20 anos de Super Mario Bros 3

Saudações aos extremos.

Quase deixei essa passar batido. Exatamente no dia 12 de outubro de 1990 (sempre considero a data americana/ocidental), foi lançado aquele que considero o melhor jogo do NES e um dos melhores de todos os tempos: Super Mario Bros 3. Falarei um tanto sobre esse fantástico game (hiperbólico, não?).

Da geração Playstation 2 para cá, ouve-se e lê-se muito a palavra “hype”. Peguem notícias de quaisquer game da moda (especialmente nos consoles HD) e verão toda sorte de trailers, reportagens especiais, previews, propagandas e por fim as análises pag…digo, em primeira mão. Em muitos casos, o que vemos após todo esse processo é uma certa dose de decepção por parte dos jogadores na internet, devido ao fato do jogo não sobreviver ao hype criado em torno dele. Só na geração atual podemos citar que passaram por essa situação games como Red Steel, Resident Evil 5, Lair, Alone in the Dark, Perfect Dark Zero, Too Human, entre outros.

Mas esse não é um fenômeno recente, como se supõe. Bem antes de Halos e Bayonettas da vida, a molecada não se aguentava esperando por Super Mario Bros 3. A Nintendo caprichou no hype. Alguns exemplos abaixo:


Tinham vários VHS desse desenho na locadora onde costumava ir

Como puderam ver, a Nintendo chegou ao ponto de bancar um filme somente para antecipar o lançamento de Super Mario Bros 3. O hype na época foi até além dos exemplos que mostrei aqui. Sim, porque TODO MUNDO ficou salivando pelo jogo, não apenas os jogadores de videogame, ou mesmo os rardecores. Sem contar que não havia o conceito de “nintendista” naquela época. Milhões de pessoas compraram um NES somente por causa desse jogo, isso porque na época já existia o Sega Genesis, console muito mais avançado e uma geração mais nova que o NES. Não me lembro de reação parecida a não ser talvez com Sonic (mas acho que foi em menor grau). O milhões de dólares gastos com a divulgação de Modern Warfare 2 ou Halo 3 não geraram nem cócegas se comparado ao que foi Super Mario Bros 3.

Eu tinha seis anos de idade quando SMB 3 foi lançado. Sinceramente não me lembro exatamente quando foi que eu joguei pela primeira vez, mas sei que as revistas brasileiras deram enorme destaque ao jogo. Vejam:


E advinhem que jogo quem aparece nesse velho programa da Globo:


Cacetada, não me lembrava que essa reportagem era tão ruim

Por fim…

Super Mario Bros 3 é tão especial que mesmo hoje, vinte anos depois é o jogo mais baixado no Virtual Console do Wii. Procurem no Google e confirmem. Não é por menos, o game é o triunfo do game design, na minha opinião é facilmente o melhor game de NES. Fases, músicas, power-ups e gameplay que serviram de base para muitos games subsequentes. É um game que merece ter jogado e terminado pelo menos uma vez por ano. Hoje é New Super Mario Bros Wii quem carrega a tradição da série 2d, no que faz muito bem.

É isso, amigos. Desculpem pelo atraso, esse post era para ter saído antes, mas de qualquer forma o registro foi feito. Abraços e até o próximo post.

André V.C Franco/AvcF – Loading Time.

11 thoughts on “20 anos de Super Mario Bros 3

  1. Caramba, a cada aniversário que vc menciona aqui percebo o quanto to ficando velho huahua!!!! SMB 3 fez parte da minha infancia, e hj me emociono todas as vezes que ouço as musicas do game. Fantástico!!!!

  2. Super Mario Bros 3 é realmente fantástico, possui qualidades que o tornam iNESquecível, músicas marcantes, cenários geniais e uma jogabilidade afinada, fora que tem o toque de Midas do gênio Shigueru Miyamoto !!! Um clássico eterno.

  3. Excelente matéria para um jogo excepcional. Apenas discordo num único ponto. Sou de 80 e nesses 30 anos não vi jogo causar maior impacto como quando SF II saiu para Super Nintendo. E nem digo com relação às vendas totais em si, pois durante meses TODAS as locadoras de videogames tinham pessoas o dia todo jogando SF II (era necessário reservar horário para se jogar). Era preciso fazer reserva nas importadoras para conseguir uma cópia do jogo. Não lembro de SM3 ter sido assim (pelo menos eu sempre consegui alugá-lo ehheheheh).

  4. bombeiro italiano….

    putz,mas vamos concordar…ESSE É UM DOS MELHORES JGOS JÁ FEITOS!!! eu acho ele tão legal quanto o super mario world,mas eu gosto de jogar mais esse pq é mais dificil! 🙂
    smw e moleza pra mim…o smb3 é mais complicadinho! hSAIOHOS

  5. Esse foi um dos primeiros jogos que eu joguei na vida.
    Se não for o primeiro. Devia ter uns 4 ou 5 anos. O mais interessante e que nunca vi de novo, era que o cartucho que meu irmão tinha, era o Mario 3 pirata. Ou seja, o Mario podia escolher qualquer power up antes de entrar na fase e o Luigi não. Então eu era o Mario e sempre perdia tudo mesmo assim.

    Acredito que esse seja o primeiro melhor game de Nes de todos os tempos e Kirby seja o último melhor game de Nes de todos os tempos. Um abriu as portas para a perfeição e o outro as fechou.

  6. melhor kirby é o do gb hehehehe

    agora isso do sf2 eu não acredito. Perto de casa dava pra encontrar fácil tanto pra jogar qto pra alugar, desde que lançou…..
    agora mario 3 sempre tava alugado… até por meados de 96 ainda era assim oO’ (dps me mudei e não tinha mais vizinhos com nintendinho… 🙁 )

  7. Valeu pelo post.Esse jogo me ensinou o o que é um jogo de VERDADE!Na minha singela opinião ele é simplesmente perfeito.Totalmente onírico e fantástico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *