Cool Vibrations: jogos cartoon da Konami para Snes

Saudações, queridos leitores.

Após algum tempo, resolvi escrever um mini especial sobre jogos realmente bons, e desta vez resolvi falar de três ao mesmo tempo: Tiny Toon, Animaniacs e Biker Mice from Mars, todos da Konami. Os anos noventa foi uma década muito boa para os cartoons da televisão, com vários desenhos animados bacanas, e consequentemente jogos baseados neles. Enquanto a Capcom pegou a conta da Disney (Chip n’ Dale Rescue Rangers, Alladin, The Little Marmaid, etc), a Konami pegou vários cartoons semanais da televisão, o mais famoso deles era o Tartaruga Ninjas. Porém, a Konami não se resumiu a TMNT, fazendo vários jogos muito bons, como os três que falarei aqui:

Tiny Toon

Lançado dois anos após a versão do NES (que era excelente), não era uma sequência, mas um jogo bastante diferente. Na versão 16 bits, você só jogava com o Perninha, mas nem por isso o jogo era limitado por isso. Além da óbvia superioridade tecnica, os estágios eram temáticos e com bastante variedade de desafios e obstáculos, especialmente os chefões, que boa parte deles tinham de ser derrotados em várias fases de estratégias, ao invés daquele esquemão de só desviar e pular sobre a cabeça. Não era o melhor de seu gênero no console, mas era um game bastante competente, divertido e com um desafio razoável. Esqueçam os esportivos do Tiny Toons, eram bem ruins e absolutamente esquecíveis.

Animaniacs

Esse é o mais jogo mais curioso dos três. O que tem tem colorido e um tanto cute (ainda mais que Tiny Toon, acho), tem de absolutamente dificil e desafior. Não se enganem pelas aparências, o joguinho é uma pedreira daquelas, se bobear faz marmanjo passar vergonha depois de apanhar bonito em algum dos desafios do jogo. Aqui o esquema é um pouco diferente, não linear, em que o jogador escolhe alguma das fases-tema disponíveis no mapa para jogar. Sobre as fases, cada uma representa um estilo de filme, com aventura, ficção científica, fantasia, aquáticas, etc; em que o jogador tem de achar pedaços de roteiros que foram roubados pelos impagáveis Pinky e Cérebro, os grandes (?) vilões do jogo, que por falta de coisa melhor para fazem, pretendem novamente tentar conquistar o mundo.

O jogador escolhe um dos Animaniacs para controlar, porém os outros dois ficam te seguindo durante as fases, podendo ser utilizados como apoio para alcançar plataformas mais altas. Os estágios prestam homenagens bem humoradas a vários filmes como Jaws, Star Wars, Alien, Indiana Jones, King Kong, Never End Story e por aí vai. Porém, desde o começo a vida do jogador é dura, pois além de escapar de todos os obstáculos, tem de achar os pedaços escondidos, isso quando não rolam alguns pequenos quebra-cabeças. Os reflexos eram testados constantemente, com trechos de estágios com progressão lateral automática, alguns imitando momentos famosos dos filmes, como em que o jogador tem de fugir do temível do Tubarão ou se equilibrar naqueles cachorros-dragão do História sem Fim.

É um jogo curto, mas bem difícil e divertido, gastei umas boas horas com Animaniacs no meu Super Nes. Peguem em um emulador da vida e vejam que não exagerei quanto a dificuldade. Animaniacs foi um belo jogo que ficou ofuscado por outros ótimos games em uma biblioteca fantástica como era a do Snes.

Biker Mice from Mars

Em minha modesta opinião, esse é um clássico injustiçado. Biker era um jogo de corrida no melhor estilo Rock and Roll Racing/Super Mario Kart, em que era mais divertido detonar com os adversários do que vencer as corridas em si. A visão era isométrica, os gráficos eram bastante detalhados e fiéis ao estilo do desenho animado. Cada um dos personagens tinha suas vantagens e desvantagens, com armas próprias, mas no geral tinha um certo equilibrio. A cada corrida os jogadores juntavam dinheiro para ir melhorando as peças dos veículos, o que interferia totalmente sobre o desempenho do jogador.

As corridas eram intensas, cheias de ultrapassagens, com os famosos itens para sacanear os oponentes, tudo com uma trilha sonora estilo Rock and Roll muito bem executada em conjunto dos ótimos efeitos sonoros. Também havia o divertido modo para dois jogadores, vários e vários contras eu tirei com meus amigos (sim, eu tenho amigos), além do modo principal, havia o modo battle que partia direto ao assunto, cujo objetivo era liquidar com os adversários, além de sobreviver também, claro. Cansei de alugar esse cartucho e perdi trocentos sábados com Biker Mice from Mars. É inevitável o saudosismo de lembrar dos excelentes games 2d da Konami durante a chamada era 16 bits, muito antes da deprimente geração “preistechom” ficar perdendo tempo com cgs pré-renderizadas mal feitas, exaltarem a pirataria como coisa de esperto e idolatrar qualquer porcaria com armas grandes e violência gratuíta.

Abraços e até o próximo texto.

André V.C Franco/AvcF – Loading time

4 thoughts on “Cool Vibrations: jogos cartoon da Konami para Snes

  1. Animaniacs era um jogo que eu gostava muito,lembro de varias vezes alugar ele na locadora da esquina,e tambem nunca terminei esse jogo,vou pegar um emulador e joga-lo para relembrar alem de experimentar esses outros mencionados 🙂
    Hum jogo legal da Capcom(Disney) era o Aladin…terminei ere varias vezes na infancia 😛

  2. Belo post… bons tempos aqueles… jogos belissimos baseados em desenhos animados… Vou deixar uma sugestão para o proximo Cool Vibrations… relembre uns dos melhores jogos da era snes DEMONS CREST… fALOUUUUUUUUUUUUU…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.