Mercado oficial de games no Brasil: os mais vendidos de 2009

Saudações aos mandatários.

Apesar de todos os problemas que nós conhecemos e discutimos aqui no blog (a tradução do artigo do James Portnow é o exemplo mais recente), o Brasil ainda tem alguma coisa que lembra um mercado de videogames. Ainda há corajosos que compram games por aqui, mesmo com as conhecidas desvantagens. Seja como for, recebi os dados de vendas de 2009 da NC Games, que vem a ser a maior distribuidora de games do país. Claro que não dá para considerar isso como um dado absoluto, por assim dizer, mas ao menos é um fonte válida. Além de que é uma das poucas oficiais aqui do Brasil. Os dados seguem após o link.

TOP 5 Consolidado

Pro Evolution Soccer 2010

Pro Evolution Soccer 2009

New Super Mario Bros.

Midnight Club II

Mario Kart

—————————————————
Nintendo DS

Pokémon Platinum Version

New Super Mario Bros.

Mario Kart

Pokémon Diamond

Mario Party

—————————————————
PlayStation 2

Pro Evolution Soccer 2009

Midnight Club II

Pro Evolution Soccer 2010

Grand Theft Auto: Liberty City Stories

Grand Theft Auto: Vice City

—————————————————
PlayStation 3

Pro Evolution Soccer 2010

Pro Evolution Soccer 2009

Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots

Grand Theft Auto IV

Assassin’s Creed II

—————————————————
PSP

Pro Evolution Soccer 2009

Pro Evolution Soccer 2010

Pro Evolution Soccer 2008

BEN 10: ALIEN FORCE

BEN 10: Protector of Earth

—————————————————
Wii

New Super Mario Bros.

Wii Sports Resort

Mario Kart

Mario Power Tennis

Wii Play

—————————————————
Xbox 360

Pro Evolution Soccer 2010

Assassin’s Creed II

Call of Duty: Modern Warfare 2

Grand Theft Auto IV

Pro Evolution Soccer 2009

Considerações

O primeiro e mais óbvio ponto a ser destacado é sem dúvida a popularidade dos games de futebol. Acho que em nenhum outro lugar além do Brasil duas versões do mesmo jogo conseguem dividir um mesmo ranking dos mais vendidos. Fora que ao menos entre os games originais, Pro Evolution Soccer esmaga FIFA. Isso para mim foi surpreendente, pois a percepção que se tem nos fóruns e até nos reviews dos sites estrangeiros, é justamente o contrário que ocorre, com PES sendo constantemente apontado como uma franquia em queda.

Uma curiosidade é que ao menos pelo ranking, o PSP deve ser visto por muita gente como console de criança, visto que os games baseados no desenho Ben 10 figura em duas posições no ranking dos mais vendidos do sistema. O restante é inteiramente ocupado pelos “PESsses”, e todos sabemos que futebol agrada a todas as idades, de oito a oitenta. Já no DS nenhuma surpresa, as franquias Nintendo dominando, cujo destaque é a longeva popularidade dos games Pokémon.

Nos consoles HD o cenário é parecido com o que ocorre lá fora, com medalhões como Modern Warfare 2, Metal Gear Solid 4 e Assassin´s Creed entre os mais populares. No Wii a única surpresa que vi foi a presença de Mario Power Tennis, remake de um game do GameCube. Não sabia que um game de tenis podia ser popular por aqui, além do mais que o Wii tem um futebol do Mario (Strikers Charged).

Fico me perguntando se voltasse a ter um mercado forte mesmo aqui no Brasil, se essa preferência seria muito alterada. Isso porque é claro que os dados acima não refletem a realidade gamística do país, e sim um segmento pequeno que consome originais. E vocês, o que acham? Crêem que as preferências do povãol, por assim dizer, são muito diferentes do que está mostrado aqui?

Até o próximo post.

André V.C Franco/AvcF – Loading Time.

13 thoughts on “Mercado oficial de games no Brasil: os mais vendidos de 2009

  1. Futebol por um bom tempo sempre irar figurar o topo destas listas por aqui, mesmo que o mercado aqui crescesse muito creio que continuaria assim. E em geral o povão não grada muito de FIFA, isto é algo que já notei, pelo menos em BH e região.

    Quanto ao Mario Tennis eu não vejo como nada tão surpreendente assim, o jogo é divertido e embora o esporte não seja o mais popular do país também está longe de ser desconhecido.

    Comentário do AvcF: não joguei o Mario Tennis (nem no GC, nem no Wii), mas estamos falando de um porte de um console que foi um ilustre desconhecido por aqui. Afinal, se o GameCube foi um fracasso no resto do mundo, imagine por aqui, onde não tinha apelo nenhum frente ao PS2, além de não ter tido pirataria em seu período de vida útil. Sem contar que o Wii tem games de futebol (PES 2008, 2009 e o 2010 já foi lançado?), incluindo um com o Mario. Então me surpreendeu um pouco sim o Mario Tennis entre os mais vendidos do ano.

    Sobre FIFA vs PES, não se esqueça que a NC não cobre o povão, isso falando da maioria mesmo, nem tanto pelo sentido popularesco da palavra. Então minha curiosidade reside não no grau de popularidade do futebol (que será altíssimo de qualquer forma), mas em se essa vantagem toda do PES permaneceria.

  2. @AvcF

    Quanto ao Mario Tennis eu não me supreendi até por achar um jogo razoavelmente conhecido, pelo menos aonde moro, até por ser um jogo de origem no Nintendo 64. Eu também não joguei a versão do Cube (ainda) mas creio que seja tão boa quanto a do N64.

    Olhando por outro ponto, um jogo de tenis no Wii acaba se tornando chamativo pelo controle do console. Quando se fala de controle com sensor de movimentos e jogos, não é difícil se imaginar jogando tenis ou golf, e colocando Mario no título acaba se tornando bem atraente. Mas isto é apenas uma especulação minha.

    Quanto ao “povão” acho que não utilizei bem a palavra correta, mas seria as pessoas que tem vídeo-game, compram jogos regularmente mas não são tão fissuradas com isso. Como eu disse, as pessoas que conheço não costumam gostar muito de FIFA, geralmente preferem PES mesmo, independente daqueles que compram em lojas ou shoppings populares. Mas isto não é nenhuma análise profunda, é só que não me “assustou”.

  3. Tópico sobre vendas? Agora sim estou me sentindo na UOL jogos.

    Mas é verdade como vende jogo de futebol aqui no Brasil, até detesto quando alguém me chama para jogar, detesto jogo de futebol.

  4. poxa e na verdade FIFA é muito melhor que we(pes)…mas os inclusão digital so conheçem winning eleven!!!
    e cacete…pes 8/9/10 no psp!?!? Oo

    o curioso e q deve ter vendido menos de 100 mil jogos originais no total(eu acho!)

  5. E os jogos de pc?! Prq é tão discriminado? Eu vejo muito jogo original sendo vendido por aí….

    Comentário do AvcF: o motivo da descriminação é que eu acho que a NC Games não trabalha com distribuição de jogos PC. De fato os jogos de PC tem vendas razoáveis de originais, visto que eles são em média mais baratos que os originais de consoles.

  6. Acho que isso não reflete os gostos da população. Reflete os gostos dos filhinhos de papai que ganham (caríssimos) jogos originais. Ben10 no PSP é uma prova, já que a criançada não tem capacidade ainda de fazer como os mais velhos: pesquisar, baixar e gravar em discos, ao invés de comprar jogos originais pra essa porcaria que leva 2 anos pra carregar.

  7. Futebol esteve presente nos primeiros lugares dos rankings de consoles comercializados no país na última década…e convenhamos, desde os 16 bits que o pessoal não se agrada por FIFA…sempre que eu encontrava alguém falando de futebol era de algum jogo de softhouse japonesa…até no 8 bits… Como já disseram e concordo inteiramente, os dados apresentados mostram um pequena (ínfima) parcela dos jogadores…e é uma pena que os dados dos jogos de PC não tenham sido contabilizados…quem não tem grana para a geração atual com certeza apela para o PC mid end pra jogar lançamentos como Street Fighter IV, Blaz Blue e os outros já citados acima…

  8. Não acho que seja diferente, Mario Tennis é bastante popular na minha cidade desde o N64. Prova disso, é que esse é um dos poucos jogos que as locadoras que ainda tem 64 aqui não vendem, pois sabem que irão ter locação mesmo após tantos anos. Quanto aos outros, essa é a realidade, Ben 10 por exemplo, meu sobrinho de 5 e outro de 12 tem todos pra PS2. E se tivesse PC, Resident Evil 5 e Street Fighter 4 estariam bem colocados, logo abaixo de The Sims 3. Quem compra original reflete a busca dos que não consomem essa midia. SMB é extremamente popular, até por quem não joga games, isso estra sendo mostrado no ranking!!!!

  9. isso ai tbm eh pq na lista num entra “bomba patch” hauhwuhuwhuahwuhaw mas como jah foi dito… essa parcela eh dos “filhinhos de papai que o pai vai leva no shopping pra comprar video game”, pq por mais q se goste de originais, nós vamos procurar importar ou algo do tipo, q no geral sai pelo menos pela metade do preço… isso eh a minha opnião…

  10. No que depender de mim o ranking por causa de vendas de games futebol seria zero, mas como moramos na terra do futebol é isso o que vende mesmo. Curto mais RE, Zelda, Metroid e afins.

  11. O que posso dizer quanto aos games de futebol é aquela velha história que muita gente conhece: Tem muita gente q compra PS2 e (PASMEM!!) PS3 só pra jogar “Uinin Elévi”. Eu juro que conheço pessoas assim, que dizem que gostam de video-game e tal, mas num sabe dizer um lançamento recente. E essas pessoas têm um preconceito imenso com a franquia FIFA…

  12. A Diferença do PES aki no Brasil pro Fifa é que nem foi comentado a respeito do Sonic.

    A medida que um só queimava o filme, outro melhor aparecia.

    Winnin Eleven do SNES batia qualquer fifa de play 1 e similares da época.

    Hoje em dia depois de tanta quemação, nego não quer nem parar pra ver se é bom, já fala que FIFA Soccer é uma porcaria e que jogo bom de futebol é Winning Eleven (PES)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *