Especial 10 idéias idiotas 2 – Propagandas da Sony (parte 7)

Saudações aos ligados.

A chapa está esquentando, amiguinhos. O nosso especial está cada vez pior, e por incrível que pareça isso é bom. Mais momentos constrangedores, burrices e idiotices direto do universo dos videogames. Depois de estrear o ranking, a Sony retorna triunfal com algumas das peças publicitárias mais lamentáveis da história do homem na Terra. Vamo nessa que a baixaria vai começar.

Se há uma área da comunicação aberta para idéias criativas e diferentes, essa área é a publicidade. Para vender um produto, um serviço ou mesmo um conceito, é imprescindível ter mais destaque que os concorrentes e, principalmente, chamar atenção. Para tal, os publicitários partem de diversas linhas diferentes, alguns pelo viés humorístico, outros pela via realista (como aqueles comerciais que abordam pessoas diretamente, por exemplo), e há aqueles que seguem optam pela provocação, tentando despertar os sentidos das pessoas mesmo elas sabendo pouco ou nada daquilo que é anunciado. E por aí vai. Mas há também uma linha de publicitários que talvez por se acharem mais do que realmente são, tentam criar peças tão geniais mas tão geniais, que terminam criando porcarias que ninguém entende e terminam desprezadas pelo grande público. Junto dessa turma há também os publicitários sem noção, verdadeiros Joselitos, que na tentativa de causar choque nas pessoas, termina por ofendê-las ou repugná-las. De uns tempos para cá, certamente esse pessoal foi contratado pela Sony, que graças a isso coleciona uma série de peças publicitárias constrangedoras, muito ruins e que de nada ajudou a vender mais seus produtos ou estabelecer melhor sua marca no mindshare dos consumidores. Tirem as crianças da sala, pois a coisa vai ficar feia a partir de agora.

O mau gosto das propagandas da Sony se deu várias formas. A começar por esse video de um comercial do Playstation 3:

Sério, qual é o sentido disso? Agora imaginem alguém assistindo esse comercial. A vontade de comprar um console seria imensa, não? A troco de que o PS3 precisava ser mostrado como uma máquina demoníaca capaz de causar diversas reações em um boneco possuído por espíritos do mal? E aquela música tenebrosa? A não ser que a Sony queria vender consoles para o Zé do Caixão usar em seus filmes ou divulgar sua marca entre satanistas, esse comercial é uma peça de puro nonsense e mau gosto. Se o pastor Yrion visse isso ele dedicaria pelo menos uns cinco cultos para exorcizar o aparelho.

Mas se os publiciotários tinham idéias idiotas com elementos profanos, por que também não sacanear com algo sagrado? Foi o que ocorreu nessa propaganda italiana:

Com o pretexto de comemorar dez anos da marca Playstation, foi feita essa foto com esse sujeito e sua risadinha meio bichística. O detalhe sacana é a coroa de espinhos com os símbolos dos botões do controle na sua cabeça, uma óbvia referência a coroa de espinhos usada por Jesus em sua crucificação. Só que para a Itália, o Vaticano é logo ali. Claro que a propaganda ofendeu cristãos mundo a fora. Claro que a propaganda gerou um enorme impacto negativo para Sony, que terminou retirando de circulação a enfadonha peça.

Foi então que os geniais publicitários resolveram apelar de outra forma. Se sacanear religião não deu certo, que tal apelar para sexo? Aí veio essa pérola:

Não, essa não é uma propaganda de alguma grife de moda ou de perfumes. E há um detalhe incrivelmente bizarro e constrangedor a respeito dessa imagem. Se procurarem a versão integral dessa imagem, há um polegar no lugar da hã… pistola do rapaz. Sim, amiguinhos um dedão no lugar da giromba. Fiquei imaginando aqui o que diabos o pessoal da agencia publicitária bebeu ou fumou durante os brainstorms para chegar naquele resultado. Se não rolou muitas dorgas nessa história, tenho medo de imaginar o quão perturbados e anormais são os responsáveis por aquilo. A imagem é tão grotesca que me recusei a colocar isso aqui no blog. Se mesmo assim alguém quiser ver esse troço, tá aqui. Só não me culpem depois por eventuais traumas.

E quem não se lembra da confusão da propaganda do PSP na Holanda? Foi quando a Sony lançou o modelo branco do PSP, e para chamar a atenção das pessoas para isso, os gênios publicitários pagos pela gigante japonesa me vieram com essa pérola:

Para muita gente essa imagem da moça branca vestida de branco pegando pelo queixo uma moça negra soou como algo incrivelmente racista. A maneira como a branca também olha e a sua expressão agressiva reforçaram essa interpretação. Óbvio que pegou mal. O que não entendo até hoje olhando para essa imagem é o que aquilo queria dizer. O PSP branco não tinha nada de melhor ou diferente do modelo tradicional de cor preta, era apenas um modelo novo, uma mera mudança estética. Haviam mil maneiras de comunicar o novo modelo, mas preferiram a forma mais idiota e que pudesse ofender a maior quantidade de pessoas possível. Mais um vexame para a conta da Sony.

E para fechar com chave de ouro (ou não), temos esse clássico da publicidade mundial, o ápice, limite, topo, apogeu da inteligência e do bom gosto propagandístico:

Deixe-me fazer uma pergunta sutil: MAS QUE PORRA FOI ESSA????? O que são essas pessoas vestidas desse jeito? Por que tem um bode morto com a cabeça sangrando (pelo menos é o que parece) sobre uma mesa? No que isso ajudaria a vender um console ou um jogo? Parece que isso apareceu na revista oficial do Playstation, que teve que ser reimpressa sem a infame propaganda. Se alguém souber o conceito, se é que há um, por trás dessa bagaça, favor me explicarem. Pensando melhor, acho que não, fico sem saber mesmo.

Claro que seria equivocado dizer que a atual posição da Sony no mercado de consoles e as dificuldades pelas quais ela passou nos anos recentes (houve uma grande reestruturação na empresa) foram resultado de anos de propagandas ruins. Tampouco que esses comerciais e peças publicitárias queimaram a Sony diante do público consumidor. Mas é verdade que esses seguidos vexames só serviram para atrapalhar a Sony e em nada contribuíram para melhor situar comercialmente seus principais produtos. Isso sem contar a enorme verba gasta com publiciotários idiotas e arrogantes que realmente achavam suas criações geniais e criativas. No máximo foram criações constrangedoras, vexatórias e até ofensivas, em alguns casos. Acho que essas coisas devem ser motivos de piada até nas faculdades de publicidade e propaganda, principalmente nos semestres iniciais. Ao que parece, ao menos a Sony largou essas papagaiadas, com propagandas recentes bem melhores.

Até o próximo post.

André V.C Franco/AvcF – Loading Time.

36 thoughts on “Especial 10 idéias idiotas 2 – Propagandas da Sony (parte 7)

  1. UHauahuaua
    OMG…
    Sério, isso é verdade mesmo cara??
    Essa do homem praticamente nu ai.
    Onde que lançaram essa propaganda??

    Realmente, acho que de todas as idéias idiotas postadas até agora, essa foi a PIOR e mais ridícula de todas.
    Não entendo porque diabos a Sony lançou essas merdas.
    E essa do bixo morto??O que isso tem a ver com games??

    Nossa, realmente, nunca esperava ver tamanha idiotice assim.

    Ridículo…

  2. meu Deus… q esses caras tem na kbeça? e eu q axei a propaganda “i am a wii” ofensiva… ¬¬

    Deus abençoe a nintendo!
    hauhwuahwuhauwh
    brincadeira…rs

  3. pq nao fazem parecidas com a da microsoft,peguem as cocotas lvl99 do momento,e botem elas pra jogar,ou so segurando o controle e tirem fotos.graças a isso o 360 vendeu bem…cocotas+videogueimes=nerds tetudos e babões comprando!!!

  4. e esse “cruzesficado” tã meio guay nao,ele tá totalmente gay!!!
    q nem meu pai falaria,”essa coca é fanta!”

    ps:cruzes+crucificado=cruzesficado

  5. Quando vi a propaganda do cara pelado, a primeira coisa que pensei foi
    WHAT THE FUCK!?
    Achei que era só por causa de jogos que o ps3 vendia pouco, mas…acho que não heh

  6. Eu não sei se estou correto mas interpretei as propagandas da seguninte maneira:
    -a do boneco é uma maneira de espressar o quanto um Playstation 3 é irresistivel e apesar de estar contido algo subliminar no comercial (os olhos do boneco ficam vermelhos) é a propaganda mas comprencivel.
    -a propaganda da coroa de espinhos quer dizer que a sony é sagrada e não soa como um preconceito religioso apesar de ser algo criatividade alguma.
    -eu nem cheguei a visualizar a imagem original do homem nu,apenas li a descrição e eu interpreto como se o Playstation 3 fosse algo alem da realidade mas existem maneiras menos nojentas e mais criativas para divulgar isso.
    -a placa da mulher branca segurando uma negra pelo queixo é uma maneira de expressar que o novo modelo do portatil é melhor,no entanto não deixa de fazer referência ao racismo.
    -a ultima imagem foi extraida de um evento comemorando o lançamento de God of War 2 eis o motivodas roupas semelhantes aas usadas por gregos e da mulher (bem feiozinha por sinal)com os seios pintados.
    Não foi dificil compreender todas as propagandas da Sony mostradas neste post mas não posso negar que o market da Sony é o pior no mercado de jogos.
    P.S:Você esqueceu dessa propaganda avcf (igualmente bizarra como todas as que você postou. http://www.nerdsnavan.com/wp-content/uploads/2008/09/ps3matriuskas.jpg.

  7. -a do boneco é uma maneira de espressar o quanto um Playstation 3 é irresistivel e apesar de estar contido algo subliminar no comercial (os olhos do boneco ficam vermelhos) é a propaganda mas comprencivel.
    -a propaganda da coroa de espinhos quer dizer que a sony é sagrada e não soa como um preconceito religioso apesar de ser algo criatividade alguma.
    -eu nem cheguei a visualizar a imagem original do homem nu,apenas li a descrição e eu interpreto como se o Playstation 3 fosse algo alem da realidade mas existem maneiras menos nojentas e mais criativas para divulgar isso.
    -a placa da mulher branca segurando uma negra pelo queixo é uma maneira de expressar que o novo modelo do portatil é melhor,no entanto não deixa de fazer referência ao racismo.
    -a ultima imagem foi extraida de um evento comemorando o lançamento de God of War 2 eis o motivodas roupas semelhantes aas usadas por gregos e da mulher (bem feiozinha por sinal)com os seios pintados.
    Não foi dificil compreender todas as propagandas da Sony mostradas neste post mas não posso negar que o market da Sony é o pior no mercado de jogos.

    ________________________________________________

    Ta certo q vc entendeu todas a propagandas , creio eu q a maioria do leitores entenderão.. mas são propagandas quase q 100% das mal planejadas, mal avaliadas , q po ser tão mal planejada foram relacionadas a Racismo, heresia e aquilo com o dedão ( q eu não sei descrever sobre xD)

    Gosto muito da Sony ,tenho um ps2 e um psp… mas as vezes a Sony me assusta =x

  8. Put’z , no final do Post decambou … nada a ver canhoto e por aí vai … tem gt que tem tempo demais … mas voltando ao assunto … O MARKETING DA SONY É UM LIXO MEDONHO … Me desculpem os Sonystas …

  9. Não quer saber o por que do bode morto?Mas o problema é que eu não consigo me segurar e vou falar.
    Se me lembro bem, isso já tem um tempo, fizeram essa apoteótica cagada (da qual esqueceram para dar a descarga) na festa de lançamento do God of War II.Sabe essas festas de lançamento, igual as dos filmes de roliudi (vai dizer que não entendeu?) ou as novelas da globo.
    Quando os convidados entraram na festa se depararam com o sacripantas vestido como um açougueiro neandertal e umas raparigas semi-nuas com com o bode de encruzilhada morto ali.Onde o bode se encaixa na simbolismo mitológico eu não sei mas sei que a SONY perdeu uma boa chance de não se queimar, e digo mais, perdeu uma boa oportunidade de fazer um churrasquinho.Pelo menos teriam sido ridicularizados de barriga cheia.

  10. Respondendo a pergunta acima:

    – Não, ela não aprende nunca. Na verdade, quando ela demonstra competência com o PS3 investindo em um marketing mais funcional reduzindo o preço em 100 dólares e atacando com ótimos lançamentos… Ela lança o psp go.

    Minha pergunta é: como uma empresa pode ter momentos tão bons e tão patéticos respectivamente?

  11. Overpriced, sem compatibilidade se você é dono de jogos em UMD… é interessante pois a Sony criou com console para competir com o dela mesmo. Não é apenas uma atualização como no DSi, é um hardware e uma proposta completamente nova. Vale mais a pena pegar o psp-3000 do que o GO. Ainda mais quando toda a integração online é possível pelo 3000. BIZARRO !!!

  12. ha mas eu só tenho duas respostas para o mitivo dessas progagandas..
    (1) chamar atençao a qualquer custo, usando o artificio de chocar
    (2) o pessoal da empresa fazer parte de alguma seita satania ou coisa assim

  13. Quando li esse post pela primeira vez, não havia notado que, depois do video do bebe satanico, aparecem links de outras propagandas de PS3. – Antes que alguém adivinhe, são todas igualmente com forte apelo ao ocultismo “non-sense”.

    Só não sabia que o joystick do PS3 tinha controle de movimentos igual o do Wii… bom, pelo menos é a impressão que me deu na propagando do “Egg’s” e do “Lair”…

  14. to rindo até agora, os caras da sony devem usar drogas mano, e só pra deixar o post mais engraçado, seus comentarios sao mto bons.

    parabens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *