Briga na feira: quem é melhor, Star Fox ou Star Fox 64?

Saudações aos curandeiros.

Resolvi fazer um pouco diferente no post de hoje, comparando dois games da mesma série e que carregam o mesmo nome. Não é um post, digamos, tão sério quanto alguns recentes; pois a linha aqui será em clima de discussão de boteco. E por que resolvi levantar essa discussão? Tudo após o link.

Entre o trabalho e as tarefas que fazem parte da monografia, sempre aproveito brechas para ler notícias sobre o universo dos games. Afinal, essa é a minha área. Entre sites de notícias (como Kotaku,IGN e Gonintendo) e artigos (Gamasutra e EDGE), vira e mexe dou uma olhada no blog do Sean Malstrom. Os leitores recorrentes do blog sabem que já publiquei várias coisas dele aqui, não por endossar tudo o que ele escreve (o que não nunca foi o caso), mas por considerar que seus textos embora prolixos, sejam fontes de debates e discussões interessantes que não vejo em outros lugares. Pois bem, depois de uns meses sem dar uma olhada lá, resolvi ver o que tinha sido publicado por aquelas bandas. Entre análises, discussões e muito blá-blá-blá, achei um post que me chamou a atenção. Em linhas gerais, na opinião de Malstrom faria mais sentido um remake para 3DS do Star Fox original do que a da versão 64 que será lançada ainda esse ano. O motivo seria, segundo os argumentos dele mostrados naquele post, que Star Fox é bem melhor do que Star Fox 64. Será mesmo?

Antes de começarmos a disputa, convém apresentar ambos os desafiantes. Para quem nunca viu ou não jogou, Star Fox Snes:
Link

E agora entrando no canto esquerdo do ringue, Star Fox 64:

Link

Antes de começar a falar dos jogos em si, convém fazer uma notinha à margem. Se vocês abriram o post do Malstrom, devem ter lido que um dos motivos elencados por ele para o remake de Star Fox seria que o jogo é “impossível de emular”. Mas os videos do jogo postados lá foram gravados via…EMULADOR. Inclusive em um deles é possível por um “state 1 saved” por um instante. Pois é, incoerente no mínimo.

Por que levantei essa bola? Bem, porque há uma baita diferença entre jogar Star Fox no emulador e no console, como fiz no tempo do SNES. Star Fox era um jogo que estava acima da capacidade do console, e um chip especial foi justamente inserido no cartucho para ser possível rodá-lo. Mesmo assim era um jogo tecnicamente era um tanto precário, pois a taxa de quadros por segundo era baixa, o jogo era lento – rodava no limite do aceitável. Tudo isso para um jogo de aparência primitiva e simplória. Gravar videos de Star Fox com aceleração artificial é ser até desonesto com o jogo. Mas então quer dizer que Star Fox era uma porcaria? Claro que não. SF é um dos clássicos do SNES e um dos games de tiro espacial mais divertidos de sua época. Até porque o fato de os produtores mesmo sob tantas restrições terem conseguido lançar um jogo tão bom é um mérito e não um defeito. Entretanto, é inegável que o jogo envelheceu mal, diferentemente de outros grandes games do console de 16-bits.

Star Fox 64 por sua vez é definitivamente outro caso. Como o Nintendo 64 foi projetado para rodar gráficos poligonais, é evidente que SF64 ficou muito mais belo, épico e fluido que seu antecessor. Além disso, Star Fox 64 já é de certa forma um remake do game de SNES, pois diversas situações que ocorriam no primeiro aconteciam de forma bastante similar no segundo.

Link
Link

Falando agora em termos de game design, não há nada da versão SNES que o Nintendo 64 não tenha, e ainda por cima tenha feito melhor. A mecânica, as fases, os personagens, o ritmo de jogo. A versão Nintendo 64 ainda tinha mais conteúdo que a original, pois tinha mais fases e mais modos de jogo (incluindo um multiplayer razoável). Isso sem contar as fases que o jogo mudava para uma arena tridimensional que dava uma nova dinâmica ao jogo, as all range mode stages:

Exceção à regra

De todos os questitos avaliáveis, Star Fox SNES ainda se mantém muito bem: a trilha sonora, que é tão boa e até bate a versão Nintendo 64. Os temas do main menu e Corneria não me deixam mentir:
Link
Link

As músicas da versão N64 são boas, mas não são tão hmm…épicas. Mas esse é o único ponto que a versão SNES leva vantagem na minha opinião. Talvez porque música é uma quesito subjetivo, uma vez que remete bem mais à emoção do que, por exemplo, controles de jogo. Além disso, julga-se músicas muito mais pelo efeito que suas melodias causam do que por seus arranjos ou execuções instrumentais.

Resumindo

Apenas para não restar qualquer dúvida que seja, não criei esse post para esculhambar Star Fox. Porém quando se fala em video games, tem que se evitar a nostalgia ao analisar um jogo. Considero a versão Nintendo 64 melhor não porque tem gráficos melhores e maior valor de produção, e sim porque as ferramentas de game design são melhor executadas, além do já mencionado conteúdo a mais. Não sou contra um remake de Star Fox, mesmo porque uma coisa não exclui a outra. Porém acho sim que a versão N64 é melhor e também merece um remake – até porque os Star Fox seguintes desceram ladeira abaixo, como mencionei aqui no blog. Então se é para fazer um remake, fico com a versão 64 mesmo. Por falar nisso, repito aqui a pergunta que já fiz aqui no blog: CADÊ O STAR FOX NOVO, NINTENDO?

Mas então o que vocês pensam disso? Qual dos jogos acham melhor e por quê? Reforçando o que disse na abertura do texto, o clima aqui foi o estilo “discussão de boteco”, ou seja, nada absoluto nem que vá mudar os rumos da civilização coisa e tal. Mas deixo essa questão para vocês.

Abraços e até o próximo post.

AvcF – Loading Time.

19 thoughts on “Briga na feira: quem é melhor, Star Fox ou Star Fox 64?

  1. Ainda tenho as versões em cartucho do Star Fox do SNES e do N64 também, fiquei sabendo que o compositor das músicas do Snes Hajime Hirasawa está compondo músicas para celular (uma pena mesmo, desperdício de talento) ambos são jogaços, o do SNES foi muito revolucionário para a época vinha com um chip chamado de Super FX que aumentava o clock do sistema para 10Mhz um feito e tanto para a época! Esse mesmo chip ainda viria a ser aperfeiçoado com o Lindíssimo Super Mario World 2 com gráficos que mesclavam elementos em 3-d com cenários detalhados e com efeitos como transparência colorida, distorções e mais uma porrada de coisas! Enfim a versão do N64 tambem tem seus méritos, lembro que ele tinha todas a falas dubladas, fora as músicas que eram sensacionais também, detalhe que era tudo em cartucho! De qualquer forma prefiro a versão do N64 óbvio por ter tudo o que existia no Snes aperfeiçoado e com um plus no conteúdo enorme!

  2. De fato Star Fox é ótimo, mas Star Fox 64 é melhor ainda, pena que Assault não seguiu a linha. Felizmente no Cubo eu acabei achando um bom substituto, que foi Rogue Squadron.

    Agora como curiosidade, é legal quando se pega os betas de Star Fox 2 e você nota que várias coisas de SF64 já estavam lá, inclusive a Star Wolf e as fases abertas. Não que seja um jogo que tenha feito falta, mas seria interessante vendo ele rodar no SNES porque a impressão que tive é que exigiria bem mais do console que o primeiro.

  3. todo mundo sempre fala que esses são os melhores e que depois desses não teve nenhum Star Fox que prestou, mas e u achei o ST de DS: Star Fox Command ainda melhor que esses, tem vários finais, e de acordo com o final vc tem que ir por fases diferentes

  4. quando tava vendo o segundo video lembrei da música do Sector Z de Super Smash Bros 64, Sector Z e Saffron City eram minhas fases preferidas do SSB64

  5. Se for considerar qual é o melhor o do “meiaquatro” quanha de longe, mesmo se forem descosideradas as diferenças tecnicas dos consoles.A versão do 64 é mais bem acabada e bem pensada.E diga-se de passagem me custou uma boa grana nas locadoras da vida,Agora, se me perguntarem qual eu acho que merece um remake eu ficaria com a versão do Snes.Justamente por poder aprimorar o que foi feito no 16bits.Acho que seria uma justa homenagem ao game que introduziu(UI!) tanta gente aos polígonos.Mas se o caso for somente lançar o game sem muitas modificações que seja o do 64, e deixem o original apenas para download na rede da BigN!

  6. Essa Corneria foi plagiada da música After Burner, do jogo After Burner II. Talvez não totalmente, mas em boa parte dela.

    Quanto a qual versão deve ou não ganhar remake, minha opinião é meio “amigo da garotada”:

    Façam logo das duas! 😛

  7. Esse tema poderia estar também na coluna similar aquela do “contempôraneo vencendo o saudosismo” se bem que já fazem uns 14 anos do lançamento de Star Fox64.
    Para ser sincero , nunca gostei da versão original do Snes, mesmo ficando bastante impressionado quando joguei o game na época , pois se tratava de um game do Snes que usava gráficos polígonais, oque em condições “normais” os consoles de 16 bits não podiam fazer.
    Curti bem mais o Star fox 64, para mim aquele jogo é perfeito, já o do Snes era praticamente injogavel de tão lento, e isso para mim era a pior coisa.
    Agora em relção a versão que deve ganhar um remake para mim é muito claro…… NENHUMA DAS DUAS , vou comprar um portátil novo agora SÓ para ficar jogando remakes ???
    A nintendo não para de reciclar conteúdo , jogo novo que é bom NADA, aliás porque sera que a nintendo não faz nada que não seja Mario , Zelda , e Metroid ???, é a vida inteira fazendo só isso , e o quê é pior , além de não criar novas franquias ela ainda presta um deserviço em “enterrar” grandes franquias como F-Zero , e o próprio Star Fox.
    Remake,……………….eu quero é um NOVO Star Fox isso sim.

  8. Star Fox melhor que Star Fox 64? Pra mim isso é apenas mais um ataque de nostalgia e tb de “uuuuh o original é melhor só pq é o original”. Na minha opinião o 64 melhor e ponto final (os motivos já foram mostrados no post e nos comentários.).

  9. Assim, eu particularmente acho star fox 64 o melhor jogo do n64 pelo simples fato de ser o unico jogo do n64 que ainda não teve um sucessor há altura… Star fox assault sofre do mesmo mal de sonic unleashed: metade do jogo é boa mas a outra metade torna o jogo “injogável”… Eu quero mesmo é um star fox novo no nivel do star fox 64… “Ports” não tem graça nenhuma… Por isso que. por mais que eu goste das inovações da nintendo, não estou nem um pouco empolgado com 3DS até o momento… (claro q quando sair pokemon e mario isso vai mudar hehe). Bem, voltando ao foco, como já foi dito: star fox 64 JÁ É um remake do snes… Mas que se danem os remakes (salvo resident evil do gc, aquilo sim foi “O” remake) eu quero star fox novo!

  10. Star Fox 64 superior em todos os sentidos. Jogo rodando com o FPS perfeito (não condenando o SNES, já que eu acho um milagre a existência de um game totalmente poligonal e jogavel no 16 bit), multiplayer (legalzinho), gráficos bons e visual distinguivel, controles aprimorados e perfeitos no controle-volante, soundtrack um pouco melhor…..

    E o que eu mais considero na versão 64, que é o fator replay. Foram somente alguns entre tantos jogos já joguei na minha vida que proporcionaram tanto tempo esquentando a fonte do videgame e ralando os dedos. Era sempre buscando os melhores recordes, procurando novas rotas e esconderijos…..

    Mas quem merece remake mesmo é a versão SNES, justamente pelo 64 ser um jogo praticamente intocável.

  11. Concordo com o post, mais acho uma coisa.

    “O starfox 2 está mais para starfox 64 que do o star fox 1”
    Pena que esse game não chegou a ser lançado, cheguei a jogar uma versão traduzida dele e sem as opções de debug, realmente interessante. Adicionaram a movimentação em 3d que tornou o jogo do 64 bacana.

    Realmente o FPS é baixo 🙁

  12. Eu não vejo sentido recilcar StarFox ao invés do StarFox64. A idéia do 64 era justamente fazer um remake atualizado do original, pra que refazer isso denovo ignorando o 64?!

    De qualquer forma, acho que ao invés de fazer um remake, deviam é lançar um StarFox totalmente NOVO!! Ou quem sabe, criar uma nova franquia com os moldes originais de StarFox – Criar novas franquias… hum, faz tempo que N não faz isso ah… Bem deixa pra lá, o fato é que uma aventura REALMENTE nova teria um peso bem maior do que uma reciclagem, especialmente porque estou meio cético em acreditar que o remake seja TÃO melhor/superior do que o original 64.

  13. galera sei que esses jogos STAR FOX (SNES) e STAR FOX 64 ….são legais mas a galera esquece o seguinte ué não foram lançados novos STAR FOXs ….daí eu digo…..sim….foram lançados….STAR FOX DS e o outro STAR FOX (GAME CUBE) ……então não venham dizendo por aí que não existe star fox depois do N64 okkkk !!!!!!!

  14. BLA BLA BLAHHHH….

    muita filosofia pra pouco conteúdo…

    o starfox de SUPER NINTENDO é sem dúvidas é o melhor de todos.
    pelo simples fato, da idéia ser um game tecnológico com musicas eletronicas…
    A PIOR MERDA foi terem inventado a versão para o N64…. composto por uma história ridícula, péssimas musicas, e alem de tudo, fugiu totalmente da ideia de uma batalha espacial…. as naves da versão do N64 se transformam em tudo… deveriam se transformar numa lata de lixo akela merda.

    para os amantes do starfox de super nintendo, deixei aqui para vocês todas as MP3 Originais do game na sua versão SNES…

    http://www.mediafire.com/download/d5thdthl7klb702/Snes+-+StarFox+1.rar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.