Cool Vibrations: Quackshot – Genesis

Armado de sua pistola atiradora de desentupidores e com ajuda de seus sempre presentes sobrinhos, Pato Donald começou sua caça ao tesouro em 1991 no Mega Drive (conhecido como Genesis em terras ianques). Quackshot foi parte da excelente série de jogos inspirados em personagens da Disney exclusivos ao console da Sega, tais como Castle of Illusion, Fantasia e World of Illusion. Atire a primeira pedra quem não concordar, porém Quackshot definitivamente foi o melhor entre os citados.

Ao bom estilo Indiana Jones, a história começa com nosso herói lendo sobre um tesouro secreto do Rei Garuzia, um antigo líder do extinto Great Duck kingdom (Grande Reino dos Patos), num livro esquecido do seu Tio Patinhas. Assim que Donald inicia sua busca, o eterno arquiinimigo Bafo de Onça se prepara para atrapalhar seu caminho.

Logo no início o jogador deve escolher entre três localidades para começar a exploração e, em determinada parte do estágio, algum obstáculo o impedirá de continuar a fase. Tal problema deve ser resolvido visitando outro local para encontrar um item ou resposta a problemática e assim retornar a fase anterior para continuar seu trajeto. Complicado? Na verdade o jogo é bem intuitivo, tornando as “idas e vindas” bem interessantes.

Você visitará o México, Egito, Pólo Sul, Transilvânia, um navio Viking e muito outros lugares exóticos, sempre contando com a presença de personagens da Disney como Pateta, professor Pardal entre outros que estarão dispostos a ajudá-lo na missão. Ironicamente o Camundongo sempre sorridente apenas aparecerá estampado num balão que sobrevoa um dos cenários.

Os inimigos são mais variados possíveis, contando com aparições de caveiras, morcegos, tartarugas boxeadoras, pingüins raivosos de cabeça verde, miniaturas do Bafo de Onça (seria ele o idealizador do mini me?) até o conde Drácula. Quackshot não é difícil, principalmente seus chefes, mas os cenários garantem um bom desafio. Como todo bom “old school”, Quackshot não contém save nem password, forçando o jogador a terminar de uma só vez.

Todo explorador deve sempre estar preparado para qualquer eventualidade, certo? Pois Donald conta com as armas mais interessantes e criativas até então, como uma pistola de desentupidores amarelos, arma de pipocas (boa para matar o Drácula) e um magnífico atirador de bolas de chiclete. Lembre-se também de comer muitas pimentas para ficar doidão e sair matando tudo a sua frente com muita classe.

Inicialmente a arma de desentupidores serve apenas para atordoar seus adversários, porém essa poderá ser atualizada com ajuda de seus amigos, assim ganhando novas funções e poderes: o desentupidor vermelho, por exemplo, deixa-lhe escalar paredes

Tecnicamente o jogo é impecável, com atenção especial as músicas e efeitos sonoros. Até hoje me lembro com clareza da primeira música do jogo quando se abre o mapa – a mesma que toca quando Huguinho, Zezinho e Luizinho lhe dão uma carona de avião – e dos efeitos sonoros. Os gráficos também eram um primor para a época, com muito detalhe nos cenários e, principalmente, nos movimentos do personagem. Para fechar a tríade, a jogabilidade era bem bacana e simples, com destaque a sensacional “super derrapada” hilária do Pato Donald.

Enfim, um clássico em todos os aspectos, Quackshot é uma ótima homenagem ao excelente filme Indiana Jones e deve ser lembrando até hoje pela sua criatividade. Porém, os pobres infelizes que nunca tiveram o prazer de jogar essa maravilha terão que esperar a boa vontade de alguém para disponibilizá-lo em alguma rede de download (repare na classe da indireta) ou simplesmente usar o sempre ilegal emulador. E lembre-se, a seqüência correta é Sol, Lua e Estrela!

Escrito por J.V Guedes. – Loading Time

12 thoughts on “Cool Vibrations: Quackshot – Genesis

  1. Epoca em que existia muitos jogos bons da Disney(faz tempo que eu não vejo um:S)
    Lembro um do Snes cujo nomem e falha na memoria, que era um que você podia escolher tanto o Pato donald quanto o mickey, o Donal tinha uma ropa barril dava uma marretada ala chapolin,e o mickey se nãome engano uma armadura,era legal,você ia passando de fazes ia ganhando novas roupas e tudo mais… Pena que eu esqueci o nome,senão jogava ele denovo no emulador 😀

  2. Era esse mesmo 😀 (Mickey to Donald Magical Adventure 3),era um dos jogos que eu mais gostava da epoca (hehehe), Pato donald e sua armadura era a melhor (ela flutuava na agua) ,joguei esse jogo tanto quanto joguei Goof and troop de dois…
    Vou jogar denovo para relembrar 😀

  3. alguem pode me ajudar?
    eu lembro de um jogo cujo o personagem principal
    era um pato so q com uma venda branca e segurando tipo
    uma espada.Eu n me lembro o nome.
    Por favor, me ajudem

  4. Nossa gordon agora tirou esse game lá do fundo do baú mesmo hein! O jogo era o Maui Mallard Cold Shadow, se não me engano esse pato é primo do Pato Donald (momento cultura inútil). Joguei muito ele no Snes. Ai AvcF pudia rolar um texto sobre esse game, é realmente muito bom! Abraços

  5. O melhor jogo estrelado pelo Pato Donald em todos os tempos, da mesma forma que Castle Of Illusion é até hoje o melhor jogo estralado pelo Mickey Mouse já feito – alguém aí duvida? 😉

    @Tchulanguero: se não jogou ainda então joga – é muuuuuito louco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.