Cool Vibrations: Excite Bike World Rally (Wiiware)

Saudações aos veranistas.

Falarei um pouco sobre um game recente, depois de alguns posts sobre temas do passado. Depois de bastante tempo finalmente tomei coragem para gastar um trocado com um game do Wiiware. Então para começar eu decidi testar Excite Bike World Rally, um joguete simpático e agradável. Acompanhem.

Mesmo estando com um Wii já faz algum tempo, eu nunca tive vontade nem coragem de gastar umas verdinhas com os games experimentais da plataforma digital Wiiware. Ao invés, preferi o porto seguro dos clássicos como Super C, Ninja Gaiden II, Donkey Kong Country 2 e etc. Mas quando fui na exposição Gameplay no meio desse ano, pude ter contato com World of Goo, que embora estivesse exposto na versão PC, também tem disponível para o Wiiware. Mesmo não sendo chegado a games de quebra-cabeça, eu gostei da experiência e comecei a ver que poderia ter sim coisas legais no WW. Depois de algum tempo eu resolvi dar uma olhada na lista lá e aproveitei o lançamento recente de Excite Bike World Rally para ver se os dez dólares valiam ou seria pura perda de tempo. No momento do download eu pensava “será que comprei um Cool Vibrations ou será um Bad Trip?”

Uma das coisas que me afastava dos games WW era o baixo limite de tamanho dos jogos, com apenas 30MB disponíveis para um jogo inteiro, o que obriga os designers a fazer de um limão uma limonada. Isso implica também em propostas quase que obrigatoriamente curtas e com pouca profundidade, até por conta do preço que é um reflexo disso. A questão é que minha situação atual dificulta muito começar jogos mais longos, então um joguete rápido, que dê para fechar em um fim de semana é uma boa pedida no meu caso. Foi o esquema de World Rally. Obviamente baseado no antigo game de corrida para NES, World Tour não é um remake, mas uma homenagem ao game de corrida 8-bits. A nova versão é em 3d, com novas pistas e músicas, mas mecânica bastante parecida com a versão antiga. Assim como antes, Excite Bike não é como outros games de corrida cujo objetivo é chegar em primeiro, e sim um jogo de tomada de tempo, cujos rivais na pistas srvem apenas como obstáculo para atrasar o jogador.

Como disse na abertura do texto, é um joguete bem simpático, não tem a menor vergonha de parecer simples e com cara de game meio antigo. À parte dessa simplicidade técnica, o jogo foi bem executado, acessível a qualquer um e até tem um bom desafio para conseguir o melhor ranking nas corridas para poder abrir novas cores para as motos. Embora as pistas sejam parecidas umas com as outras, a variedade das partidas se dava pela morros que apareciam e as posições dos símbolos que esfriavam o motor da moto. Sim, é um esquema de jogo a moda antiga, pura decoreba e reflexos.

Também aproveitei e testei o wifi com algumas partidas e tudo funcionou bem. O bom do jogo ter sido lançado a pouco tempo é que pelo menos por enquanto não tem cheaters nem negos mega apelões (a rede da Nintendo é mais aberta que puta paga). Por fim, foi o suficiente para sábado e um domingo sem jogos novos. Foram 10 doletas bem gastas e uma barreira derrubada com os joguetes simples e bacaninhas do Wiiware. Claro que a lista está recheadas de porcarias, mas olharei com mais carinho algumas coisas boas de lá, como Lost Winds, por exemplo. Quem sabe.

Até o próximo post.

André V.C Franco/AvcF – Loading Time.

5 thoughts on “Cool Vibrations: Excite Bike World Rally (Wiiware)

  1. “Isso implica também em propostas quase que obrigatoriamente curtas e com pouca profundidade”.

    Espero que esse jogo tenha ajudado a mudar sua mentalidade quanto a isso. Tamanho em disco ocupado pelo jogo pouco tem a ver com sua duração e profundidade. =)

    E pegue world of goo se sobrar uma graninha =D

  2. (a rede da Nintendo é mais aberta que puta paga) –> mas batiman, da onde você tirou esse escudo?
    huaehuaeuheuhaehua

    kra, eu gostava da musiquinha! meu vizinho tinha ele e uma amiga tinha o “super motobike” ou algo assim.. a versão européia do jogo 😀 e já decidi que não vou destravar meu wii qdo comprar ele 😀

  3. world of goo e lost winds são maravilhosos, valem a plataforma toda.
    Pena que muitos jogadores nao conhecem ou nao tem acesso (por um motivo ou por outro) a alguns destes jogos, estas produtoras anãs realmente mereciam mais sucesso.

  4. Eu desde de que comprei o meu Wii, adquiro alguns joguetes do Wiiware.
    Realmente, no começo é complicado.São milhares de opções, mas poucas realmente chamativas e compensem a grana gasta.Eu mesmo se tenho uns 6 jogos é muito.
    Mas, sempre aparece uma pérola ou outra, e acho que vale a pena.

    Eu to pensando ainda em comprar esse Excite Bike.O multiplayer é bom mesmo??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.