que diminuiu para quase um terço), enquanto que Mario mais que dobrou em um mês. Isso está acontecendo em TODOS os mercados, e sem a máquina de hype da indústria dos games por trás. Eu disse no texto que Mario ainda não vendeu o mesmo que MW2 no total, mas a ultrapassagem é questão de tempo e os números mostram isso. Por fim, nem falei da Nintendo no artigo, tratei apenas do jogo, dos resultados e da repercussão envolvida nisso. Foi você quem se incomodou.

  16. @AVCF liga não meu bom rapaz!! Sempre vai ter alguém do contra, mesmo sabendo que contra fatos não há argumentos! Adoro esses jogos de criança que estão lançando pro Wii, principalmente Silent Hill, Resident Evil’s, e agora No More Heroes 2 que me parece ser o mais infantil dos três.

  17. É incrível mesmo como tem gente incomodada e surpresa com esse acontecimento, sendo que tava mais que na cara que isso ia acontecer.
    Sobre quando Mario vai tirar essa diferença, eu acho que daqui a uns 2 meses o bigodudo ultrapassa o MW2, no mundo.
    Nos EUA, onde se concentra mais da metade da venda do MW2, eu acho que Mario ultrapassa em 3 meses.

  18. Acompanho seu blog a cerca de 5 ou 6 meses. Gosto muito de seus textos, mas, vez por outra, seu ‘nintendismo’ (sendo ele proposital ou não) as vezes estrapola. Em sua análise, esquece de avaliar MUITOS fatores relevantes no que tange as vendas. CoDMW2, tanto no PS3 como no XB360, teve que disputar a atenção com vários outros títulos AAA. Só pra citar dois, Uncharted 2 e o Assassin Creed. NSMBW praticamente não teve adversários; Alie isso ao fato do jogo não ser exclusivo, o que dissipa mais as vendas (Fora que você também não contabilizou as vendas para PC). Outros fatores relevantes não levantados foram a classificação etária do jogo e o valor de venda os mesmos. Ambos diferentes. CoD é um fenômeno de vendas. (http://www.rollingstone.com.br/secoes/novas/noticias/novo-call-of-duty-bate-recorde-de-vendas/)

    NSMBW também.

    Não sou defensor de plataforma/game/empresa nenhuma; Apenas ‘acho’ que seus ataques aos “rardecores anti-nintendo” estão fazendo de você mesmo um “rardecore nintendista”. Você perdeu o espaço que poderia ser de um ÓTIMO review sobre o NSMBW (onde você poderia ter mostrado estes dados sobre vendas e até mesmo feito a comparação de vendas com o CoD) apenas para “atacar” diretamente os “rardecores”. Até gosto das suas pequenas indiretas aos mesmos, dentro do contexto da postagem . Mas creio que não era necessário um texto só para isso.

  19. OK, compreendo a colocação dos amigos de debate mas minha opinião permanece intacta, só recoloco que na minha opinião os dois jogos nunca deveriam ser comparados já que apresentam nichos totalmente diferentes diferentes.

    E por ultimo me parece um pouco de hipocrisia essa colocação contra os chamados “rardecoes”, dizendo que eles atacam os jogos que não lhes agradam já que muitos aqui fazem o mesmo.

    Não quero defender ou ofender ninguem nem desprezar o potencial desse ótimo jogo do Mario que estou tendo o prazer de jogar.

  20. AvcF,

    Sinceramente, não entendi o post no tom “nintendista raivoso e revanchista”. Só os “istas” da Nintendo é que enchem a boca para falar das vendas dos jogos do Wii.

    Ok, eu sei que o ataque é para provocar os jogadores “hardcore”, mas esse tipo de “dedo na cara” é típico de quem leva discussões do tipo “casual x hardcore” mais a sério do que deveria.

    Pelo que vi da cobertura dos dois jogos nos sites e foruns sobre videogames, as críticas e previsões de fracasso de NSMB Wii foram feitas por jogadores. E considerando que a grande maioria deles não sabe absolutamente nada sobre o mercado de videogames, é risível levar este tipo de coisa em consideração.

    E sinceramente, não vejo surpresa alguma nestes números. Aliás, NSMB Wii tinha obrigação de vender bem. O Wii é o console com a maior base instalada, a classificação etária é menos restrita do que os jogos “hardcore” (normalmente eles pegam uma classificação M nos States, como é o caso do COD: MW2) e Super Mario Bros. é a franquia mais rentável da Nintendo.

    Embora você tenha usado apenas números norte-americanos, se formos ver a situação japonesa, a situação é ainda mais confortável para o encanador (ainda mais devido a resistência dos japoneses a jogos ocidentais). Segundo a lista da Famitsu dos 100 games mais vendidos no Japão em 2009, temos:

    3. [WII] New Super Mario Bros. Wii (Nintendo) – 2,485,150

    77. [PS3] Call of Duty Modern Warfare 2 (Square Enix) – 164,619

    A versão do Xbox 360 nem aparece (até porque o console é um fracasso retumbante em solo japonês). E para quem não sabe, a Square Enix é quem distribui o jogo (feito pela Infinity Ward) no Japão (no Ocidente é a Activision).

    Em suma, ambos os jogos venderam muito bem e cada um diverte, à sua maneira, o público-alvo para o qual foram desenvolvimentos. Isso é o que é importante. O resto é briguinha boba e irrelevante.

  21. eu sou um dos que comprou o NSMB e ainda nem tive vontade de pegar o MW2 (só para constar, tenho os 3 consoles), mas fiquei curioso, tem a relação de % de jogadores de cada plataforma que comprou o jogo? Acho esse tipo de numero bem mais interessante, pois assim da uma real situação do sucesso do jogo, lembro que uns meses atrás um jogo de “PS360” vendeu um pouco menos no PS3 e os 360istas alardearam que ganharam denovo, mas esqueceram que o 360 vendeu mais que o PS3 no USA…

  22. Modern Warfare é ruim para caralho. Parece uma má adaptação dos filmes já ruins do Michael Bay. Tem absolutamente nada de novo, especial ou interessante que não seja apenas a comparação rotineira dos padrões gráficos.

    Agradeço aos Deuses americanos que me deixaram jogar essa coisa antes da compra…

    Outra coisa interessante que presenciei ao vico e em cores nos EUA foi o BOX parado e cheio de poeiras nas prateleiras. OS vendedores faziam malabares para que você comprasse o BOX, em contraste com o Wii que tinha boa saída e o PS3 que estava esgotado (esse foi uma saga encontrar).

  23. Essa guerrinha de wii x consoles hd(xbox360, PS3) já deu no saco, são públicos alvos diferentes. Tenho 30 anos, jogo desde a geração atari, sou fanático por videogames, tenho wii, xbox360 e play3, querer comparar vendas de um ou de outro é fora da realidade, os preços lá fora são muito diferentes, quem compra o wii quer um tipo de jogo. Mario venderia até se fosse lançado para jaguar não dá paa comparar, é fato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.