Especial 10 idéias idiotas 2 – Shadow the Hedgehog (parte 3)

Shadow

Saudações aos combatentes.

E a baixaria continua! Vamos um tantinho mais fundo no estoque de idéias idiotas do mundo dos games. Mais uma estultice de nossos amigos game designers. Acompanhem.

Shadow the Hedgehog

Falem a verdade, vocês não acharam mesmo que dentro desse conjunto conjunto de idéias idiotas não haveria nenhumazinha da Sega? Ok, ela fez bons consoles e vários clássicos, mas de idéia idiota ela manjava e muito (basta vocês darem uma olhada no especial anterior). Pois é, fiz questão de buscar mais uma e nem tive muito trabalho. Shadow the Hedgehog é uma idéia tão infeliz, que deve dar vegonha até nos faxineiros e vigias noturnos que trabalham no prédio da Sega-Sammy. Shadow é um daqueles produtos que só podem ter saído de mentes desesperadas e deprecivas sob forte influência de alcóol e barbitúricos, com urgente necessidade de pesada intervenção psiquiátrica. Claro que o universo dos videogames é recheado de personagens inúteis e ridículos e eu poderia fazer uma lista inteira deles, mas ainda assim iria esquecer de alguém. A maioria das pessoas que já desistiram ou que se decepcionam toda vez que perdem tempo com um dos games Sonic, normalmente começam a reclamação pela lista de amigos inúteis que foram surgindo com o tempo. Shadow é o espécime mais famoso dessa constranegora fauna de seres desprezíveis.

O ahn…”anti-herói” (já volto para falar disso), surgiu no razoável Sonic Adventure 2, lançado para Dreamcast e posteriormente portado para GameCube. O ouriço das sombras (aff…) protagonizava os bons momentos do jogo ao lado das fases de Sonic, até porque as demais fases estreladas por Tails, Dr. Robotnick, Knuckes e Rogue eram tão emocionantes quanto jogar um comprimido de vitamina c efervescente em um copo d’água e ver o que acontece. Mas mesmo nesses momentos já era possível ver como Shadow era um personagem tão forçado que ficava babaca. Ao invés do pessoal do Sonic Team gastar tempo e criatividade em mais fases e melhores designs, ficaram perdendo tempo em uma história imbecil envolvendo aqueles melodramas típicos dos piores animes genéricos feitos para adolescentes otakus babões. Em uma mistureba indigesta envolvendo um pouco de falta de memória, um programa científico esquisito e sem sentido, uns assassinatos, uma daquelas mocinhas chorosas que surgem naqueles inúteis flashbacks, tudo com um tantinho assim de carimbó (só os bons pescarão essa referência). Toda essa baboseira evidenciou os dois principais erros que começaram a afundar a trajetória de Sonic nos games: inventar uma história idiota fora do mundo original do personagem ( o que diabos Sonic foi fazer na Terra???) e ainda por cima quererem bolar intricadas histórias por trás dos inúteis personagens que passaram a atuar junto a Sonic.

Em torno de Shadow foram utilizados os clichês mais toscos possíveis em torno dessa baboseira de anti-herói. Para incício de conversa, Shadow era apenas um desenho reaproveitado feito em cima da batidísssima idéia do reflexo invertido do herói, algo que, por exemplo, a Nintendo já havia feito com muito mais graça com o Wario, até porque ele é um personagem que não se leva a sério mesmo. Junte essas baboseiras de passado obscuro, memória inexplicavelmente turvada (como sempre, aliás), personalidade (ou falta dela) solitária e anti-social, uma dose de agresividade motivada por um sofrimento interno. Já cansamos de ver isso em filmes, desenhos e nos quadrinhos, passando por Ikki, Hiei, Wolverine, Van Helsing, Justiceiro, Mewtwo, Protoman e por aí vai. Shadow consegue ser pior que todos eles em seus defeitos, mas não tem nenhuma qualidade própria. Mas o que é ruim sempre pode piorar (essa frase deveria ser um slogan da humanidade), e o pessoal da Sega se esforçou bastante para tal. A síntese disso está no game “Shadow the Hedgehog”, lançado em 2005 para GameCube, Playstation 2 e Xbox.

Shadow the HedgehogGaranto que os donos de Xbox deixaram de jogar Halo 2 por esse jogo

Não bastasse o jogo ser uma atrocidade, a Sega resolveu gastar ainda mais tempo e ainda mais dinheiro na tentativa desesperada de mostrar Shadow tão “fodônico” quanto aqueles action heroes dos anos oitenta. Eu tenho aqui em casa uma Nintendo Power e uma Nintendo World com matérias e uma entrevista com diretor chulé lá, falando maravilhas daquela porcaria. Não pode ser possível que ninguém achava constrangedoras aquelas ilustrações de Shadow portando o que parecia ser uma pistola Magnum calibre 44. Fora que quem foi a anta catatônica de achar que tinha que incluir armas de fogo na estrutura de jogo de Sonic? Vocês conseguem imaginar Mario com uma pistola automática em mãos enchendo goobas, koopas e shy guys de azeitona? Seria sumpimpástico a musiquinha tocando “tã tã tã tatã tã…” POW! POW! POW! Aliás, para quê esse furrie supostamente cheio de poderes precisa carregar uma escopeta ou uma submetralhadora? Para se sentir mais macho? Uma extensão de sua masculinidade? Patético.


Tão radical quanto Nescau

Se houvesse um mínimo de bom senso nos integrantes das equipes da design da Sega, Shadow e os demais amiguinhos inúteis e abestalhados de Sonic teriam sido erradicados para todo o sempre de quaisquer aparição em todo e qualquer jogo eletrônico produzido na face da Terra. Isso somente não faria os games Sonic voltarem a serem o que eram no auge, mas já ajudaria muito. Porque de bocós metidos a anti-herói e que pagam de machões com suas enormes armas de fogo, os jogos de tiro genéricos já tem aos montes.

Ao menos Shadow não protagonizou mais games solo. Nem o fará no futuro próximo, além de que a Sega limita suas aparições cada vez mais. Os jogadores agradecem.

André V.C Franco/AvcF – Loading Time.

45 thoughts on “Especial 10 idéias idiotas 2 – Shadow the Hedgehog (parte 3)

  1. Esse game é insuportável!!! caramba, como se controla um personagem em alta velocidade em um lugar com obstaculos sem lógica e que ainda te derrubam de um abismo? E ninguem conseguia atirar corretamente com aquela bosta de arminha, vc nunca acertava o que queria, dai o esquema de ser bonzinho ou mal vai por agua abaixo, pois vc poderia mirar no vilão e acertar algo que te ajudaria como mocinho. Péssimo. Meu sobrinho de 11 anos pegou pra jogar e não aguentou uma fase completa hehe. Eu ainda tentei passar e ver se tinha algo de bom. Perdi meu tempo.

  2. Shadow tinha estilo, e continuo achando as poses dele bacanas (tipo, fingindo que ele não segura uma arma. Isso sim foi estúpido).

    Malharam demais o jogo dele, ainda não joguei, mas logo logo eu vou comprar a versão do GameCube. Para o bem ou para o mal.

  3. Sempre gostei de Sonic. Acho que o Tails e Knuckles são bons coadjuvantes…

    Porém com o tempo não sei o que aconteceu na Sega que a coisa desandou de maneira absurdamente feia. Um monte de personagens mal pensados começaram a surgir, tramas sinistras (convenhamos… Sonic precisa de história???) e papéis constrangedores como Tails preso em uma lata de sardinha e Knuckles rebaixado a caçador de pedrinhas brilhantes.

    Daí vem o Shadow… O ápice da vergonha. Eu jogava e em minha mente eu imaginava que era ainda o Sonic (rsrs).

    E tem mais: o papel de bad-boy sempre fora destinado ao Knuckles que desempenhou este muito bem. Quer dizer que resolveram criar o bad-boy mais bad que o que já era? Confuso, não? Shadow então é a contraparte da contraparte – uma espécie de ser indesejado num mundo em colapso.

    Enquanto ao Sonic? Eu aqui ainda esperando por um jogo bom…Quem sabe um reboot geral na série, uma ênfase maior na jogabilidade sem histórias constrangedoras e tirar os humanos e o Sonic do mundo real não ajudem?

  4. Nem me rponuncio sobre o jogo em si, mas pelo vídeo da introdução, segue uma lista de heresias e imbecilidades:

    1 – Se as metralhadoras humanas não machucam os monstros, porque diabos o babaca protagonista usa uma metralhadora ?

    2 – Se o babaca protagonista está combatendo os monstros invasores, porque diabos os humanos estão atirando contra ele?

    3 – Se ele é megapoderoso como mostra o vídeo, qual é o desafio afinal ?

    4 – Se ele já chegou à terra na cara dos inimigos (vide introdução), porque diabos ele teria de desbravar diversas fases ?

    5 – Ele parece ter vencido o sonic. Que diabos significa isso?????
    HERESIA! CORTEM A CABEÇA! QUEIMEM NA FOGUEIRA!!!!!!!!

    6 – A apresentação começa com uma pinta de “narcisista” extremamente indigesta.

    7 – Porque tantos animais conseguem correr lado a lado com sonic? Por acaso ele não era o ser mais rápido do mundo dele? Com uma horda dessas, não consigo imaginar como o Dr. Eggman conseguiu robotizar quase toda a ilha nos primeiros games…

  5. Ah sim, quase me esqueço:

    8 – O que é aquela coisa parecida com um cérebro flutuando na orbita terrestre ? Um corpo desse porte não deveria ser atraído pela gravidade, ou caso não, não deveria provocar interferências no campo gravitacional terrestre ?

    ok, essa eu peguei pesado, rs.

  6. o knukcles e o tails são bons personagens sim, mas só, o resto é muito sem sal. O Roger levantou uma questão que sempre me questionei, se Sonic é o mais rápido do mundo, como os outros o acompanham com facilidade? Eu hein!!!

  7. “…tudo com um tantinho assim de carimbó (só os bons pescarão essa referência).”Esse jogo tem indie rock e eletro na trilha sonora?foi influenciado pelo expressionismo alemão e Stanley Kubrick?se tiver tudo isso, é um jogo “superprafrentex”…:D

    O que se dizia na época do lançamento de Shadow the Hedgehog,é que a Sega tinha pretensão de tentar competir com a franquia “Ratchet & Clank” da sony.

  8. Exatamente, Hermes e Renato, o único programa prestável de toda a grade da MTV.

    Nunca joguei Ratchet & Clank, mas nem preciso para saber que é melhor que Shadow the Hedgehog.

  9. Torço muito para que com o sucesso do NSMB Wii a Sega resolva fazer um Sonic 2d que consiga absorver tudo o que a evolução tecnológica fez de 1994 pra cá. Mas tenho quase certeza que ela conseguirar fazer uma bela de uma Agada de alguma maneira.

  10. Meu filho gosta mais do Shadow do que do Sonic. O curioso é que ele é da geração 3d, outro dia o mandei jogar Sonic e Knucles no emulador e ele simplesmente não conseguia entender aquele universo “chapado” e sem profundidade… Brinquei com ele: ” Jogar videogame hoje é mole! Os jogos de antigamente é que eram difísseis!”
    Meu filho tem 5 anos e se amarra no Sonic Heroes.

  11. Nunca tinha visto essa apresentação, assisti e fiquei com vergonha, mesmo estando sozinho no ambiente.. Sinceramente, eu não teria coragem de deixar rolar essa intro com alguém na sala.

    Também vi uns vídeos de gameplay, mas não vi nada fora do normal. Claro, ver é diferente de jogar…

  12. Quem fala q o tails é um personagem bacana, está errado,
    ele JA FOI!

    Hoje em dia é quase tao (ou mais) estúpido quanto os outros amigos do sonic…

  13. Mas falando sério, esse papinho de “o jogo não deveria ter história e nem outros personagens” é bem furado! Sério, não consigo mais jogar algo por jogar, tem de no mínimo tem uma história, instigar o jogador, fazê-lo querer saber mais e mais.

    Essa nostalgia de tempos de Mega Drive é ridícula… aquela época já foi e deu o que tinha de dar. Não digo isso pelos gráficos 2D, mas pela mentalidade daquela época (tal qual a ausência de um plano de fundo decente no caso de Sonic). O problema é que os produtores não se interessaram em elaborar os personagens e criar planos de fundo ricos… essa mesma situação não é exclusiva de Sonic… Sega ou o mundo de games, o mercado cinematográfico Hollywodiano passa pela mesma situação!

    Não me importo em existir um Shadow (Sonic Adventure 2 é bacana de tudo, apesar de preferir Sonic Adventure 1), só acredito que deveriam dar profundidade ao mundo.

  14. Eu já grado de jogos que visam diversão sem tramas elaboradas. Até hoje não me entra na cabeça por exemplo como alguém pode discutir histórias de jogos de luta. Sonic, Mario são legais justamente pela simplicidade, por aquela coisa de simplesmente pegar o controle e jogar.

  15. eu ja comprei revista q tinha o detonato, dicas, truques, macetes e codigos dessa merda! ja vi partes inteiras de revistas falando dessa merda! triste,mesmo nunca tendo sido fã do ourisso ne…azul,ele nao merecia ser tão detonado…sonic riders…

  16. Eu gosto do Shadow
    Tanto o personagem quanto o jogo me agradaram muito
    CLARO,ele não passa de um spin-off da série.
    Eu terminei ele multiplas vezes e não usei da tão conhecida velocidade do Sonic/Tails/knuckes/Shadow.
    Mas como um jogo de ação é muito bom

  17. Calam essa Boca!

    Se acha esse jogo uma merda,seus fobam, pois tentem fazem um melhor, van atras de spites,sons,músicas e direitos autoriais.

    Se um reclama que o Sombra ( Shadow é muito rápido) e difícil de controlar,é porque é burro, sabe que ele corre pra burro,e invés de ir devagar porque vai rápido???

    Um reclama que animais corre igual o Sonic, se você fosse salvar uma pessoa,ia correr mais rápido que ela e deixar ela para trás???Pros bandidos ou sei lá quem,sequestrar ou acabar com ela????

    o Shadow, é muito foda,só porque ele superou alguns personagens em algumas coisas?Ficam ofendendo??

    Sou Doido pra ter esse jogo, e não vou deixar que noobs,falam mal do trabalho da Sega,vou dizer uma coisa pra quen não gosta do jogo!

    “não gostou não jogo,PORRA”

  18. Ha eu ia me esquecendo!!!

    Não vou mais perder meu tempo aqui,eu tô é cagando pra oque forem postar aqui,to nen ai…Falem do que quiser,sei que quando criticando muito uma coisa,tem chance de ser inveja por nao ter feito uma coisa tan ben feita…

    Tô nen ai,to satisfeito por defender uma coisa que gosto,não sou covarde,falo na cara!!!!!

    na vida exsitem sempre os pro e os contra!!!!!

  19. “NitroxxBR”

    Não chefe eu nao tive,oportunidades pra jogar esses Sonic.

    Mas eu gosto desse jogo,não tenho ele,fui no youtube ver se realmente era bom,gostey e todos os videos dele tinha 5 estrelas.Também gostey que voce escolhe tres missao,e dependendo do que voce fizer vay pra determinada fase

    aqui um site tem a avaliaçao do jogo,a nota “7,5” nao eh tan ruin e,fala como os pro e os contra pensam

    http://www.powersonic.com.br/games/novos/shadow_gc.htm

  20. Sinceramente, Shadow não é uma idéia idiota, ele passou a ser depois de Sonic Adventure 2.

    No mesmo, Shadow tinha um proposito e alguma utilidade para estar la, sem falar que ele morre heroicamente no final, não tinha que voltar, mesmo porque ele não teria motivos, está la agora simplesmente por estar, assim como a maioria dos personagens da Sega, Shadow se tornou um inutil.

  21. Rodrigo, quantos baseados você fumou para dizer que esse jogo que não serve nem de Fresbe para seu cachorro é um ótimo jogo? Eu tive a infelicidade de não escutar meus amigos e comprar essa porcaria. Esse jogo é escroto demais, deveria entrar para o hall da vergonha. Posso dizer seguramente que Sonic 2006 pelo menos serve para entreter seu cão, agora esse daí deveria jogar fora. Quem não tem essa bosta agradeça =D

    E vou dizer uma coisa para você: A jogabilidade de Shadow é horrível. Você mais bate na tela do que corre. Parece uma lesma desgovernada, pois a velocidade não é lá essas coisas.

  22. É realmente lamentável o que estão fazendo com a série ”Sonic” (que agora vem com uma família de personagens sem graça) Não sei porque parece ser tão difícil lançarem um game pelo menos aceitável da franquia pós Genesis, Sonic não precisa de história, é igual Mario o que importa mesmo é a diversão desencanada!!! Esse é um belo exemplo de como destruir de vez o que já não estava tão bom… Colocar um historinha cheia de clichês+jogabilidade débil+gráficos horrendos= Shadow the Hedgehog

  23. Tudo Bem seus Fobões.

    Fazem um jogo melhor,se quiserem fumar pra ter sucesso podem fumar,soh nao ven xorar como viadinhos.

    Simplismente.” quem não gostou não joga” ( espero nao ter sido duro de mais ^.^ )

  24. q bobeira (idiotici) sou menina tenho motivos pra nao gostar de coisas pra meninos mais eu gosto coitado do shadow vai ficar uma bobera total 😀

  25. Ai seus noobs!pq en ves de ficar fazendo esses antigos merda ai vão fazer algo prestativo?
    Diz ai pq se o shadow é tão inutil pq ganhou fãs pelo mundo todo?até + q o proprio sonic!!!???
    e outra,racismo é crime!!!!!!!e um recadinho pra vcs!

    VÃO S(…)

    AvcF: tive que cortar essa última parte, pois não admito baixaria aqui. Quer ser furrie pirada, ok, mas seja com nível ao menos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.