Bad Trip especial: jogos de luta do Nintendo 64

Nintendo 64

Saudações aos acrobáticos.

Todos aqueles que jogaram videogame entre 1996 a 2001 sabem que o Nintendo 64 foi pavoroso em relação a jogos de luta, exceção solene feita a Super Smash Bros 64. Nesse post destacarei algumas das atrocidades que foram impressas naqueles pequenos e caros cartuchos. Façam aquela feirinha básica, não se esqueçam de passar pela xepa. Ovos podres e tomates amassados preparados, vamos à execração pública. Aproveitem.

Mortal Kombat Trilogy

Mortal Kombat Trilogy

Somente a menção desse jogo por si só já me deixa constrangido. Mortal Kombat Trilogy para Nintendo 64 conseguiu a façanha de ser o pior port de um jogo que já era péssimo. A impressão que tenho até hoje desse título é que a equipe de produção desistiu de levar o projeto e a série a sério, estragando-a de vez depois dos já horríveis Mortal Kombat 3 e Ultimate Mortal Kombat 3. Com MK Trilogy, acho que devem ter pensado: “Já que a franquia é uma gororoba de mal gosto mesmo, por que a gente não f%* com ela de vez?” E os demais membros presentes responderam com retidão e eloquência: “Fuck Yeah!!! Owned!!”

A versão Nintendo 64 ainda conseguiu reunir toda a ruindade possível dentro do cartucho. Os gráficos eram borrados e sem definição, sprites mal tratadas, som de má qualidade e menos conteúdo que as demais versões. A cereja do bolo da incompetência técnica foi a proeza de haver loadings nas lutas de dois contra dois ou mais lutadores. Pior que tudo isso era o gameplay terrívelmente ruim, desequilibrado e mal planejado. Quem não se lembra da maldita corridinha necessária para desencadear aqueles combos forçados e mentirosos? Ou aquelas combinações escalafobéticas que tínhamos de executar em MENOS DE DOIS SEGUNDOS só para fazer aquelas porcarias de fatalities?

Por falar neles, os fatalities eram uma atração à parte no que tange a má qualidade geral do jogo. Eram a prova cabal da preguiça, falta de capricho e desdenho com que foi tratado pelos produtores. As animações (ou falta dela) eram as piores possíveis, com personagens imóveis mesmo após dilacerados, decapitados ou cortados no meio. Após terminados, era um festival de mãos e braços pindurados no nada, gritos genéricos intermináveis, além de uma quantidade de ossos e membros que daria para formar um time de futebol. Como diabos era possível um sujeito ser explodido e voar três caixas toráxicas, quatro braços e uns quatrorze ou quinze fêmures? Será que ninguém na Midway estudou biologia ou tinha qualquer noção que fosse de medicina? Vocês já sabem a resposta.

Não sei se o Nintendo 64 tem algum jogo pior, mas certamente Mortal Kombat Trilogy merece brigar fortemente por esse título. Se bem que acho que merecia mesmo era ser banido do planeta.

War Gods

War Gods

Mais um da Midway. Definitivamente cada console tem a LJN que merece. War Gods é sem sombra de dúvidas um dos jogos de luta tridimensional mais safados do Nintendo 64. Puxando pela memória, não me lembro de outro jogo de luta estéticamente tão grotesco e mal gosto. A idéinha de juntar uns deuses de segunda ou terceira divisão para se porrarem por uma porcaria qualquer, deu a licença poética para a criação de personagens tão ruins que mais pareciam ter saído de um editor de criação de lutadores de luta livre. Só assim para explicar os idiotas que fazem parte daquele universo.

O gameplay era medonho. O jogo ensaiou uma movimentação tridimensional que o tornou quase injogável, as respostas dos comandos não funcionavam direito, os golpes especiais eram rídiculos. A mecânica era uma imitação do que havia de pior de Mortal Kombat (tentei achar o que havia de melhor, mas não encontrei), mas se Mortal Kombat já não funcionava direito em 2d, imagem em 3d. Os infames fatalities também estavam presentes, mas eram ainda mais longos e tediosos. As animações eram verdadeiras sagas só para matar o oponente, um verdadeiro concurso do assassinato mais esdrúxulo e carnavalesco possível.

Junte a isso gráficos ruins, design pior do que bater na mãe e um narrador infame, e temos o conjunto do que forma War Gods. Nunca percam tempo com essa porcaria, e se perderam (como eu) sejam fortes e procurem superar essa falha em suas vidas.

Deadly Arts

Deadly Arts

Paro por um momento. Respiro. Encho meus pulmões de ar e pergunto: O QUE DIABOS FOI ISSO, KONAMI? Como conseguiu fazer algo tão ruim? Ou melhor, como conseguiu fazer algo pior que Castlevania 64? Essas perguntas me assombraram por anos.

O jogo é simplesmente horrível. Junte uma engine 3d sofrível, uma dúzia de polígonos e um sistema que mal e porcamente tentou imitar Tekken 3. Bingo! Aí temos o resumo de Deadly Arts (que no Japão teve o rídiculo nome “G.A.S.P”). O plantel de lutadores reune os tipos mais genéricos e sem graça que já vi, um bando de bocós que nem faço questão de lembrar o nome. Idem para seus golpes nada especiais e os cenários onde ocorrem aquilo que por algum momento se parece com uma luta. É muito claro que apenas se tratou de um projeto de baixo orçamento, rápido e cujo propósito era o de rechear as prateleiras das locadoras. Embora creio que pouca gente se interessou em perder tempo com essa porcaria de jogo.

Em uma tentativa canhestra de dar alguma profundidade à experiência, o jogo obriga o jogador a passar por chatíssimas seções de treinos e lutinhas para poderem ganhar os golpes que deveriam estar lá desde o começo. Agora imaginem-se jogando Street Fighter II e ter de fazer lutinhas de treinos para liberar o Shoryuken do Ryu e Ken ou para poder usar uma rasteira média. Melhor ainda, tentem imaginar essa idiotice em qualquer jogo de luta que se leve a sério. Pois é, né? Simplesmente não dá. Sem sombra de dúvidas foi uma das decisões de design mais estúpidas que já vi em um jogo. Enquanto isso a molecada do Playstation se divertia a beça com Tekken 3, ao invés de perder tempo com tutoriais e firulas para golpes sem graça de personagens idem.

Deadly Arts foi o fundo do poço da Konami no Nintendo 64. Até o recente Castlevania Judgement deve ser melhor.

Tom And Jerry: Fists Of Furry

Tom & Jerry

Se me pedirem para resumir em um conceito o que Fists of Furry é, eu digo que é um crime contra um dos melhores cartoons de todos os tempos. A equipe de produção deveria ir em cana depois dessa atrocidade ter sido lançada, ou passado o resto da vida em um campo de trabalhos forçados na Coréia do Norte ouvindo ad infinitum uma versão “Enseñame e Fuego” do RBD cantado pelo Dado Dolabela.

Fists of Furry foi um cruzamento tremendamente mal sucedido entre Super Smash Bros 64 e Power Stone, uma aberração bastarda provinda desses dois títulos. O game reune alguns personagens do desenho animado para se degladiarem em toscas arenas tridimensionais, vagamente inspiradas em cenários dos episódios do cartoon. A ambientação primária falhou em tentar replicar o estilo artístico dos espisódios clássicos produzidos por Fred Quimby dos anos 1940/50. Paralelamente a trilha sonora e os efeitos foram pelo mesmo caminho errado.

Tecnicamente é uma “tosquidão” sem limites. Tudo é simplório, mal modelado e animado. Os personagens são lentos e se movimentam de modo truncado, as vezes parecem até meio mongolóides. A ação é completamente desconexa. Era uma experiência um tanto perturbadora controlar aqueles personagens esquisitos e completamente perdidos naqueles cenários ao meio a “Daars!” e “Urghs!” proferidos pelos bonecos. Um joguinho que vai do nada para o lugar nenhum e não tem propósito algum de existência gamística. Sinceramente, não sei nem porque fizeram, já que nem como caça níqueis serve.

Esse é seguramente o pior game com a marca Tom & Jerry que vi até hoje, e olhem que a carreira deles nos games é muito longe de ser brilhante. Assistam os capítulos clássicos do desenho que é muito mais negócio.

Xena: Warrior Princess – Talisman Of Fate

Xena

Pensando bem, creio que deva fazer uma correção aqui. Talvez o título de “LJN do Nintendo 64” deva ser para a Titus, produtora desse lixo vergonhoso. É impressionante como essa empresa não fez NADA que prestasse. Qualidade zero mesmo. Sorry Midway mas acho que nem entre os piores você merece destaque. Se você estiver tentando lembrar de que outro jogo a Titus fez parte, basta saber que ela foi responsável por Superman 64.

Xena é tão ruim que é até difícil saber por onde começar. Parafraseando o Angry Videogame Nerd, “NO QUE ELES ESTAVAM PENSANDO???” Imaginem o seguinte: peguem Soul Edge, piore umas cem vezes e coloque no lugar os personagens boçais do seriado da tevê. O resultado é esse aqui:

Percebam o carinho e a consideração com que o autor do video trata o jogo. Não vejo outra finalidade para Xena além de auxiliar para tratamento de prisão de ventre ou programa de tortura contra terroristas da CIA. Um dia gostaria de entender que fenômeno foi esse que impediu o Nintendo 64 ter um um mísero game de luta prestável (além do SMS 64 que falei no comecinho). Mas enquanto não uma uma explicação científica ou luz divina que nos dê uma resposta, só nos resta rir.

Claro que há ainda outras porcarias vergonhosas, mas não tive fôlego para encarar essa tranqueira toda. No primeiro Bad Trip que escrevi, relacionei o ato de jogar games ruins a pegar mulher feia em festas. Agora imaginem pegar uma fileira de mocréias e dragões. Jogar os games de luta do Nintendo 64 é mais ou menos a mesma coisa, ou até pior.

O especial fica por aqui. Abraços e até o próximo post.

André V.C Franco/AvcF – Loading Time

99 thoughts on “Bad Trip especial: jogos de luta do Nintendo 64

  1. QUEM FALA Q MORTAL KOMBAT É UMA MERDA SÓ PODE SER UM ESTUPIDO, Q SOMENTE ESTÁ DANDO A SUA OPINIÃO DE GAROTO FRUSTRADO Q N TEM TALENTO PRA APRENDER UM COMBO E SEMPRE ERA ESPANCADO POR SEUS AMIGOS!!!!!!!!!!! SAEE DAEE BANDO DE FRACO NOOB. QUANTO AO CARA Q POSTOU ISSO AQUI N SEI QUEM DEU ESSE EMPREGO PRA ELE, SÓ PDOE SER PEIXADA, DIZER Q O MORTAL KOMABAT ULTIMATE N PRESTA????????? É LOUCO POR UM ACASO?? UMK3 [SÓ] FOI UM DOS DOS MELHORES JOGOS DE LUTA, QUE FONTE É ESSA JÁ Q ELE PEGOU ISSO????, AH JÁ SEI, É SÓ UMA OPINIÃO QUALQUER,NUNCA TE ENSINARAM A APRENSENTAR DADOS N? EU SIM POSSO MOSTRAR EM DADOS Q O Q ESSE CARINHA TA FALANDO É INSANO. A ÚNICA COISA QUE EU CONCORDO COM É Q REALMENTE O TRILOGY DO 64 FOI RUIM.

  2. Mortal Kombat acabou no I, o II foi aceitavel em partes e o III para frente para mim nunca existiu, tentativa frustrada de copiar o Killer Instinct!Simplesmente ridiculo!Aliais a Nintendo para jogos de luta sempre desceu na parte mais baixa do poço, quem se lembra do MK I do Snes? Aquele jogo violento e sangrento que nao tinha sangue?Aliais apesar de aliviar um pouco nos dias de hoje a Nintendo ainda insiste em fazer jogos infantis genericos e homoxessuais!

  3. Não, meu primeiro game foi o Mortal Kombat 1, eu tinha 7 anos, quando falo em ver vc onfendendo, me refiro a série em si. Sei que não é uma maravilha, mas me diverti muito com eles hehe

  4. Vcs num sabem de nada …
    O MK era um ótimo jogo para a época…
    E o Tom e Jerry tb mas o resto realmente era Horrivel…
    Mas haviam bons jogos de luta para o N64 o melhor deles claro Super Smash Bros…mas eram bem poucos…
    Agora pra quem naum era dessa época com certeza vai criticar porq ja esta acostumado com consoles bem mais evoluidos.

  5. Esse cara é um zé roela, deve ser um daqueles anti-N64, a maioria dos jogos q ele citou são ruins, mas não é só super smash bros que é bom não, o que eu acho infantil, mas tem Mortal Kombat 4 que eu nunca vi ninguém falar mal, e Castlevania 64 também não é ruim, todos que eu já falei sobre esse jogo, falaram bem. Esse cara tá com raiva da namorada q tá marcando pra dá pra ele já faz 3 meses mas ela nunca vai.

  6. E aquele jogo do MK que era só com o Sub-Zero que ia passando umas fases, no final delas tinha chefe e tals, era bem legal no PSX me lembro que se errava o pulo aparecia uma animação muito engraçada do ninja caindo no precipício uaehuheuheuaehueh WUUUUUAAAAAAAAAHHHHHHH…….

    Chegou a sair pro N64 esse jogo?

  7. Cara você não entende nada de games de luta em geral.
    você nem de longe conhece todos os games de luta do N64, se conhecesse teria citado o Dual Heroes por exemplo.
    você se aproveitou que estava falando mau dos games de luta do N64 para xingar a serie Mortal Kombat ao todo, e não só o port do MKT, só por isso sua credibilidade já foi pro saco.

    O N64 tem poucos games de luta pois Namco, Capcom e SNK nunca fizeram games de luta para ele, se para o PSX elas não tivessem feito também, os games de luta do PSX seriam pau a pau com os do N64 no quesito qualiade.
    e mesmo assim alguns games como King of Fighters no PSX tem mais frames cortados do que o MKT do N64, por isso algums combos do Arcade não funcinam no console.
    e os Crossovers da Capcom não permitem trocar de lutador no meio da luta.
    resumindo games de luta de qualidade só no Arcade.

  8. poxa vidas,quem disse que nada acontece no mortal kombat 2…
    ta me tirano sei dar todos fatalites e brutalities e aate animalities sem contar com a acrobacias do shang tsung mano….
    aff nada a ver mano.
    abçs a todas e aperto de mão nos manos.

  9. Bom o Mortal Kombat foi uma revolução em sua primeira versão. Para a época os gráficos eram perfeitos e as disputas exelentes, era uma grande concorente do Street F.
    Mas o jogo parou no tempo e o pouco que mudou foi para piorar.
    Até hoje emulo o Mortal Kombat 1.

  10. desculpa, mas mace the dark age nao foi um jogo de luta ruim, mesmo tendo sido lançado antes até de mk e war gods o jogo eh incrivelmente bom e eficiente, considerando a epoca em que foi lançado! quem fala mal desse jogo eh porque eh gamer idiota que nao sabe nem o que significa “jogo de luta” flw paz

    HOJE EH DIA DO ROQUE

  11. @Shy Guy:
    Ei rapaz, chegou a jogar as versões para saturn dos crossovers da capcom? Eram bem legais, e bem fiéis às de arcade, sem contar que os controles da sega sempre ajudaram mais (opinião minha) que os de psx.

    Me chateia ver tanta gente xingando tanto porque alguem não gosta de sua série de jogos de luta favorita.
    Eu também gosto de mortal kombat (embora não seja um fã).
    Mas o que dizer de um jogo que os autores admitem que, como não tinham grandes programadores e designers, apelaram pra violência pra chamar a atenção ?

    Mortal kombat 4 me divertiu por muito tempo, mas a versão trilogy saiu muito prejudicada no console sim. Menos personagens, e se não me engano, menos telas e modos de jogo, e gráficos piorzinhos que as outras versões.

  12. Não se pode negar que MK tem muitos fãs. Joguei muito MK, o melhor era o 2, mas o trilogy do Saturn também era bom. Mas analisando bem, a gameplay era realmente pobre. Mas acho que MK não deveria estar nesta lista, pois era ao menos jogável, apesar destes outros fracassos do N64.
    Se bem que o N64 foi uma vergonha! Tudo bem que que os jogos 3d estavam surgindo, mas não me lembro de nenhum jogo 2d, ou com sprites que pareciam desenhos para esse lixo de videogame.
    Todos falam mal do Saturn ou do Dreamcast, mas tinham jogos 2d e 3d muito melhores que o N64( Silhouette Mirage, Guilty gear, Guerreias Mágicas de Reyarth, Dragon Force…); sinceramente dizer que o N64 era melhar que seus concorrentes é coisa de istas.
    Sou fã da Sega, admito. Mas admito também que o PS tinha uma biblioteca de jogos muito melhor, mas a qualidade do aparelho era medonha!! era um tal de jogar com ele de cabeça pra baixo, de lado… Enquanto isso, o Saturn, poderoso, rodava vários jogos piratas se ter que sequer limpar a lente dele.
    Outro exemplo de fezes em forma de jogo é Criticon para Sat e PS

  13. o curioso é q esses jogos que vc citou eram bem populares apesar de ruins, lembro q a molecada jogava bastante War Gods e MK Trilogy nas locadoras

  14. Este post ficaria perfeito se tivessem incluído o Dark Rift. Talvez eu seja uma das 3 pessoas no mundo que tenham jogado este verdadeiro lixão. É sério… fico até meio mal lembrando da época que joguei essa m****….

    E tem o Killer Instinct Gold, que não chega a ser uma Bad Trip, mas é uma grande decepção.

  15. Caras, falar que Fighters Destiny é ruim… eh sacanagem suas. Possivelmente vcs não sabem jogar. Na era play1 e N64 foi o que mais chegou perto de uma luta MMA.

  16. eles tentam copiar os mortal kombat mais pode parando niguem vai coseguir não mortal kombat faz parte da minha infancia esse jogo é foda não vi igual até hoje.

  17. Eu tenho aqui até hoje (desde 1998) na caixinha e tudo os jogos Mortal Kombat 4 e Mace: The Dark Age; digo… não é o mais feio que esse console tem em termos de jogos de luta, mas fica bem aquém do que se poderia chamar de clássico. Sou da opinião que se ao menos a Capcom tivesse feito um Street Fighter EX (mesmo que fosse o primeiro) e/ou um Star Gladiator as coisas ao menos ficariam “não tão feias” pro lado do Nintendo 64

    E ninguém aí se lembrou do Bio F.R.E.A.K.S. (jogou esse, avcf?)?

  18. Um sujeito que escreve com o desnecessário rebusco que guiou o “testículo” do autor é, no mínimo, extremamente chato. Ainda bem que só li algumas linhas do primeiro objeto depredado pelo infeliz; o resto, ignorei.

  19. MORTAL KOMBAT 3 RUIM?MA COMO,SÓ PQ VC NUM SABE
    JOGA Q DIZ ESSAS COISAS SÓ PORQUE ALGUNS CRITICOS
    FALAM NEGATIVAMENTE DE UM JOGO OS IDIOTAS COPIAM
    E FALAM A MESMA MERDA!TA CERTO Q ESSE MKT DO N64 ERA
    UM LIXO.MAS ESSA AE DE TER DE CORRER PRA FAZER O COMBO É NOVAZ.VAI JOGAR MARIO NO SEU NINTENDO WII

  20. Só uma correção: No Deaddly Arts, os ataque estão lá desde o começo. Você só precisa aprende-los quando cria um personagem (modo muito pobre, inclusive).

    ”Maxwell Pereira
    julho 11th, 2010 at 21:04

    Só uma coisa N64 é uma merda mesmo só jogo de criança
    e de Nerd punheteiro!FAlEI!”

    Só um sonysta otário pra escrever alguma coisa assim. Precisa aprender á viver.

  21. Eu gostei do MK Trilogy e do Mace,mas eu viciei num jogo que nao era de luta, o Conker’s Bad Fur Day e também o melhor zelda já feito o The Legend of Zelda:Ocarina of Time.E eu nao concordo com esses caras que falam que o N64 foi uma merda,pq não foi.Só falam isso pq só jogam ATARI!!!

    1. Conker’s Bad Fur Day é pra mim um dos melhores jogos do Nintendo 64! Jogo até hoje e adoro principalmente o sangrento Multiplayer. Nunca vi um Multiplayer tão foda no N64 como nesse jogo. Eu jogo contra o computador, mas quando eu era mais novo, adorava jogar com meus amigos.

      A aventura era legal! Mas pra mim o Multiplayer era sensacional e que tem a pancadaria mais engraçada que eu já vi. O Nintendo 64 pra mim foi um dos melhores consoles e que foi um sucesso naquela época e até hoje jogo esse videogame.

  22. e o MK Trilogy saiu com menos personagens sim,mas que nao fizeram tanta falta assim,aff,qual a diferença de ter ou nao o Goro e o Kintaro se els nao iam ter fatalities.

  23. como pode criticar da série MORTAL KOMBAT vai te ferrar seu troxa eu rebentava a tua kra se estivesse perto de mim. e como vai falar da MIDWAY eu acho que tu não conhece o jogo THE SURFFERING a prisão do inferno e THE SURFERRING2 que por sinal parece que foi otimos jogos da MIDWAY sem esquecer do MORTAL KOMBAT SHAOLIN MONKS, MORTAL KOMBAT DECEPTION E MORTAL KOMBAT ARMAGEDOM

    voce tem muito desconhecimento de games ao contrário de mim que tenho 14 anos e desde dos 7 anos sou gamer de verdade e sei o que é game bom.

    na verdade acho que tu passou a vida inteira jogando super mario e outros jogos para menor de 18 anos.

    E NÃO CRITIQUE OS FATALITIES DO MK3 PORQUE O SNES NÃO ERA UM GAME MUITO AVANÇADO PARA PODER CHEGAR AOS DETALHES!!!

  24. as criticas são muito exageradas

    nintendo 64 tinha suas limitações, não tem como fazer jogos nivel de play 3 ou nintendo wii com aquela tecnologia

    lembrando que nintendo 64 foi o 1º video game com tecnologia 3D a ser lançado no mercado, é mesmo que comparar a primeira TV a cores com as TV de HD de hoje

  25. Aff cara, eu pedi esse Dark Rift emprestado de um amigo meu na época…. fiquei com vergonha de devolver xingando por ter jogado isso.

    Mas eu nem posso falar muito já que eu curtia esse Mortal Kombat Trilogy, mesmo nunca tendo gostado da dificuldade desregulada. Sem falar no Deadly Arts, que de alguma forma, por algum tempo, tb cheguei a gostar… rrsrs

  26. esse cara é tão burro que nem ao menos acho que sabe oque é um jogo de verdade deve joga grand chease pra cima retardado ta bem tome jerry e xena até vai mais mk vai se f*seu verme

    Comentário do AvcF: tive que censurar o resto, pois o nível do troglodita aí é bem rasteiro. Se bem que deve ser difícil digitar com cascos. De qualquer forma, ainda me espanta como um texto tão antigo ainda desperta instintos tão primitivos em certos seres.

  27. Ese cara taloco ele dis que mortal não presta cara mortal combate e muto bom acho ate melhor que o do play 2,Porque seos movimemtos são rapidos o do play 2 elento não da para enteder fazem um game legal mas seus movimentos são lentos e previsives…!

    1. @Anjinha: mas ele só falou mal do Mortal Kombat Trilogy do Nintendo 64, e não falou nada do MK do PS2. Todo mundo sabe que as versões antigas eram melhores, até o Ultimate Mortal Kombat 3, que era cheio de bugs era melhor do que os do PS2. O melhor MK que tem é o 2 porque tem menos bugs e era mais equilibrado.

  28. O mortal kombat é tão ruim que os criadores hoje são mendigos sujos que vivem nas ruas, e o cara que
    postou essa materia por ser tão inteligente está multimilhonario. Eu me pergunto por que a warner pagou tão cara por essa franquia desastrosa. TENHA A SANTA PASSIENCIA !

  29. Ah cara! Com todo o respeito. tenho 25 anos e até hoje adoro esse jogo do Tom e Jerry! Respeito a sua opinião, mas adoro esse jogo! Jogo desde quando era adolescente e jogo até hoje e me divirto muito! Eu não joguei o Mortal Kombat Trilogy do Nintendo 64, mas joguei o do Playstation 1 e que era muito foda e sempre será! Adorava fazer fatalities, brutalities e animalities e a porrada comia nesse jogo e ainda tinha os chefes Shao Kahn, Motaro, Kintaro e Goro..

    Claro que no Nintendo 64 em relação a jogos de luta, esse jogo do Tom e Jerry que eu adoro só não supera o Pokémon Stadium 1 e nunca irá superar o sensacional Super Smash Bros que é pra mim o jogo de luta mais foda do N64.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *