O passado se repete em forma de farsa

Saudações aos áulicos.

A fala do título é de Karl Marx, dita em em referência ao filósofo alemão Hegel.  A frase completa é: “Hegel observa em uma de suas obras que todos os fatos e personagens de grande importância na história do mundo ocorrem, por assim dizer, duas vezes. E esqueceu-se de acrescentar: a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa”.

Ok, Marx foi o teórico de um dos maiores lixos da humanidade, o comunismo, mas isso não interessa aqui. Ele que se dane.  Mudando de pato para ganso, vocês devem ter visto a apresentação da Microsoft na E3, certo? Viram a bobagem toda que foi o agora chamado “kinect”?A reação geral tem sido ótima

:

A Microsoft prometeu mudar o futuro dos games, mas passou vergonha com uma versão grotesca do Cirque du Soleil. Mas afinal, por que o passado se repete em forma de farsa? Bemvindos ao próximo nível:

A promessa e o hype eram parecidos. Apesar que o nome “kinect” é bem pior. O resultados vocês já sabem.

André V.C Franco/AvcF – Loading Time.

16 thoughts on “O passado se repete em forma de farsa

  1. Eu acho o Xbox 360 um projeto acertado da Microsoft. Independente de hardware e problemas no inicio, ela conseguiu se firmar como vendedora de console que é um dos mais vendidos no segmento. Alavancou sucessos exclusivos e é sempre lembrada na hora de avançar de plataforma. E o aparelho correspondeu as minhas expectativas e gosto bastante dele. Mas esse Kinect esta se mostrando um Fail total. Eu não comprei um Wii justamente por não me sentir bem fazendo aqueles movimentos sozinho, e como passo a maior parte do meu tempo no video game só, eu ia me sentir um idiota. Pois bem, a Microsoft achou que essa era a parte boa do Wii. Não tiro o mérito da Nintendo, o console é otimo, tem problemas como qualquer um, mas diverte bastante, e esse é o objetivo não é mesmo? Mas tenho direito de escolha e preferi chegar do trabalho consado e santar na frente da tv e acompanhar uma boa historia ao comando de bons personagens em um gameplay decente, e não ficar correndo pelo meu quarto. Pra isso que existem vários produtos com objetivos diferentes. Enfim, com os acessorios Kinect e PS3 Move eles estão tirando o nosso direito de escolher entre o “hardcore” e o “casual” nos impondo o que acham que devem vender goela abaixo. Mas estão muito enganados, pois o público que decide o que irão comprar, e não há nenhum hype que supera a decepção. Acho que o “jeito” Kinect de se comunicar deve se dar bem com o velho Windows, principalmente por se tratar de uma nova interface, chamativa e fácil, que remete a filmes de ficção. Nos games o que vimos são manobras vexativas sem graça, que nos retrocede ao acessório de Mega Drive, Activator, onde faziamos movimentos ridiculos no meio de um tapete. Isso tudo sem contar que claramente o projeto não funciona como deveria, causando lags e captando errado os movimentos. A Microsoft deveria ter mantido seu publico atual ao invés de buscá-los em outro lugar. Fidelização é um passo importante no processo de vendas como todos sabem.

  2. meu amigo tinha um bastão de baseball pro mega drive. bem legal! mas o jogo era horrível! oO’

    eu SABIA que o “project natal” ia ser uma merda, e cada vez que tão passando mais coisas (assim como o wand do ps3) e passando elas horríveis….

    esse move do ps3 parece um treco ridículo com uma lampada na ponta….. e o medo de quebrar aquilo? huaehueahueahuaehua

    se o ps move funcionasse MELHOR que o wii mote com o motion plus, e tiver 1 jogo do star wars legal, aí sim vale a pena comprar.

    \o/

  3. @flavio: O aparelho não só nos remete ao Activator do Mega Drive, mas também ao Power Pad (conhecido como Family Trainer no Japão) para NES/Famicom. E eu não comprei Wii nem nenhum outro console dessa geração não por temer ficar ou não cansado, mas porque me falta $$$$ mesmo, HWEHWEHWEHHHH!! XD

    @Avcf: É incrível como o pessoal têm reclamado à beça, inclusive quanto ao lance da apresentação do “Circo do Chulé”.

    Minha opinião é: Deixa eles. Se acertarem nessa jogada, ótimo. Senão, ao menos aprendem. 😉

  4. @Edwazah: Era o batter Up. Me lembro que eu queria na época, mas não o encontrava em parte alguma. Mas esse Kinect ao menos é melhor que aquele Move de PS 3, que mais parecem dois consolos “afro” com a cabeça luminosa, hahahahahahhhh!

  5. Sabe qual o mais engraçado? Que NINGUEM de fato jogou a parada!
    Se isso não é hype criada… velho… não faço ideia do que é.

    “Senhoras e senhores apertem os cintos… a guerra dessa geração e o derretimento da separação entre os jogadores está prestes a começar.”

  6. E quem me garante que essas pessoas jogando com essa “pseudo precisão” toda é realmente uma pessoa jogando? Pode ser um video de um game, e alguem ensaiado repetindo os movimentos. “conspirção” hehehe. Mas segundo esse GIF do Star Wars isso procede neh!!!!

    Comentário do AvcF: a apresentação do Kinect foi uma farsa. Nada do que foi mostrado ali era gameplay; o que ocorreu foram atores pseudo-interagindo com videos pré-gravados. O video de dança com a música sacana do Guile também era essa situação. Alguns jornalistas do IGN até tentaram dar spins, mas a opinião geral foi um dos maiores fracassos dos últimos tempos.

  7. Foi vergonhosa essa conferencia da Microsoft,se eu tivesse assitido isso ao vivo, eu tentaria recuperar esse tempo perdido.O move da sony da dez a zero do kinect(e o nomezinho feio,ainda prefiro Natal) e que aliás foi uma longa,mas boa conferência,porém acredito que a nintendo foi a melhor de todas. Mr Geek.

  8. O problema com esses acessórios quando ocorre, é que sempre as empresas se focam na tecnologia e não na experiência do usuário. Experiência essa que ganha realidade através dos jogos. Não é o controle por movimento, as caixas de som no controle, a memória interna dos mesmo controles, o pointer que perfazem o Wii ser um bom console, mas sim o gameplay as vezes profundo e divertido que se pode fazer com isso.

    Parece que a Microsoft e a Sony se preocuparam em melhorar a tecnologia dos controles de movimento, mas apenas copiaram a experiência do usuário. Se elas querem bater a nintendo no seu terreno terão que bater a nintendo não na tecnologia empregada, mas sim na experiência do usuário. Coisa que a nintendo parece continuar empregando muito bem. A volta do 2d é isso.

    Como vc ganha de alguém que tem todo um histórico de experiência com games muito maior que vc? Essa é pergunta que microsoft é sony deveriam tentar responder nessa E3 e não implementar nova tecnologia sem um planejamento estratégico claro.

  9. Com o Activator do mega Drive acontecia a mesma coisa – a falta de precisão/orientação do acessório. Acessório esse que, convenhamos, não servia pra nada (na boa: quem tinha os dons de jogar Bare Knuckle II/Streets Of Rage 2 naquele trambolho? E Eternal champions então, que já era ruim de se jogar até no excelente controle de 6 botões do Mega Drive, quanto mais nesse trambolho!?).

    Foi o que eu disse antes: se tiverem que se lascar VÃO se lascar! Deixa eles. 😉

  10. Apresentação boa ou ruim, fake ou não, é irrelevante: o que vai determinar se o kinect ou move serão ou não sucesso será o desempenho de seus jogos junto aos seus públicos.

    O resto é opinião ou especulação.

    Agora gostei muito do comentário do “Camarada Moderado”: “Se elas querem bater a nintendo no seu terreno terão que bater a nintendo não na tecnologia empregada, mas sim na experiência do usuário”.

    Tecnologia para superar o Wii Remote, o Move e o Kinect parecem que tem. Resta saber se vão conseguir o mesmo no quesito experiência do usuário.

    Só os jogos irão dizer.

  11. Concordo com os colegas. A Microsoft deu um passo maior que a perna com o Natal, e não acredito que consiga consertar o problema que ela mesmo, prentenciosa e prepotente, criou. Eu mesmo estou esperando por um monte de bugs e limitações de uso.

  12. COISA DE V* FICAR PULANDOO…
    SEI LÁ AINDA NA FRENTE DA MINHA MAE FICAR FAZENDO ISSO QUE MERDA……..

    SE FOSSE SÓ COM O CÉREBRO AÍ SIM SERIA OUTRO NAIPE….

  13. cara eu nunca acreditei muito nesse project natal, sei lá, quando vão fazer captura de movimento pra filmes ou jogos as pessoas tem q usar uma roupa cheia daquelas bolinhas do move, acho q se já existisse uma tecnologia tão avançada q não precisa-se disso essas produtoras já usariam faz tempo, e pelo q li em alguns lugares dizem que é extremamente impreciso ou q a grande atraso de resposta, mas acho valido tanto a microsoft e sony correr atrás do publico casual, afinal foi esse publico q fez a nintendo voltar a ser lider de vendas nos consoles depois dos arrasadores ps1 e ps2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *