Especial Bad Trip 10 idéias idiotas: Spin-offs do Sonic – parte 04

Saudações aos gloriosos leitores do Loading Time. Nosso ranking de genialidades da civilização humana já está próximo de seu ápice, porém como já disse antes, o que é ruim pode piorar. Hoje falaremos sobre uma sequência de atrocidades que contribuiu com a decadência de um dos mascotes mais queridos do mundo dos videogames, Sonic the Hedgehog. Sim, os jogos ruins da série principal também deram sua forcinha (como o horrendo Sonic Heroes, por exemplo), mas os chamados spin-offs (jogos paralelos que nascem a partir de uma marca) foram ainda mais ruidosos para a imagem do nosso ex-popular ouriço azul.

No inicio dos anos noventa, havia uma batalha paralela dos mascotes da Sega e Nintendo para medir a popularidade das empresas e suas plataformas. De um lado o encanador bigodudo italiano, com seus mundos coloridos e cheios de desafios de Super Mario Bros 3 e Super Mario World. Do outro, o ouriço azul com a velocidade incrível de Sonic the Hedgehog e Sonic 2. A problema realmente começou quando a Nintendo resolveu arejar a franquia Mario, fazendo mais um spin-off de sucesso do bigodudo, o fantástico Super Mario Kart. O sucesso de SMK incomodou a concorrente e claro que a Sega seguiu pelo mesmo caminho. Sonic Spinball foi anunciado. Começava a era do desastre.

Com a moral que a marca Sonic tinha, foi capaz de criar grande expectativa de que Spinball seria no mínimo um ótimo game. Contudo, o que parece ter ocorrido é que a Sega simplesmente pegou carona na fama de seu mascote e fez um jogo nas coxas. Em resumo: Sonic Spinball é uma porcaria. Design de fases ruim, gráficos abaixo da média da época, trilha sonora que nem de longe lembrava a qualidade da série principal, se juntavam a um framerate horrível. Aonde foi parar o “blast processing” Sega?

Ok, errar é humano. Mas persistir no erro é burrice e a Sega merecia nota zero. Não satisfeita em queimar o filme do Sonic nos 16-bits, ela resolveu criar a tradição no seus outros consoles. Aí foi a vez do ilustre desconhecido Game Gear pagar o pato com o rídiculo Sonic Drift. A cara de pau aqui foi tanta que a Sega colocou os personagens do universo Sonic para correr… DE KART! Até o porteiro da Sega deve ter ficado com vergonha de tamanho plágio. O coitado do Game Gear ainda teve que hospedar os horrendos jogos solo do Tails. Nem os Arcades escaparam, com o lançamento do jogo de luta 3D Sonic Championship. Alguns anos depois foi a vez do infeliz Dreamcast ganhar seu spin-off ruim com Sonic Shuffle, um mal sucedido clone dos games da série Mario Party.

Depois que ficou sem consoles próprios, a sensacional Sega fez questão de fazer games ruins para os consoles dos outros. Foi quando ela expeliu Sonic Riders para Gamecube e Playstation 2. O jogo é fraquíssimo, claro. E a sua continuação é tão ruim quanto, claro. Não foi à-toa a decadência pela qual Sonic passa nos últimos anos. Ela é o reflexo da decadência da própria Sega e suas repetitivas idéias idiotas. Enquanto Mario continua firme e forte como o grande símbolo dos videogames (reconhecido até por quem está de fora desse universo), hoje o ouriço é só uma sombra do que já foi. Depois do vexame com o Sonic para X360 e PS3 e um game passável para Wii, dá até medo dessas idéias mirabolantes de Unleashed e Knights. Até um dirigente da própria Sega disse que Sonic “deixa de ser cool quando os jogadores passam dos doze anos”. É com idéias idiotas assim que se estraga um personagem.

Em tempo – Este video mostra alguns dos jogos mencionados por este texto.E há ainda outras atrocidades que não conhecia.Divirtam-se:

André V.C Franco/AvcF – Loading Time

21 thoughts on “Especial Bad Trip 10 idéias idiotas: Spin-offs do Sonic – parte 04

  1. O pior é que no caso do Sonic Shuffle eu cai na pegadinha do Malandro direitinho, na seca pra jogar algo parecido com Mario Party ganhei um porta copos.

    Quanto ao vídeo é muito hilário, o aviso antes do pior jogo e os caras tentando desligar o jogo e não conseguindo é muito engraçado. Só que na lista de melhores jogos eu sou mais Sonic Adventure 2 do que o 1 (no vídeo).

  2. Sonic Adv. 2 é um bom jogo, mas aquelas fases de exploração do Knuckles e da Rogue eram de matar de tão chatas, além de que era o fim do mundo ter que controlar o Tails naquele robô. Sobre Spin-offs, ainda tem os games do PSP, que pelo que consta são ruins também, mas como não joguei, fica difícil falar sobre.

  3. Como foi citado apenas no post, e não no texto principal, vou falar sobre os dois Sonic Rivals para PSP:

    na verdade são dois jogos bons, a melhor parte é que são side-scrolling (correndo para o lado). Isso em meio a vários jogos atuais do Sonic em que você corre para cima (jogos 3D), resolveram fazer um jogo de correr para o lado, igual aos clássicos. Ponto positivo. ou seja o jogo é quase um 2,5D visão de lado, mas os elementos são 3D… isso é muito legal e o ponto forte de vários jogos do PSP

    nas histórias, os dois são muito fracos, mas considerando que nos clássicos nem contavam história direito, então segue o mesmo padrão…

    em questão de tempo de cada jogo, dá para terminar em 90 min ~ 120 min… comparando com os jogos clássicos que demoravam cerca de 2 a 3 horas, são jogos curtos…

    o fator replay é meio ruim, pq vc não sente muita diferença entre os personagens (4 no 1 e 8 no 2)… eles adicionaram um négócio de ganhar cartas se cumprir alguns requisitos, mas não dá muita vontade de querer ter todas as cartas, ainda mais pq você já vai ter chegado no final mesmo…

    o Sonic Rivals 2 ainda incrementou com um sistema de lutinha interessante, mas que depois de algumas vezes já enjooa…

    a minha opinião… se você sente saudades dos sonics antigos, então jogue os Sonic Rivals com pelo menos um personagem até o final… agora se você for um cara hardcore-gamer com eu que quando pega um jogo tem que jogar até esgotar (por desencargo de consciÊncia gamística) aí você vai sofrer por rejogar várias vezes a mesma coisa e vai ficar enjoado… gastando umas 10 horas no Sonic rivals 1 e umas 12~15horas no Sonic Rivals 2.

  4. Kronemgui,
    Suas impressões acerca do Rivals são bem positivas, só discordo desse pedaço, no final: “se você sente saudades dos sonics antigos, então jogue os Sonic Rivals com pelo menos um personagem até o final… “. Sinceramente, se é para assemelhar os antigos, faz mais sentido buscar jogos que remetam ao gameplay deles, isso você encontra nas séries Advance e Rush, do GBA e DS.

  5. “por desencargo de consciência gamística” … (citado por mim mesmo)

    quantas vezes você não pega um jogo, acha um lixo, mas mesmo assim se sacrifica para chegfar até o final por por desencargo de consciência gamística?? Isso é um auto-flagelo que muitas vezes a gente se submete só para não ter aquele pesar na consciência que fica te cutucando : – olha, você não chegou no final daquele jogo,seu pato…

    e isso acontece com vários spin-offs do sonic (hehehe)

    aliás, nunca li nenhum texto que trate desse “desencargo de consciência gamística”… alguém aqui já leu algum texto sobre isso?

  6. Como assim não leu nenhum texto que que trate desse “desencargo de consciência gamística”? Aqui no blog basta você acessar qualquer texto da seção Bad Trip que você encontra as tranqueiras que tive que encarar.

  7. Ahhh sim, isso eu já acompanho a algum tempo

    mas estou me referindo a esse desejo mórbido de ver o que vai acontecer, mesmo sabendo que você vai se decepcionar grandemente

    e quanto a essas tranqueiras, estou fazendo uma lista de TODOS os jogos que já joguei na minha vida… é legal, dá um trabalho do cão, e daí você percebe que tem muito sofrimento na lista…rsrsrs

  8. Sonic Rivals do PSP é bonzinho….não chega a ser catastrófico nem um Sonic dos tempos áureos.
    Fui jogar ele sem pretençao alguma, escaldado depois de tanta bomba.No começo até estranhei, mais com um tempo de jogo a mais, acho que a experiência foi positiva.

  9. O Sonic, quando adentrou para o universo 3-d poligonal, perdeu boa parte de sua adrenalina…apesar dos Donic’s para o enterrado Dreamcast serem bons p/caramba, as versões que saíram depois do enterro do DC, são meio que…repetitivas demais !

    Sonic Riders [olha o sonic numa prancha !!], Sonic Heroes [olhaaaaa…todos os amiguinhos do sonic ! e juntos !], e por aí vai !

    Apesar de gostar de muitos jogos da franquia Sonic, é com pesar que digo:
    – A sega deveria fazer algo como um “The Last Sonic”…
    …o Sonic poderia morrer !
    …afinal, ele já está no melhor estilo dos Zumbis do Resident Evil, “moribundo”, fazem anos !

    Garanto que esse último Sonic, venderia bastante ! [rs]

    [pensamos de uma mesma maneira agora, sr. AVCF…estranho isso (rs) ]

  10. Concordo em quase todos,mas,pra mim,Sonic Spinball e a série Riders não mereciam entrar.Spinball NEM É JOGO XD
    Ja a série Riders se colocaram no pódioo de ”melhor Sonic atual(desde Sonic Heroes)” até a chegada de Sonic Unleashed.Não é uma bosta total o Riders e o Zero Gravity é até que bonzinho,mas o resto não bse salva…

  11. cara…eu podia jurar que todos os jogos 3D do sonic eram perfeitos…nunca reclamei de nenhum jogo deles,nem do unleashed,com suas partes em 2D.
    Eu jogo sonic desde o sega master system e nunca me enjoei.nem quando eu tava pra sair daquela fase aquatica de (se não me engano)sonic the hedhehog e o controle do MS dava “pau” e eu morria afogado…
    POIS É…depende do gosto de cada um…

  12. Cara, falar que Sonic Spinball foi horrível é heregismo da sua parte. O jogo é incrível! Um ótimo spin-off, na realidade, o melhor spin-off. Antes de escrever sugiro jogar esse jogo antes, de preferência o de Mega, pois o de Master o povo fala ser ruim (eu nunca joguei então nada posso falar sobre essa versão).

  13. What?! Sonic Spinball no GBA?! Q eu saiba, o unico jogo de pinball com Sonic no GBA era Sonic Pinball Party q e diferente de Sonic Spinball.

  14. Aff, não acho Sonic Spinball do mega tão ruim assim… zerei o do master também e era só meio lentinho, mas dava para encarar. Agora aquele jogo de luta do arcade ow joguinho ruim viu?! Esses ”novos” Sonics 3-D realmente são horrendos, os produtores ficam inventando tanta bobagem que acabam com o brilho há muito já perdido da série.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.