New Super Mario Bros: o jogo que salvou o Wii

New Super Mario Bros: o jogo que salvou o Wii

Amigos, voltei. Também senti falta de vocês e de postar aqui.

Após um período árido em games, apenas revisitando clássicos do passado (o que também não deixa de ser bom), enfim pude experimentar um clássico contemporâneo: New Super Mario Bros Wii. Aproveitarei também o primeiro Cool Vibrations de 2010 para falar um pouco sobre como a grandiosidade desse título também salvou o ano e o console da Nintendo.

Embora já tenham me acusado de além de ser doido e nintendista; não tenho a menor dúvida em afirmar que 2009 foi um ano ruim para o Wii. Em 2007 e 2008 o console teve lançamentos o suficiente para mantê-lo esgotado nas lojas permanentemente. Foi aquela explosão comercial que todos fomos testemunhas e motivou chiliques de istas e de setores da indústria de games incomodados com o sucesso da Nintendo. Vocês se lembram bem. Então não foi à toa que o ano de 2009 começou com grande expectativa sobre o aparelhinho branco, em especial uma maior atenção por parte das produtoras terceirizadas. Mas a verdade é que a Nintendo fez escolhas erradas e planejou mal o ano.

O primeiro erro foi apostar tudo em Wii Music e Animal Crossing, dois games que não convenceram o público a comprar mais consoles e não geraram o mesmo fenômeno que os maiores sucessos do Wii geraram. Não falo diretamente sobre os jogos porque não tive contato com eles, mas é fato que de alguma forma falharam em suas propostas e houve um tom geral de decepção sobre eles. Provavelmente a Nintendo avaliou que Wii Music e Animal Crossing manteriam a chama do sucesso do Wii acesa e isso tornaria inevitável a chegada de uma cobertura maior das terceirizadas. Mas isso não ocorreu. Parte por falta de compreensão e parte por aversão, as terceirizadas continuaram a evitar o Wii, mas tirando alguns bons games, não me lembro de nada de peso além de Monster Hunter 3. O único ponto de brilho que me lembro foi o excelente Wii Sports Resort, que gerou uma nova demanda por consoles e popularizou o Wii Motion Plus.

Falando bem resumidamente, me lembro da E3 de 2009 e de toda a babação de ovo de alguns títulos rardecores (alguns nem saíram em 2009). Mas um game em especial foi um tanto ignorado ou subestimado pelo jornalismo de games: New Super Mario Bros Wii. Ou estou muito louco, ou me lembro que até houve certa campanha negativa contra o jogo, com acusações de ser um port da versão DS, jogo casual, uma “produção vagabunda” e etc. Mas o fato é que a despeito dos críticos, o jogo se tornou mais um fenômeno da atual geração.

O jogo que salvou o Wii

Quem acompanha o blog sabe que esse era um game aguardado por mim, basta revisitarem posts antigos para notarem isso. Mas ainda assim, dentro do limite eu procurei me distanciar de qualquer possível “hype” que fosse. Tomei essa atitude justamente para não turvar meu julgamento quando eu estivesse diante do jogo. Mas logo que NSMB Wii foi lançado foi impossível não ver as notícias com as vendas iniciais do jogo e o ar de surpresa (bem disfarçado, é verdade) de alguns jornalistas com isso. De qualquer forma, foi um momento de surpresa quando tirei o plástico da caixinha vermelha do jogo. Por um instante fiquei pensando se sentiria algo nostálgico ao ligar o game, mas ao contrário, foi uma sensação de novidade, igual àquela quando acabamos de comprar um game, digamos, completamente novo. Embora demorasse tantos anos para Mario voltar em um game principal para consoles de mesa, foi mais do que um simples “bem vindo de volta, Mario”.

O game é simplesmente fantástico. Ainda não tive tempo de chegar longe nele (terminei os dois primeiros mundos com todas as moedas), mas já joguei o suficiente para perceber que todas as idéias de design funcionaram a contento. Realmente o desafio é alto e é fácil perder vidas, mas a preocupação que tinha com a dificuldade passou assim conforme fui vendo que o ajuste foi bem feito. Ao contrário do que alguns disseram por aí, não há qualquer sensação de vazio nas fases jogadas com apenas um jogador. Embora não haja nada brilhante como o primeiro estágio de Super Mario Bros ou o mundo gigante de SMB 3, achei tudo bem implementado e encaixado. O mesmo vale para a trilha sonora, nada brilhante, mas aquelas vozinhas sintetizadas grudavam na minha cabeça. A herança estética da versão DS caiu muito bem no jogo, gerando um visual agradável e gracioso, sem ser fofo ou infantil demais. Por outro lado, as novidades da versão Wii lhe conferiram personalidade própria, tanto na direção de arte quanto no gameplay.


Com dois jogadores rola um cooperativo bacana. Mas com quatro a bagunça deve ser geral

Mas sem dúvida que o aspecto mais interessante foi o implemento do modo multiplayer no game principal, adicionando uma experiência de jogo sem igual. Muito mais do que um truque, o multiplayer se tornou um valor que provavelmente será copiado por muitos games futuros. Procurem por pessoas que experimentaram esse esquema de jogo e só verão elogios e declarações de satisfação. Olhem os vídeos no youtube e procurem perceber o riso das pessoas jogando. O multiplayer funcionou tão bem devido à natureza arcade de Mario, que afinal é um game de ação (“plataforma” foi um termo inventado por uma jornalista americana nos anos oitenta e acabou pegando). Games arcade sempre são mais divertidos na medida em que mais pessoas podem compartilhar a mesma experiência de jogo. Isso claro no aspecto físico, ou seja, todo mundo participando da bagunça (por isso também que não há a menor necessidade de um modo online nesse jogo). New Super Mario Bros também seguiu com maestria a receita dos clássicos, cujo bordão é “easy to play, hard to master” (fácil de jogar, difícil de dominar), tão esquecido nos atuais tempos rardecores. Quando escrevi sobre os paradigmas de design dos games Mario, eu abordei o caráter democrático que os games tridimensionais não conseguiram mimetizar. Em compensação, o bordão é a síntese perfeita de NSMB Wii.

O sucesso do game é somente uma ilustração da qualidade e do poder da marca Super Mario Bros. Pelo o que já pude ver, parece que NSMB Wii foi capaz até mesmo de barrar o sucesso de Final Fantasy XIII, possivelmente a última esperança dos rardecores sonistas de ver o PS3 ganhar algum destaque nessa geração. A caixinha vermelha com o game do encanador está vendendo feito pãozinho quente em todos os cantos do mundo. O game não só salvou o Wii como deu a Nintendo uma segunda chance para recuperar o fenômeno de 2007 e 2008. Ninguém sabe ainda tudo o que ela aprontará esse ano, mas quanto a isso basta dar tempo ao tempo. Afinal, o ano mal começou e muitas coisas legais ainda virão.

É isso aí amigos, bem-vindos a 2010. Abraços e até o próximo post.

André V.C Franco/AvcF – Loading Time.

47 thoughts on “New Super Mario Bros: o jogo que salvou o Wii

  1. Eu tb gostei mto do jogo.

    Tenho q confessar q pirateei o jogo antes dele ser lançado, estava ansiosissimo para joga-lo… Mas devo compra-lo em breve (aquela caixinha vermelha ´pe muito tentadora XD).

    Só nao fechei o jogo ainda pois pra minha decepção o jogo so aceita controles de wii, ate hoje so precisei usar meus controles de GC pra jogar multi na caixa branca da nintendo 🙁

  2. Mario é Mario. Ponto.

    Contudo, uma empresa do porte e história da Nintendo, continuar a depender do gordinho para salvar e garantir o leite das crianças que me decepciona imensamente.

    Sem dúvida, o Wii ainda deve alguns jogos que utilizem o potencial total do sensor de movimento.
    Não acho que tremer o controle pra pular ou dar espadadas é uma utilização justa e/ou adequada.

  3. Me lembro que até me irritei com gente falando que não podiam lançar um jogo 2D quando tudo era 3D, que isso era preguiça, e que gráficos eram ruins, blablablá…

    Ei betinho, você chegou a comprar o “wario land: shake it” ? É mais um grande jogo de ação 2D, com cara de desenho animado e um dos melhores estilos gráficos do wii (opinião minha). Ninguem tem o jogo, que caiu no ostracismo.
    Porque ?
    Porque wario não tem um terço da popularidade de mario, mesmo sendo tão carismático quanto.
    São os jogadores que definem que a nintendo ainda depende do mario para vender jogos, infelizmente. Games de qualidade sem o encanador, definitivamente, existem às dúzias.

  4. Realmente gostei pra caramba desse novo game do Mario, no começo fiquei um pouco com medo de que o game só mostrasse seu verdadeiro potêncial no modo multiplayer, mas assim que joguei vi que estava errado. A sensação de nostalgia foi inevitável, mas assim como você disse o game não te prende só por isso, o game é excelente até mesmo para que nunca jogou Mario (existe isso ?). Só discordo com você André, quando diz que em 2009 o Wii não teve grandes titulos. Está certo que o ano não foi muito bem para o Wii, mas mesmo assim ele recebeu grandes titulos como Madworld e Muramasa, até aqueles shotters em trilhos divertirão bastante. Mas essa é apenas minha opinião. Abraços

  5. avcf disse:
    “Games arcade sempre são mais divertidos na medida em que mais pessoas podem compartilhar a mesma experiência de jogo. ”
    chorei lendo isso 🙂
    disse tudo,eu mesmo nao dou muita risada jogando kz2…mas jogando a demo de fifa10/madden 10 eu racho o bico XD

  6. Yo Roger,
    sem duvida existem jogos bons de monte sem ser Mario. Contudo, nao sei se a abordagem em relação a estes jogos, pela nintendo, é igual.
    Desde o Marketing, até a própria idéia. Mario é sempre mais polido (tirando aquela merda do Sunshine).
    Se você verificar, o próprio Zelda não está mais tão em voga quanto antes.
    Meu ponto é. Gostaria sim que a Nintendo saisse do Reino dos Cogumelos e fosse dar um role em terras novas.
    O nes, snes e 64 tem taaaaantas franquias legais.

  7. apagou as vendas do ff13? oO’

    bom, eu desde o princípio só queria o PS3 por alguns jogos:
    Metal Gear
    God of War
    Final Fantasy
    Gran Turismo

    e agor aquero comprar o Brütal Legends, que a demo é SENSACIONAL!!! 😀

    Ai ai ai quando lançar gow3 e ff13 em inglês…… hehehehe

    o wii eu quero por: Mario Party, Mario Kart e New Super Mario Bros.

    =D

  8. “Mas sem dúvida que o aspecto mais interessante foi o implemento do modo multiplayer no game principal, adicionando uma experiência de jogo sem igual. Muito mais do que um truque, o multiplayer se tornou um valor que provavelmente será copiado por muitos games futuros. ”

    Amigo aqui vc estragou sua avaliação, afinal caiu deslavadamente pro ismo… o modo multi player ja havia virado o foco a muito tempo atraz, desde quando counter strike enchia os bolsos de lan houses e se tornou foco tambem de outros estilos de jogos ate antes inimagináveis para modos multi, antes fadado a lutas, futebol e jogos de tiro. E quanto a new mario bross ser copiado por outros jogos acredito que litle big planet já está no mercado a um bom tempo pra dizer quem copiou quem. marios bross diverte e faz sucesso mas não é como vc está citando.

    1. Daniel, não há qualquer ismo no comentário e explico porquê. É claro que centenas de outros games tiveram multiplayer antes de NSMB Wii, no texto a minha referência foi esse aspecto nos games de ação (plataforma) bidimensionais, que é o gênero de Mario. Já Little Big Planet é um jogo muito mais voltado para quebra-cabeças e construção de fases, é quase outro tipo de jogo.

      Fora que New Super Mario Bros já está quebrando recordes de vendas, enquanto LPB foi um fracasso comercial, o que portanto nos leva a conclusão que será Mario quem influenciará algo em futuros game designs.

  9. Olha eu continuo não concordando pois o o modo multi do big planet é tudo isso que mario bross wii apresenta com os outros diferenciais que vc citou como construção de fases e mais puzzles, só que mario JÁ influciou outros jogos no passado inclusive big planet no conceito de plataforma, mas o que me referia é quanto ao modo multi de big planet ter trazido algo que mario bross nao tinha. Mario é muito mais conhecido de big foi o primeiro de todo mundo inclusive eu, mas foi ele que trouxe essa zoeira em plataforma com ate 4 jogadores on line sem falar que o jogo é uma obra de arte moderna jogavel ao meu ver, infelizmente nao vende horrores como mario bros, mas é tambem um belo jogo que todo mundo deveria jogar e que recomendo muito. Não duvido nada que um dia teremos um mario bros que vc constroi suas fases e compartilhe com seus amigos um dia quem sabe?

  10. Daniel, sabe pq little big planet nao vendeu tanto? Exatamente por que vc tem que construir a sua fase. É um jogo vazio.
    Nao estou discutindo o meritos gráficos (que sao inegáveis). Porém.. voce liga o jogo e ae? Vai ficar pintando o bonequinho, empilhando caixa e estourando bolinha de sabão até quando?
    O Wii é a prova mor que o publico quer diversão. Somente gráfico bons não seguram as vendas mais.
    E, sinceramente?
    Espero MUITO que Mario NUNCA tenha um editor de fase. Quero fases profissionais. Bem feitas.. devidamente testadas e aprovadas. E não uma demonstração randômica de obstáculos feitos por um moleque de 14 anos que tem tempo demais disponível.

  11. LBP é nota 10, mas Esse Mario é nota 1000. Joguei na casa do meu primo e ja tou pensando em vender meu 360 (banido) pra comprar o Wii.
    ps. tenho ps3 e LBP, portanto ja joguei ambos os jogos e sou Sonysta. Mas tenho que reconhecer q Matio SEMPRE será superior a qualquer Ranchek e Clarc, Little Big Planet e etc….

  12. Infelizmente não pude jogar ele ainda mas, pelo o que vejo, o jogo deve de ser D+! Não vejo a hora de poder joga-lo…
    Seria bom se, mais tarde, a Nintendo lançase uma versão do New Super Mario Bros Wii para computadores. Com certeza o sucesso iria ser mil vez maior.

  13. se 2009 foi um ano mal pára o wii, 2010 vai arrebenta tudo

    super mario galaxy 2, metroid other m e o zelda wii chegando

    *-*

    mas em 2009 ouveram varios lançamentos legais exclusivos para wii…(mesmo que nao seja pela parte da nintendo)

    como ffcc:crystal bearers, little king’s story, muramasa: demon blade….etc

  14. Acho que o pessoal SEMPRE vai falar que o ano que acabou de passar não foi bom pra nintendo, e o próximo será melhor.
    Concordo que 2008 foi um ano vazio, só teve mario kart (se não me engano) e smach bros, e quase nada decente das third-parties.
    Mas 2009 teve grandes jogos que ninguem joga!
    Tivemos muramasa (que ainda não consegui encontrar à venda em loja física), spyborgs (absolutamente ninguem nem jogou), little king’s history, need for speed nitro (bom game de corrida), new mario bros, silent hill, dead space, overlord e trolhentos outros jogos.
    Se 2009 foi um ano ruim, sinto muito mas ninguem nunca vai achar ano algum decente para o Wii.

    Desculpem o desabafo, mas deu no saco ler a mesma coisa em 9 de cada 10 sites q leio.

    1. Não vejo por esse lado, Roger. Em 2009 a Nintendo precisou cortar o preço, atitude típica de produtos que estão mal ou tiveram queda no desempenho comercial (já viu algum produto da Apple baixar de preço durante o auge?). Cortar preço nunca é uma atitude virtuosa, e é o principal indicador da queda do Wii esse ano, cujo desempenho foi fenomenal nos dois anos anteriores. Até o lançamento de Wii Sports Resort o primeiro semestre doi console foi morto, também pelo fato de Wii Music e Animal Crossing terem falhado em seus propósitos, como disse anteriormente. Acho que se não fosse por NSMB Wii, o console tinha despencado comercialmente.

      Sobre os jogos, em 2008 você se esqueceu de Wii Fit, o Nintendogs do Wii – excelente no que se propõe, mas sofre preconceito por seu tema. Sem contar games como No More Heroes e Shaun White Snowboarding. Dos games que você citou, eu quero muito jogar Muramasa, mas Need for Speed (sai um a cada vez que vou ao banheiro), Overlord e Spyborgs é brincadeira. Silent Hill do pouco que joguei eu não gostei e no caso do Dead Space, trilho por trilho eu preferi ficar com Resident Darkside Chronicles, que pelo menos tenho intimidade com o universo ( e o jogo ficou muito bom também). O único game realmente de destaque que esqueci de mencionar foi o Fatal Frame 4, mas esse não saiu do Japão, então nem conta (pior que joguei e parecia excelente -_-)

      Sobre esse ano, a minha expectativa é com a Nintendo mesmo, é ela quem faz a diferença. Sinceramente, meu faro diz que eles têm muitas cartas na manga, e agora que o Iwata confirmou que Zelda sai de fato esse ano, tudo fica melhor ainda.

  15. ARPN, novo DK Country? Não…. não…. a série tá perfeita do jeito que tá…. na verdade até se desgastou um pouco no DKC 3…
    Eu não aceitaria sequer uma série paralela.

  16. Não tem como desviar do fato de que o jogo é medíocre, um esforço sem qualquer tipo de orginalidade, com fases sem qualquer elemento novo ou criativo.Praticamente todo elemento do jogo foi chupado de algum título anterior, mas o problema é que, nos jogos antigos, tudo funcionava muito melhor!

    O multilplayer é uma bagunça, e não do tipo divertido, como smash bros, e sim do tipo que você acaba brigando com todo mundo porque as mecânicas não são equilibradas, fazendo você acidentalmente matar todo mundo.

    Existem algumas boas idéias, mas elas são muito esparsas entre umas e outras (como as fases escuras iluminadas com bolas de fogo), mas no geral, é tudo muito vazio, pouco atrativo, e não muito inspirado.Veja as Ghost Houses; no Super Mario World, eram cheias de desafios e enigmas abstratos que mcxiam com a sua cabeça; nesse novo jogo, elas apenas são lugares com passagens ocultas nas paredes.Pra não mencionar os novos itens; a roupa voadora é interessante, mas a flor de gelo é só uma continuação de uma idéia já vista em Mario Galaxy, e já executada nos antigos Metroid em 2d

    Você mesmo citou que pouca coisa é de fato brilhante; brilhantismo é o mínimo que se pode esperar de um título do Mario, mas como agora a Nintendo resolveu jogar seguro, mandando mais do mesmo (Esse jogo para o Wii é praticamente igual em visual e estrutura ao de DS).Mario Galaxy 2 é outro exemplo de mais do mesmo que determina essa nova fase da Nintendo.Ninguém se pergunta porque os jogos realmente bons da Nintendo para Wii (como o primeiro Galaxy, Smash Bros e Twilight Princess) tiveram o desenvolvimento ocorrendo nateriormente ao sucesso do Wii, que provou que simplismo vende, contanto que o marketing seja competente?

    Como o New (?) Super Mario Bros vai poder influenciar outros jogos quando ele não traz absolutamente nada de novo?Até os movimentos, o básico de qualquer jogo de plataforma em 2D, estão mais pesados, desquilibrados, e com uma depência desnecessária em sacudir o controle? Ou na dificuldade desequilibrada, somada com decisões arcaicas de design (estou no mundo 6 agora, com um total de 39 vidas, e não achei nenhuma passagem secreta; o que isso diz sobre a o jogo – pra que passagens secretas para pular de mundo quando as fases são normalmente fáceis, e as vidas chovem?quem sabe para chegar logo nos últimos mundos, aonde as fases podem ser realmente inspiradas…)

    O Wii não está sendo compreendido como um videogame, vendo que os seus principais jogos de sucesso recusou usar das idiossincrasias típicas do videogame.A Nintendo não apostou em Wii Music e Animal Crossing; ela apenas se acomodou com o sucesso de seus produtos principais, e não precisa mais devotar esforços quando já tem lucros assegurados (uma prática comercial típicamente japonesa).Esse novo Mario é uma tentativa aloprada, comercialista, e simboliza muito do que está errado com a indústria no momento.

    E a trilha sonora é muito ruim também.

  17. Esse Léo deve ser parente do Bill Gates………………….. pra odiar Mario, só pode ser caixista. Eu que sou Sonysta admito que Mario Bros é o melhor jogo plataforma que já produziram.

  18. Nossa estou até agora rindo dessas afirmações do @Leo Mario mediocre?! Músicas ruins?! Rapaz você deve estar jogando outro game, muito provavelmente não teve infância e foi traumatizado de alguma forma associada aos games do Mario. Rapaz pondere suas afirmações e procure antes fundamentos aceitáveis com relação não somente a este game, mas com qualquer outro.

  19. Então, eu adoro a série de jogos Mario; Mario World é um dos meus jogos favoritos, e eu joguei extensivamente todos os outros Marios em 2D (graças á fantástica coletânea Mario All Stars…).E na minha opinião, Mario Galaxy é um dos melhores jogos dessa geração (o que não é muito difícil, porque dessa geração, eu só tenho um Wii.Eu nunca cheguei a encostar num controle nem de PS3 nem de Xbox 360, eu não sou um “ista” desocupado defendendo empresas milionárias como se fossem time de futebol).

    Eu não estou dizendo que esse novo Mario é ruim, porque ele não é (senão, eu já tinha parado de jogar…); ele apenas não traz nada de novo em termos de design, apenas recicla e reutilizada idéias de outros jogos, mas mais por valor nostálgico do que para introduzir idéias novas; é um jogo feito para agradar fãs antigos e para conquistar novos que nunca jogaram Mario antes (o que eu acho um pouco difícil).Não é um jogo com novas idéias.è conformado.

    Cada título “core” do Mario avança a série numa nova direção, recuperando idéias anteriores e introduzindo novas; bons jogos sempre dão um jeito de nos surpreender, antes, se você aproximar desse “novo” Mario esperando que ele seja, sabe, um novo Mario, vai ficar com tédio.

    E sim, a trilha sonora é fraca.Sério, compara com a tirlha sonora de Galaxy, e você vai entender.

  20. O Mario é um herói de verdade, salva a princesa nas telas e salva a nintendo fora das telas, sim, por o nintendo Wii tem 98% dos jogos só tosqueiras e coisas para crianças de até 8 anos no máximo ou adultos semi-retardados, com excessão de 8 ou 9 titulos bons o resto é caça-niquel, mas a Nintendo tem o Mario e isso ninguém tem, tá vendendo pouco ? Tá precisando de dinheiro $$$ ? Chama o Mario e ele resolve, viva o Mario, até quando a Nintendo vai viver de Mario ? Acho que eternamente, olha que eu gosto do mario heim, é que depois de 25 anos lançando um mario atráz do outro enjoa né.

  21. Tudo bem gente que ama a franquia vai xiar, mas concordo E MUITO com o Leo. Ganhei o new mario da namorada de natal e achei exatamente o que ele achou com a diferença de que fechei o game em 9 horas e achei MUITO MAS MUITO FÁCIL (temrinei com 84 vidas)

  22. só frisando, tou jgoando super mario world no virtual console neste EXATO MOMENTO acabei de passar do chefe dos dinossauros e entrei na rainbow e é MUITO MAIS JOGO, as fases e saídas secretas sao bem mais inspiradas e inteligentes e tem muito mais segredos! o new mario é bem mais linear e com bem menos segredos….os sgredos antigos eram bem mais inesperados e interessantes. Passei pela ghost house da forest fortress do mario world há 20 minutos e puta fase inteligente é esta, mais que todas as do new mario e o game é de VC e custou míseros 8 dolares…

  23. leonardo…poxa eu ja tive os 3 playstations ^^
    e vou achar legal q a nintendo lanle seus jogos e talz…concorrencia é concorrencia.
    Apesar de inimigos eu gosto de mario s2,star fox e wario XD

  24. “ARPN, novo DK Country? Não…. não…. a série tá perfeita do jeito que tá…. na verdade até se desgastou um pouco no DKC 3…
    Eu não aceitaria sequer uma série paralela.”

    Pois eu acho uma boa ideia um novo Donkey Country em 2D.Pode até trazer o macaco da Nintendo de volta ao topo.

  25. Meu sonho era jogar um novo DK no wii 2-d com renderização em 3-d seria muito louco, essa série é muito divertida e com uma jogabilidade genial fora as mil qualidades que todos estão cansados de saber !! Gráficos e músicas inesquecíveis!! @Leo, o Galaxy possui músicas num estilo que se enquadra ao que ele se propõe, orquestradas e grandiosas, já o new Super Mario Bros é bem mais simples e modesto então logicamente não só as músicas bem como os gráficos haveriam de serem muito diferentes.

  26. Na verdade, eu não ficaria surpreso se a Nintendo chegasse a lança-lo mesmo, pode até não ter o nome de Donkey Kong Country 4, mas estou confiante que virá.
    Uma das características mais marcantes da série foi sua trilha sonora composta em grande parte por David Wise. Este anunciou a pouco tempo que saiu da Rare e está dando sopa no mercado, isso se a Nintendo não já o contratou.

  27. Quando falo que grande parte da culpa do UII ser a merda que é pertence aos jogadores, tem gente que fica brava, até quando vaum engolir esses joguinhos de 20 anos atraz, toda merda que a nintendo lança a galera compra só por causa do nome Mario, eu joguei esse jogo mais de 20 horas durante a minha vida, é o mesmo jogo ¬¬ a anos, isso é o melhor da nintendo de 2009 e tem gente que ainda gosta da nintendo, quem gosta de jogos bons realmente naum gosta da nintendo de hoje.

  28. Não cheguei a jogar esse Mario, mas o vi rolando em uma loja dentro de um supermercado Extra aqui em São Paulo e lhes digo que achei realmente um jogo “DIGNO”. Nintendo acertou a mão bonito dessa vez!!! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *