Briga ne feira: Mega Man 8 – o pior de todos

Briga ne feira: Mega Man 8 – o pior de todos

 

Saudações aos leitores.

Voltei ao tema de Mega Man, dessa vez porém, em um post polêmico. Mostrarei razões além do gosto pessoal para afirmar que Mega Man 8 é o pior entre todos da chamada série clássica. Com o anúncio e agora o primeiro trailer de Mega Man 10, o robô azul da Capcom voltou a ser assunto. Depois de dar minhas impressões em um post recente, resolvi dar uma relembrada na série, quando me deparei com Mega Man 8. Acompanhem.

Mal começou o texto e alguém já deve estar perguntando: “quanto ódio nesse seu coraçãozinho”. Acalmem-se. Criticarei Mega Man 8, sim (e bastante), mas sempre pautado pela comparação com os demais de sua série, e não pelo game em si – que sabemos que tem suas qualidades. Meu primeiro contato com Mega Man 8 foi ainda na época do Playstation (também foi lançado para o Saturn), não estou bem certo se foi em 1997 ou 1998. Como já contei antes, não tive um Playstation, mas jogava o de amigos. A molecada com quem eu convivia na época já não dava bola para jogos do tipo de Mega Man, então eu mal pude jogar. Meu reencontro com Mega Man em consoles só aconteceu quando eu comprei Mega Man Anniversary Collection, isso já em 2004. Como um bom nerd bitolado eu aproveitei para terminar os jogos em ordem cronológica, sem nem mesmo usar saves ou aqueles esqueminhas de dicas que tinha disponível. Afinal, se é para ser old school, que seja direito.

Mesmo antes de chegar ao oitavo jogo já era fácil de se notar a decadência da série, em termos de originalidade e design. Entre os games 8-bits, Mega Man 6 já mostrava claramente isso com chefes e suas armas recicladas de versões anteriores, fases com situações e temas já vistos antes, além de uma historieta pra lá de idiota. Mas a queda mesmo foi a partir da sétima versão, lançada para SNES. Além de não ser tão sólido quanto os melhores de NES, o jogo foi uma coleção de más decisões de design, como aquele visual de Turma da Mônica, a ridícula fase de introdução (até hoje não entendi aquilo), além de mudar o esquema de oito chefes para 4 + 4 (começa-se com quatro para depois mais quatro serem abertos), um recurso utilizado pelos velhos Megas de Game Boy, por restrições do portátil. O Design dos chefes também já mostrava a falta de idéias do pessoal da Capcom, com aquelas tolices de Cloud Man (facepalm), Spring Man (Homem Mola era coisa de Os Impossíveis, portanto facepalm 2), Junk Man (Dust Man já era ridículo, mas Junk é pior. Facepalm 3), etc. Com Mega Man 8, tudo piorou.

A palhaçada começava com aquelas chatolinas sequências em anime (pelo menos não eram como aquelas horríveis computações gráficas típicas daqueles tempos) em que contavam uma história idiota envolvendo robôs do espaço e demais bobagens. Para início de conversa, Mega Man é um jogo cujo foco é a ação, e não contar uma história; e segundo e principal: POR QUE DIABOS COLOCARAM MEGA MAN FALANDO COM AQUELA VOZINHA INSUPORTÁVEL? Aliás, por que Mega Man precisa falar? Sério, aquilo tudo era muito chato.

Mas o que começou mal ficou pior. O level design é fraquíssimo perto dos melhores da série, alguns estágios são tão longos a ponto de ter duas partes, o que é claro que tornou tudo mais chato. A trilha sonora perdeu o charme e a energia dos 8-bits para se tornar um technozinho insosso e genérico. Uma prova disso é que todo mundo se lembra de músicas de vários jogos, mas ninguém fala das de Mega Man 8. Por outro lado, ao ver os mestres robôs, eu vejo uma coleção de patetas. Aqua Man (e ainda por cima com esse nome)? O que seria um “Tengu”, Man? Qual um sentido de um robô com uma espada? E para completar o circo (literalmente), Clown Man, o chefe mais gay de todos os jogos do Mega Man, cujo estágio é fofo e cheio de brinquedos. Em contraste com os games da série X, bem mais interessantes e sem as palhaçadas de MM8 (embora essa série também decaiu a partir da quinta ou sexta versão), tudo isso soa ainda mais ridículo. A Capcom até corrigiu algumas coisas com o lançamento do spin off Mega Man & Bass, que embora tenha usado vários elementos de Mega Man 8 (incluindo dois chefes), é um game mais variado e divertido.

Não foi à toa que a Capcom teve que retroceder para melhorar em Mega Man 9. A oitava versão foi tão mal que quase afundou a franquia. Embora eu tenha externado minhas preocupações quanto ao caminho que a série seguirá, aguardo com expectativa o próximo game da série. Veremos como Mega Man 10 se sairá, mas uma certeza eu já tenho: será melhor que Mega Man 8.

Abraços e até o próximo post.

André V.C Franco/AvcF – Loading Time.

26 thoughts on “Briga ne feira: Mega Man 8 – o pior de todos

  1. Bom vamos lá, MM8 realmente é o pior de todos, mas na época do PSX, essas cenas de anime era mais tinha de inovador.

    Mas até que eu gostava da apresentação do Rockman 8

    http://www.youtube.com/watch?v=IvH55OE_w60

    Quem curtia ou curte anime e viu pela primeira vez essa apresentação achou bem legal tenho certeza.

    Pior que ela chega a criar uma espectativa muito boa sobre o jogo, pena que termina depois da primeira fase.

    1. Aquela apresentação em anime é ok, embora a música da versão ocidental seja genérica. Se ficasse naquilo tava tudo certo, mas a palhaçada restante era dura de aguentar. Realmente ver o Mega Man nadando foi estranho, já que nos games anteriores ele afundava e tinha a movimentação restringida e os saltos eram mais irregulares.

  2. Joguei até o 7, nunca joguei o 8, mas a abertura japonesa do Saturn é bem legal, já o game em si não posso opinar, mas tendo em vista que um robô aprendeu a nadar rsrsrs só posso imaginar uma tragédia… lamentável o que estão fazendo com nosso Megaman =( Clownman? que trash, fala sério…

  3. Caralho, MM8 era o meu favorito!

    =~~

    E Tengu Man para mim aos 10 anos era um chefe tão original que eu pagava pau loucamente. 😡

    avcf destruidor de infancias, lol

  4. Eu gostava do anime do MM8 e do MMX4!! Até tentei jogar, mas nunca fui muito fã da série. Gostava do Megaman X4 por causa do Zero. Hoje estou tentando jogar MM6 no emulador, mas pqp, é muito difícil!!! chega a ser chato. Por falar em retrô, alguém sabe como matar o carangueijo do castelo nível 6 do Legend of Zelda para nes? É o primeiro Zelda.

    1. Nunca terminei os Zeldas 8-bits, mas é fácil você achar walkthroughs em video no youtube. Mega Man sempre foi um jogo de alto grau de desafio, mas se você tem difuldade no 6, então penaria no 1 e 9. Se quiser jogar os melhores, fique com a trinca 2,3 e 4.

  5. Mudando de assunto, alguém sabe onde posso comprar uma chave para abrir cartuchos de Snes? No mercado libre as que tinha só servia para Wii. Tenho uma Zelda aqui que eu ainda não fechei porque a bateria acabou e perdi o save fuuuuuuuu!

  6. A vozinha chata pertence a versão estadunidense do game (A PIOR VERSÃO DE TODOS OS TEMPOS). Prefiro 1000x a versão nipônica – muito legal e mais emocionante. Ah, as cenas de anime no game são as melhores.

    Olha, não sei em que você se baseou em dizer que o 8 foi tão mal assim. O jogo teva uma excelente aceitação por parte dos fãs japoneses, mas nos EUA não foi essa “coca-cola” toda. Acho que foi daí que você deve ter tirado essa idéia.

    1. nao é mesmo tao ruim ..e bonito e as animacoes e trilhas estao simpaticas .divertido e sempre acontece coisas diferentes que desafiam de forma leve ….é bom por ser carismatico e divertido !

  7. OFF:
    Poxa, não é possivel q tanta gente assim nao goste do Megaman 7 =(

    Dentre os não aclamados (5,6,7,8,1) é sem duvida o melhor e o level design de algumas fases é muito interessante…
    Algumas ideias do 7 foram ate aproveitadas no 9….

    Enfim… acho q as pessoas malham elem por causa dos graficos “estranhos” so pode ser… =(
    Mesmo motivo de nao gostarem do Powered Up……

  8. Eu gostei do MegaMan 7, achei que consiguiram manter o carisma dos 8 bits na versão 16.

    As musicas são bem legais, level design muito bem feito tb.

    A primeira vez que joguei não gostei muito, mas quando resolvi alugar pela segunda vez joguei até o fim.

  9. Eu, por ter crescido na geração 16-64 bits, não tenho como dizer que o MM7 é ruim. Muito pelo contrário, acho um clássico. Mas depende do ponto de vista, sendo que quem passou a infância jogando o NES (ou revirou os ports e remakes), tem todo o direito de criticar o modo como a Capcom reciclou o game para o SNES. Esse foi um primeiros jogos que gostei quando molequinho e nunca tive uma referência anterior pra criticar tal game. Quanto ao MM8, eu tentei, mas não gostei nada…. principalmente pelas fases, que parecem gigantescas.

  10. Hey galera, tenho pra mim que a franquia MegaMan (ou Mega Rock Man como era chamada aqui) foi muito bem do 1 ao 4…Músicas hipnóticas inovações bacanas…pra época e condições tecnológicas…Ao contrário do avcf, hoje em dia eu prezo o enredo de um jogo as vezes até mais que alguns quesitos técnicos…por isso sinto um vazio na série do robozinho azul até o 8, que pecou sim em vários pontos já citados aqui como o fato de Rock nadar ou as bizarrices da fase do Clownman, e ele mesmo como chefe (aaarrrghhhh) …Bizarrices a parte, me divertiu bem…porém na época jogávamos (eu e meus amigos) ele como um spin-off nada importante para a série principal que pra mim parou no 4 mesmo…Ah, sobre o Tenguman, avcf, você é que é o erudito em jogos aqui, nem é preciso lembrar que Rockman feito por japoneses para japoneses nós é que temos sorte do mercado japonês querer ganhar um troco a mais conosco…Rockman é um jogo que carrega uma poderosa carga cultural japonesa que temos que engolir (felizmente pra mim, pois gosto desse contato, mesmo que superficial) para dar uns tiros e explodir alguns robôs…e tenho o dito!

  11. olha,na minha concepção,não foi o rockman 8,ta eu prefiro mais o rockman e forte que ele,,mas ainda sim é bem legal,o pior na minha opinião é o 10,e não é por causa de ele ser em 8-bits,mas ele repitiu a mesma cagada que o inafune fez no 9,regridir o personagem rockman ao maximo e dar todas as suas habilidades estras para o Blues(protoman),serio esse hardcoreismo e essa fixação doentia que o inafune tem pelo vermelho,acabaram de matar um dos maiores icones da capcom,e as unicas coisas que slvam no 10 foram a possibilidade de jogar com o Forte(Bass) e as musicas,e outra muitos acham que a franquia inteira acabou no x3,esses estão errados tambem,na minha ideia foi depois do zero 4,não precisa concordar comigo se quiser,mas se der na telha,analise o meu argumento beleza avcf?

    falow

  12. Foi muita regressao sair dos 32 bits para 16 e depois dos 16 para 8 bits.
    Nao concordei com isso pois acompanhei a serie desde o comeco e acho que os graficos tinham que melhorar cada vez mais. Mega MAn 9 e 10 para mim um lixo.

  13. acho que mega man e castlevânia são bons mesmo em seus primórdios,,,,,sou fã de mega man 2 do nes,,,o melhor da série 8 bits,,,,,,quando vi mega man 8,,,gostei dos gráficos,,,,mas não me atraiu,,,,ainda gosto da simplicidade!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *