Mitos do Wii reloaded

Saudações aos leitores.

Sim, amiguinhos, eles ainda persistem. Se querem saber a mais nova sobre esse tema, cliquem no link como de costume. Até breve.

Em agosto do ano passado eu escrevi aqui no blog um post entitulado “O primeiro dos mitos do Wii é derrubado”, em que através do debate baseado em fatos e dados eu provei que o mito de que o Wii não vendia jogos de produtoras terceirizadas era falso. Quem não conhece o artigo ou quer lê-lo novamente, basta clicar aqui. Como mencionei lá, mesmo após todas as previsões anteriores terem fracassado, os istas, analistas de botequim e demais bocós não desistiram de buscar justificativas para menosprezar o Wii. Cinco meses se passaram, a realidade já cansou de estapear a cara desse pessoal, mas as coisas ainda não mudaram.

Tal qual mulher de malandro, acho que esse pessoal gosta de apanhar. Então, aqui vai mais um direto no fígado: baseado em dados da NPD, o site Gamasutra fez uma análise e concluiu que não só o Wii e o DS foram responsáveis juntos por 49% de todos os jogos vendidos nos Estados Unidos em 2008, como o console de mesa da Big N vendeu mais jogos que o Xbox 360. É isso mesmo amiguinhos, os casuais estúpidos compraram mais jogos do que os tais hardcores, esses seres pertencentes à nata da humanidade. Duvidam do que digo? Então olhem por vocês mesmos:

Nintendo revealed in a recent press release that 132 million units of software were sold for its systems during the year, or just over 49 percent of all software units sold in 2008.

Of that 132 million, we estimate that over 70 million were for the Nintendo Wii, and most of the remaining 60 million were on the Nintendo DS — with a million or so on the Game Boy Advance.”

Em bom português:

Nintendo revelou em um recente comunicado a imprensa que 132 milhões de unidades de software foram vendidos para seus sistemas durante o ano, ou por volta de 49% de todo software vendido em 2008.

Desses 132 milhões, nós (Gamasutra) estimamos que mais de 70 milhões foram para o Nintendo Wii, e a maior parte dos 60 milhões remanecentes foram do Nintendo DS – com um milhão mais ou menos para o Game Boy Advance.”

A análise completa pode ser encontrada aqui e aqui. Mas aí um leitor precipitado poderia perguntar: “Ah, mas e os jogos de thirds?” Pois bem, vocês notaram que o Gamasutra mencionou um comunicado da Nintendo? Ele pode ser encontrado aqui, e possui duas informações deveras interessantes:

Activision’s Guitar Hero® III: Legends of Rock and Guitar Hero® World Tour, and MTV Games/EA’s* Rock Band Special Edition Bundle all sold more units on Nintendo platforms than any other platforms in 2008.

• More 3rd party units were sold for Wii than any other home consoles in December for the 2nd consecutive month.”

Novamente, na lingua do seu Manel da padaria:

Guitar Hero III: Legends of Rock e Guitar Hero World Tour da Activision, além de Rock Band Special Edition Bundle, todos venderam mais unidades nas plataformas Nintendo do que em quaisquer outra plataforma em 2008.”

“Mais unidades de terceirizadas foram vendidos para o Wii do que qualquer outro console doméstico pelo segundo mês consecutivo.”

Aliás, curiosamente o site IGN publicou uma matéria informando que o jogo Shaun White Snowboarding teve a versão mais vendida justamente no Wii. Isso sem contar com o fato de ser sido a versão mais bem avaliada, e como o próprio texto do site apontou, as vendas expressivas do jogo derrubaram um mito que dizia que a Balance Board era um “pônei de um truque só”, ou seja, que iria ir para o saco após passar o fenômeno Wii Fit.

Enquanto istas e alguns analistas continuam se esforçando em acreditar que o Wii é apenas um mero vendedor de Wii Sports e destinado a casuais bucéfalos, enquanto isso o console continua pavimentando sua liderança em todos os aspectos. Isso em se tratando desse mundo mesmo, não de realidades cósmicas alternativas tão ao gosto de Kaz Hirai. Por falar na Sony, é incrível notar como a companhia ainda é sustentada pelo combalido Playstation 2 (já apelidado por alguns de Highlander), que vendeu mais software que seu irmão mais novo ( e atual lanterna do mercado). Fiquei um pouco triste também ao ver como o PSP continua a ser um péssimo vendedor de jogos. Digo isso pois possuo e gosto do console, apesar de suas falhas.


Os analistas rardecóres ainda não entenderam o voô da Nintendo.

Enfim, parafraseando Sean Malstrom, enquanto a Nintendo continua a voar, os homens-passáro continuam confusos e tentando construir suas asas mecânicas. Mas ao invés de aprenderem com o erro, apenas aperfeiçoam suas asas, adicionando penas a elas, e novamente pulam do penhasco mais alto que encontram. E novamente se esborracham. Mas nunca perdem a pose. Esses rardecóres…

Abraços e até o próximo post.

André V.C Franco/AvcF – Loading Time

46 thoughts on “Mitos do Wii reloaded

  1. “Fiquei um pouco triste também ao ver como o PSP continua a ser um péssimo vendedor de jogos. Digo isso pois possuo e gosto do console, apesar de suas falhas.”

    Quais falhas?
    Isso dá um post? Hehe.

  2. estou a meio passo de pegar o wii+mario galaxy+mario kart XD+algum jogo violento q nao sei qual ~~

    calculos para a compra do wii:
    vender ps2:150 reais = x
    ganhar o primeiro salario: 465-105.21(pro primo q me indico na agencia) = 359.79 y
    Grana do papito: entre 30 ,e 50 reais = z

    x+y+z=539,79 reais
    wii no paraguay ta uns 400 reais,entao fico rox XD

  3. Bom, se analisarmos somente oq foi dito nesse texto, e lembrando q o Wii eh MTO mais barato q os seus competidores, então acho q é mais q natural q as vendas de jogos q foram lançados para as 3 plataformas sejam mto maiores no wii…mas acho q o q importa nesse caso são os jogos exclusivos para o wii e q são de 3rd parthies, pois eh deles q parece q vc tah falando no texto mas naum vi nenhum deles nas vendas expressivas de jogos…naum acho q o wii seja fracassado nem nada disso, mas acho q se o play 3 ou xbox custassem oq ele custa, a historia seria mto diferente, e acho q falta sim jogos bons exclusivos de wii…ou seja, para mim o maior trufo da nintendo foi entender q as pessoas não querem pagar um absurdo por um videogame e q novidades vão sempre atrair o publico XD portanto acho q falta jogos bons para q (de acordo com a avaliação usada aqui no site) a gente fale q o wii eh superior ou ateh do mesmo nivel q seus concorrentes…

  4. Oi Allan, vamo lá:

    A questão do texto não era fazer qialquer tipo de comparação entre biblioteca de jogos ou dizer que o Wii é melhor que os outros. As questões demonstradas aqui eram outras: primeiro é reforçar a falsidade do mito de que o Wii é um mero aparelho vendedor de Wii Sports para casuais; e que só os jogos da Nintendo vendem no aparelho. O segundo ponto é detonar o mito de que os jogos terceirizados são marginalizados no sistema, já que os tais casuais são seres burros que seguem cegamente qualquer campanha de marketing.

    Isso que você levantou do preço infelizmente não se sustenta e digo o porquê. O Playstation 2 nunca foi o console mais barato de sua geração, e se não me engano, o Playstation também não foi. Nessa geração, tanto o Playstation 3 quanto o Xbox 360 já passou por alguns cortes de preço e isso em nada mudou as vendas do Wii, apenas deu ligeiros aumentos para os consoles “cortados”. Aliás, o X360 está com preço de console portátil e bem mais barato que o Wii, que por sua vez custa o mesmo desde que lançou.

  5. bom, primeiro desculpa q eu fiz uma confusão entre mercado e qualidade dos VGs, melhor separar isso…vamos soh ao mercado, primeiro, o preço do play 2 podia naum ser o menor, mas a diferença entre preços naquela epoca era minima, enquanto isso o wii foi lançado por 250, o xbox por 450, e o play 3 por quase 600..essa diferença se manteve por mais de um ano, o q permitiu uma larga vantagem do wii…ateh hj a diferença existe, embora menor, mas naum sei de onde vc tirou q o 360 eh mais barato q o wii…ainda acho q o preço eh quem tem mais influencia nessa historia, mas naum sou especialista para afirmar isso com absoluta certeza…
    e a minha duvida se mantem…se essa materia foi para mostrar justamente q o wii naum eh um “mero aparelho vendedor de Wii Sports”, e que vende jogos de terceiras, entaum achei ela pouco convincente, pois ainda naum vi o nome de um jogo de terceira exclusiva para o wii q justifique essa afirmação, e quando aos multiplataformas, a questão do preço dos Vgs e da quantidade de wiis vendidos (2X maior q xbox) são a unica razão de ele ter vendido bem mais q nos outros (oq eh mais do q obvio).

  6. Allan, pode pesquisar, no pacote mais barato o Xbox 360 está mais barato que o Wii. Olhe em sites como Bestbuy, Target, Gamestop e afins. O 360 só está mais caro nos pacotes mais incrementados.

    Quanto aos jogos, caso os jogos vendessem mal o que justificaria o anúncio de games como Dead Rising da Capcom e agora a EA com sua versão Wii de Dead Space? Outro fato está em um dos link do Gamasutra que se encontram no texto, mostrando que 50% dos softs vendidos em 2008 nos Estados Unidos foram dos consoles Nintendo, sendo que ela mesma diz em seu press room que “Mais unidades de terceirizadas foram vendidos para o Wii do que qualquer outro console doméstico pelo segundo mês consecutivo.” Se isso fosse mentira, você não acha que a Sony ou a Microsoft não iriam se pronunciar sobre isso? Nem ao menos contradizer? Por que eles ficaram em silêncio?

  7. bom, eu dei uma conferida , e realmente o xbox mais baratinho eh mais barato q o wii (embora ele quase naum seja um xbox…)
    quanto ao meu ponto, vc continua falando mas naum conseguiu nada…afinal, eu jah disse lah em cima, se existem 70 milhões de Wii, e 30 de xbox, e vc lançar um jogo para esses 3 videogames, não é mais do q obvio q as vendas para wii sejam o dobro??? ou seja, o wii soh vende mais pq existem mto mais wiis, e pq existem mto mais? pq ele era mto mais barato no começo! e soh agora, depois de 3 anos q eles foram lançados, a microsoft conseguiu ver o obvio e por isso lançou uma versão capenga do xbox mais barato, mas um erro não pode ser concertado com um acerto, pq agora eh tarde demais, msm se o wii parasse de vender hj o xbox naum alcançaria ele antes de 2012 ( pelo menos…)
    bom, de todo jeito meu ponto eh…jogos exclusivos para o wii, quantas unidades foram vendidas? jogos exclusivos para o xbox, quantas unidades foram vendidas? não sei se existe uma estatistica pontra assim na internet, mas pelo recorde de vendas de jogos como halo 3 e gears of war para o xbox, tenho certeza q ele vai ganhar disparado…a chance q a nintendo tem eh as vendas dos marios…
    bom, acho q agora deu para entender q meu ponto eh soh q a nintendo não vende bem jogos de terceiras exclusivos de wii (se eh q isso existe!), e por isso e sabendo disso, ela foi esperta e conseguiu fazer quase todos os sucessos sairem para o VG dela tmb, e naum soh para o da concorrente, como eh o caso do dead space…alem disso, soh de ter uma base de VG mto maior, qualquer jogo lançado para Wii teoricamente tem mta mais chance de vender bem do q jogos para os outros, pq msm q naum seja um sucesso de venda, ainda tem 70 milhões q podem comprar, e se 0,5% dessas pessoas comprarem, o jogo jah teve um excelente retorno! E mesmo assim, msm com toda essa vantagem, não vemos jogos exclusivos para wii sairem e fazerem sucessos nas vendagens XD

  8. bom, para não transformar essa sessão em um tedio para os outros, escrevi um texto e estou mandando diretamente para vc avcf, sobre a minha opinião sobre o assunto…quer dizer, vc naum precisa ler, leia se estiver interessado (ficou meio grande), mas se vc chegar a ler gostaria de ouvir sua opinão a respeito (adoro conversar sobre videogames, hehehe). Bom, de todo jeito, no email eu mando meu msn para discutirmos melhor o assunto, caso vc naum queira discutir aqui..soh espero q seu email seja oq tem na sua pagina do mxstudio…

  9. Allan, você mesmo no texto comprova minha tese. Você diz que é natural o Wii vender mais jogos por ter mais consoles na praça – maior base instalada portanto – e é exatamente isso que os analistas rárdecóres negam com tanta veemência. O mito a que me refiro tanto é que há uma noção falsa de que o Wii apenas vende consoles, vendendo bem menos jogos que seus concorrentes, por se tratar de uma coqueluche, uma modinha passageira (que tá duraaaando…). No fim, você mesmo diz que o Wii vende mais softs que os demais. É esquisito, mas você discorda concordando comigo.

    Você me pergunta sobre exclusivos do Wii? Bom, de uma rápida olhada que dei de madrugada, achei alguns thids exclusivos million sellers: Resident Evil Umbrella Chronicles, Sonic the Secret Rings, Mario & Sonic at the Olympic Games, Rayman Raving Rabbids, Rayman Raving Rabbids: TV Party, Red Steel, Naruto: Clash of the Ninja Revolution, além de vários que não chegaram a 1kk, mas que venderam bem.

    O único ponto falho do seu post foi a menção a Halo e Gears. Esses games que você citou são games chamados “first party” da Microsoft, aí lhe pergunto: você quer mesmo comparar vendas 1st da Microsoft com as “firsties” da Nintendo? Tem certeza? Pois sabemos que nessa área em específico a MS levaria uma surra.

    É fato que 2008 foi aquém do ideal no plano de lançamentos, embora parte dessa culpa tenha sido mais da Nintendo of America em si, já que no Japão o console recebeu mais lançamentos. Esse ano a previsão é ser bem melhor, visto que já nesse comecinho do ano o console recebeu Tenchu, Deadly Creatures, House of the Dead: Overkill e Mad World está próximo.

  10. bom, soh para dar um ultimo piteco sobre o assunto…concordo com vc q o wii vende bem os jogos da nintendo…e se tirassemos os jogos da nintendo, acho q ele seria um grande fracasso em vendas de jogos, mas provavelmente ainda o VG mais vendido…e eh por isso q não discordo totalmente dos especialistas q dizem q Wii parece mais uma maquininha para jogar wii sports…na verdade da para ir alem sim, da para dizer q ele mais parece uma maquininha para jogar wii sports e wii play! afinal de contas, esses dois jogos q quase todos q tem wii tem (wii play jah vendeu mais de 10 milhões de copias) parecem mais um jogo demo para mostrar o funcionamento do wii mote…no final, acho oq os especialistas querem dizer, eh q o wii naum eh toda essa maravilha q dizem, pq soh a nintendo ganha mto com ele, enquanto as outras custam a engrenar sucessos, mesmo com uma base de 45 milhões de VGs…
    agora quanto aos jogos q vc citou, tirando RE e rayman (e talvez naruto), são jogos q foram destruidos pela critica e por qualquer um sensato, e dizem q são horriveis (eh oq dizem, não posso afirmar por mim pois não os joguei)
    quanto ao halo 3 e gears, halo 3 foi o jogo mais vendido de 2007, e gears 2 jah vendeu 4 milhões de copias, o wii soh vende isso em jogos q a nintendo fez, nenhuma produtora sem ser a nintendo vendeu uma quantia proxima a essa…
    meu ponto eh, quem realmente ganha com o wii, todas as produtoras, ou soh a nintendo?
    e mudando um pouquinho o assunto, tive pensando e gostaria de criticar a nintendo em um ponto…desde o N64 não vejo algo novo na nintendo, todos os VGs q vieram depois ela simplesmente relançou seus sucessos (alguns com diferença tão pequenas q mais parecem uma expansão do q uma continuação em outro VG)…fica aqui minha pergunta para o pessoal, não tah na hora da nintendo lançar coisas novas? a gente nunca vai ver nada diferente de mario e zelda (e os mesmo jogos de mario) ?

  11. Nos últimos anos a nintendo vem apostando em novas franquias com Animal Crossing e Pikmin.Mas realmente o que sustenta a empresa são os “marios”,”metroids”,”Zeldas” e “pokémons” da vida.
    Sobre essa discussão de vocês, devo lembrá-los que uma das razões que prejudicaram o n64 e o gamecube(esse em menor grau) foram justamente a falta de apoio das thyrds partys,causado principalmente pelos nintendistas,que não davam a devida atenção aos jogos de outras empresas.
    Posso estar enganado,mas pelo menos isso é o que parecia na época.

  12. “e se tirassemos os jogos da nintendo, acho q ele seria um grande fracasso em vendas de jogos”

    É, se tirassemos todos os jogos da Capcom, EA, Rockstar, Square, etc da Sony e da Microsoft acho que o PS3 e o X-Box 360 também seriam um grande fracasso em vendas de jogos.

    Até hoje não entendi qual a dificuldade das pessoas em aceitar o fato de que a Nintendo além de “fabricante de consoles” é uma puta produtora de jogos que mesmo de forma apertada consegue sustentar praticamente sozinha os seus consoles. Se os jogos dela são bons, qual o problema deles venderem mais do que os das terceiras?

    Na boa, esses mitos (e seus defensores) me cheiram a inveja pura.

  13. não tenho dificuldade em aceitar q a nintendo se mantem, e acho q esse não foi um bom argumento seu, afinal de contas nas ultimas duas gerações ela quase faliu por causa desse “se mantem sozinha”…vc acabou de assumir q o wii depende puramente da nintendo para ter jogos, e pelo q vi em todos os lugares, a nintendo soh tah decepcionando…e os jogos da nintendo não vendem mais q os de terceiras, simplesmente SOH ELES q vendem! Agradeço ao ARPN, finalmente um artigo q ve os pontos fracos do wii! não sou tão contra o wii quanto os caras dos artigos, mas concordo com tudo q eles dizem de ruim do VG, e tambem acho q ele tah sendo a maior enganação q a nintendo jah conseguiu realizar! bom, soh para citar algumas coisas ditas lah, a magia do wii deveria ser o revolucionario controle, mas quem tem um ou jogou sabe q ele funciona bem em 3 jogos, nos resto eh soh enganação inutil ( tanto q o pessoal prefere usar o controle convencional)…msm os jogos da propria nintendo, q deveriam ser mto bom e assim oferecer uma gama de software para os donos de wii, são na maioria dos casos horriveis e soh alguns se salvam (na conta do pessoal de lah, 6!)
    citando eles :”Desde o início, o Wii teve um apoio pífio das Third Parties. Até aí, nada de muito diferende dos antecessores Nintendo 64 e Gamecube, que a Nintendo sozinha levou nas costas.

    Porém, o que os amantes da Nintendo dizem é que “console da Nintendo é pra quem gosta dos jogos da Nintendo (afinal, eles são os melhores do mundo porque são mágicows *-*)”.

    O problema é que, ao contrário dos antecessores, o Wii recebe poucos bons jogos até da própria Nintendo.”

    citando tmb um tal de jack T:
    “Gosto de jogos, não de passa-tempos. Passa-tempos eu compro na banca de revistas. Com certeza acho coisas mais divertidas em bancas de revistas do que na gameteca do Wii”

    e para finalizar, o excelente ponto em q eles dizem pq isso afeta a quem gosta dos jogos tradicionais…afeta pq se o mercado tah indo soh para esse lado, em um futuro não mto distante (uns 5 anos), todas as produtoras de jogos e fabricantes de VG podem querer ir para esse lado, e ai nos q gostamos de outro estilo, e não só desses joguinhos extremamente simples do wii, seremos esquecidos, vamos passar a ser considerados retrogados, cults, todos esses apelidos de quem se agarra ao passado, e tudo pq não queremos ficar jogando wii play o dia todo…antes de qualquer um retrucar meu comentario, peço q leia o dossie do wii q o ARPN mostrou…
    e se alguem se perguntar pq o wii faz sucesso, eu digo uma palavrinha magica…MARKETING! e ponto para a nintendo por estar fazendo isso melhor do q os outros.

  14. @Allan

    Você roda, roda e não fala nada. Sustento o que eu disse.

    Outro ponto é que não lembro da Nintendo ter quase falido, vi ela passando aperto, ela sempre teve boas fontes de renda, vide Pókemon por exemplo.

    E levar em consideração o texto que o ARPN indicou, onde termos como “jogadores de verdade” e “machos alpha” são usados, por favor…

    Agora, pra onde vocês acham que as novas gerações de consoles irão? Gráficos melhores? Será que não tá na hora de mudar algo não? Bem feito ou mal feito, a Nintendo mostrou que há outros caminhos a seguir.

    Achar que o mundinho cor-de-rosa dos entitulados hardcore gamers vai acabar, que todo mundo vai copiar a Nintendo e que na próxima geração todos os consoles vão ser um “Wii” é no mínimo besteira. Os consoles sempre tiveram evoluções e sempre ter, sempre vão ter os que acompanham e sempre vão ter os que não vão gostar e parar no tempo.

    E outra, se o problema são os jogos ruins e controles que não funcionam como deveriam, não acha que se na próxima geração a coisa caminhar por esse lado, a competição não fara com que tenhamos jogos/jogabilidades melhores?

  15. o mito aqui discutido (pelo q entendi) não é q o wii não vende jogos, mas q ele soh vende jogos da nintendo…vcs dizem q isso eh um mito, mas todas estatisticas de vendas mostram q eh isso msm q acontece, o wii vende jogos da nintendo, e soh. Esse eh meu unico ponto a dicutir em relação a esse artigo lido nessa pagina, e pode ser comprovado olhando as vendas top de 2007 e 2008…
    quanto aos outros pontos (sem relação ao artigo) vou responder…
    bom, vc tem razão, se a nintendo realmente não faliu com o 64 e o game cube, acho q nada vai fazer ela falir, então não posso dizer q ela chegou perto da falencia…(pokemon nem preciso comentar pq eh para gameboy, algo totalmente diferente e onde a nintendo sempre foi lider absoluta, e sempre mostrou competencia, ou seja, tenho um ds e sou mto feliz com ele)
    quanto ao texto do ARPN, se usar uma linguagem xula e escrachada torna um texto ruim para vc, então não sei como vc le o loading times, jah q a linguagem usada eh essa o tempo todo, a diferença eh q aqui se criticam algumas coisas e lah criticaram o wii…
    não sei para onde as proximas gerações vão, não tenho a menor ideia…gostaria q elas fossem para visualização 3D, realidade virtual e realidade aumentada, mas isso eh soh um desejo particular….concordo q novos caminhos são uma coisa boa, e oq eu reclamei foi q, ela mostrou o “novo caminho”, mas não criou software para esse “novo caminho”, ou seja, ela enganou milhões de pessoas com uma promessa e não cumpriu…e acho q mais pessoas ainda vão entrar nessa “promessa” chamada wii, e espero q um dia ela ofereça mais do q meia duzias de jogos decentes…não sou um anti nintendo, pelo contrario, tenho um DS e estou mto satisfeito com ele, vejo lançamentos saindo o tempo todo e sinto q a nintendo investe nele com software para eu ter oq comprar, e não vejo isso no wii, oq me faz sentir pena de quem tem um…se eu pudesse falar diretamente com a nintendo diria:
    – por favor, produzam mais jogos bons para seu VG, e façam acordos com 3rds para criarem jogos bons tmb, assim eu vou poder comprar meu wii e jogar MTO, e não comprar um wii e ver uma grande promessa se tornar nada…
    para finalizar, não sou contra inovações, acho o wii divertido, os jogos hardcores divertidos, mas como o proprio avcf diz, oq importa num VG são os jogos, e nisso a nintendo está decepcionando mto em relação ao wii, na verdade, desde o 64 (o ultimo VG q ela inventou novidades…). Ela tah falhando em atrair 3rds para criar jogos bons, e ela mesmo estah falhando em criar esses jogos (obvio q temos exceções, como mario galaxy, mas o certo seria as exceções serem jogos ruins, e não as exceções serem jogos bons!), e acho q tenho direito de dizer isso como um proprietario satisfeito de um DS, e com futuro proprietario (atualmente) insatisfeito de um wii!

  16. Nossa, o negócio tá quente aqui! Em partes concordo com o Allan. Mas agora, até que tem saido muitos games multiplatafotmas, colocando o Wii no mercado de softwares das 3 party. O grande problema é a qualidade desse games, enquanto esse são games regulares para as outras plataformas, para o Wii eles são bem ruins. Cito esses games medianos, pois nem sempre temos grandes games. E o que fazemos enquanto esses grandes games não são lançados? Jogamos os medianos!!!!!!!!!! É nessa parte que o Wii enfraquece, já que suas versões desses games chegam a ser horriveis, não sei se é o problema das produtoras não se adaptarem ao controle ou o que, mas com isso o Wii perde vários games. Claro que existem excessões como o Shaun White Snowboarding ,já citado pelo AvcF , mas no geral são todos inferiores as versões para os outros consoles. Tá ai o problema. Bem, essa é minha opinião. Abraços

  17. É mais as coisas estão mudando vide EA que ja anunciou que 50% do seu esforço de produção vai passar para a nintendo. A questão é que a nintendo foi esperta, assim como na época do play 1 a sony abriu as pernas pra pirataria pra poder popularizar o seu console, a nintendo fez um videogame facil de criar jogos, afinal o Wii é praticamente um Game Cube, e com um apelo familiar grande, se não tivesse sido uma grande sacada a sony as pressas não teria colocado um sensor de inclinação no PS3. Não adianta o caminho e esse mesmo, é só ver que um dos jogos mais vendidos atualmente pro PS3 é o LBP. Essa coisa de “agora só vai ter games casuais” ou “esses jogos hard são muito difíceis” isso tudo é uma baboseira tão grande jogo bom é jogo bom, eu jogo Gears of War, God of war e jogo World of goo. A nintendo não tem uma boa base de jogos de outras empresas pois a verdade e que ninguem achou que o Wii ia pra frente, só que ta indo e rápido, e assim como já estão fazendo EA e Capcom as coisas vão mudar muito esse ano

  18. O mais interessante sobre as criticas sobre o Wii é que elas sempre dão em nada.
    Muita gente vem flar que ele é “brinquedo” que so serve pra jogar Wii sports.
    Mas ele ta ai como o console de maior sucesso de todos os tempos, e antes que algum sonysta maluco venha dizer que o play2 é dono desse titulo, vo lembrar que ele ta ai a uns 10 anos enquanto o wii esta a 2.
    Em relação aos jogos do wii que são em geral ruins, o que podemos fazer se as produtoras so fazem lixo?
    A unica que mostra o que realmente sabe fazer é a nintendo. Que aprendeu muito com todos os seus consoles.
    E quem diz que o n64 e o game cube são fracassos estão falando uma tremenda besteira.
    O nintendo 64 tem uma invejavel galeria de titulos exclusivos, vo lembra 3 pra aqueles que tem memoria curta: mario 64 ( provavelmente o jogo mais copiado da historia), gonden eye ( um dos melhores jogos fps, se nao o maior) e o melhor jogo de todos os tempos segundo todos os entendidos de jogos nesse planeta zelda ocarina.
    Me fala um unico jogo que supera um deles.
    Mas concordo que eles falharam em acreditar em cartuchos.
    Ja o gamecube foi a nintendo atendendo os pedidos dos usuarios, usando o mini-dvd por questoes de se evitar a pirataria.
    E vamos levantar uma outra coisa, playstation so vende pq se pode usar jogos piratas. Olha o play3 sem jogos piratas no que da…
    Ja o gamecube so podia usar jogos originais e deu no que?
    A nova postura da nintendo de ser mais casual, que foi tão criticada, esta sendo totalmente absorvida pelas outras. O que são aqueles Miis da microsoft? E um dos jogos de maior venda do ano passado da sony foi um onde vc controla bonequinhos de pano…
    E ainda criticam a nintendo rsrs
    Esse pessoal que tem um play2 fica babando por um play3 mas como não tem o que faz? critica os concorrentes, mais ainda quando eles fazem mais sucesso que seu objeto de desejo.
    é decadente.
    E eu não so nintendista, tenho todos os consoles

  19. Gamer Hardcore não está sendo suficiente para manter o investimento nesta indústria que cada vez mais demanda investimentos milionários. A Nintendo percebeu isso primeiro e simplesmente saiu na frente, ainda mais com essa caça às bruxas dos games de conteúdo mais reprovável pelos conservadores. Na verdade, parece o caminho mais correto a se seguir na busca pelo diferencial e vendas, muitas vendas.

  20. Caro Allan.
    O Wii não é o mais barato faz teeeempo já, existem Xbox 360 mais baratos que o Wii nos USA, e em sites de vendas, tem gente que paga até 600 dolares num Wii… então, o mito de que ele soh vende mais pq é mais barato, tb caiu.

  21. Se o dono do blog nao fosse tao ista,dava pra levar isso a sério…post ridiculo,blog podre.

    Alias,hardcore é algo que a Big N msmo criou 15 anos atrás,agora ela nao consegue mais atingir esse público e criou esse console pra retardado,sem mais.

  22. Eu sou ista, Carlos? Então por que é que você que ficou incomodado com o texto? Dada a agressividade e sua falta de argumentos, vejo que o post tocou forte em alguma ferida sua. E a Nintendo “criou” os rardecóres desde quando? Pergunto isso pelo fato de que tudo que escrevi foi baseado em fontes e dados, basta clicar nos links e verificar que só falo a verdade.

    Você não leva esse blog a sério, mas como você mesmo quer ser levado a sério chamando quarenta milhões de pessoas de retardadas? E eu que sou ista…

  23. pô, nunca discordei q o 64 era inovador, acho q inclusive ele foi o ultimo VG q a nintendo teve q fazer um grande esforço para sobreviver, e por isso maravilhas sairam dele…o gamecube tmb precisou de esforço para sobreviver, mas pelo visto a nintendo desistiu dele…digo isso pq a sensação q dava era q a nintendo realmente tinha desistido dele, e jah pensava no proximo passo quando lançou o gamecube, inclusive eu lembro de ouvir falar do wii antes msm do gamecube (na epoca o nome acho q era dolphin), então talvez a nintendo jah tinha a ideia do wii mote antes, soh não teve a tecnologia para produzir, e talvez por isso ela não tenha se preocupado tanto com o gamecube…acho q os grandes trabalhos sempre saem quando se estah sobre pressão, e como a nintendo naum tah sobre pressão nenhuma agora, parece ter acomodado um poco, e por isso tah devendo mais titulos de peso para o wii ( e para o DS tmb anda devendo, mas ao contrario do wii, o DS recebe jogos de 3rds o tempo todo, e bons jogos)..ah, mas isso q eu disse eh opinião inteiramente pessoal, tah mais para um “chute” do q para raciocinio msm…
    ah, e quem realmente acha q o preço naum fez toda a diferença, leia o artigo da edge q o ARPN postou, mas simplificando (talvez demais) a coisa, se duas empresas lançarem uma “bala salgada” hj, a bala A custa metade do preço da bala B…a bala A vende ridiculamente mais, entaum os donos da bala B vaum baixando o preço ateh equivaler…a bala A vai continuar vendendo mais, isso pq, tomar a liderança de um produto não é algo tão simples para acontecer soh baixando o seu preço…os consumidores estão acostumados agora com a bala A, e a bala B vai precisar de mais do q soh isso para mudar o jogo…
    mas isso eh soh uma simplificação para mostrar q o preço faz sim uma grande diferença, e sem levar em conta outras coisas, como o sabor, o marketing, a atração visual do produto…e uma ultima coisa sobre o preço, se eu fosse comprar um xbox, não compraria de jeito nenhuma a versão arcade (custo de 200$, enquanto o wii custa 250$), acho essa versão um produto bastante incompleto, então prefiro ter q juntar um pouco mais e comprar a versão pro (300$), para não me arrepender depois…

  24. Seu blog é extramamente fraco sim,opiniões descartaveis.

    E sim a nintendo criou os hardcores,isso sempre existiu no mundo dos vgs,o cara que passa mil horas jogando Chrono Triger e Final Fantasy,nao era o msmo jogador de Mario Paint,do jogo da Barbie,idem no 64,msma coisa no Cube,o fato é que a Nintendo não consegue mais sustentar jogadores que gostam de desafios,coisa que ela sustentou um bom tempo,vc acha que se a Nintendo tivesse feito um console nos moldes do PS3 e 360 ela estaria vendendo tudo isso?

    Ela tomou duas surras tão grande da Sony no Play 1 e Play 2, que teve que criar um mercado novo só pra ela.

    Não se pode comparar o Wii com o 360 e PS3, o Wii não é concorrente pra eles,compara gráficos,compara jogos,compara suporte online e afins dos 3,que vc vai ver que só Sony e M$ batem de frente, a Nintendo tá mto atrás com o Wii,que nao passa de um Cube com outro revestimento e jogabilidade,e a jogabilidade diga-se de passagem é tão defasada que saiu o Motion Plus.
    Se vc qr que seu blog seja levado a sério,pense antes de postar esse tipo de coisa,entenda que o mercado do 360 e Ps3 é um, e o do Wii é outro totalmente fora da realidade dos 2.

  25. É extremamente fraco, mas você continua acessando. Tu és masoquista, meu querido? Sim, a Nintendo criou os rardecóres e para demonstrar isso você cita dois jogos da…Square. Brilhante o raciocínio.

    A Nintendo sempre foi rardecóre, claro. Tanto que seu primeiro console foi batizado de Famicom, que vinha a ser Family Computer. Boa parte de seus jogos eram feitos para qualquer um jogar, teve acessórios como pistola, robozinho (cuja função em seus jogos era ajudar os jogadores) e até tapete para praticar ginástica (hello Wii Fit). Nem Super Mario Bros não era visto como um título rardecóre, visto que na época minha mãe e minha avó adoravam e até chegavam longe. O NES era mais fraco que seus concorrentes de geração e apanhava bonito para os games de PC do período. Aí o tempo passou e a Nintendo lançou seu segundo console, o Super… Family Computer.

    Ah, mas o Snes tem vários títulos rardecóres! Óbvio, todo console tem. Mas aí vemos que a Nintendo lançou jogos como Mario Paint, Super Mario Kart, Pilotwings, Dr. Mario, Kirby Dream Course, Kirby’s Avalanche,Kirby Superstar, Yoshi’s Safari entre outros títulos largamente apreciados pelos entusiastas de videogame.

    Se olharmos os dados de vendas do consoles da Nintendo, vemos que do NES em diante, os números só diminuíram. Alguém poderia dizer que foi a concorrência. Pode ser. Mas o NES teve três concorrentes (Master System, Atari 7800 e PC Engine) e papou fácil sua geração. A explicação da queda da N ao longo dos anos é bem lógica: ela foi se rardecorizando. O Playstation venceu sua geração sendo o console mais simples e com maior quantidade de títulos “casuais”. O istas têm memória seletiva, mas convenientemente se esquecem que para cada Metal Gear Solid ou Resident Evil, haviam vinte games “casuais”. A molecada com seus trocentos games de cinco reais da época não me deixam mentir.

    O que a Nintendo fez com Wii não tem nada de absurdo ou assombroso, ela apenas voltou a era NES e recuperou sua filosofia original, a qual ela mesma se afastou ao longo dos anos. Você caiu feito pato nesse papinho de “não é concorrência”, mas os próprios dirigentes da Microsoft e Sony te contradizem, basta procurar por suas declarações na internet. Você acha o Wii pior que os outros, mas não é o que os milhões de consumidores acham, visto que não vi ninguém devolvendo seus consoles e após dois anos de existência não houve qualquer queda nas vendas em nenhum lugar que seja.

    Acorde para a realidade, Carlos. Se o Wiimote é tão defasado, qual a razão da Sony tê-lo copiado de forma desastrada com o Six Axis? Por que a Microsoft copiou os Miis e lança bundles com jogos como Kung Fu Panda? E pode apostar como os consoles da próxima geração copiarão o wiimote de alguma forma. Espere e verá.

  26. A Square tinha uma plataforma?? Não neh,claro que ela ia escolher alguma pra lançar esses games, pq será que nao saiu pro Mega Drive,claro q era pq a Nintendo tinha interesse em segurar só pra ela…cara,vc falou,falou,falou e falou…e nao disse nada de útil,pq será que esses jogos nao estao mais na famigerada “plataforma” dela hoje?Final Fantasy vende pouco neh?Pra que um Bioshock se posso ter Cooking Mama? Pra que um RE5 se a gente pode jogar um House of the Dead, ah nao perai vamo criar um RE no formato de House…tenha santa paciencia!!!

    A gente nao tem Soul Calibur,mas vamos lançar um Soul Calibur qlqr pra galera,pra que Street Fighter?Dead Space é dispensavel,lança um Elebits ai…não to discutindo inovação,e sim qualidade…nao adianta nada vc inovar,e nao dar um suporte digno,claro que outra empresa vai abraçar a ideia e melhorar ela dpois,a propria Nintendo ja sofreu com isso.

    Antes ela pregava que gráficos eram o que importava, o Super Nintendo e a oitava maravilha do mundo que era o gráfico de DKCountry,o 64 e seus 64 bits que batiam de longe o PSone,o Cube dava um tapa na cara do gráfico do PS2…e hje ela qr vender que gráfico nao faz diferença? Tem que ser mto trouxa pra cair num papo desse…se for assim eu vou desenpoeirar meu Snes do armario e só jogar ele.

    Os próprios jogos dela estão defasados,me explica o que foi o ultimo Zelda podre que saiu?São sempre os msmos jogos,msma história,pra uma empresa que se gaba por inovação,isso ja está bem longe dos jogos dela neh?

    Como disse antes,vc tinha ótimos jogos pra plataformas da Nintendo hardcores,qr exemplo maior do que o 64 e a parceria com a Rare?

    Goldeneye,Conkers,Banjo,Jet Force Gemini,Perfect Dark…ela incentivava a Rare criar jogos com esses apelos mais hardcore.Vc não ve mais isso na Nintendo hje.

    Infelizmente,ela transformou o vg dela num grande mercado,bom pra ela,ruim para os jogadores…quantidade de vendas não é qualidade amigo,coloca isso na sua cabeça.

  27. O blog continua ruim mas você continua acessando, que coisa. Bom vamos lá, Carlos:

    Muito antes de qualquer interesse que seja, uma produtora trabalha em uma plataforma que dê retorno, e isso tem mais chance de ocorrer quando há uma base instalada grande. E qual era a maior? A do NES, claro. E Por que era a maior? Por causa dos…dos…dos…como vocês dizem “CASUAIS”. São os jogos casuais que atraem os rardecóres e não contrário. A história dos videogames comprova isso facilmente. Sem essa corja de seres inferiores e idiotizados você não teria seus games queridos aí. Conforme-se com isso.

    Você disse que nada do que escrevi é útil, mas não refutou um único argumento meu. Aliás seu terceiro parágrafo acaba concordando com que disse sobre a rardecorização da Nintendo ao longo dos anos e do resgate dela de sua antiga filosofia.

    Aí você diz que a Nintendo não inova em suas franquias. Até concordo, embora desconheça que Zelda “podre” seria esse, uma vez que a franquia é aclamada pelo público e crítica. Mas até ela começou a agir em relação a isso com jogos como Wario Twisted, Wario Shake It e Super Mario Galaxy – este que até o maior dos wii haters reconhece a qualidade e inovação de gameplay. Mas aí você cita Soul Calibur e Street Fighter, duas franquias cuja grande inovação recente foi qual mesmo? SC4 é idêntico a SC 3 e 2 (apenas com gráficos melhores) e Street Fighter, tirando os gráficos tridimensionais de sua última versão, é jogado da mesma forma que seus títulos mais recentes. Sem contar com Resident Evil 5 que é uma cópia carbono africana de RE4, que foi lançado primeiro para um console…Nintendo. Pois é…

    O problema é que seus argumentos são genéricos. Troque o Wii pelo DS e seu texto não muda um centímetro do que está aí. Aliás, o Wii sofre o mesmíssimo preconceito que seu parceiro portátil sofreu quando foi lançado. Afinal, os jogos do DS eram “defasados”, o PSP tem muito mais potência e enquanto ele recebia ports do PS2 os rardecóres ríam de lançamentos do DS como Cooking Mama e Nintendogs. Esses mesmos gênios afirmavam que o portátil era uma modinha passageria e que os casuais largariam disso em pouco tempo. Aí ele está aí a mais de quatro anos e esmagou seu concorrente. Nem mesmo os mais rardecóres hoje têm coragem de questionar a qualidade do DS, né? O mais irônico é que já vi alguns deles na internet utilizarem o próprio DS como parâmetro para criticar o Wii.

    Você citou os jogos da Rare como exemplos rardecóres. Mas os dois maiores sucessos dela conseguiram tal feito atraindo os casuais (para ficar no termo da sua preferência). Enquanto os rardecóres suavam para terminar as fases no very hard com menor tempo possível, o resto da humanidade se juntava nos multiplayer de quatro pessoas, e creio não haver nada mais familiar, casual, social ou qualquer termo que for.

    Ah, só por curiosidade, Dead Space teve sua versão Wii já anunciada, portanto será mais um rardecóre para a conta do console. Fora o Final Fantasy Crystal Bearers, Monster Hunter e um tal de Dragon Quest X, todos títulos super familiares e nossas vovós irão adorar.

    Acredite, Carlos, as pessoas não são burras. O mercado não é uma massa amorfa e sem senso crítico. Não seja rardecóre para se achar melhor do que os outros.

  28. A nintendo começou a perder uma fatia do seu público já nos 16 bits,graças a concorrência do mega drive.Depois disso,além de ganhar uma nova rival,a sony,decisões equivocadas por parte da empresa(cartucho no n64) e a fuga das thirds partys de seus consoles,contribuiram pra diminuir ainda mais o número de consumidores de seus videogames.
    Essa desculpa que a nintendo perdeu publico porque se “rardicorizou” com o n64 e o gamecube é completamente nova pra mim e totalmente sem sem sentido.
    O nes “papou fácil” a geração 8 bits graças aos contratos de exclusividade que a nintendo mantinha com as softhouses.O saudoso Master system,apesar de ter um hardware mais poderoso que o nes, “SÓ” contava com os jogos da sega e de algumas produtoras menores.
    Sobre o lance do Playstation 1,ter os chamados jogos “casuais”,você poderia citar um exemplo?será que eles foram tão relevante assim para o sucesso da plataforma?E você acredita mesmo que Playstation fez sucesso só por causa da pirataria?

  29. ARPN,

    Eu nunca disse que o Playstation fez sucesso só por causa da pirataria. Pelo contrário, eu sustento o raciocínio de que não é a pirataria que atrai o sucesso e sim o sucesso que atrai a pirataria.

    O mesmo digo no NES. O sucesso veio primeiro, depois os contratos de exclusividade, não o contrário. Ou você acha mesmo que alguma produtora assinaria uma exclusividade com alguém que eles não tinham certeza de bom negócio?

    Posso citar vários sucessos do PS1 que hoje seriam chamados de “casuais” (o rótulo babaca): PaRappa the Rapper e sua continuação (não sei o nome dela), toda a linha esportiva da EA (os rardecóres sempre desprezaram Fifa por ser casual e adotaram WE como O futebol rardecóre, por exemplo), Crash Bandicoot 1, 2 e 3 e Crash Team Racing, Klonoa: Door to Phantomile, Rayman e Rayman 2: The Great Escape, todos os Ridge Racers (afinal, corrida rardecóre é Gran Turismo), Tony Hawk’s Pro Skater, Tony Hawk’s Pro Skater 2, Tony Hawk’s Pro Skater 3, os jogos da Disney como Tarzan e Hercules, Yu-Gi-Oh! Se minha memória fosse melhor a lista ía longe…

    E sim, a Nintendo foi perdendo público graças a rardecorização. E por um motivo muito simples, ela foi se esquecendo do “grande público” para se focar no seu nicho de nintendistas que cresceu entre as gerações 8 e 16-bits. Converse com pessoas fora do mundo gamer. Muitas se lembrarão do NES. Várias se lembrarão do Snes. Talvez algumas saibam sobre o Nintendo 64. Gamecube quem? Pois é, o segredo do sucesso do NES era o povão e graças a eles que os grandes jogos vieram. E isso serve também para o PS1 e PS2.

  30. Ah, nossa… Por falar em casual, como pude me esquecer que a jogadíssima série Dance Dance Revolution surgiu nos arcades e se popularizou no Playstation (com aquele infame tapetinho…)

  31. bom, vamos lah por mais lenha nessa fogueira (hehehe)…
    primeiro, playstation para mim (opinião pessoal) eh o Vg menos casual jah lançado…alias, para mim esse termo foi invetado junto com o play 1 sem a menor duvida…(não conheço um ser vivo q prefiria jogar fifa ao inves de winning eleven no play 1 e 2, alias, para mim esses VGs soh venderam no brasil por causa de winning eleven…)
    quanto ao assunto do ultimo paragrafo, acho q todos estão simplificando extremamente um assunto q eh extremamente complexo…gente mais velha lembra mais do nes pq era de sua epoca, gente mais nova nem vai saber oq eh um nes ou snes…e tmb os Vg mais lembrados obviamente são os mais vendidos ¬¬
    todos os fatos acoteceram por varios fatores, e cada um de vcs sitou somente um deles, do mesmo jeito q posso chegar e falar um fato aqui q contradiz varias coisas q foram ditas, e ai vcs vaum lembrar de outro fato, e isso vai durar quase eternamente, e todas essas explicações juntas dariam um livro bem grande…mas sozinhas elas não vão gerar uma resposta convincente para ninguem…
    bom, parando de enrolar e mostrando os meus fatos agora, acho q algumas empresas fazem otimos acordos antes de seus VGs serem lançados, e assim começam com uma otima base…outras lançam o VG, e depois q ele faz sucesso elas conseguem fazer acordos, e para mim o wii tah nessa segunda parte, ele tah começando a conseguir jogos de terceiras agora pq ele eh um sucesso…com certeza o wii foi uma grande aposta da nintendo, se ele não desse certo ela jah não tinha parceiros e ia se afundar ainda mais, massss ele deu certo e agora tah chovendo gente querendo produzir para ele…oq eh uma otima coisa, pq o ponto mais importante dessa discussão na minha opinião, eh q o wii tah necessitando urgentemente de jogos de qualidade (alguem comentou q teve um wii mas vendeu pq não achava jogos de qualidade para jogar, e qualquer coisinha q ia lançar gerava aquela grande expectativa, mesmo não sendo grande coisa), e acho q a nintendo foi mto esperta em conseguir inverter oq as produtoras normalmente fazem, ela primeiro espalhou seu VG e agora os jogos devem começar a sair naturalmente. Enquanto as outras tentam convencer os compradores na base de “nos temos esse jogo exclusivo”, a nintendo convenceu no “nos temos esse VG exclusivo”…agora q ela tem uma ampla base todo mundo vai querer produzir para ela….então ela revolucionou o mercado com a filosofia “comprem o VG e depois olhem os jogos”, enquanto as outras (e ela no passado), seguem o “olha esse jogo q soh eu tenho, compre meu VG e vc joga ele”…então como ficamos? os verdadeiros hardcores pensam: “q legal, halo 3, vou comprar um xbox soh para jogar isso”…e os casuais pensam: “q legal esse VG, vou comprar ele”. E quem vcs acham q existem mais? aquelas pessoas viciadas q adoram passar o dia inteiro jogando (e q correm atras de jogos e leem blogs como esses XD), ou as pessoas normais q querem se divertir de vez em quando mas não fariam isso com o VG tradicional…
    e soh uma ultima coisa, discordo do q foi dito sobre o wii ser igual ao DS…a diferença para mim eh uma soh, o DS teve sim apoio de 3rds desde o começo, ele seguiu a linha hardcore o tempo todo, de vender jogos primeiro, acho q soh o wii foi para essa nova linha de vender o VG…

  32. Vc nao entendeu, ou faz que nao qr entender…vgs sempre foram feitos de casuais e hardcores,sempre foi assim,desde o Atari…
    O problema é um vg só de casual,que o primeiro produto dele seja Wii Fit e Wii Sports, os jogos chamados hardcores sempre pra segundo plano,e qndo saem,saem com aqueles gráficos de darem medo até no 64…o primor pela qualidade da Nintendo já foi amigo,o negócio agora é quantidade.

    Vc se gabou que RE4 saiu pro Cube, vai sair o 5 para o Wii? Não neh?É isso que eu to qrendo dizer, enqnto a galera tem jogos de uma geração que pode ser chamada de atual,o Wii olha com os olhos e lambe com gráficos de segunda linha,e vem gente e fala ah até que ta bom o gráfico.

    Tenha santa paciencia,é mta conveniencia dizer isso,ainda mais sobre a Nintendo que sempre primou pelo gráfico…e outra ainda bem que SC4 e SF4 mantiveram a jogabilidade pq é isso que a gente espera de jogos de luta,qremos ver os gráficos progredindonao ficarem inventando mil e uma coisas pra estragar jogos que já estão bons,isso vale para jogos de luta!

    Para de ser um pouco ista,se vc qr ter um blog saiba aceitar opniões contrárias a sua,ou entao fecha os comments..assim vc vive no mundo Nintendo feliz para sempre.
    Vg meu amigp é coisa pra nerd coloca isso na sua cabeça,não é coisa pra vo,mae,pai,tio,juntar num domingo depois da macarronada e jogar, a industria do vg sempre se sustentou com gente que gosta de RPG e passa 100 hras jogando um jogo,que compra revista de vg na banca,que acessa blogs,que entra em fóruns,isso fez a industria do vg viver e mto bem até hje, e agora aparece gente com a maior cara deslavada falando que vg é coisa casual, parou neh!

    Pode ser, mas repito a industria se sustentou pelos chamados Nerds sempre foi assim,sempre vai ser…o tiozao que comprou o Wii pra jogar Wii Fit nao vai dar suporte pro vg mais pra frente, ele vai comprar um possivel Zelda?ou o Dead Space que vc disse que vai sair?Fire Emblem talvez ele nunca vai saber na vida dele o que seja…e vc sabe mto bem o pq a Nintendo nao ta nem ai pro gráfico,o publico casual nao se importa com isso…e todos istas da Nintendo jogados de lado tem que ficar se enganando com gráficos ridiculos e pensando ah até que tá bom,muito pouco pra qm anos atrás gostava de jogar na cara do mundo que gráfico é o que há em um console.

  33. Carlos, eu já entendi a muito tempo e o resto do blog também, não escreva como se você tivesse dito algo complexo. Seu comentário estava indo bem até o quarto parágrafo, foi aí que você despencou. Sério mesmo que você acredita naquilo que escreveu? Sério mesmo que você é tão preconceituoso a ponto de crer que o universo dos videogames é uma espécie de clube privado ou irmandade onde somente os iniciados têm o direito de participar? Essa linha de raciocínio a lá “Os nerds contra-atacam” além de fraquinha, mais parece um ranço adolescente.

    Fora que essa dicotomia boçal de rardecóres e casuais é coisa dessa geração, mais ou menos por volta de 2004, quando algum jornalista medíocre tentou entender o DS, não conseguiu e outros jornalistas medíocres foram entrando na dança. Hoje muitos repetem esses pseudo conceitos furados sem nem saberem o porquê disso, feito papagaios, e acabam por dizer bobagem. Antes disso tudo, oque sempre existiram eram pura e simplesmente jogadores de videogame, independente do quanto e do que jogavam. Minha avó que era super fã de Super Mario Bros morreu sem saber que era casual, ainda bem. Acho que ela não se sentiria bem se soubesse que a cada partida que jogava ela usurpava a diversão da irmandade nerd.

    Só para zoar sua paranóia, trago para você algumas imagens comprometedoras da recém entitulada indústria nerd dos games. Acompanhe:

    Essa é uma propaganda do Vectrex, console de 1982:
    http://www.retroist.com/wp-content/uploads/2008/11/vectrex.jpg

    Observe o quão nerd é a situação, com a familia grudada ao lado console. Realmente esse videogame mereceu afundar, pois ousou não vedê-lo aos nerds superiores.

    Aí temos a Nintendo, essa madita, queimando o filme do NES com isso:
    http://i242.photobucket.com/albums/ff13/Malstrom_photo/nesbox.png
    Que absurdo! Uma familia se divertindo junta em volta de um NES! Como pode queimar o filme do console responsável por Mega Man, Metal Gear, Castlevania, Metroid e Ninja Gaiden??? Malditos casuais!!!

    Você considera o Wii Fit uma anomalia do mercado, certo? Então o que acha disso:
    http://www.gamersgraveyard.com/repository/nes/peripherals/images/family-fitness-box-front.jpg

    Uma afronta a nós rardecóres! Mas da Nintendo não podemos esperar nada mesmo. Pelo menos temos Sony e Microsoft…uh não. Olhe só:
    http://blogs.theage.com.au/screenplay/archives/PlayStation%20Family%20Play%20(2).jpg

    Hum…temos uma familia alegre pulando em frente a televisão.Já Sei! É um comercial do Wii!!! Nã-nã-ni-nã-não. Observe essa simpática caixinha cinza sobre a TV. Pois é, trata-se do Eye Toy do PS2. A SONY TRAIU O MOVIMENTO RARDECÓR, VÉÉÉI!!!!

    Mas nem a Microsoft escapa. Pois olhe:
    http://i.walmart.com/i/p/00/18/93/13/00/0018931300000_500X500.jpg

    Nem o Xbox, aquele console rardecór e viril espapa desses malditos casuais??? Nãão!! É o fim do mercado!!!

    Repito o que disse em outro post, acorde para a realidade, Carlos. Não sou eu quem vive num mundo encantado, nem sou eu que não aceito pessoas diferentes de mim se divertindo com as mesmas coisas. Aceite as coisas como elas são e não como você acha que são. Abra um pouco a cabeça e pare com essa bobeira de casuais. O Wii vende porque é bom, simples. Se ele é melhor ou pior que PS3 ou X360 aí entra-se na neblina do subjetivismo de gostos e preferencias pessoais.

    E se caso não aceitasse nenhuma opinião, nem permitiria comentários e muito menos perderia tempo produzindo um blog desde setembro de 2007.

  34. como diria o sheldon de big bang theory : “isso eh sarcasmo? e isso, eh sarcasmo?? mas e isso, eh sarcasmo???” , heheheh…concordo com o avcf q casual eh um conceito inventado a pouquissimo tempo, e dediquei um tempinho para escrever um textinho explicando o pq na MINHA OPINIÃO (sim, sem dados concretos para analise, somente uma opinião…), mas o conceito q usei nele para casual (q para mim eh o certo) é um pouco diferente do q vejo o pessoal falando, então sintam-se a vontade para criticar e dizer o conceito de vcs (sorry por mudar um poco o rumo da conversa, mas jah q perdi tempo escrevendo isso e esse parece o melhor lugar para discutir o “casual”, então vo colocar aqui)

    oq eh casual?
    qual a regra numero 1 para definir q o jogo eh casual?
    a resposta é controle intuitivo. Para mim, antes do wii e ds a palavra casual e hardcore nem existia (de fato não me lembro dessas denominações antes deles aparecerem), e o diferencial q permite chamar esses VGs de casuais, é o controle intuitivo. Isso acontece pq o famoso jogador casual é justamente o jogador q não tem a habilidade, ou paciencia, ou o costume, de jogar com o controle tradicional. Se conhecer algum adulto que tentou jogar VG sem experiencia, ou crianças novas, vai perceber q elas realmente tem dificuldade em lidar com o controle. Por isso (e vendo isso) a Big N pensou nesses jogadores e criou algo novo para eles, um controle intuitivo…quem não sabe escrever? quem não sabe mexer os braços? e por outro lado, quem sabe apertar mais de 10 botões na ordem certa e somente quando necessario?
    Portanto casual msm eh wii e ds, e soh!

    quem eh o jogador casual?
    o jogador casual são adultos, crianças, e mulheres…esses são os 3 grupos q não tem a paciencia para passar horas em frente ao VG jogando, e gostam de jogos mais simples…além disso é caracteristica crucial desse grupo a falta de habilidade em manejar os controles tradicionais. Um ponto forte que não pode ser deixado de lado do publico casual são as mulheres! wii e ds abriram uma opção totalmente nova para elas, antes a grande maioria delas não jogava de jeito nenhum, agora varios jogos são voltados unicamente para o publico feminimo, e os jogos mais casuais em geral estão conseguindo atrair elas.

    Todo jogo eh casual ou hardcore?
    Não, a coisa é mais complicada…podemos colocar em uma escala entre 1 e 10, sendo 1 a 5 mais casual e 6 a 10 mais hardcore…
    os jogos mais casuais são caracterizados por serem extremamente faceis de jogar, normalmente divertido, e altamente enjoativos…um jogo casual eh jogado por 10 minutos, e ai vc jah tah enjoado e querendo parar…se alguem jogar mais de 1 hora seguida desse jogo, vai se sentir em uma sessão de tortura (extramemente repetitivo)…bons exemplos: wii play (o rei dos casuais), brain age (para DS), big brain academy (para DS)…
    os jogos hardcore envolvem mais do q soh se divertir, mtas vezes em um jogo hardcore a diversão eh conhecer a historia, ou seja, jogar o jogo ateh zerar, sentir emoções, viver algo novo, ou coisas do tipo… exemplo classico: final fantasy…
    ateh ai acho q todos concordam comigo, mas ai vem a parte q eu penso um pouco diferente…pelo q eu vi, a maioria pensa q super mario bros eh casual…para mim ele ficaria com um 8 na escala…sim, bastante hardcore! pq isso? controles não são faceis, pode reparar q embora crianças e adultos gostem, eles normalmente não passam do primeiro chefe…na verdade eles costumam jogar somente a primeira fase (yoshi), q todos adoram…mas o jogo eh mto mais q a primeira fase, acho ele bastante complexo para crianças, desafiador, longo…tudo q o casual não é. Acho q jah deu para entender meu ponto, nenhum jogo q começa com aquele controle tradicional pode ser considerado casual, pois o proprio controle jah tras uma grande dificuldade..e alem disso, antes de ds e wii as produtoras não lançavam jogos extremamentes simples, os verdadeiros casuais…

    Mas soh jogos de wii e ds são casuais, NENHUM outro?
    tmb não, é possivel q outros VG tenham jogos casuais tmb, mas isso para começar exigiria q o jogo utiliza-se apenas uma parte do controle…vai por mim, para MTA gente, apertar para a direita e A ao mesmo tempo eh sim um obstaculo (acredito q quem tenha costume de jogar com crianças sabe mto bem disso, e quem jah tentou fazer o pai aprender a jogar tmb…). isso acontece pq a coordenação motora para lidar com os controles tradicionais eh algo diferente de qualquer outro tipo de coordenação, e leva-se um tempo para aprender, as crianças não tiveram esse tempo, e os adultos (q não tinham VG em suas epocas) não desenvolveram ela…mas um jogo casual q não seja wii ou ds, poderia ser pac-man, pois soh se usa os direcionais e nada mais, e eh extramamente simples, portanto jogos q simplificaram o controle, são extremamente simples e repetitivos poderiam ser considerados casuais, mas não me recordo de nada assim sem ser no wii e ds nesse momento…
    (obs: desconheço qualquer VG anterior a Snes, pois não conheci nada antes dele, mas sei q o controle do atari parece um manche de fliper, então os jogos para ele tem potencial de usar somente o direcional e ser considerados casuais)

    qual outra diferença entre jogador casual e hardcore?
    o jogador hardcore eh o famoso viciado em VG, le sobre o assunto, joga bastante, usa boa parte do seu dinheiro para isso, provavelmente morreria se todos os VGs do mundo sumissem repentinamente…ahuahuahu…
    jah o jogador casual, soh joga sozinho pela diversãozinha de 10 minutos, e normalmente não joga mais que isso, mas joga mais quando está com amigos…não q o hardcore tmb não goste de jogar com amigos, mas sim q o casual soh joga com companias, o single player é algo q não atrai mto o casual…

    reproduzindo o casual…
    alguns outros VGs tentaram reproduzir o casual, mas não vi ninguem fazendo sucesso com isso (mas pelas fotos do comentario acima deu para ver q eles estão tentando fazer jogos mais intuitivos, q eh para mim a regra Nº 1 de casual, um controle intuitivo), mas um q eu conheço eh o famoso “tapetinho” para dançar…POREM, eu colocaria ele como 5,5, a mistura perfeita de casual e hardcore…isso pq, qualquer um pode chegar, jogar 10 minutos e parar, com um controle altamente intuitivo (soh precisa saber andar…), masss, oq acontece eh q a maioria das pessoas q tem o jogo viciam nele (inclusive crianças) e acabam jogando por mto tempo sem se enjoar…então é um jogo com caracteristicas mto misturadas dos 2 ramos…e pq isso acontece? simples, por causa da dança…as pessoas normalmente adoram dançar, eh algo q a humanidade faz a mais de 10 mil anos, e por isso ele acaba sendo um jogo unico, no meio perfeito entre o casual e o hardcore, e por isso agrada bem os 2 publicos (guitar hero jah não segue esse exemplo, pois jah não é tão simples e intuitivo tocar guitarra, e principalmente não tem o apelo da dança…)

  35. Gráficos? Que se explodam os gráficos! Quem será que inventou que se a qualidade de imagem não for a melhor possível, o jogo, o video game e os jogadores não são bons? Só depende do gosto da pessoa, mas o que parece é que uma grande parcela da população gamer foi manipulada por alguma entidade superior que tenta alienar a todos….
    Jogos casuais.. Vejamos..
    Todos nós somos jogadores casuais a partir de quando começamos a jogar algum jogo, não precisa ser video game.. Alguns se interessam mais e outros menos, dependendo da cultura e outros fatores pessoais, e o que leva uma pessoa a se tornar Hardcore é o aumento de interesse ao jogar um jogo, seja qual for..
    Então, a diferença está nos jogadores, não nos jogos. Toda cópia de um mesmo jogo é igual, mas nós temos diferenças nos genes e na criação, cada um tem sua maneira de pensar, reagir e cada um tem seu gosto.

  36. É isso ai compara Ferrari com Fusca e vê quem é melhor…casual sempre existiu para de fechar os olhos pra isso!!

    Só me responda uma coisa quem sustentou essa indústria até hje?

  37. o carlos, ai vc tah viajando…cara, os graficos fodas ainda estão ai, ninguem tah sendo OBRIGADO a comprar um wii, então para começar não faz sentido reclamar dele pelos graficos..o unico motivo possivel para vc estar reclamando eh se vc for um nintendista viciado q queria de todo jeito q a nintendo tivesse lançado um “ps3”, mas eu digo a vc, pode desistir, ela não vai fazer isso…
    a 100 anos atras, quando o futebol começou nesse pais, quem sustentava ele? um grupo de poucas pessoas…e hj? praticamente todos do pais tem um time, comprar coisas de futebol e ajudam a sustentar…
    a industria do cinema, a 100 anos atras tmb, quem sustentava? alguns poucos…e hj? todo mundo ve filmes, vai ai cinema, compra ou aluga dvds, ajuda a sustentar essa industria…
    a 20 anos atras, quem sustentava a industria de games? uns poucos…e hj? com o wii a historia jah mudou, as pessoas começaram a ver videogame com olhos diferentes…pode ter certeza q indo por esse caminho, em 20 anos todos irão ter um videogame em casa, será como o seu computador e sua tv, indispensavel…
    isso iria acontecer se continuassemos somente com a linha ps3? nunca…aumentar a complexidade eh a pior maneira possivel para atrais novos mercados… o objetivo de sony e microsoft tah sendo segurar o mercado q elas jah conquistaram, jah a nintendo evoluiu de level…
    se soh precissasse de graficos para ser bom, todo mundo comprava a engine unreal 3 e fazia maravilhas…o jogo mais foda de graficos q conheço atualmente eh crysis, e msm assim suas vendas foram pifias (e o jogo realmente deixa a desejar…). O melhor quake q eu jah joguei, eh o quake 1, msm com seus graficos da decada de 90 não foi superado pelo 4…algumas pessoas tem a ilusão q melhorando os graficos, os jogos sozinhos vão melhorar…isso não só é mentira, como mtas vezes acontece o contrario, a produtora fica tão preocupado com os graficos q o jogo sai uma porcaria…
    por fim, te deixo outra pergunta…quem vc acha q vai sustentar essa industria de hj em diante?

  38. avcf,

    Exatamente.Tambem concordo que é o sucesso do videogame que atrai a pirataria e não contrario.Agora discordo com essa sua teoria que a nintendo se “rardicorizou” e foi perdendo público com isso.O n64 e o gamecube tem alguns jogos que poderiam ganhar o famigerado rótulo “casual”,como Mario Party,Mario Karty e outros jogos esportivos do Mario.E os jogos exclusivos do nes contribuiram muito para que a plataforma vencesse a geração 8 bits.Se muito desses jogos ganhassem versões para o master,esse video game teria tido mais sorte,o dominío do nes não seria tão grande.

    E gráficos são importantes sim.Claro o que mais importa é a jogabilidade e a diversão que o jogo proporciona,mas belos gráficos não faz a mal a ninguém.

    P.S: Master System> nes

  39. “Master System > nes”

    depende … se for por poderio técnico do console concordo, mas não é mais que a obrigação, o vg da Sega foi lançado 1 ano depois … porem apesar de alguns bons jogos, a media de games para o master era lamentável …

  40. Bom,devo confessar que se algum dia coloquei as minhas mãos em um nintendinho(NES) ou em algum de seus clones(Phatom System),eu realmente não me lembro.Conheci alguns jogos do 8 bits da nintendo pelo emulador,e convenhamos não é a mesma coisa que ter jogado na época do console.Mas independente disso,baseado na minha humilde e correta opinião,o Master foi melhor.Por isso…Master System>NES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *